Roach Jr. Publicado Julho 14, 2008 Publicado Julho 14, 2008 Boas, alguém me ajuda a salvar a minha "monstra" Subitamente apareceu-lhe uma mancha branca na cauda parecida com bolor e a zona da mancha parece estar a desfazer-se. O que é e como posso tratar? O aqua todo está em risco? estou sem digital por isso foram tiradas com o telemóvel, dai a qualidade vou tentar tirar fotos melhores
jpmartins Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 aumenta a temperatura do aqua em 1 ou 2 ºC, e retira-a do aqua... assim evitas contaminar o resto dos peixes... mete.a num aqua a parte, onde consigas manter uma temperatura constante de cerca de 30/31ºC... e espera ate que alguem te diga o que isso e... o meu concelho para ja, e mais so para protejer outros peixes, e para tentar travar o que quer que isso seja... boa sortye, e dscp n poder ajudar mais... Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
jpmartins Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 obrigado..já é uma ajuda dscp mesmo... so por curiosidade, quais sao as medidas do teu aqua, a qt tempo ta montado, e q especies d peixes tens? ja agr tens aquecedor e filtro? Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
Roach Jr. Publicado: Julho 14, 2008 Autor Publicado: Julho 14, 2008 90x40x35 (CxAxL) deve estar com 100l esta montado a 6/7meses não tem plantas (só artificiais) Peixes: 2rasboras 7cardinais 2siameses 1tubarao cauda vermelha 3guppy macho 5guppy femea 8alvins guppy com 3semanas (filhos da "monstra") Tenho um filtro Eheim 2126 já com aquecedor integrado obrigado pela ajuda
jpmartins Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 90x40x35 (CxAxL) deve estar com 100l esta montado a 6/7meses não tem plantas (só artificiais) Peixes: 2rasboras 7cardinais 2siameses 1tubarao cauda vermelha 3guppy macho 5guppy femea 8alvins guppy com 3semanas (filhos da "monstra") Tenho um filtro Eheim 2126 já com aquecedor integrado obrigado pela ajuda c essa fauna, o melhor mesmo e tirala... tens peixes sensiveis, e peixes agressivos... se ela n morrer de doença, pode ser morta por estar debilitada Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
Roach Jr. Publicado: Julho 14, 2008 Autor Publicado: Julho 14, 2008 ok. obrigado pelos conselhos Pelo que estive a averiguar penso ser fungos, mas agradecia a vossa ajuda para me esclarecerem Continuem a postar aqui ajudas de como curar isto e o que é. agradeço
barman_dani Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 ok. obrigado pelos conselhos Pelo que estive a averiguar penso ser fungos, mas agradecia a vossa ajuda para me esclarecerem Continuem a postar aqui ajudas de como curar isto e o que é. agradeço Boas Ja tive algo parecido que me atacou um dos meus botias, eu aumentei a temperatura para os 30ºC e fiz o tratamento com baktopur podes fazer no aquario comunitario prevenindo assim a doença em fase inicial no outros peixes.... comigo resultou.... tens e de retirar o carvão activado se tiveres no filtro....espero que consigas salvar a tua guppy...
João Faria Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 Boas, Também me inclino para a infecção bacteriana: JBL Ektol Fluid ou Sera Baktopur. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Veterinário Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 Boas, Tenho um frasco de fungol JBl e ektol JBL. Se fores usar algum destes manda-me mp. Cumprimentos
miguelpsantos Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 (editado) Boas Guppys, Rasboras e Arlequins a temperatura é mesmo 29 a 31/32º. Não é para aumentar, é para manter. Basta ver as origens dos peixes. Já que não tens plantas naturais não há problema. MAS, ACONSELHO ALGUMAS. Mudar água todas as semanas. Preparar no dia anterior, desta forma anti-cloro nem é preciso. (desculpem-me os comerciantes) mas é verdade. Alguns dos peixes que tens podem morder as barbatanas dos guppys. Ou seja são incompatíveis, mas isso deixo para outros comentarem. A formula antiguinha,quase, quase decrépita de manter guppys em optimas condições é a cada duas mudanças de água juntar sal grosso. Isto evita que o maior inimigo dos guppys, o ictio, prolifere.Mas, a temperaturas superiores a 28º não deve ser problema. Boa sorte. Editado Julho 15, 2008 por miguelpsantos
Roach Jr. Publicado: Julho 15, 2008 Autor Publicado: Julho 15, 2008 Boas Estou a começar agora o tratamento, já está num aqua hospital improvisado(uma saladeira dentro do aqua principal) Tou com duvidas se começo com os fungos ou bacterias. O que me dizem? a cauda já se foi só sobram as ramificações e já se espalhou para o corpo.
Daniel Almeida Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 Bactérias primeiro, aumenta também a temperatura.. Daniel Almeida
Roach Jr. Publicado: Julho 15, 2008 Autor Publicado: Julho 15, 2008 Já tenho mais uma guppy fêmea afectada. Algum "algodão" na ponta da cauda que saio quando a transferi também para o aqua hospital, e como li que os fungos podem ser retirados penso que seja isso, por isso acho que vou arriscar com fungos, espero ter razão
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 Morreram...hoje de manha quando acordei tinha as duas guppy's mortas. A primeira a ser afectada não tinha hipótese, estava completamente dizimada, tanto a cauda como as barbatanas estão destruídas e apresenta varias feridas no resto do corpo. A segunda a ser afectada apenas apresentava o inicio, apenas a ponta da cauda e a ponta das barbatanas com o "algodão". Achava que esta ainda tinha hipótese. Ainda assim obrigado pela ajuda. Agora para evitar qualquer contaminação no aquário principal o que faço? Ambas morreram no aquário hospital, o resto dos peixes não apresentam nenhum sintoma, faço um tratamento completo, parcial ou nenhum no aquario principal? Ele está a 29ºC de momento. Se sim qual deles faço, bactéria ou fungos?
barman_dani Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Morreram...hoje de manha quando acordei tinha as duas guppy's mortas. A primeira a ser afectada não tinha hipótese, estava completamente dizimada, tanto a cauda como as barbatanas estão destruídas e apresenta varias feridas no resto do corpo. A segunda a ser afectada apenas apresentava o inicio, apenas a ponta da cauda e a ponta das barbatanas com o "algodão". Achava que esta ainda tinha hipótese. Ainda assim obrigado pela ajuda. Agora para evitar qualquer contaminação no aquário principal o que faço? Ambas morreram no aquário hospital, o resto dos peixes não apresentam nenhum sintoma, faço um tratamento completo, parcial ou nenhum no aquario principal? Ele está a 29ºC de momento. Se sim qual deles faço, bactéria ou fungos? Eu realizaria um tratamento completo no aquario principal com um anti-bacteriano primeiro, mas é a minha opinião....
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 Alastrou-se..já tenho 2cardinais afectados..um na lateral da barriga outro no focinho. Fiz agora uma TPA de 40/50%...vou administrar o anti-bacteriano.
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 O cardinal afectado na boca também já morreu
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 guppy macho com começo de descoloração da ponta da cauda..possível sintoma
barman_dani Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 guppy macho com começo de descoloração da ponta da cauda..possível sintoma Boas faz o tratamento o mais rapido possivel antes que fiques sem peixes e boa sorte...
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 (editado) Alastrou-se..já tenho 2cardinais afectados..um na lateral da barriga outro no focinho. Fiz agora uma TPA de 40/50%...vou administrar o anti-bacteriano. Foi o que fiz..falta me alguma coisa? Estou a usar o JBL Ektolfluid E a água está a 29/30º. Editado Julho 16, 2008 por Roach Jr.
Veterinário Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Olá, Isso está a ser fulminante. Vê se não abusas na dose do tratamentos senão eles morrem de "overdose". Eu já ouvi pessoal que usou uma técnica diferente da que vem nos bula (panfleto com o modo de aplicação) e que se chama "tratamento de choque". O procedimento é adicionar o tratamento em concentrações acima do indicado , e manter os peixes assim durante uns 5minutos. Após isso, mudas a água do aquário maternidade. Tenta fazer já o tratamento ao aquário todo. Se tem fungos,usa o fungol. Se bem que em situações de doença tanto proliferam os fungos como as bactérias. Boa sorte
Roach Jr. Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 Duvida...o filtro (Eheim 2126, externo) é para desligar durante o tratamento?
Daniel Almeida Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Duvida...o filtro (Eheim 2126, externo) é para desligar durante o tratamento? NUNCA! Daniel Almeida
Veterinário Publicado: Julho 16, 2008 Publicado: Julho 16, 2008 Se tiveres no filtro externo o carvão então tira o carvão porque isso neutraliza os químicos do tratamento. Mas desligar o filtro não. Abraço
Recommended Posts