Napalm_Betta Publicado Julho 13, 2008 Share Publicado Julho 13, 2008 Boas,tenho aceso a um suplemento de cálcio que penso que possa ser um substituto do decalcite aqui vai o rotulo -------------------------------------------- informação nutricional porção de 1.688 mg (1 tabele) nº de porções por embalagem :60 cálcio: quantidade por porção: 400 mg magnésio:'' '' '':150 mg vitamina D: 2.5 mcg ingredientes: carbonato de cálcio,oxido de magnésio,vitamina D, estabilizante carboximetil, antiumectante dioxido de silício e glaceante cera de carnaúba ---------------------------------------------- para mim fica-me mais barato que o decalcite mas será que o substitui? "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 Boas Não sei se a concentração de Magnésio fará algum mal, mas no decalcit tens apenas hidrogenofosfato de calcio e vitamina D3 que permite a assimilação do cálcio mais facilmente por qualquer organismo. Em caso de dúvida que se prununciem os experts em quimica, eu fugia a essa solução até resposta positiva pelos prós :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 (editado) Boas Não sei se a concentração de Magnésio fará algum mal, mas no decalcit tens apenas hidrogenofosfato de calcio e vitamina D3 que permite a assimilação do cálcio mais facilmente por qualquer organismo. Em caso de dúvida que se prununciem os experts em quimica, eu fugia a essa solução até resposta positiva pelos prós :D pois a minha duvida é mesmo em relaçao ao magnesio Editado Julho 13, 2008 por Napalm_Betta "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 pois a minha duvida é mesmo em relaçao ao magnesio mais ninguem sabe de nada? ps: alguem pode postar o rotulo do decalcite? po e comprimidos "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 Boas mas exista alguma razão para não utilizar o decalcit ? se esta visto que funciona para quê outro ? e não é pelo preço porque um frasco em pó de decalcit é barato. Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 Boas mas exista alguma razão para não utilizar o decalcit ? se esta visto que funciona para quê outro ? e não é pelo preço porque um frasco em pó de decalcit é barato. Cpts é apenas que eu tenho um "stock" em casa e para mim fica extremamente barato (custo zero) é apenas no meu caso "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 mais ninguem sabe de nada? ps: alguem pode postar o rotulo do decalcite? po e comprimidos Uma pequena pesquisa no google dá isto : Decalcit - Infarmed Abraço JT Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 (editado) eu pesquisei mas foi so no forum !!! hhehe obrigado pelo link ja agora será que o magnesio faz mal? Editado Julho 13, 2008 por Napalm_Betta "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 ja agora será que o magnesio faz mal? Tudo o que for em excesso faz, falta saber se esses valores rondam o excesso, tenho um feeling que são valores altos de magnésio, mas também não sei exactamente qual o tamanho do aqua, e o melhor é esperares que um expert em quimica nos diga algo que estou igualmente curioso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 pois os aquas que tenho sao todos nanos de 20l eu tou a pensar adquirir um de 80 la mais pra frente "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 houve quem me pedisse opinião por mp... um não é substituto do outro. O decalcit parece-me uma solução apenas para carapaças e outras estruturas á base de calcio o outro vai eventualmente subir a dureza da agua mas apenas se a acidez do aquario "partir" o carbonato de cálcio. quanto aos valores... 150mg de magnésio por tablete...num aquario de 20l daria qualquer coisa como 7.5ppm...nada de preocupante. o valor do cálcio por tablete para o aquario de 20l (liquidos- não brutos) aumentaria de 20ppm... pode causar eventualmente uma subida no pH. usaria no maximo 1/2 tablete de cada vez. preocupa-me mais o carboximetil nas tabletes do que o valor do magnésio. quanto ao decalcit em pó, pelos excipientes declarados parece-me que poderá eventualmente levar a problemas de diatomaceas e a booms bacterianos, apesar das quantidades de excipientes não serem declarados. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 13, 2008 Autor Share Publicado: Julho 13, 2008 houve quem me pedisse opinião por mp... um não é substituto do outro. O decalcit parece-me uma solução apenas para carapaças e outras estruturas á base de calcio o outro vai eventualmente subir a dureza da agua mas apenas se a acidez do aquario "partir" o carbonato de cálcio. quanto aos valores... 150mg de magnésio por tablete...num aquario de 20l daria qualquer coisa como 7.5ppm...nada de preocupante. o valor do cálcio por tablete para o aquario de 20l (liquidos- não brutos) aumentaria de 20ppm... pode causar eventualmente uma subida no pH. usaria no maximo 1/2 tablete de cada vez. preocupa-me mais o carboximetil nas tabletes do que o valor do magnésio. quanto ao decalcit em pó, pelos excipientes declarados parece-me que poderá eventualmente levar a problemas de diatomaceas e a booms bacterianos, apesar das quantidades de excipientes não serem declarados. eu ja exprimentei dissolver uma tablete em agua desfez-se por completo em menos de 5 min outra duvida que fiquei com a tua explicaçao foi como farei a dosagem... se em tabletes partidas ao meio ou inteiras... e de quanto em quanto tempo devo ultiizar... e achas que o carboximetil me vai causar danos no aqua? "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 13, 2008 Share Publicado: Julho 13, 2008 desfazer não é o mesmo que dissolver, dissolver não implica ficares com formas iónicas. quanto à dosagem, depende dos valores que pretendes obter... o método de dosagem de meia colher disto ou uma colher daquilo nunca me convenceu sem ver as contas e as aproximações feitas, a não ser em culinária mas ai normalmente nunca sigo muito as receitas, gosto mais de experimentar. e achas que o carboximetil me vai causar danos no aqua? é um composto que não conheço e como tal antes de o colocar no aquario, eu informava-me. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 14, 2008 Autor Share Publicado: Julho 14, 2008 desfazer não é o mesmo que dissolver, dissolver não implica ficares com formas iónicas. quanto à dosagem, depende dos valores que pretendes obter... o método de dosagem de meia colher disto ou uma colher daquilo nunca me convenceu sem ver as contas e as aproximações feitas, a não ser em culinária mas ai normalmente nunca sigo muito as receitas, gosto mais de experimentar. e achas que o carboximetil me vai causar danos no aqua? é um composto que não conheço e como tal antes de o colocar no aquario, eu informava-me. alertaram me pro facto de ser OXIDO de magnesio ou seja metal pesado ira inviabilizar por completo? "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Julho 14, 2008 Share Publicado: Julho 14, 2008 alerto para uma situaçao que ainda nao se falou, é para um aqua de invertebrados, o que muda tudo.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 14, 2008 Share Publicado: Julho 14, 2008 o magnésio desde que obviamente não seja em quantidades absurdas, não faz mal aos invertebrados. quanto ao carboxilmetil ,pelo nome deve ter carbono, oxigénio e hidrogénio, chamem o fortunato, mas nao me parece ser um composto chato Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 14, 2008 Autor Share Publicado: Julho 14, 2008 Pois agora estou confuso afinal o problema é o magnesio ou o carbomexetil ou o Oxido? alguem pode avisar o luis fortunato para ele dar uma passagem de olhos no topico ou aviso eu? "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Julho 16, 2008 Share Publicado: Julho 16, 2008 a resposta é, não há problema, apenas cuidado com as doses em nanos... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 16, 2008 Autor Share Publicado: Julho 16, 2008 a resposta é, não há problema, apenas cuidado com as doses em nanos... ou seja apenas umas raspas por semana né? "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Teixeira Publicado: Julho 16, 2008 Share Publicado: Julho 16, 2008 Faz a experiência e depois avisa o que aconteceu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Julho 16, 2008 Share Publicado: Julho 16, 2008 O facto de ser oxido, nao me parece ter problemas nenhuns, afinal de contas até é util para uma dissolução mais rapida. O carboximetil é uma "fibra", um açucar, usado como diluente nos comprimidos para completar a dose e aumentar o volume. Já peguei nisso à mão e ainda a estou a usar para escrever esta mensagem e todos nos ja ingerimos comprimidos com isso. Quanto muito pode atrair bacterias / fungos. A concentração de magnesio seria até util para um aquario plantado por exemplo. Mas como ja disse o just me, não excedas um meio comprimido, talvez o ideal até fosse 1/4 ou 1/8... Faz o seguinte: Começa com umas raspas, verificas o comportamento dos invertebrados e pH. Na utilização seguinte sobes para 1/8 de comprimido. Novamente atenção ao comportamento dos invertebrados e pH. E na seguinte testas o 1/4 de comprimido e não aconselhava a subir dai a menos que tenhas necessidade absoluta disso... e também dependerá de que fauna tens ai... caracois sao muito mais resistentes que camarões e dentro destes neocardina é mais resistente que cardina (generalizando)... Em suma, cada caso é um caso, mas se não quiseres arriscar, joga pelo seguro :D decalcit! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Julho 16, 2008 Autor Share Publicado: Julho 16, 2008 (editado) eu vou exprimentar primeiro num aqua so com planorbis e com ampulareas depois posto o resultado Editado Julho 16, 2008 por Napalm_Betta "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mrebelo Publicado: Julho 20, 2008 Share Publicado: Julho 20, 2008 eu vou exprimentar primeiro num aqua so com planorbis e com ampulareas depois posto o resultado Boas, algum resultado??estou interessado nessa tua experiência, pois também tenho acesso a 0€ ao referido medicamento... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Napalm_Betta Publicado: Agosto 8, 2008 Autor Share Publicado: Agosto 8, 2008 Boas, algum resultado??estou interessado nessa tua experiência, pois também tenho acesso a 0€ ao referido medicamento... acabei agora os testes (cheguei a ultilizar um compremido inteiro)e nao tive problemas, as ampulareas aumentaram o crescimento e tudo!!! a fauna nao teve problemas e a flora pareçe que "explodio" (ja tenho runners espalhados pelo aqua quase todo!!!) agora falta testar com camaroes mas penso que nao deve haver problema (quem quiser uns para testar eu arranjo)ja que os caracois reajiram bem Mrebelo tens MP "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts