Nuno Correia Publicado: Agosto 23, 2008 Publicado: Agosto 23, 2008 (editado) Boas, Infelizmente o bloat, só acontece a quem tem tropheus e por norma nem é falta de cuidado nosso que os peixes adoecem. As duas principais causas do bloat, são stress e o tubo digestivo dos rapazes (os entendidos acreditam que o bloat é cayusado por um protozoário unicelular que aparece ou vive nos intestinos dos peixes). Quanto ao stress esse poderá ser devido a um factor ou á combinação de vários factores: qualidade da água, temperatura, companheiros de aquário, qualidade da alimentação, execesso de alimetação poucos esconderijos factores exteriores, fumo de tabaco, limpeza dos vidros com produtos quimicos, andarmos sempre a mexer nos aquas, etc... Sinais de bloat/stress Peixes mais parados, escondidos Não comem ou se tentam comer cospem de imediato (e aqui é que enganam um gajo a malta pensa que eles vem todos comer...) Hiperventilação, respiração mais ofegante Estes são os sintomas iniciais e chave no combate á doença, há tb as fezes brancas mas num aqua com o fundo de areia de silica dificilmente se vem. Outros sintomas já numa fase mais avançada Abdómen inchado; Nadar estranho; Pela minha experiência e pelo que tenho lido e visto, acredito que quanto mais perto dos F0´s estiverem os peixes, pior... Quanto ao teu caso, não vou opinar do que correu menos bem, não sei. Quanto ao tratamento, eu não tirava esses que estão pior do aquário, porque aí seria mesmo a pena de morte, irias aumentar-lhes o stress, faz o flagyl para esse aqua todo. Tenta impregnar alguma comida com flagyl para os que comem terem um tratamento mais eficaz, e esperar que os outros dosi mais afectados comecem a comer. A chave da prevenção do bloat é a observação, saber olhar para eles, quantas vezes damos comida as peixes e quase não os olhamos. Um abraço e as melhoras dos peixes. Editado Agosto 23, 2008 por Nuno Correia http://tropheu.blogspot.com
aquaben Publicado: Agosto 23, 2008 Publicado: Agosto 23, 2008 Boas, Diogo Por acaso não te apareceram cianobacterias nesse aqua? Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Diogo Lopes Publicado: Agosto 23, 2008 Autor Publicado: Agosto 23, 2008 Olá, Obrigado a todos pelas Vossas intervenções. De facto quando decidi avançar para os Tropheus ponderei diversas vezes. Sabia os riscos que corria mas tentei na mesma. Penso que o meu aquário está bem montado a todos os níveis e portanto havia muitas hipóteses de ser bem sucedido... Das causas que o Nuno enumera: qualidade da água, temperatura, companheiros de aquário, qualidade da alimentação, execesso de alimetação poucos esconderijos factores exteriores, fumo de tabaco, limpeza dos vidros com produtos quimicos, andarmos sempre a mexer nos aquas, etc... ...apenas duas poderão ter sido a causa - a temperatura (que andou há volta dos 28ºC) e o facto de mexer mais do que é desejado no aqua. Tento observar os peixes todos os dias e a verdade é que não notei nada, até me aparecer o primeiro peixe morto! Estou a ponderar tratar o aquário todo, mas a grande litragem do sistema coloca-me na dúvida! No entanto retirar os Tropheus do aqua pode ainda ser pior pelo stress que lhes vou causar. Sinceramente não sei muito bem o que fazer. Por acaso não te apareceram cianobacterias nesse aqua? Não tenho praticamente algas no aquário! Abraço, Diogo
Nuno Correia Publicado: Agosto 23, 2008 Publicado: Agosto 23, 2008 Estou a ponderar tratar o aquário todo, mas a grande litragem do sistema coloca-me na dúvida! No entanto retirar os Tropheus do aqua pode ainda ser pior pelo stress que lhes vou causar. Sinceramente não sei muito bem o que fazer. Um hipótese é diminuir um pouco a coluna de água. Mas faz o tratamento ao aquário todo. E não o retires do aqua. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
Diogo Lopes Publicado: Agosto 23, 2008 Autor Publicado: Agosto 23, 2008 Olá, Um hipótese é diminuir um pouco a coluna de água. Mas faz o tratamento ao aquário todo. E não o retires do aqua. Com uma sump e coluna seca isso não é possível! Apenas os Tropheus têm bloat, correcto? É que todos os outros peixes estão em grande forma e por isso tenho dúvidas em fazer o tratamento no aqua principal. Se retirar os tropheus para um aqua com água do principal, será que não é melhor? Não para eles concerteza, mas para os restantes habitantes? Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Olá, Entretanto hoje resolvi colocar mais alguns basaltos do lado direito do aquário. Gostei do resultado! O que acham? Entretanto os caudopuntactus vão crescendo e até já dão para fotografar! A mãe continua a protege-los... Enquanto o pai se ocupa de arranjar mais um buraco (talvez a preparar uma nova postura)... A colónia de multies continua a crescer e agitação na altura da paparoca é incrivel. Abraço, Diogo
PedroSantos Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 Olá Diogo! Sempre a inovar! Desde que regressaste aos doces ainda não tinha dito nada mas tenho andado atento. Está muito bom ! E deixaste o aqua desimpedido para os peixes nadarem livremente nas suas guerras. Ando há já varios meses para transformar o meu aqua de 200 lts num tanganika mas a falta de tempo e o trabalho não deixavam. Desconfio agora que vou ter tempo para essa transformação uma vez que fiquei no desemprego. Vou optar pelos multis e gobios . Essa areia é do Guincho? Abraço http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
Diogo Lopes Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Olá Pedro, Essa areia é do Guincho? A areia é areia de silica, na sua maioria comprada ao Membro Lost. Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Agosto 25, 2008 Autor Publicado: Agosto 25, 2008 Olá, Ao diário do tratamento apenas registo a morte de mais um adulto (espero que o último) - neste momento tenho 4 adultos. Destes, tenho 1 macho e 3 fêmeas com a boca cheia (estas provavelmente por estarem neste estado, não terão apanhado a infecção... digo eu!) Agora os juvenis é que foram dizimados - dos 12 iniciais já só restam 4!!! Enfim... é assim - como se costuma dizer - no melhor pano cai a nódoa. Abraço, Diogo
Nuno Correia Publicado: Agosto 26, 2008 Publicado: Agosto 26, 2008 Boas, Que más noticias, 9 tropheus... já deves ter-te apercebido da doença tarde. Outra coisa que não fizestes bem, foi nesta fase de tratamento teres mexido no aquário. Um abraço e força, estamos sempre a aprender http://tropheu.blogspot.com
Diogo Lopes Publicado: Agosto 31, 2008 Autor Publicado: Agosto 31, 2008 Olá, ... já deves ter-te apercebido da doença tarde. Outra coisa que não fizestes bem, foi nesta fase de tratamento teres mexido no aquário. Sim, estava de férias quando tudo começou! A única coisa que fiz no aquário foi colocar 3 pedras que apenas proporcionaram aos tropheus mais esconderijos - do lado direito não tinham onde se esconderem o que os stressava! Ontem coloquei a última dose da primeira semana de tratamento e hoje fiz uma TPA de cerca de 40%. Os peixes parecem-me bem. Vou iniciar amanhã a segunda fase. Entretanto resolvi fazer duas experiências: Colocar um macho Multie F0 e colocar alguns dos pequenos caudopuntactus para dentro da colónia de multies. A entrada do F0 não foi muito pacífica, com os 3 machos residentes a mostrarem quem manda e do outro lado o casal de caudopuntactus a não dar tréguas. Entretanto, hoje já nada na orla da colónia, tentando chamar à atenção algumas fêmeas - parece-me que está a ser bem sucedido. Os pequenos caudopuntactus são tão parecidos com os multies que estão muito bem! Aqui ficam algumas fotos da entrada do Macho F0 e um vídeo da colónia. http://www.youtube.com/watch?v=Xmu3BRuNXQg Também ontem consegui fotografar um dos erectemodus que já sairam da boca do pai... Aqui ficam algumas fotos de hoje da colónia de multies bem como duas fotos gerais... Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 7, 2008 Autor Publicado: Setembro 7, 2008 Olá, Hoje decidi (ou melhor, consegui!!!) apanhar uma das fêmeas Tropheus. Estava de boca cheia à cerca de 1 mês. Sairam 8 pequenotes que estão agora no aquário superior.... Vou tentar apanhar a segunda fêmea pois começaram a incubação em dias consecutivos. Abraço, Diogo
Nuno Correia Publicado: Setembro 7, 2008 Publicado: Setembro 7, 2008 Boas, Afinal lá conseguistes apanhar a fêmea. E o parto correu bem? Agora é deixá-los crescer. Um abraço P.s. A fêmea multie já saíu da casca http://tropheu.blogspot.com
Diogo Lopes Publicado: Setembro 7, 2008 Autor Publicado: Setembro 7, 2008 Olá Nuno, Afinal lá conseguistes apanhar a fêmea. E o parto correu bem? Pois é, consegui! Já estava para desistir quando tive a sorte dela entrar para a rede! O parto foi muito simples... mal ela entrou na rede começou a largar os pequenotes. Bastou-me pegar-lhe uma vez e saiu tudo. Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 7, 2008 Autor Publicado: Setembro 7, 2008 Olá outra vez, Entretanto os caudopuntactus também me reservaram uma surpresa para hoje - ao lado dos pequenotes que têm agora perto de 1 mês, hoje consegue ver-se mais uma núvem de uma nova ninhada... Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 13, 2008 Autor Publicado: Setembro 13, 2008 Olá, Hoje lá consegui apanhar a segunda fêmea de tropheus que estava de papo e desta vez sairam apenas 5 pequenotes. Como é evidente juntaram-se aos outros... Entretanto, preparando a chegada de 20 Tropheus red moliro, resolvi retirar o casal de caudopuntcatus e a sua prole. Foram habitar um cubo de 50 cm... Estou com algumas dúvidas se mantenho ou não a colónia de multies no aquário. Acho que eles stressam um pouco os tropheus e com a entrada de 20 não sei o que acontecerá! O que fariam? A colónia tem agora 5 casais adultos, uns 30 juvenis com 2 cm e mais algumas dezenas de pequenotes...! Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 14, 2008 Autor Publicado: Setembro 14, 2008 Olá, Como era previsto hoje chegou uma colónia de 20 Tropheus red moliro. Optei mesmo por retirar a colónia de multies... Vieram de Braga em 10 garrafões (2 em cada). A aclimatização foi feita num bidon de 80 litros... Passadas 2 horas e depois de ter tirado a colónia de multies do aquário, lá foram eles para a nova morada! Aquele que já identifiquei como sendo o macho dominante, tem umas cores incriveis. Não o consegui apanhar com as barbatanas abertas, mas dá para ter uma ideia... Os mais claros apresentam contrastes muito engraçados... E aqui fica um vídeo... Abraço, Diogo
DiogoCarneiro Publicado: Setembro 14, 2008 Publicado: Setembro 14, 2008 Estes peixes são um espetáculo. Continuação de bom projecto... Abraço Abraço........Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 16, 2008 Autor Publicado: Setembro 16, 2008 Olá, Comecei hoje o tratamento preventivo com os flocos e os gajos papam tudo sem problemas. Aliás quando chego perto do aquário recebem-me assim: Abraço, Diogo
luis_pedro_sato Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Isto é que era fome. Tens ai um aquario espetacular As minhas frontosas
Nuno Correia Publicado: Setembro 17, 2008 Publicado: Setembro 17, 2008 Viva Diogo, Parabéns pelas aquisições. Bem bonitos, gostei imenso do video. Agora é sorte para eles. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
Diogo Lopes Publicado: Setembro 23, 2008 Autor Publicado: Setembro 23, 2008 Olá, Os kiriza pequenos estão a crescer bem e mais alguns dias e vão para o aquário principal... Quanto aos adultos continuam todos em grande forma. Aqui ficam algumas fotos, primeiro do macho dominante... Abraço, Diogo
Diogo Lopes Publicado: Setembro 24, 2008 Autor Publicado: Setembro 24, 2008 Olá, Deixo-vos um vídeo dos pequenos kiriza e outro do monoespécie de multies que montei (um cubo de 50x50x50 cm)... Abraço, Diogo
Hugo Gonçalves Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 Muito bom Diogo, Parabe'ns grande aquario
Diogo Lopes Publicado: Setembro 27, 2008 Autor Publicado: Setembro 27, 2008 Olá, Ontem à noite resolvi retirar os alevins à fêmea de Erectmodus. Tirei com sucesso 20 alevins. Abraço, Diogo
Recommended Posts