Problema com as plantas!


JDiogo

Recommended Posts

Oi pessoal!

 

o meu nano plantado tem o seguinte setuo:

 

30L

2x20W 6400K

CO2 caseiro

Mistura de Hortrilon (10 gotas por dia)

....

Lisymachia nummularia "aurea"

Heteranthera zosterofolia

Glosso

Eleocardis

Eusteralis stellata

Ludwiga arcuata

Hemianthus micranthemoides

 

Já o tenho a alguns meses com um bom crescimento das plantas, já fiz várias podas e as plantas continuam a crescer mt bem....até fora de água!

mas durante esta semana reparei que a Heteranthera tinhas as pontas das folhas partidas e escuras! O H. micranthemoides tb está meio esquesito (tem as folhas mt escuras), bem como a glosso!

 

No entanto, nunca a Ludwiga esteve melhor! Teimava em não crescer, mas agora tá enorme!

A stellata e a lisymachia parecem normais!

 

Porque será???? Devo por adubo NPK????

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ía precisamente agora abrir um topico identico ao teu. A heteranthera zosteriofilia e a hemianthus micranthemoides também estão assim, é pouca coisa. Alguns pétalas pretas (em algumas partes) mas nao partidas.

 

Se também me puderem ajudar, agradecia.

 

Fiquem bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caio!

 

No meu caso não tneho esse problema. Tenho 28W de iluminação para um aquário de 20 litros. E as heterantheras e hemianthus não têm qualquer tipo de sombra em cima delas.

 

Xau!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou comecando a achar que a heteranthera deve ter algum "periodo de latencia" ou algo do tipo..

comigo aconteceu exatamente a mesma coisa, as heterantheras no meu aquario ficaram pretas sem NENHUMA mudanca em nenhum parametro da agua...so ficou 1 viva pra contar a historia...eu deixei ela la, por preguica de tirar...com 1 mes depois a danada agora ta crescendo como louca de novo...

ate agora nao consegui ver o motivo...a eusterallis tem algo parecido que todos chamam de "amarelamento da eusterallis". Ninguem ainda conseguiu identificar a causa disso, mas um belo dia a eusterallis no teu aqua morre, sem razao aparente...alguns falam que eh falta de nitrato..outros falam apenas em vida da planta...eu particularmente nao creio em nenhum dos 2, mas nao sei declinar precisamente a causa.

A microsorium tbm tem algo parecido...esse fenomeno, nessa planta, acredito eu estar relacionado com mudancas(qualquer pequena mudanca)em temperatura...enfim, acontecimentos sao muitos e nosso conhecimento eh infimo para descobrirmos! Mas vamos estudando..:wink:

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais