"Leila"

Mário

Recommended Posts

boas

fico contente que já tenhas acertado com as fertelizaçoes, de inicio as coisas custao a encaixar mas depois até se torna tudo muito simples nao é verdade ?? :D

as plastas respirao uma saude fenomenal.

definitivamente devias de desistir tambem das egerias nao gosto do efeito e acho que te estao a estragar a belesa que o aquario transmite.

green spot nos vidros e nas anubias é mais que normal e dificil era nao as ter :D

as folhas mais velhas das anubias vais cortando que no mesmo sitio nasce uma nova e os vidros 1 a 2 veses por semana com uma esponja, e tens o aquario sempre num mimo :D

o teu aquario acho que fica fantastico com plantas de grande porte e vesse que se adapta muito melhor que as plantas de moita.

o que achas ??

edit: acho que o teu aquario tem potencial para fazeres algo parecido com o Espaço intenso do Rui Alves , digo o formato das duas ilhas e criando espaço no aquario.

abraços.

Editado por krypticall
Partilhar nas redes sociais

Olá Krypticall.

Como sempre disponivel para ajudar o pessoal. Muito obrigado. :D

Realmente a fertilização diária, pode assustar inicialmente, mas sem duvida que os resultados são obvios. E depois de mecanizar o processo, faz-se num instante, 2 minutos por dia são suficientes.

Só a sacana da Lotus é que continua a precisar de FlorePlus no areão além da fertilização liquida, cada uma delas come uma pastilha por semana e se deixo de as meter, noto logo, especialmente nas folhas mais jovens que ganham pequenos buracos.

Em relação às Green Spot nas Anubias, vou retirar as folhas mais afectadas na proxima poda. Como algumas já estão a apanhar sombra da Lotus, já não estão a ganhar a alga nas folhas novas.

Também tenho vontade de acabar com a Egeria, é quase impossivel fazer uma moita com esta planta, mas faz um optimo trabalho a controlar os nitratos e tenho lido que tem várias propriedades medicinais dentro do aquário, para além de inibir as Cianobactérias.

Também acho que no meu aquário, as plantas de caule de grande porte se dão melhor que as moitas, e acho que isso se deve em grande parte às 2 Lotus que fazem muita sombra em grande parte do aquário e devem consumir grande parte dos nutrientes. Fazem pearling que nem umas loucas. :D

Sou grande fã do aquário "Espaço Intenso", acho mesmo que é um dos aquários mais bem conseguidos que já vi, mas não tenho o espaço para brincadeiras como o Rui tem. :D

Alguma dica de planta de caule para o lugar da Egeria?

Já agora, o meu aquário de à coisa de um mês para cá, tem um cheiro muito agradável, um pouco dificil de descrever, floral. Será alguma planta?

1 Abraço

Editado por Mário

Olá Krypticall.

Como sempre disponivel para ajudar o pessoal. Muito obrigado. :D

Realmente a fertilização diária, pode assustar inicialmente, mas sem duvida que os resultados são obvios. E depois de mecanizar o processo, faz-se num instante, 2 minutos por dia são suficientes.

Só a sacana da Lotus é que continua a precisar de FlorePlus no areão além da fertilização liquida, cada uma delas come uma pastilha por semana e se deixo de as meter, noto logo, especialmente nas folhas mais jovens que ganham pequenos buracos.

nao será um pouco de mais falta de potassio ?? :D a carencia dele provoca isso, podes fazer o teste mas sem exagerar tipo uma semana mais 1ml do que tens posto e ves se notas diferença, na outra semana mais 1ml acima desse, e assim sucessivamente , mal comesses a notar alguma anomalia que nao é normal nas plantas voltas a origem.

é tudo uma questao de testes e experiençias para compriendermos o que as nossas plantas necessitao e cada aquario é um caso diferente dos outros.

Em relação às Green Spot nas Anubias, vou retirar as folhas mais afectadas na proxima poda. Como algumas já estão a apanhar sombra da Lotus, já não estão a ganhar a alga nas folhas novas.

sim as anubias dao-sse muito melhor e ficao mais bonitas estando protegidas, nao gostao de muita luz directa.

Também tenho vontade de acabar com a Egeria, é quase impossivel fazer uma moita com esta planta, mas faz um optimo trabalho a controlar os nitratos e tenho lido que tem várias propriedades medicinais dentro do aquário, para além de inibir as Cianobactérias.

sim é verdade mas tendo o aquario equilibrado ao consumo das restantes plantas, irá continuar saudavel sem a falta delas.

Também acho que no meu aquário, as plantas de caule de grande porte se dão melhor que as moitas, e acho que isso se deve em grande parte às 2 Lotus que fazem muita sombra em grande parte do aquário e devem consumir grande parte dos nutrientes. Fazem pearling que nem umas loucas. :D

por isso cada planta tem o seu certo local dentro do aquario, umas gostao de luz exposta e outra um pouco de sombra.

Sou grande fã do aquário "Espaço Intenso", acho mesmo que é um dos aquários mais bem conseguidos que já vi, mas não tenho o espaço para brincadeiras como o Rui tem. :(

nao queria dizer para fazeres uma replica mas algo assim parecido e armonioso, e claro que consegues no teu aquario, até nos nanos se fazem replicas :P

Alguma dica de planta de caule para o lugar da Egeria?

hummm :D de momento estou em branco se me vier algo a ideia comento :P mas por exemplo convinha que fosse uma planta que tivesse a folhagem um pouco larga para condizer com as outras tipo umas ludwigia ou umas l.aromaticas.

Já agora, o meu aquário de à coisa de um mês para cá, tem um cheiro muito agradável, um pouco dificil de descrever, floral. Será alguma planta?

eu acho que é de transpirar saude e um equilibrio ecológico saudavel :D

1 Abraço

abraços.

Eh pa!

Eu nem conhecia este fenómeno! cheers

As plantas aquáticas deitam bolhas gasosas?

Olá Carlos

A este fenómeno normalmente chama-se pearling.

Basicamente é um indicador de que a fotossintese está a acontecer, as plantas consomem CO2 e libertam O2 na forma de bolhas ou até no caso da 2ª foto em fio. ::D:

Normalmente só acontece com boas condições de luz e de CO2, e acontece mais em certas espécies de plantas. No meu caso é mais nas Lotus, Anubias e Echinodorus.

boas

até dá pulos de alegria essa lotus, nota-sse porque transpira muito :laugh:

Olá Krypticall

Realmente esta Lotus é uma coisa impressionante, à pouco, quando fui dar comida aos peixes, reparei que a sacana lançou mais um runner com alguns 15cm por baixo do areão :D e já apareceram duas folhas por entre as Rotalas. :mrgreen: Para está não tenho espaço de certeza. Algum interessado numa Lotus Tiger Red enraizada? PM...

Assim que for mais visivel meto umas fotos.

1 Abraço

• 3 semanas depois...

Olá pessoal

Mais um update do meu aquário.

Desisti de vez da Egeria Densa e meti uma Echinodorus Osiris que me ofereceram no lugar delas, pois é, vai nascer mais um monstro do lado esquerdo. ;) Infelizmente a planta vinha em tão mau estado que a unica opção que tive foi cortar todas as folhas, por isso é que ainda não se vê. :) Já levou com duas Floreplus nas raizes e já estão a nascer umas folhas novas. ;)

Mudei algumas Anubias para junto das pedras e mudei os fetos para debaixo do tronco.

A Rotala está a ficar com um aspecto brutal, já replantei e vou tentar formar uma moita delas atrás da Lotus.

Meti um fundo branco, mas não estou a gostar muito do efeito,acho que vou mudar

O aquário está um pouco despido agora, depois do ciclone que por lá passou. ;) E os vidros também estão a precisar de uma limpeza, não liguem.

Ficam umas fotos que é o que o pessoal quer... Uma geral e alguns dos meus habitantes favoritos.

1 Abraço

dsc0697copyxe7.jpg

dsc0619pu9.jpg

Adoro as cores deste Escalar, as riscas ficam bem mais escuras, mas o menino fica timido com a máquina. :D

dsc0673ng6.jpg

O rei da capoeira, já veio assim sem a barbatana quando o comprei, Infelizmente foi uma amputação completa e não voltou a crescer, talvez por isso seja o meu favorito. É o macho dominante.

dsc0702oc1.jpg

Editado por Mário

boas

grande pulo que essa ozelot deu dass nao a gosto de ver ai ao meio com esse tamanho, talvez no canto direito fosse o ideal para ela.

o fundo branco so tem o inconveniente de quando tiramos fotos, porque aparece o reflexo da cor das plantas, a mim já me perguntarao se fazia tratamento as fotos porque as plantas pareciao florescentes ;) ora aqui está o mesmo efeito.

muda a ozelot para o canto direito que acho que fica mais a ganhar o aquario e o meio deixao assim um pouco vasio e sempre aproveitas e tapas o tubo vermelho :);)

de resto está bonito o aquario e de muito boa saude mas a ozelot de momento a meu ver com esse volume e tamanho já nao está no local indicado.

abraços.

boas

grande pulo que essa ozelot deu dass nao a gosto de ver ai ao meio com esse tamanho, talvez no canto direito fosse o ideal para ela.

o fundo branco so tem o inconveniente de quando tiramos fotos, porque aparece o reflexo da cor das plantas, a mim já me perguntarao se fazia tratamento as fotos porque as plantas pareciao florescentes :D ora aqui está o mesmo efeito.

muda a ozelot para o canto direito que acho que fica mais a ganhar o aquario e o meio deixao assim um pouco vasio e sempre aproveitas e tapas o tubo vermelho :D ;)

de resto está bonito o aquario e de muito boa saude mas a ozelot de momento a meu ver com esse volume e tamanho já nao está no local indicado.

abraços.

Olá Krypticall

Realmente a Ozelot está um monstrinho, aquilo não para de crescer. Uma das folhas até já está alguns 5cm de fora da água e não mostra sinais de abrandamento. :D

O grande problema é que não tenho definitivamente espaço para a mudar para lado nenhum e tenho pena de lhe cortar as folhas. Adoro esta planta. ;)

As Rotalas também alargaram consideravelmente e só vês o tubo vermelho neste momento porque acabei de as replantar, retirando a parte inferior do caule que já quase não tinha folhas.

Atrás da Lotus, pode não parecer, mas está outra Echinodorus :lol: Uma Red Special. Ainda não se vê porque ainda está pequena e tem apanhado pouca luz por causa da Lotus.

Acho que quando a Osiris que meti do lado esquerdo começar a crescer, vai tornar o aquário mais harmonioso. A ver vamos como diz o cego.

De qualquer das formas, ando a ver se ganho coragem para convencer a Maria :roll: a comprar outro aquário de 80/100L para um casaleco de Apistos e nessa altura vou provavelmente vou fazer uma remodelação completa deste aquario também, e ai sim fazer uma coisa com cabeça e bem estruturada para já serve para ir desenvolvendo as plantas para ambas as montagens.

1 Abraço

Boas man essa lotus mete cobiça mesmo, respira saude parabens...

este aqua sofreu grande evolução mesmo notasse que as plantas estão saudaveis, para bens e gosto muito do tronco da fotos

Parabens e continua o bom trabalho

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!

A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Olá Pessoal

Á pouco fui dar comida aos peixes e deparo-me com isto. :smile2:

Agora é que vai ser bonito.

1 Abraço

dsc0559nq1.jpg

bem essa lotus cresce de um dia pa outro nao ?

bem essa lotus cresce de um dia pa outro nao ?

Olá

A planta da foto que está a lançar o Runner é uma Echinodorus Ozelot e não a Lotus.

Apesar de que a Lotus também é um monstro. Corto uma média de 5/6 folhas por semana em cada uma senão tomavam conta do aquário.

1 Abraço

uuuuuueeehh, isso é sinal de uma flor certo?

conheço pouco dessas plantas mas não sabia que davam assim com facilidade flor... o aqua está cada vez melhor acredita mario

Abração man

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!

A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

uuuuuueeehh, isso é sinal de uma flor certo?

conheço pouco dessas plantas mas não sabia que davam assim com facilidade flor... o aqua está cada vez melhor acredita mario

Abração man

Exacto Pereirinha

Caso deixes o Runner crescer para fora da água, dá umas flores muito bonitas, se o mantiveres debaixo de água, vão crescendo plantas ao longo do runner.

Na 3ªfeira chega-te aí um monstrinho desses. ;) Ainda está é pequena, mas em 2 ou 3 meses fica como a minha se for bem tratada.

1 Abraço

• 3 meses depois...

Olá a todos.

Venho fazer um update deste aquário que está finalmente no caminho certo, depois de alguns tempos mais obscuros.

O aquário passou por um surto relampago de parasitas externos que me levou uma carrada de peixes. :P

Num dia reparo num Danio Zebra a raspar-se nas plantas, no dia a seguir dou com um Escalar e uma Molly mortos e durante a semana seguinte foi sempre a somar.

Ao todo morreram 1 Escalar, 1 SAE, 4 Mollys, 1 Danio, 5 Neons (estranhamente só os azuis), 1 nariz bêbado e 2 ampulárias (não sei se está relacionado, mas não vejo outra explicação).

Mal começaram a morrer os peixes, fiz um tratamento com Esha2000, passado uns dias fiz novo tratamento e nenhum deles resultou. Os peixes apresentavam os mesmos sintomas e continuavam a morrer.

Para juntar a festa, fui internado de urgência quase uma semana em que o aquário ficou praticamente ao abandono, sem fertilizações, TPA´s, etc...

Quando cheguei a casa do hospital, ia-me dando uma coisa... O aquário estava com um aspecto horrivel, a água tinha uma camada de gordura impressionante e devido à falta de fertilizações apareceram algas (Green Beard e Black Brush). Os peixes apresentavam ainda sintomas dos parasitas.

Entrei em desespero e estive quase a desistir, pouco faltou para desmontar o aquário.

Um dia acordei e meti na cabeça que ia salvar o meu aquário a todo o custo.

Peguei no equipamento e meti mãos à obra, fiz uma TPA de 50%, fiz uma poda radical que deu para encher um alguidar de 10L de plantas e folhas, sifonei o areão, limpei o filtro e introduzi mais um filtro interno para aumentar a circulação.

E não é que a coisa resultou. ;) Numa questão de dias a melhoria foi notória, fiz mais um tratamento com Esha2000 e aparentemente toda a fauna recuperou e os sintomas desapareceram.

A camada gordurosa da água desapareceu com o aumento da circulação.

As algas estão estagnadas e confinadas à Biobox e a algumas folhas das Anubias.

Bem, chega de conversa. O pessoal quer é fotos.

1 Abraço

dsc0838qd5.jpg

dsc0850be1.jpg

dsc0851pq6.jpg

dsc0852sy1.jpg

Editado por Mário

boas

já a bastante tempo que nao actualizavas o teu aquario.

na primeira foto aquilo sao fungos no escalar ???

bactopor da sera é do melhor.

ainda bem que nao desististe, assim é que é, com calma vai tudo de novo ao lugar.

abraços.

boas

já a bastante tempo que nao actualizavas o teu aquario.

na primeira foto aquilo sao fungos no escalar ???

bactopor da sera é do melhor.

ainda bem que nao desististe, assim é que é, com calma vai tudo de novo ao lugar.

abraços.

Olá Krypticall

Não sei a qual escalar te referes, mas presumo que estejas a falar das escamas a brilhar. Aquele escalar é mesmo assim, pelo menos sempre o tive assim e não me parece que seja nenhuma doença, naquela zona as escamas são assim. :thumbup3: quase fluorescentes. O outro escalar zebra que tenho também tem em algumas zonas, mas não tanto como aquele.

Realmente já não fazia um update à quase 3 meses, este aquário passou por um periodo negro da sua existência, mas como costumam dizer.

A seguir à tempestade...

1 Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!