Recommended Posts

Bom dia...

Ontem tirei a tarde pra arrumar 1 besteira que fizeram a 3 anos atrás, FBF no aqua de 80L da minha mãe. Fiz o seguinte procedimento:

 

1) Retirei 1/3 da agua e deixei num balde com os peixes.

2) Retirei mais um pouco da agua e coloquei as plantas separadas dos peixes.

3) Retirei os equipamentos (termostato e outro filtro)

4) Retirei mais agua e deixei com mais ou menos 1/3 da agua total do aqua.

5) Retirei o máximo que pude com 1 copo de metal o cascalho e penerei-o afim de ficar somente o basalto.

6)Retirei o FBF.

7)Sinfonizei o que deu daquilo até a hora que não consegui mais pois o volume da agua era quase nulo.

8)Remontei todo o aquário. Colocando apenas a agua que estava junto com os peixes no balde de novo no aquário.

 

Enquanto recolocava a agua subiu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita sujeira.

 

Hoje quando acordei sinfonizei o aquário e fiz mais uma tpa de 25%.

Por enquanto deixei a estar (coitado dos peixes), mas ainda sim o aqua está com o fundo marrom com a sujeira decantada. :twisted:

 

 

Alguem vê alguma solução?

Não gostaria de remontar aquele aquário, pois como devem saber ele é muito antigo e estava estavel até ontem.

Fora que minha mãe criou paixão pelos acarás dela e eu não gostaria de ter que devolve-los na loja e não tenho onde deixa-los até o fim da ciclagem (não da pra guardar na caixa de sapato até lá :( ).

 

Minha rotina é a seguinte:

A cada semana uma tpa de 10% com sinfonização.

Alimentação 2 vezes por dia.

 

Estou pensan do em pegar meu novo filtro (aquele pra aqua de 200L, regular a vazão para o mínimo, e pô-lo lá para ver se me ajuda em algo).

Editado por Lady Deviruchi

Compre 1 Betta e salve 1 coitado das lojas ò.ó

 

http://loveaqua.blogspot.com - Meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário esteve muito tempo sem "atenção" é normal que esteja com muito lixo no areão.

 

Continua a fazer a manutenção que tens feito que com o tempo ele vai voltar a ficar limpinho :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal, principalmente se tiver Filtro Biologico de Fundo, mas como solucionar isso? Acredito que essa sujeira "liberada" vai aumentar niveis de nitratos e nitritos. O que fazer portanto? atualmente estou seguindo as recomendações de outro forum, mas gostaria de mais opiniões.

Compre 1 Betta e salve 1 coitado das lojas ò.ó

 

http://loveaqua.blogspot.com - Meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O filtro biológico de fundo vai acumular montanhas de sujidade, entre elas restos de comida (que libertam PO4 (FOSFATOS: nutrientes para micro-algas). dejectos de peixes que libertam amónia e nitritos , mas estes estão controlados pelas bactérias depositadas no fundo, e finalmente nitratos, outro nutriente para micro-algas.

 

Por outro lado, esse tipo de fundo é extremamente difícil de limpar. A solução é substituí-lo por um filtro exterior.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por essa mesma razão é que já muito pouca gente usa esse tipo de filtro...

É muito bom a recolher porcaria, lá isso é verdade, mas o problema é depois para retirar essa porcaria do aquário.

Sem desmanchar o aquário, só tens a opção de ir aspirando o fundo. Além que se fizeres as coisas com calma, não vais provocar nenhum desiquilibrio no aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.