Recommended Posts

Publicado

Há uns tempos atrás adquiri à membro Mjm,umas lindissimas Pomacea Bridgessi de várias cores.Desde o Azul,Rosa,Castanho ,Jade.Umas com o corpo negro,outras com ele claro.

O que vos vou contar é sobre uma Ampulária Rosa,que sem saber porque ficou parada no mesmo sitio um,dois,três dias,uma semana.Pensei que ela estaria morta,porém via sair da casca,mas sempre no mesmo sitio.Passaram-se mais uns dias e ela não tinha melhoras,o corpo saia da casca mas não se movimentava.

Pensei para comigo,como as Ampulárias respiram ar,como têm pulmões,como é possivel este animal ainda estar vivo. Digo-vos que a Ampulária não se mexeu, podia vir respirar sem eu ver e voltar para o mesmo sitio,mas não aconteceu e também vir para o mesmo exacto sitio sempre...

Ficou sem respirar até ao dia que pequei nela e a elevei até fora do aqua.Ai respirou.Mas hoje sei que uma Ampulária pode estar sem respirar semanas a fio.Nós Humanos só aguentamos uns 6 minutos dentro de água...

Coloquei a Ampulária dentro de água de novo,mas ele nunca se mexeu.Depois pensei que o bicho devia estar com fome,pois ela só pode comer os alimentos que a rodeiam(se estes houverem nesse sitio),pois ela não se mexe 1mm que seja.

Então, desde a seman passada,dia sim,dia não alimento-a,colocando-a numa caixa de telemovel e pondo a comida junto à boca,senão de outra maneira ela possivelmente morreria à fome.

A questão é: o que tem a Ampulária? Porque não se move ela? No aqua onde ela está não tem sinais de Sanguessugas que podessem estar dentro dela e a impossibilitassem de se mover.Há alguma doença conhecida que apresente estes sintomas e se há qual a possivel cura?

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá!

Não conheço nenhuma doença assim.

Dizem que são sensíveis a nitratos acima de 40mg/l

Pode estar velha se tiver estado num aquário muito quente.

Ela abre bem? já tentaste ver se tem alguma coisa entalada que a incomode, tipo areão, um Melanoide ou um Physa?

Eu também fico sempre a pensar que eles não conseguem respirar e ponho os que não se mexem em pouca água para ter a certeza que o sifão chega à superfície sem muito esforço.

Já puzeste a questão no applesnail.net?

Boa sorte,

João