António Soares Publicado Julho 16, 2008 Publicado Julho 16, 2008 (editado) Aquário 80X50X40 (aproximadamente 120 Litros) Filtragem: Fluval 205 Iluminação 2 X 18W (T8) 4900K e 6700K – 11 horas 2 X 24W (T5) 10000K e 6500K – 7 horas Aquecimento 150W Substrato: ADA - Aquasoil Malaya Decoração: Reed Moor Wood, Basalto CO2: DIY com difusor da Hagen Flora: Taxiphyllum barbier Anubias barteri var. nana 'Petite' Hygrophila corymbosa 'Siamensis' Rotala rotundifolia Echinodorus tenellus Alternanthera reineckii 'Purple' Lilaeopsis brasiliensis Rotala wallichii Esta alteração deveu-se a ter perdido o control nas plantas e era um autentico matagal (holandes), e tinha de podar de 2 em 2 semanas. Espero que gostem, criticas e comentários são bem vindos. Cump. Editado Fevereiro 22, 2009 por Jorge Gonçalves Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Mário Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Olá Está porreiro o aquário. Depois desse tapete crescer isso vai ficar um mimo. Só acho que a disposição das pedras não parece muito natural, mas com o crescimento das plantas é capaz de não se notar tanto. Agora é deixar isso crescer, vai actualizando. 1 Abraço Citar
JMG Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Olá O aquário é deixar crescer a flora e ver, se fosse a ti tirava a pedra que esta mais a frente não está fazer nada e se a tirares o tapete fica mais composto e sem falhas senão a zona daquela pedra fica sem tapete Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Jorge Gonçalves Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Boas António, Esse tronco é excelente, muito bonito! Quanto ao layout, também acho que as pedras fazem aí um bloco demasiado maciço e retiram profundidade. Além disso, se tivesses colocado uma maior camada de substrato atrás, a fazer declive também lhe dava mais profundidade e realce. Com alguns pequenos retoques e tempo de maturação, vais ficar um aquário bem bonito. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
MigFonseca Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Adoro o aqua mas adoro ainda mais esse tronco onde o arranjaste. E já agora isso são bettas Citar
António Soares Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 OláEstá porreiro o aquário. Depois desse tapete crescer isso vai ficar um mimo. Só acho que a disposição das pedras não parece muito natural, mas com o crescimento das plantas é capaz de não se notar tanto. Agora é deixar isso crescer, vai actualizando. 1 Abraço Mario, as pedras têm por objectivo delimitar as plantas, e sim estou a contar com o crecimento das plantas. OláO aquário é deixar crescer a flora e ver, se fosse a ti tirava a pedra que esta mais a frente não está fazer nada e se a tirares o tapete fica mais composto e sem falhas senão a zona daquela pedra fica sem tapete Boa Aquariofilia Cumps JMG JMG, essa pedra foi a unica coisa que a Maria pôs no aquario, se eu a tira-se ficava com um olho á Belenenses;) Boas António, Esse tronco é excelente, muito bonito! Quanto ao layout, também acho que as pedras fazem aí um bloco demasiado maciço e retiram profundidade. Além disso, se tivesses colocado uma maior camada de substrato atrás, a fazer declive também lhe dava mais profundidade e realce. Com alguns pequenos retoques e tempo de maturação, vais ficar um aquário bem bonito. Jorge, não te escapa nada, sim, vou ter de alterar a parte de trás, a "barreira" de basaltos é por causa da Lilaeopsis brasiliensis, para ver se a consigo delimitar sem que se misture com as outras plantas. Adoro o aqua mas adoro ainda mais esse tronco onde o arranjaste. E já agora isso são bettas MigFonseca, o tronco são dois e comprei-os na Naturline, adoro estes troncos porque é só passa-los por agua e mete-los no aquario ao fim de 2/3 dias já não flutuam. Bettas? onde? não tenho bettas! Agradeço os comentários. Abraços. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
MigFonseca Publicado: Julho 17, 2008 Publicado: Julho 17, 2008 é que parecia um betta ali á frente do tronco é que á uns assim mas agora tou a ver que não é. Citar
António Soares Publicado: Agosto 24, 2008 Autor Publicado: Agosto 24, 2008 Actualização dia 42. Novos habitantes. Adicionei Blyxa japonica. A Lilaeopsis brasiliensis, antes era difícil controlar o crescimento desta planta, agora não desenvolve. Não estou a gostar da disposição das plantas. Que plantas adicionavam ou retiravam? Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
krypticall Publicado: Agosto 24, 2008 Publicado: Agosto 24, 2008 boas esse aquario está bem wild :D hehe as pedras podes ir tirando uma a uma e vez se la faz falta ou nao , do tipo : tiras uma hummm esta gosto de ver lá , tiras outra olha esta nao faz falta nenhuma assim do genero acho que podias dar uma aparadela rente no musgo para crescer mais compacto e bonito. depois disso tiras e metes outra foto para se ter melhor noçao na desposicao das plantas Citar
António Soares Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 boas esse aquario está bem wild hehe as pedras podes ir tirando uma a uma e vez se la faz falta ou nao , do tipo : tiras uma hummm esta gosto de ver lá , tiras outra olha esta nao faz falta nenhuma :D assim do genero :D acho que podias dar uma aparadela rente no musgo para crescer mais compacto e bonito. depois disso tiras e metes outra foto para se ter melhor noçao na desposicao das plantas :D Acho que tens razão, está muito wild = balburdia. O musgo está a crescer desordenado, a ideia que tinha não resultou, mal consigo mexer no aquario por causa dos troncos, até ao fim de semana vou-me decidir se desmonto tudo, acho que vais ser a montagem mais curta de sempre. Estive a ver bem a foto que meti aqui e ainda parece pior do que realmente está, mas.... Cump. Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
FAAO Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 Eu não lhe mexia! Deixava-o maturar e podava as plantas de caule para ganharem volume. Quanto ao musgo umas tesouradas não lhe ficava nada mal... De resto impecável! Apenas precisa de tempo… Citar Filipe Oliveira
krypticall Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 boas tambem nao estou de acordo que desmanches tudo totalmente. o aquario apenas precisa de umas podas para começares a trabalhar a forma do layout com elas. como disse antes e agora tambem o comentario do FAAO uma poda no musgo rente ao tronco seria nesseçaria para o comecares a controlar e uma poda nas plantas de caule para compactar melhor as moitas. as pedras foi como te disse pediste uma opiniao porque nao gostavas de ver , tira uma de cada vez e ve se realmente lá faz falta ou nao. ps: um aquario wild nao é = a balburdia como disseste. é um aquario com aspecto selvagem e natural segue os concelhos do FAAO que se ele disse para deixares como está é porque tem potencial abraços. Citar
FAAO Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 As coisas não são tão más quanto ás vezes parecem ser... O grande problema quando se avalia um aquário ou se faz algum comentário, olhando para a foto original... muito dificilmente se consegue uma ideia do que é realmente. Considerando que o meu monitor de trabalho é uma porcaria, tentei melhorar a foto considerando o que achava ser mais real; e não mudo uma virgula ao que disse antes! Aqui vai o meu bitaite: 1. Retirar as rotalas que estão á esquerda 2. Centralizar as plantas de caule atrás do tronco 3. Meter mais umas anubias entre as pedras e o tronco 4. Podar o musgo E por fim... substituires esse papel de fundo por um uniforme preto e limpares esses vidros... Se calhar não fica tão mal!!!! O que achas? Citar Filipe Oliveira
António Soares Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Boas, Obrigado pelos comentários e dicas. Vou alterar as plantas e poda-las, não tenho grande jeito para podas e o musgo nunca podei. Descobri porque é que o musgo está com mau aspecto, o meu SAE anda de volta dele dia e noite. Vamos ver o que consigo fazer. Filipe, desculpa lá ter-te feito editares a foto. E sim vou limpar melhor os vidros. Abraços. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
pajo Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 Boas Tambem sou da opiniao de que esse aquario tem pernas para andar e só precisa mesmo de uns retoques,faz o que o FAAO disse e vais ver que com o tempo esse aquario vai ficar espectacular. Cumprimentos Paulo Silva Citar
André Silvestre Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 Olá António! Não tenho muito mais a acrescentar a não ser reforçar a ideia do Krypticall em jogares um pouco mais com a disposição das pedras, de modo a conferires algum detalhe, naturalidade e tridimensionalidade ao layout. Parece que não mas a sua disposição tem uma importância fulcral no modo como percepcionamos o aquário no geral e, em particular, na maneira como o olhar é desviado para os troncos, que recebem toda a atenção pelo porte e formas peculiares. A laranja ainda tem sumo, só tens de espremer um pouco mais! Abraço, André Citar
António Soares Publicado: Setembro 2, 2008 Autor Publicado: Setembro 2, 2008 Boas, Obrigado pelos comentários, foram e são um estímulo para fazer melhor. O musgo é mais difícil de podar do que imaginava, e como estava mal tratado pelo SAE e o jeito não é muito terá de ser novamente podado, vou-lhe dar 1 ou 2 semanas para compactar mais. Alterei a posição das pedras, das plantas (tentei fazer como as dicas do FAAO), retirei vários peixes, e adicionei Red Cherries, retirei a Rotala. O fundo preto vai ser o próximo passo. A fauna passou a ser esta: Neocaridina heteropoda var. red Corydora Paleatus Celestichthys Margaritatus Paracheirodon innesi A Blyxa foi a que mais se ressentiu pelo tempo que este fora do aquário. Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
António Soares Publicado: Setembro 7, 2008 Autor Publicado: Setembro 7, 2008 Boas, Fui hoje comprar um fundo novo e experimentei primeiro a parte azul. Com o fundo preto. Gosto dos dois fundos, mas em principio vai ficar o preto. Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Godlike Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 Sim o preto sem duvida, e realmente esta tua ultima alteração foi bem melhor, as plantas estão com maior definição... Poda o musgo um pouco mais!! Cumps Citar Cumps
krypticall Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 boas as mudanças foi para melhor, com a mudança do fundo e a nova desposiçao das plantas ficou agradavel , mas continuas a optar pelos carreirinhos certos com as pedras e devias de evitar isso. agora já está quando te fartares de novo e o layout precisar outra vez de uma remodelaçao acho que com o tronco que tens podias fazer algo do genero como o andré no layout. ves o efeito que ele dá as pedras é isso que quero dizer, para evitares de as meter assim seguidas como tens. o musgo nao tenhas medo de o cortar bem rente, desde que esteja pontas agarradas ao tronco ele acaba novamente por crescer. abraços. Citar
António Soares Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 Boas, Foi precisamente o aquário do André que me fez bater com a cabeça na parede, quando o vi tinha alterado o meu dias antes. Como é que ele faz as coisas parecerem simples e soberbo ao mesmo tempo. Por agora não vou mexer na disposição. Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Vasco Matos Publicado: Setembro 18, 2008 Publicado: Setembro 18, 2008 Olá António! E uma actualização? Estive a ver o tópico e gostei bastante das pedras na 1ª montagem,acho que com o avançar do aqua irias conseguir um belo efeito. Esa ultima disposição,penso que devias colocar algumas pedras mais pequenas encostadas às maiores,de modo a ''irregularizar'' o 'hardscape',de modo a não ficar tão linear. Força com isso e continua com o bom trabalho! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
krypticall Publicado: Setembro 18, 2008 Publicado: Setembro 18, 2008 boas eu tambem estou curioso para saber como está a ir o aquario. as mudanças forao boas e a vontade de melhorar tambem. bota fotos Citar
António Soares Publicado: Setembro 19, 2008 Autor Publicado: Setembro 19, 2008 Boas, Obrigado pelos comentários. As fotos vou meter mais para a frente, a evolução desta montagem tem sido lenta. A unica coisa que cresce a olho nu é o musgo. Alterei as horas de luz, eram muitas horas para a quantidade de plantas: Iluminação 2 X 18W (T8) 4900K e 6700K – 10 horas em vez de 11 2 X 24W (T5) 10000K e 6500K – 4 horas em vez de 7 Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
António Soares Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 Boas, Uma actualização do aquario, ainda não está como eu queria mas.. quando a Lilaeopsis brasiliensis estiver junto das pedras! Adicionei HZ. Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Recommended Posts