Black Dragon Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 1º que tudo peco Desculpa a todos, mas pelo que toda a gente tem em consideracao aprende-se muita coisa com os erros. Eu comecei a pouco com a aquariofilia, sempre gostei muito de peixes pork os axu animais fascinantes, mas os meus pais nunca me deixaram ter um aqua maior para agua doce tropical, e agora o meu tio deu-me um aqua C63XA40.50XL32 cm e com filtro/bomba, areao, rocha vulcanica, etc. E os meus pais pa n recusarem, cm era uma prenda de anos,aceitaram. E vou ser sincero tenho aki o aqua em cima de um movel com o areao, o filtro/bomba e as outras coisas, mas sem água, pork mais vale prevenir do k remediar, e assim queria ter a certeza de como tenho de fazer as coisas.Agora é axim, eu tenho aki um teste kit da dureza da água e tirei água logo po frasquinho, nem deixei tar a agua uns dias num garrafao, e eu fui pondo gota a gota e quando vi, já ia na gota 30 e akilo n modava pa verde, foi então que eu fui buscar água da torneira mas qua tava no garrafão já a alguns dias e ela passado 14 gostas ficou verde, agora o meu problema é, pa eu medir o PH da minha água é melhor medir com a água da torneira mas que ja teve uns dias no garrafão?Pork eu quando mudar 10% da água semana a semana vou utilizar a água da torneira mas teve uns dias no garrafão, pork é esta água k é da torneira mas k teve uns dias no garrafão k eu vou utilizar no aqua, é o melhor n é? Agradeco Citar
Governa Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 pa eu medir o PH da minha água é melhor medir com a água da torneira mas que ja teve uns dias no garrafão? Pode perfeitamente medir o pH da água que aguarda em repouso. Ficamos à espera dos valores. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Just_me Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 Penso que o adaptar a água aos peixes que se quer nao é assim tão dificil. Não são precisos "quimicos" requer é um pouco de trabalho para o conseguir. Depois de sabermos o que temos a fazer manter a água nesses valores não é assim tão dificil. Baixar o pH da água consegue-se com troncos, turfa, etc. Subir o pH da água consegue-se introduzindo carbonatos ou substancias carbonatadas. Já agora, o efeito tampão dado pelo KH não é uma coisa assim tão milagrosa. Na verdade uma água com elevado valor de KH dificilmente será uma água ácida. Corrijam-se se estou enganado! Assim se soubermos os parametros da água com que vamos fazer as trocas e o pH alvo podemos controlar este ultimo. Podemos colocar um tronco e se estiver a baixar muito o valor do pH colocar ao mesmo tempo uma pedra/areao calcario, restos de conchas, etc. A medição da água depois de estar num aquario "montado", ou seja, sem peixes nem todas as plantas que estarao presentes no final da montagem, pode ser enganosa em termos de pH por vários factores. A decomposição da matéria organica varia o pH(as bacterias tambem respiram), a fotossintese das plantas muda o pH, a respiração dos peixes, o equilibro da água com o areao pode ainda nao estar estabelecido,etc. A utilização de "quimicos" pode ser vista como um complemento para a manutenção do pH alvo, mas utilizar estes como unico meio de controlo de pH não é recomendavel uma vez que os seus efeitos nao sao ao longo do tempo mas sim aquando da introdução destes. Assim para pequenas correcções podem ser uteis, para grandes correcções devem ser evitados. Para alem de que se a sua utilização for intensiva pode sair pesado para o bolso. Já agora é possivel manter troncos em águas que se queiram, duras, alcalinas,e claras utilizando vernizes apropriados para cobrir a sua superficie (na internet encontra-se informação disponivel sobre este assunto. Por ultimo a questão do pH óptimo para certos peixes. O pH óptimo não é apenas um valor é uma banda em torno do valor e que depende dos peixes como disse o membro Governa, há peixes que nao se devem desviar muito do pH óptimo nem para cima nem para baixo e peixes que permitem uma grande amplitude de valores de pH (com amplitude não se entenda amplitude de variação, já que este ultimo deve estar estavel). As variações temporais do pH devem ser ligeiras, mas acontecem inevitavelmente, nem que seja pela fotossintese/respiração das plantas durante o dia que retira CO2 da água e a sua repiração á noite que introduz CO2 na água. Resumindo, mudar os parametros da água so sabendo o que se esta a fazer e tendo paciencia para tal. senão mais vale comprar peixes adequados à água que se tem. Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Antunes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 .Agora é axim, eu tenho aki um teste kit da dureza da água e tirei água logo po frasquinho, nem deixei tar a agua uns dias num garrafao, e eu fui pondo gota a gota e quando vi, já ia na gota 30 ... passado 14 gostas ficou verde... Uma pergunta inocente... Leste as instruções do teste??? É que a maioria dos testes usam algo como 10ml de água (num copinho graduado que acompanha os testes) e 6 ou 7 gotas de quimico, seguidas de um periodo de descanso de 1 a 5 minutos e posterior leitura de valores por comparação com uma tabela de cores. 30 gotas... dão de certeza resultados errados! Assim que te acertares com os testes e tiveres valores avisa para te podermos orientar na escolha dos peixes. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Black Dragon Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 .Agora é axim, eu tenho aki um teste kit da dureza da água e tirei água logo po frasquinho, nem deixei tar a agua uns dias num garrafao, e eu fui pondo gota a gota e quando vi, já ia na gota 30 ... passado 14 gostas ficou verde... Uma pergunta inocente... Leste as instruções do teste??? É que a maioria dos testes usam algo como 10ml de água (num copinho graduado que acompanha os testes) e 6 ou 7 gotas de quimico, seguidas de um periodo de descanso de 1 a 5 minutos e posterior leitura de valores por comparação com uma tabela de cores. 30 gotas... dão de certeza resultados errados! Assim que te acertares com os testes e tiveres valores avisa para te podermos orientar na escolha dos peixes. ` É axim, o kit nas instrucoes diz pa encher 5ml de água num compinho k vem com os testes, e depois por tres gotas de indicador, e a água fica castanha, e depois vou pondo gota a gota(tem k se contar as gotas) de outro indicador k vem no kit, e depois quando ficar verde,tenho de ir ver o valor das gotas, k é mais ou menos axim: GOTAS VALORES 0 - 4 dH, 0 - 70 ppm : muito macia 4 - 8 dH, 70 - 140 ppm : macia 8 - 12 dH, 140 - 210 ppm : dureza média 12 - 18 dH, 210 - 320 ppm : alguma dureza 18 - 30 dH, 320 - 530 ppm : dura Penso k está certo, s n corrigam-me Citar
Nuno Antunes Publicado: Julho 13, 2004 Publicado: Julho 13, 2004 Hmmm Se as instruções dizem isso então é porque é mesmo assim. Eu falei das 6 a 7 gotas porque os testes quimicos que tenho são todos assim. O GH e KH meço com recurso a um teste daqueles de tirinha... é mais prático Mas segue as instruções do teu teste... o fabricante sabe melhor que ninguêm como ele deve funcionar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Black Dragon Publicado: Julho 14, 2004 Autor Publicado: Julho 14, 2004 Eu já li todo akele site, e acabei por percebr mt coisa, mas agora keria k me ajudassem numa coisa , na dureza da água por exemplo se a água tá macia e eu kero por dura,etc o k faco? PS:Eu fui a uma loja aki ao pé de minha casa e fui ver testes do PH e depois diz "Teste para água doce (6.0 - 7,6)" é axim eu já n sei o k eide escolher se kiserem dar uma vista de olhos venham aki http://www.planetanimal.net/loja/homean.asp?area=1 e depois no lado superior direito tem lá uma caixinha do "Procurar", na caixinha metam "PH" e vai aparecer muita coisa Citar
Governa Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 na dureza da água por exemplo se a água tá macia e eu kero por dura,etc o k faco? Quanto a mim a sugestão será sempre a mesma, entando o colega Black Dragon a lançar-se na aquariofilia, opte por não alterar os valores originais da água corrente relativamente à dureza, pH, etc. Preocupe-se em cumprir o ciclo do azoto (amónia e nitritos a zero, nitratos reduzidos mas não necessariamente zero) e em escolher peixes adequados às características actuais da sua água corrente (remover o cloro!). Não tente mexer na dureza e no pH da água até estar mais à vontade neste hobby. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Black Dragon Publicado: Julho 14, 2004 Autor Publicado: Julho 14, 2004 na dureza da água por exemplo se a água tá macia e eu kero por dura,etc o k faco? Quanto a mim a sugestão será sempre a mesma, entando o colega Black Dragon a lançar-se na aquariofilia, opte por não alterar os valores originais da água corrente relativamente à dureza, pH, etc. Preocupe-se em cumprir o ciclo do azoto (amónia e nitritos a zero, nitratos reduzidos mas não necessariamente zero) e em escolher peixes adequados às características actuais da sua água corrente (remover o cloro!). Não tente mexer na dureza e no pH da água até estar mais à vontade neste hobby. Governa se assim o dizes eu faco, vou comprar um kit do PH para vos dizer kal é oPH da minha água. Só mais uma coisinha,tipo como é k eu elemino o ciclo do azoto ou pelo - reduzilo-so "quase" a zero? Citar
Nuno Antunes Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Só mais uma coisinha,tipo como é k eu elemino o ciclo do azoto ou pelo - reduzilo-so "quase" a zero? O ciclo do azoto não se elimina... é um processo natural que está sempre a ocorrer no aquário e queres que esteja sempre em pleno funcionamento. O que eliminas é a amonia e o amoniaco por resultado da acção do ciclo e mais tarde o NO3 pelas mudas parciais de água. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Black Dragon Publicado: Julho 14, 2004 Autor Publicado: Julho 14, 2004 Só mais uma coisinha,tipo como é k eu elemino o ciclo do azoto ou pelo - reduzilo-so "quase" a zero? O ciclo do azoto não se elimina... é um processo natural que está sempre a ocorrer no aquário e queres que esteja sempre em pleno funcionamento. O que eliminas é a amonia e o amoniaco por resultado da acção do ciclo e mais tarde o NO3 pelas mudas parciais de água. Como elemino a amonia e o amoniaco? Citar
Just_me Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Quando fazes perguntas tens de aprender a ler as respostas... chegou ao cumulo de fazeres citação da resposta à pergunta que fazes a seguir... Ociclo do azoto é um conjunto de processos efectuados por bacterias que se formam no aquario e cujo resultado é a transformação da amónia em nitritos e depois em nitratos. Os nitratos teem uma toxicidade muito mais baixa do que os anteriores e são aproveitados pelas plantas ou eliminados com as trocas e água. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Black Dragon Publicado: Julho 14, 2004 Autor Publicado: Julho 14, 2004 Quando fazes perguntas tens de aprender a ler as respostas... chegou ao cumulo de fazeres citação da resposta à pergunta que fazes a seguir... Ociclo do azoto é um conjunto de processos efectuados por bacterias que se formam no aquario e cujo resultado é a transformação da amónia em nitritos e depois em nitratos. Os nitratos teem uma toxicidade muito mais baixa do que os anteriores e são aproveitados pelas plantas ou eliminados com as trocas e água. Então para eu eleminar os nitratos é melhor usar um sifão para tirar 10% da água e por uma nova,né? Citar
Governa Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Black Dragon, não há mal nenhum em desconhecer as regras básicas da aquariofilia. Mas aparentemente o colega está muito menos informado do que seria de esperar, pelo que o aconselho seriamente a lêr na íntegra a secção de iniciação à água doce nas Faqs Portuguesas de Aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/begin.html Por favor 'devore' toda a excelente informação aí disponibilizada. Qualquer dúvida que não esteja respondida nas faqs, teremos todo o gosto em ajudar. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Black Dragon Publicado: Julho 15, 2004 Autor Publicado: Julho 15, 2004 Black Dragon, não há mal nenhum em desconhecer as regras básicas da aquariofilia. Mas aparentemente o colega está muito menos informado do que seria de esperar, pelo que o aconselho seriamente a lêr na íntegra a secção de iniciação à água doce nas Faqs Portuguesas de Aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/begin.html Por favor 'devore' toda a excelente informação aí disponibilizada. Qualquer dúvida que não esteja respondida nas faqs, teremos todo o gosto em ajudar. Pois é, ja devem tar fartos de eu pedir dsclp's mas tem k ser, Eu ja tou a perceber tudo, inda so n percebi mt bem duas coisas, O KH é uns excrementos, que são formados pelas "necesidades" dos peixes k se formam em nitratos podendo axim ter problemas no aqua por serem coisas toxicas, para evitar isto, tenho de 15 em 15 dias remover com um sifao a água e por uns 25% de água nova. E a outra k eu n sei msm e n csg perceber é o k é o tampão, ja disseram em cima mas continuo a n perceber Agradeco Citar
Governa Publicado: Julho 15, 2004 Publicado: Julho 15, 2004 O colega Black Dragon tentou lêr o link que lhe indiquei? Não podemos lêr por si... Repito, leia integralmente e atentamente a secção de introdução à água doce das FAQs portuguesas de aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/begin.html A resposta às questões que colocou pode ser facilmente encontrada em diversas secções, das quais destaco: a) preparar a água > http://faq.thekrib.com/pt/begin-tapwater.html b) fazer o ciclo do aquário > http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html c) química da água > http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html d) test kits mais importantes > http://faq.thekrib.com/pt/begin-tests.html Ninguém nasce ensinado e todos nós tivemos que começar por algum lado, mas o colega Black Dragon não pode esperar ter a 'papinha toda feita' como se costuma dizer. Aquilo que não conseguir entender através das FAQs, estaremos cá para ajudar. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
Just_me Publicado: Julho 16, 2004 Publicado: Julho 16, 2004 Pois é, ja devem tar fartos de eu pedir dsclp's mas tem k ser, Eu ja tou a perceber tudo, inda so n percebi mt bem duas coisas, O KH é uns excrementos, que são formados pelas "necesidades" dos peixes k se formam em nitratos podendo axim ter problemas no aqua por serem coisas toxicas, para evitar isto, tenho de 15 em 15 dias remover com um sifao a água e por uns 25% de água nova. E a outra k eu n sei msm e n csg perceber é o k é o tampão, ja disseram em cima mas continuo a n perceber Grande confusão que para ai vai...alias..arrico-me a dizer: Tu não estás a perceber tudo... 1ºO KH não é nada disso... 2ºO KH nao se transforma em nitratos 3ºas mudas parciais devem ser mais regulares do que 15 em 15 dias 4º deves meter de água o que tirares mais o que se perdeu por evaporação. 5ºfaz como o governa disse e la as faqs.. FAQ= Frequently asked questions= Perguntas frequentes ~=coisas que ja foram perguntadas e respondidas milhares de vezes e para evitar estar a responder mais um milhar de vezes é melhor escrever um texto com toda a informação para as pessoas lerem antes de perguntar... Depois de leres...fazes as perguntas mais complicadas que acabam sempre por aparecer (até porque são faqs de inicio)e o pessoal ajuda Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
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