xsport Publicado Julho 16, 2008 Publicado Julho 16, 2008 Boas Hoje comprei uma colisa macho e outra femea e comprei mais 2 escalares, juntei-os no aquário e passado cerca de umas 4 horas a colisa começou a atacar os escalares, um deles morreu mas n apresentava mordidas no corpo. será que a causa da morte foi devidu a colisa? Sao especies compativeis? Abraços
Bernardo Galiza Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Eu ja tive escalar com colisas mas o escalar era muito maior que a colisa portanto nao havia problema, agora meteres um escalar pequeno com colisas grandes pode ser um grande problema, penso que nao são compativeis!
Bernardo Galiza Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Ha!!! mas já agora o tamanho dos escsalares e das colisas? Abraço
Paulo Vedor Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Olá Os Escalares e as Colisas são considerados por muitos autores como espécies compatíveis em aquário, no entanto na minha opinião a que se ter alguns cuidados a quando da sua introdução no mesmo aquário. Uma das condições que acho essencial é o tamanho do aquário, não devem ser colocadas as duas espécies em aquários muito pequenos, aquários com um comprimento igual ou inferior a 60cm quase de certeza que mais tarde ou mais cedo vai haver disputa territorial. De preferência o escalar deve ser maior que a Colisa, a decoração do aquário também é importante e influencia o seu comportamento, deve se verificar no aquário qual foi a zona preferencialmente escolhida pelos escalares para estarem, no ponto mais afastado possível ajusta-se o plantado por forma a que as Colisas o escolham como zona preferencial e zona de nidificação. A colocação de plantas de grande porte entre os dois pontos ajudam a definir os territórios na parte posterior do aquário deve –se providenciar uma boa zona de refugio para as Colisas fêmeas na zona posterior do aquário. Deve –se perder algum tempo a observar o aquário por forma a tentar antecipar alguma avental disputa de território. A Colisa é sem duvida capas de matar um Escalar e o contrario também é verdade a ausência de marcas “feridas” no escalar deve-se essencialmente a forma como a Colisa ataca os seus adversários, ela não os morde mas sim utiliza a sua cabeça como um aríete investindo contra as laterais dos outros peixes e sempre que possível atingido a zona dos opérculos. Para manter as duas espécies se tens um aquário com um metro ou maior observa o comportamento deles durante um bom bocado, mantendo-te afastado do aquário e se achares que a alguma inimizade entre as duas espécies tenta com a decoração “plantas, troncos, pedras” criar pontos de referencia que ajudem a definir territórios e diminuir essa interacção. Cumprimentos,
xsport Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 Desde já agradeço todas as respostas a minha duvida, em especial a do membro Paulo Vedor, quanto ao escalares tem cerca da 4/5 cm, as colisas sao bem maiores que eles mas como a mulherzinha da loja disse que se davam bem e n opós nenhum problema eu arrisquei, o aquario tem 60l e um bocado pequeno para os escalares mas como eles ainda sao pequenos eu meti-os la para depois passalos para um de 200l. Ao que parece não fiz muito bem em junta-los num aquario pequeno. Abraços
Paulo Vedor Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Desde já agradeço todas as respostas a minha duvida, em especial a do membro Paulo Vedor, quanto ao escalares tem cerca da 4/5 cm, as colisas sao bem maiores que eles mas como a mulherzinha da loja disse que se davam bem e n opós nenhum problema eu arrisquei, o aquario tem 60l e um bocado pequeno para os escalares mas como eles ainda sao pequenos eu meti-os la para depois passalos para um de 200l. Ao que parece não fiz muito bem em junta-los num aquario pequeno. Abraços Olá Em relação ao que a senhora da loja disse não o podes considerar errado, pois como disse anteriormente estas duas espécies são consideradas compatíveis. Mas teve se ter em conta alguns aspectos para que não aja problemas visto tratarem-se de duas espécies territoriais. As duas regras básicas que se utilizam como guia para calcular a população do aquário, "volume e área superficial" podem e devem ser aplicadas para nos orientar em termos de ocupação máxima do aquário, mas temos sempre que contar outros factores neste caso um dos mais relevantes é o facto de serem espécies territoriais. Se te for possível no imediato fazer a transição para um aquário maior óptimo será muito mais fácil o convívio entre as duas espécies. Mas mesmo assim podes tentar controlar as áreas do aquário de forma a tentar minimizar possíveis conflitos. Por exemplo se colocares uma planta de grande porte sensivelmente a meio "por exemplo uma Echinodorus bleheri" de seguida e do lado contrário ao que tens a filtragem tenta colocar algumas plantas flutuantes "riccia fluitans ou outra" na parte posterior a colocação da planta maior deves tentar colocar algumas plantas e um pouco de musgo para que a fêmea de Colisa tenha um sitio em que se possa refugiar, do lado em que está colocado a filtragem podes colocar um tronco, rochas ou mesmo um cone dos que são usados para a reprodução de discos, esta decoração tende a criar pontos de referencia para o território e poderá minimizar conflitos, a Colisa macho vai ocupar preferencialmente a zona em que está o tecto de plantas e quando houver intromissões no seu território a maioria das perseguições irão tender a parar ou a perder a motivação a quando da passagem pela zona central. Os Escalares embora ainda pequenos pode ser que se fixem perto da zona onde estará o tronco ou do que for colocado como ponto de referência. Em relação as estes que provavelmente continuarão a nadar por todo o aquário, tenho mais duvidas que esta tentativa de os tentar prender a uma determinada parte do aquário de forma preferencial resulte pois tenho um menor conhecimento da espécie. Outro ponto a ter em conta é a temperatura uma temperatura perto dos 25ºC ou ligeiramente abaixo ira tornar a Colisa menos agressiva pois esta temperatura é o limiar mínimo em que normalmente se consegue a reprodução, tornando dessa forma a Colisa menos territorial. Caso aja a formação de ninho no aquário seguido de uma postura vais ter que redobrar a atenção pois ao fim de aproximadamente 72horas após a postura e caso seja bem sucedida os filhotes começarão a afastar-se da zona do ninho o que fará a Colisa aumentar substancialmente o seu território. "As posturas de Colisa em aquário comunitário só muito raramente a descendência pois os filhotes serão comidos pela restante população do aquário." Caso optes por tentar esta montagem gostaria de acompanhar a evolução principalmente em relação ao comportamento dos escalares. Cumprimentos, Paulo Vedor
xsport Publicado: Julho 17, 2008 Autor Publicado: Julho 17, 2008 Olá Em relação ao que a senhora da loja disse não o podes considerar errado, pois como disse anteriormente estas duas espécies são consideradas compatíveis. Mas teve se ter em conta alguns aspectos para que não aja problemas visto tratarem-se de duas espécies territoriais. As duas regras básicas que se utilizam como guia para calcular a população do aquário, "volume e área superficial" podem e devem ser aplicadas para nos orientar em termos de ocupação máxima do aquário, mas temos sempre que contar outros factores neste caso um dos mais relevantes é o facto de serem espécies territoriais. Se te for possível no imediato fazer a transição para um aquário maior óptimo será muito mais fácil o convívio entre as duas espécies. Mas mesmo assim podes tentar controlar as áreas do aquário de forma a tentar minimizar possíveis conflitos. Por exemplo se colocares uma planta de grande porte sensivelmente a meio "por exemplo uma Echinodorus bleheri" de seguida e do lado contrário ao que tens a filtragem tenta colocar algumas plantas flutuantes "riccia fluitans ou outra" na parte posterior a colocação da planta maior deves tentar colocar algumas plantas e um pouco de musgo para que a fêmea de Colisa tenha um sitio em que se possa refugiar, do lado em que está colocado a filtragem podes colocar um tronco, rochas ou mesmo um cone dos que são usados para a reprodução de discos, esta decoração tende a criar pontos de referencia para o território e poderá minimizar conflitos, a Colisa macho vai ocupar preferencialmente a zona em que está o tecto de plantas e quando houver intromissões no seu território a maioria das perseguições irão tender a parar ou a perder a motivação a quando da passagem pela zona central. Os Escalares embora ainda pequenos pode ser que se fixem perto da zona onde estará o tronco ou do que for colocado como ponto de referência. Em relação as estes que provavelmente continuarão a nadar por todo o aquário, tenho mais duvidas que esta tentativa de os tentar prender a uma determinada parte do aquário de forma preferencial resulte pois tenho um menor conhecimento da espécie. Outro ponto a ter em conta é a temperatura uma temperatura perto dos 25ºC ou ligeiramente abaixo ira tornar a Colisa menos agressiva pois esta temperatura é o limiar mínimo em que normalmente se consegue a reprodução, tornando dessa forma a Colisa menos territorial. Caso aja a formação de ninho no aquário seguido de uma postura vais ter que redobrar a atenção pois ao fim de aproximadamente 72horas após a postura e caso seja bem sucedida os filhotes começarão a afastar-se da zona do ninho o que fará a Colisa aumentar substancialmente o seu território. "As posturas de Colisa em aquário comunitário só muito raramente a descendência pois os filhotes serão comidos pela restante população do aquário." Caso optes por tentar esta montagem gostaria de acompanhar a evolução principalmente em relação ao comportamento dos escalares. Cumprimentos, Paulo Vedor Boa Noite Agradeço novamente pela informaçao que o membro Paulo Vedor tem transmitido, em relação ao escalares tenho mas noticias ontem a noite quando se sucederam os ataques no final um escalar ja estava morto e eu separei o outro que estava a ser sucessivamente atacado pela colisa macho, meti o escalar num comunitario mas ele ja nadava muito descontrolado e hj de manha estava morto, conlusão fiquei sem os escalares, talvez volte a tentar mas desta vez como o membro Paulo Vedor sugerio, tentado separar com pontos de referência, mas eu tenho um problema é que raramente encontro plantas de boa qualidade e sujeito-me as que a loja tem, sao de fraca qualidade caras e ja vi plantas que n sao aquaticas a serem vendidas como tais. se pudessem ajudar com as plantas agradecia. Abraços Tiago Costa
Recommended Posts