Verissimo Publicado Julho 13, 2008 Publicado Julho 13, 2008 (editado) Boas, Venho mostrar a minha nova montagem 'lowtech' ainda com falta de chegar alguma flora trazeira.. Por agora deixo a foto,mais tarde coloco o setup; Panoramica: Aceito e agradeço Criticas construtivas e destrutivas tambem cada um é livre de se expressar como entender! Obrigado Editado Agosto 27, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
krypticall Publicado: Julho 13, 2008 Publicado: Julho 13, 2008 boas ficou bem agradavel agora falta esperar e ver como vais preencher esse fundo. abraços. Citar
A. Ferreira Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 Eu até gosto dele assim como está e depois as plantas tb crescem. Abraço Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Verissimo Publicado: Julho 14, 2008 Autor Publicado: Julho 14, 2008 Oias, Antes de mais obrigado pelas opiniões, respondendo; krypticall: agora falta esperar e ver como vais preencher esse fundo. Atrás a direita ja tem Hygrophila polysperma (Nao sei se são 'big leaf' ou 'Rosanervig') na esquerda estou a espera que chegue Hemianthus micranthemoides ou Micranthemum micranthemoides como lhe quiserem chamar Kost: Ola!Esta simples mas bonito Obrigado, éra a minha ideia, simples, sem muito trabalho(excepto o tapete)e sem fertilizações(a ver se aguenta) Espero tão cedo nao voltar a mexer no layout... João Lopes: Posta o setup tá quase :-D Anto_: Eu até gosto dele assim como está e depois as plantas tb crescem. Sinceramente eu tambem gostei de o ver assim, mas julgo que ficará melhor com o fundo preenchido com a Hemianthus Tambem estou com receio de com o crescimento das plantas da frente, fique depois muito apertado... as lotus vão ser uma guerra, e o tapete de acicularis ainda estou bastante na duvida se o deixo ficar... Obrigado a todos, mais tarde coloco o setup Um abraço Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Nuno M. Lopes Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 boas estás excelente Verissimo, agora é só deixar crescer. vai levar fundo ou deixas assim sem? Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Diogo HC Matias Publicado: Julho 14, 2008 Publicado: Julho 14, 2008 Boas Verisimo! Está com bom aspecto, mas há alguns promenores a ter em atenção: Relativamente à P.heleferi acho que vai ser abafada pelo tapete de 'hairgrass' que ai estás a fazer, assim como as pedras mais pequenas. Talvez fosse razoavel deixar uma zona sem essas pedras para dar alguma profundidade. Por exemplo a maior do lado esquerdo ser colocada atras das duas mais à esquerda e mudar também a posição ou retirar a rocha que esta à direita desta. E em que termos é que o aquario é lowtech? CO2 + iluminação razoavel + algumas plantas mais exigentes não é assim tao lowtech quanto isso, pode é claro ser lowtech em termos de fertelização e podas, mas para mim isso não é bem lowtech... Para terminar, gosto bastante desse indicador de CO2, que marca é? Toca a tornar isso um aquario 5*! Citar
Verissimo Publicado: Julho 15, 2008 Autor Publicado: Julho 15, 2008 Olas, Nuno M. Lopes: boasestá excelente Verissimo, agora é só deixar crescer. vai levar fundo ou deixas assim sem? Por enquanto vou deixar assim, mas ando a pensar colocar mesmo ainda um vinil branco para ficar mais branco ainda banana rock Diogo HC Matias: Relativamente à P.heleferi acho que vai ser abafada pelo tapete de 'hairgrass' que ai estás a fazer, assim como as pedras mais pequenas. Concordo, tenho de fazer algo relativamente a isso, por isso ainda estou a pensar se deixo o tapete(parece-me ser o que me vai dar mais trabalho...) Talvez fosse razoavel deixar uma zona sem essas pedras para dar alguma profundidade. Por exemplo a maior do lado esquerdo ser colocada atras das duas mais à esquerda e mudar também a posição ou retirar a rocha que esta à direita desta. Humm.. Não vou mexer no layout senão estrago aquilo tudo...Pelo menos por agora! Estão ali plantas um pouco soltinhas ainda! E em que termos é que o aquario é lowtech? CO2 + iluminação razoavel + algumas plantas mais exigentes não é assim tao lowtech quanto isso, pode é claro ser lowtech em termos de fertelização e podas, mas para mim isso não é bem lowtech... Por isso é que escrevi "lowtech" entre aspas :-D Tentei colocar algumas plantas de crescimento lento e as que são de crescimento rapido são faceis de podar!(excepto o tapete que me tá a dar a volta a cabeça!) gosto bastante desse indicador de CO2, que marca é? Gosto mais daqueles todos xpto em vidro mas andei a procura e são caríssimos... Este ja tenho a algum tempo, a marca digo-te quando chegar a casa, mas lembro que custou-me uns 6€ ja com o liquido do teste e tudo numa loja aqui na zona! Se quiseres posso comprar-te um e enviar por ctt sem te cobrar portes. Obrigado a todos, Um abraço Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Diogo HC Matias Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 Pois... por agora deve ser mesmo melhor deixar maturar... Isso bem que punhas um tapete mais baixo e deixavas a eleocharis so a aparecer por tras em vez de pores muitas plantas de caule... Ando com umas ideias um bocado iagwmi, tenho de ver se monto 1 Abraço Citar
Verissimo Publicado: Julho 15, 2008 Autor Publicado: Julho 15, 2008 (editado) Boas, Então aqui fica o Layout e uma foto; Equipamento: Aquário 80x40x40 Aprox. 100l úteis (Vidromoldura) Calha toda DIY 4x24w T5 total de 96w mas tem uma lampada desligada ficando apenas com 72w material comprado em AquaEden Shop Akadama Especial 15L Filtro Eheim 2215 Externo com ceramicas esponja e lã de vidro CO2: botija 10Kg Termóstato 100w Flora: Nymphaea lotus (zenkeri) Nymphaea lotus Green Pogostemon Helferi Eleocharis acicularis Cryptocoryne Wendtii ''brown'' Cryptocoryne Wendtii ‘Lucanas’ Cryptocoryne Wendtii ‘Red’ Hemianthus micranthemoides (ainda nao chegou) Higrophila Polysperma (?) Hygrophila corymbosa var. stricta "Nana" (coloquei la atrás uns 5 pés de rotala rotundifolia mas nao devem ficar muito tempo) Fauna: (deve ser, mas tá aqui bicharada a mais) 20 Neons 12 Caridina Japónica (ja entraram 2) 2 Corydora Albina 2 Sae (ainda nem comprei) 2 Ramirezi boliviano 4 Otos (ja la estão 2) 2 LDA25 pitbul (ja la está 1) 1 Apisto cacatuoides triple red Hardscape: Basaltos Um Abraço Editado Julho 24, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
joyted Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 é as fotos dos bichos posta ai para a malta ver abraço o teu aqua esta lindo parabens Citar Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar. Victor Soares.
Verissimo Publicado: Julho 20, 2008 Autor Publicado: Julho 20, 2008 (editado) Boas ppl, Novidades; A Cryptocoryne ali ao cantinho derreteu todinha mas ha-de recuperar.. As Hygrophilas estão a bombar como era de esperar :D Ja plantei algumas Hemianthus atrás(quero mais) e umas rotundifolias só para enfeitar As caridinas nao param de trabalhar e a eleocharis parece ir espalhando tambem :D Um abraço! Editado Julho 20, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Verissimo Publicado: Agosto 14, 2008 Autor Publicado: Agosto 14, 2008 (editado) Bem, mesmo ninguem dando opiniões,ajudas ou criticas aqui está actualização: Com 1 mês de vida Sem fertilizações Adição de nova lampada 8500k Deixou de ser lowtech... Obrigado Editado Agosto 14, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Kost Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Ola! O aquario esta com muito bom aspecto. Agora falta deixar as plantas crescerem um pouco mais. Vai dando "noticias". Cumpr. Citar
krypticall Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 Deixou de ser lowtech... hehehe depois de se apanhar o gosto pelas plantas é tramado está bastante agradavel á vista e ainda nem está de todo maturado gostei bastante do efeito das ozelot e esse canto direito está excelente no meu ver, o do lado esquerdo vesse que ainda o andas a trabalhar na minha opiniao e gosto pessoal, a unica coisa que de momento acho que está desnecessario no aquario sao essas 4 pedras pequenas ai a frente do lado direito a seguir as helferis. tenta fotografar sem elas e depois ve a difrença do que achas, se com ou sem :D abraços. Citar
Verissimo Publicado: Agosto 15, 2008 Autor Publicado: Agosto 15, 2008 (editado) gostei bastante do efeito das ozelot e esse canto direito está excelente no meu ver, o do lado esquerdo vesse que ainda o andas a trabalhar na minha opiniao e gosto pessoal, a unica coisa que de momento acho que está desnecessario no aquario sao essas 4 pedras pequenas ai a frente do lado direito a seguir as helferis. abraços. Antes demais obrigado pela atenção, Foste indusido em erro graças as minhas fracas qualidades como fotografo nao são ozelot, são Hygrophila corymbosa var. stricta "Nana", tal como disseste a minha aposta nelas tambem saiu mesmo como eu imaginava, mas elas nao estão la muito boas de saúde, estão avermelhadas nas pontas, acho que precisam mais luz até :D o Lado esquerdo tem la as Hemianthus micranthemoides que sem fertilização demoram um bocadinho mais a afirmarem-se mas hao de la chegar! lado direito tambem considerava perfeito nao fossem as Higrophila Polysperma, serem "Rosanervig" tambem precisam de ainda mais luz por isso tabem estão avermelhadas escuras no topo e decidi troca-las todas por sp green que devem chegar para a semana da poda do rparola que tem uma moita gigante. As pedras tambem acho que nao estão la muito bem ali mas ainda nao tirei porque estou a espera que a lotus e a cryptocoryne as venham tapar. as lotus devido a mudança de agua ficaram bastante debilitadas, morrendo as raizes todas, ficando apenas os bolbos e ultimamente chego a casa estão sempre no ar!! lol Tenho mais uma lotus green la por trás da hygrophila do lado direito, ainda falta crescer tudo muito para dar o aspecto que imaginei. Em setembro vou começar com uma simples fertilização.(setembro para encomendar micros e ferro da Horizonte aquatico) se souberes melhores e em conta avisa. Ah.. com o acrescente de mais uma lampada de 24w que eu tinha la o espaço mas tava desligada fiquei com 92w mas algumas sobras, devo acrescentar mais duas lampadas de 8w ou menos ainda hoje. Obrigado pelas dicas Editado Agosto 15, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
krypticall Publicado: Agosto 15, 2008 Publicado: Agosto 15, 2008 Antes demais obrigado pela atenção, Foste indusido em erro graças as minhas fracas qualidades como fotografo nao são ozelot, são Hygrophila corymbosa var. stricta "Nana", tal como disseste a minha aposta nelas tambem saiu mesmo como eu imaginava, mas elas nao estão la muito boas de saúde, estão avermelhadas nas pontas, acho que precisam mais luz até o Lado esquerdo tem la as Hemianthus micranthemoides que sem fertilização demoram um bocadinho mais a afirmarem-se mas hao de la chegar! lado direito tambem considerava perfeito nao fossem as Higrophila Polysperma, serem "Rosanervig" tambem precisam de ainda mais luz por isso tabem estão avermelhadas escuras no topo e decidi troca-las todas por sp green que devem chegar para a semana da poda do rparola que tem uma moita gigante. As pedras tambem acho que nao estão la muito bem ali mas ainda nao tirei porque estou a espera que a lotus e a cryptocoryne as venham tapar. as lotus devido a mudança de agua ficaram bastante debilitadas, morrendo as raizes todas, ficando apenas os bolbos e ultimamente chego a casa estão sempre no ar!! lol Tenho mais uma lotus green la por trás da hygrophila do lado direito, ainda falta crescer tudo muito para dar o aspecto que imaginei. Em setembro vou começar com uma simples fertilização.(setembro para encomendar micros e ferro da Horizonte aquatico) se souberes melhores e em conta avisa. Ah.. com o acrescente de mais uma lampada de 24w que eu tinha la o espaço mas tava desligada fiquei com 92w mas algumas sobras, devo acrescentar mais duas lampadas de 8w ou menos ainda hoje. Obrigado pelas dicas pois fui totalmente enganado nao tinha conhecimento dessa planta e veio-me logo a ideia as ozelot :D com a mudança para as rotalas green tambem deve de ficar engraçado apesar de eu talvez deixar ficar lá umas quantas Higrophilas na mesma. quanto as pedras que falava sao essas mais pequenas que estao a frente no lado direito aonde se ve o teu apisto a nadar, mas se estas a pensar meter lá umas cryptos acho que até desfarça bem e é capaz de o efeito ser outro e ficar melhor quanto aos fertelizantes da horizonte aquatico nao te sei dizer nada a respeito deles se sao bons ou maus, nunca usei mas o pessoal nao fala mal deles e acho que até se dao bem por isso eu neste momento estou a uzar micros da azoo e ferro da seachem até agora parece que se teem portado bem, vamos lá ver. quanto a tua iluminaçao acho que está bastante razoavel 96w para 100 litros dá na perfeiçao. aposta é em lampedas de qualidade, eu recomendo as da arcadia e vais ver a difrença que essas lampedas fazem :D como sao um bocadinho puxadas vais adequirindo uma de cada vez. abraços. Citar
Godlike Publicado: Agosto 15, 2008 Publicado: Agosto 15, 2008 Boas o aquario está excelente um layout simples e muito harmonioso. Após ter lido o setup inicial, desde o inicio que esse aqua a meu ver não é low tech, a tua seleção de plantas é que foi para plantas faceis de manter e de crescimento lento/médio. Os verdadeiros low tech não usam CO2 e normalmente na iluminação usa-se 0.5w/1LT. Com os 72w que referes tinhas de ter muita atenção pois sem fertilizações era facil de surgir green spots entre outras.. Mas como referi está muito harmonioso. Depois tira umas fotos com a fauna em geral.. cumps Citar Cumps
Verissimo Publicado: Agosto 15, 2008 Autor Publicado: Agosto 15, 2008 (editado) Kripticall Quanto a tua iluminaçao acho que está bastante razoavel 96w para 100 litros dá na perfeiçao. O problema que eu noto muito é parecer haver sombras, aqua com 80cm, as lampadas tem 60cm... nao gosto muito assim,talvez até mais a frente venha a alterar para t8's que tem lampadas de 75cm(ideal o tamanho,pena a qualidade e durabilidade) Quanto as pedras que falava sao essas mais pequenas que estao a frente no lado direito aonde se ve o teu apisto a nadar, mas se estas a pensar meter lá umas cryptos acho que até desfarça bem Nao vou meter mais,tenho é ali uma crypto apenas com 3 folhas que ha-de vir a crescer e deve tapar algumas, mas ja tive a olhar melhor e amanha vou tirar a pedra pequena que está mais a direita sim. Godlike Os verdadeiros low tech não usam CO2 e normalmente na iluminação usa-se 0.5w/1LT Sim tens razão,sempre meti na cabeça lowtech apenas em relação as plantas,nao ter de andar sempre a podar ajeitar etc. mas afinal vou ter de andar nisso daqui a uns tempos.. Com os 72w que referes tinhas de ter muita atenção pois sem fertilizações era facil de surgir green spots entre outras.. Mesmo como está,todos os sabados aquando da tpa,tenho de limpar os vidros todos e as pedras tambem estão cobertas de green spots mas gosto de as ver assim... Depois tira umas fotos com a fauna em geral.. Tenho dificuldade em apanhar fauna com a minha maquina, o botão está marado e nao consigo focar antes de disparar :/ mas vou tentando! Obrigado pelas dicas e opiniões Um abraço Editado Agosto 15, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Verissimo Publicado: Agosto 16, 2008 Autor Publicado: Agosto 16, 2008 (editado) Boas, como sabado é dia de tpa, "poda" e limpesa dos vidros! Aqui vai o que consegui: Ramirezi boliveano Tetra limão Pitbul Lda25 Caridina Japonica + 2 bolbos de lotus pequenos Sr. Cacatuoides que procura femea... Como ficou... Panoramica: Geral Alguem sabe pk é que as hygrophilas ficam com as pontas vermelhadas como estão!? O meu filtro(eheim 2215) insiste em deitar pequenas particulas(nao são bolhas), todos dias mas apenas na parte da tarde.Não faço minima ideia da causa disto! Ja tirei a pedra mais pequena do lado direito Peço-vos uma opinião sobre o foto periodo, Tenho um foto periodo total de 12h 2 lampadas da frente fazem 12h ligando as 9h e desligando as 21h 2 lampadas de trás ligam as 10h desligando as 20h total 12h as 4 10h Será mesmo assim um fotoperiodo muito longo? Talvez seja melhor diminuir e ligarem todas ao mesmo tempo? O que sugeriam? Obrigado Editado Agosto 16, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui
dominik1994 Publicado: Agosto 16, 2008 Publicado: Agosto 16, 2008 essa montagem esta muito fixe tem pouca altura mas acho que esta muito equilibrado gosto muito Citar malawi 430 litros projecto inicioos meus severustanganika ex homeflorest com N. bichardi
Nuno Dinis Publicado: Agosto 18, 2008 Publicado: Agosto 18, 2008 Eh pá, Com essa iluminação mais, ou tens cuidados redobrados, ou tás aqui tás com o Aqua cheio de Algas. Eu tenho um mais ou menos com essas medidas e tenho um periodo de 5 Hrs, tudo bem que durante o dia tem alguma claridade, mas mesmo assim, acho que estás com luz a mais. Vai dando noticias, abraço. Citar ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
krypticall Publicado: Agosto 19, 2008 Publicado: Agosto 19, 2008 boas isso está a ficar pefeito a nova fauna é belissima quanto as horas se vires que está tudo bem e nao te esta a aparecer algas deixa estar. se começares a notar que tem excesso de luz reduzes por semana gradualmente 1hora ( uma semana passas para 9h e vez a difrença se precisar reduzir mais um pouco na outra semana passas para 8 ) abraços. Citar
Verissimo Publicado: Agosto 19, 2008 Autor Publicado: Agosto 19, 2008 Pois... Eu tambem acho que é iluminação a mais mas algas só mesmo greenspots nas pedras e os vidros sujos tambem semanalmente lol Mas vou começar a reduzir já que é melhor! Agora ja me surgiu o tal problema do filtro, é mesmo ar que está a ser libertado em algum lado, o filtro faz até mais barulho já... tenho de desmontar e verificar bem onde está a fuga bahhh Obrigado a todos! Citar Feedback das minhas vendas Aqui
Recommended Posts