Novo projecto Tanganyika


Diogo Lopes

Recommended Posts

Boas,

 

Infelizmente o bloat, só acontece a quem tem tropheus :( e por norma nem é falta de cuidado nosso que os peixes adoecem.

 

As duas principais causas do bloat, são stress e o tubo digestivo dos rapazes (os entendidos acreditam que o bloat é cayusado por um protozoário unicelular que aparece ou vive nos intestinos dos peixes). Quanto ao stress esse poderá ser devido a um factor ou á combinação de vários factores:

 

qualidade da água,

temperatura,

companheiros de aquário,

qualidade da alimentação,

execesso de alimetação

poucos esconderijos

factores exteriores, fumo de tabaco, limpeza dos vidros com produtos quimicos,

andarmos sempre a mexer nos aquas, etc...

 

Sinais de bloat/stress

 

Peixes mais parados, escondidos

Não comem ou se tentam comer cospem de imediato (e aqui é que enganam um gajo a malta pensa que eles vem todos comer...)

Hiperventilação, respiração mais ofegante

Estes são os sintomas iniciais e chave no combate á doença, há tb as fezes brancas mas num aqua com o fundo de areia de silica dificilmente se vem.

 

Outros sintomas já numa fase mais avançada

Abdómen inchado;

Nadar estranho;

 

Pela minha experiência e pelo que tenho lido e visto, acredito que quanto mais perto dos F0´s estiverem os peixes, pior...

 

Quanto ao teu caso, não vou opinar do que correu menos bem, não sei. Quanto ao tratamento, eu não tirava esses que estão pior do aquário, porque aí seria mesmo a pena de morte, irias aumentar-lhes o stress, faz o flagyl para esse aqua todo. Tenta impregnar alguma comida com flagyl para os que comem terem um tratamento mais eficaz, e esperar que os outros dosi mais afectados comecem a comer.

 

A chave da prevenção do bloat é a observação, saber olhar para eles, quantas vezes damos comida as peixes e quase não os olhamos.

 

Um abraço e as melhoras dos peixes.

Editado por Nuno Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Obrigado a todos pelas Vossas intervenções.

 

De facto quando decidi avançar para os Tropheus ponderei diversas vezes. Sabia os riscos que corria mas tentei na mesma. Penso que o meu aquário está bem montado a todos os níveis e portanto havia muitas hipóteses de ser bem sucedido...

 

Das causas que o Nuno enumera:

 

qualidade da água,

temperatura,

companheiros de aquário,

qualidade da alimentação,

execesso de alimetação

poucos esconderijos

factores exteriores, fumo de tabaco, limpeza dos vidros com produtos quimicos,

andarmos sempre a mexer nos aquas, etc...

 

...apenas duas poderão ter sido a causa - a temperatura (que andou há volta dos 28ºC) e o facto de mexer mais do que é desejado no aqua.

 

Tento observar os peixes todos os dias e a verdade é que não notei nada, até me aparecer o primeiro peixe morto!

Estou a ponderar tratar o aquário todo, mas a grande litragem do sistema coloca-me na dúvida! No entanto retirar os Tropheus do aqua pode ainda ser pior pelo stress que lhes vou causar. Sinceramente não sei muito bem o que fazer.

 

Por acaso não te apareceram cianobacterias nesse aqua?

 

Não tenho praticamente algas no aquário!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ponderar tratar o aquário todo, mas a grande litragem do sistema coloca-me na dúvida! No entanto retirar os Tropheus do aqua pode ainda ser pior pelo stress que lhes vou causar. Sinceramente não sei muito bem o que fazer.

 

Um hipótese é diminuir um pouco a coluna de água. Mas faz o tratamento ao aquário todo. E não o retires do aqua.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um hipótese é diminuir um pouco a coluna de água. Mas faz o tratamento ao aquário todo. E não o retires do aqua.

 

Com uma sump e coluna seca isso não é possível!

 

Apenas os Tropheus têm bloat, correcto? É que todos os outros peixes estão em grande forma e por isso tenho dúvidas em fazer o tratamento no aqua principal. Se retirar os tropheus para um aqua com água do principal, será que não é melhor? Não para eles concerteza, mas para os restantes habitantes?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Entretanto hoje resolvi colocar mais alguns basaltos do lado direito do aquário. Gostei do resultado! O que acham?

 

Picture1-26.jpg

 

Picture2-19.jpg

 

Picture3-17.jpg

 

Picture5-14.jpg

 

Picture4-15.jpg

 

Entretanto os caudopuntactus vão crescendo e até já dão para fotografar!

 

Picture7-9.jpg

 

A mãe continua a protege-los...

 

Picture6-13.jpg

 

Enquanto o pai se ocupa de arranjar mais um buraco (talvez a preparar uma nova postura)...

 

Picture8-7.jpg

 

A colónia de multies continua a crescer e agitação na altura da paparoca é incrivel.

 

Picture9-6.jpg

 

Picture10-3.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

 

Sempre a inovar! Desde que regressaste aos doces ainda não tinha dito nada mas tenho andado atento. Está muito bom !

E deixaste o aqua desimpedido para os peixes nadarem livremente nas suas guerras.

 

Ando há já varios meses para transformar o meu aqua de 200 lts num tanganika mas a falta de tempo e o trabalho não deixavam.

 

Desconfio agora que vou ter tempo para essa transformação uma vez que fiquei no desemprego.

 

Vou optar pelos multis e gobios .

 

Essa areia é do Guincho?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ao diário do tratamento apenas registo a morte de mais um adulto (espero que o último) - neste momento tenho 4 adultos. Destes, tenho 1 macho e 3 fêmeas com a boca cheia (estas provavelmente por estarem neste estado, não terão apanhado a infecção... digo eu!)

 

Agora os juvenis é que foram dizimados - dos 12 iniciais já só restam 4!!!

 

Enfim... é assim - como se costuma dizer - no melhor pano cai a nódoa.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que más noticias, 9 tropheus... já deves ter-te apercebido da doença tarde.

 

Outra coisa que não fizestes bem, foi nesta fase de tratamento teres mexido no aquário.

 

Um abraço e força, estamos sempre a aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

... já deves ter-te apercebido da doença tarde.

 

Outra coisa que não fizestes bem, foi nesta fase de tratamento teres mexido no aquário.

 

Sim, estava de férias quando tudo começou! A única coisa que fiz no aquário foi colocar 3 pedras que apenas proporcionaram aos tropheus mais esconderijos - do lado direito não tinham onde se esconderem o que os stressava!

 

Ontem coloquei a última dose da primeira semana de tratamento e hoje fiz uma TPA de cerca de 40%. Os peixes parecem-me bem. Vou iniciar amanhã a segunda fase.

 

Entretanto resolvi fazer duas experiências:

 

Colocar um macho Multie F0 e colocar alguns dos pequenos caudopuntactus para dentro da colónia de multies. A entrada do F0 não foi muito pacífica, com os 3 machos residentes a mostrarem quem manda e do outro lado o casal de caudopuntactus a não dar tréguas. Entretanto, hoje já nada na orla da colónia, tentando chamar à atenção algumas fêmeas - parece-me que está a ser bem sucedido. Os pequenos caudopuntactus são tão parecidos com os multies que estão muito bem!

 

Aqui ficam algumas fotos da entrada do Macho F0 e um vídeo da colónia.

 

Picture2-20.jpg

 

Picture1-27.jpg

 

Picture3-18.jpg

 

Picture5-15.jpg

 

http://www.youtube.com/watch?v=Xmu3BRuNXQg

 

Também ontem consegui fotografar um dos erectemodus que já sairam da boca do pai...

 

Picture1-29.jpg

 

Aqui ficam algumas fotos de hoje da colónia de multies bem como duas fotos gerais...

 

Picture2-22.jpg

 

Picture1-30.jpg

 

Picture3-20.jpg

 

Picture4-18.jpg

 

Picture5-17.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje decidi (ou melhor, consegui!!!) apanhar uma das fêmeas Tropheus. Estava de boca cheia à cerca de 1 mês. Sairam 8 pequenotes que estão agora no aquário superior....

 

Picture1-32.jpg

 

Vou tentar apanhar a segunda fêmea pois começaram a incubação em dias consecutivos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Afinal lá conseguistes apanhar a fêmea.

 

E o parto correu bem?

 

 

Pois é, consegui! Já estava para desistir quando tive a sorte dela entrar para a rede! O parto foi muito simples... mal ela entrou na rede começou a largar os pequenotes. Bastou-me pegar-lhe uma vez e saiu tudo.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Entretanto os caudopuntactus também me reservaram uma surpresa para hoje - ao lado dos pequenotes que têm agora perto de 1 mês, hoje consegue ver-se mais uma núvem de uma nova ninhada...

 

Picture11-3.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje lá consegui apanhar a segunda fêmea de tropheus que estava de papo e desta vez sairam apenas 5 pequenotes. Como é evidente juntaram-se aos outros...

 

Picture2-25.jpg

 

Picture3-22.jpg

 

Picture4-20.jpg

 

Entretanto, preparando a chegada de 20 Tropheus red moliro, resolvi retirar o casal de caudopuntcatus e a sua prole. Foram habitar um cubo de 50 cm...

 

Picture1-34.jpg

 

Estou com algumas dúvidas se mantenho ou não a colónia de multies no aquário. Acho que eles stressam um pouco os tropheus e com a entrada de 20 não sei o que acontecerá! O que fariam? A colónia tem agora 5 casais adultos, uns 30 juvenis com 2 cm e mais algumas dezenas de pequenotes...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como era previsto hoje chegou uma colónia de 20 Tropheus red moliro. Optei mesmo por retirar a colónia de multies...

 

Picture1-35.jpg

 

Vieram de Braga em 10 garrafões (2 em cada). A aclimatização foi feita num bidon de 80 litros...

 

Picture3-23.jpg

Picture2-26.jpg

 

Passadas 2 horas e depois de ter tirado a colónia de multies do aquário, lá foram eles para a nova morada!

 

Picture1_edited.jpg

 

Picture2_edited-1.jpg

 

Picture4_filtered.jpg

 

Picture4-21.jpg

 

Picture5-19.jpg

 

Picture7-12.jpg

 

Aquele que já identifiquei como sendo o macho dominante, tem umas cores incriveis. Não o consegui apanhar com as barbatanas abertas, mas dá para ter uma ideia...

 

Picture3-24.jpg

 

Picture7_edited-1.jpg

 

Os mais claros apresentam contrastes muito engraçados...

 

Picture6_filtered_edited.jpg

 

E aqui fica um vídeo...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Comecei hoje o tratamento preventivo com os flocos e os gajos papam tudo sem problemas. Aliás quando chego perto do aquário recebem-me assim:

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os kiriza pequenos estão a crescer bem e mais alguns dias e vão para o aquário principal...

 

Picture2-28.jpg

 

Picture1-37.jpg

 

Quanto aos adultos continuam todos em grande forma. Aqui ficam algumas fotos, primeiro do macho dominante...

 

Picture4-23.jpg

 

Picture5-21.jpg

 

Picture7-13.jpg

 

Picture9-9.jpg

 

Picture12-3.jpg

 

Picture10-6.jpg

 

Picture11-4.jpg

 

Picture3-26.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais