Recommended Posts

Publicado

Como já viram no titulo, comecei agora neste campo. Depois de andar a ler o fórum, de ver alguns peixinhos, decidi avançar na compra do aquário.

Tem 80x30x49cm e 84l úteis.

Já trazia bomba de filtragem interior (500L/h), uma lampada de 18W, um aquecedor de 100W e uma bomba para oxigenar água (penso que é assim que se chama)

PICT0002-2.jpg

PICT0004-2.jpg

Aquando da montagem foi introduzido no filtro um saco de carvão e um saco com umas pedras.

Foi-me aconselhado a deitar meia garrafa de cada um destes produtos e deixar trabalhar durante uns tempos.

PICT0005-3.jpg

A minha ideia é arranjar uns peixes resistentes e de tamanho médio (até 12-13cm). Falaram-me nos ciclideos, mas já vi tantos que já estou confuso. Será possível deixar alguns nomes de alguns que entrem nestas características?

E já agora quantos é que poderei ter juntos no aquário.

Desculpem ter feito tanta pergunta ao mesmo tempo, mas malta nova é assim :mrgreen:

Publicado: (editado)

boas

antes de teres colocado agua no aquario, devias ter colocado o areão, decoração e plantas se for essa a tua ideia.

quanto aos peixes aconcelho-te medires o ph e colocares fauna compativel com ele.

completa o teu perfil para sabermos de onde és.

Editado por NMCL

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Boas Jung13

Primeiro que tudo e antes de encheres o aqua com agua devias ter posto algo no fundo tal como areão pedrinhas substrato areia entre outras muitas coisas......

Primeiro decides a fauna...depois de acordo com a fauna escolhes o layout mais adequado....

Ainda sou muito novo no Hobby para dar mais conselhos mas este é um basico.

Desculpa NMCL (Nuno) disse o mesmo mas pelos vistos foste mais rapido a escrever que eu.!!

Cumps

Sergio

Editado por sergiocaneca

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

boas, penso que primeiro tens de montar o aquario, ou seja, tens de fazer a decoração do aqua...tens ai bom material para começar por isso aproveita...mete umas plantas, pedras e/ou tronco.

Depois disso tens de deixar fazer o ciclo de azoto (pesquisa bem sobre o ciclo aqui no forum, pois é importante). Só depois do ciclo feito (2 a 4 semanas) é que vais escolher os peixes consoante os parâmetros da tua agua.

Se fosse a ti decorava o aqua para ja e deixava-o a ciclar, alias é o que estou a fazer...já agora podes dar uma vista de olhos no meu projecto para comentar e porque não, tirar ideias visto que o meu aqua tem as medidas do teu...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98476

vê até ao fim, pois as prieiras fotos não são actuais

cumps

Publicado:

Obrigado pelas vossas respostas.

Realmente já tinha estado a ler o "manual do principiante", e já tinha reparado nesse ciclo do azoto. Que tipo de peixe/peixes são usados para fazer esse ciclo?

Em principio amanhã (hoje) já arranjo umas coisinhas para decorar o aquário.

Depois partilho umas fotos convosco. :mrgreen:

Publicado:
Obrigado pelas vossas respostas.

Realmente já tinha estado a ler o "manual do principiante", e já tinha reparado nesse ciclo do azoto. Que tipo de peixe/peixes são usados para fazer esse ciclo?

Em principio amanhã (hoje) já arranjo umas coisinhas para decorar o aquário.

Depois partilho umas fotos convosco. ;)

pa ra fazer o ciclo do azoto, arranja 2 ou3 pexes... podem ser danios zebra, guppys, ou se gostares podes mesmo por um beta... tb ja< vi corys a fazer o ciclo... mas tens que ter cuidado com elas...

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:
pa ra fazer o ciclo do azoto, arranja 2 ou3 pexes... podem ser danios zebra, guppys, ou se gostares podes mesmo por um beta... tb ja< vi corys a fazer o ciclo... mas tens que ter cuidado com elas...

eu para fazer o ciclo de azoto não metia peixes...faz a decoração com o areão pedras tronco e mete plantas naturais que ajuda no ciclo. depois podes meter um ou dois flocos de comida porque vão decompor-se e vão servir para acelerar o ciclo.

Se quiseres na mesma optar por por peixes mete so um ou dois no maximo

cumps

Publicado:

Como prometido cá está uma foto dele quase decorado, só falta uma coisinha ou outra.

PICT0006-1.jpg

As plantas são artificiais.

Em principio segunda-feira vou buscar os 2 primeiros habitantes.

Publicado:
Como prometido cá está uma foto dele quase decorado, só falta uma coisinha ou outra.

PICT0006-1.jpg

As plantas são artificiais.

Em principio segunda-feira vou buscar os 2 primeiros habitantes.

poe plantas naturais... n morrem e aceleramte o ciclo... que peixes vais por?

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Por agora, plantas naturais estão fora de questão. Quem sabe mais tarde ::D:

Em relação aos peixes estava a pensar em arranjar uns ciclideos. Pelo que me disseram são resistentes help

Publicado:
Acho muita fruta ciclideos para iniciar. Se fosse ia para viviparos

Então porquê?

E já agora o que são viviparos?

Publicado:

O aqua ficaria mto melhor se:

Colocasses um fundo escuro, azul mto escuro ou preto (melhor).

Se colocares plantas artificiais, arranja de seda.

Se optares por ciclideos, sera mto recomendavel colocar varias pedras medias-grandes ou troncos, a fazer abrigos, quantos mais melhor.

Num aqua de 80cm colocava 5 ou 6, dos pequenos. Primeiro so um par. Apos 21 dias mais um par, depois mais uma semana e os restantes.

Seria bom saber as caracteristicas da agua da torneira em casa.

A agua de Lisboa tem pH bom para ciclideos Africanos e Viviparos, mas a dureza e excessivamente baixa. Portanto na escolha dos peixes nao me preocupava para agora com o pH: nao conheco nenhum peixe que se de idealmente em agua de pH basico e dureza mto baixa, por isso estas a vontade.

Mais tarde, quando houver €€€, retira a box interna que ocupa espaco e instala um filtro exterior, tipo TetraTec Ex 600 ou outro que seja silencioso.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Quase que posso considerar o aquario pronto. Já está quase todo decorado e já tem os habitantes ;)

PICT0111-1.jpg

PICT0096-1.jpg

PICT0097-1.jpg

PICT0099-1.jpg

PICT0112-1.jpg

PICT0120-1.jpg

PICT0121-1.jpg

Espero que gostem :(

pois

por aqui o pessoal é mais adepto do tipo "nature"

nada de castelos, anforas, plantas de plastico, areao colorido, peixes injectados :angel:

Editado por william
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Venho chatear-vos com mais uma pergunta. Parece-me que se estão a formar algumas algas juntos às pedras, alguma forma de resolver isto?

A luz está das 10.00 às 21.00.

Outra duvida é de quanto em quanto tempo se deve mudar a água e que percentagem de água.

Olá e bem vindo ao forum,

Penso que o aquario está muito artificial. Nada de castelos nem plantas de plastico etc..

Mas o aquario é teu, tu é que decides como é obvio.

Segundo, que pH tem a agua do aquario? Viste se combinava com as especies que introduziste?

Acho a fauna muito "misturada", e penso tambem que ciclideos é "muita fruta" para principiantes ;)

Achava melhor passares para os viviparos se nao queres ver os peixes a irem para o lixo.. :lol:

Ah, e uma coisa que me esqueci de falar primeiro, o ciclo do azoto, eu nao o fiz com peixes. Fiz o ciclo duas semanas e depois introduzi peixes resistentes: 3 Olho de fogo (ou tetra santa filomena) Só assim. Nao tenhas pressa de nada.

Se fosse eu, tirava isso tudo, metia um areao bem fichezinho, umas plantas naturais uns xistos e ficava uma aquario bacano.

Sempre estilo nature. E metia (depois do ciclo estar concluido, porque nao é aconselhavel) guppys (pois sao muito pouco resistentes), ou platys. As algas, coloca uns Otocinclus para as papar. uma boa equipa de limpeza é sempre bom.

Viviparos sao o melhor mesmo para começar, deixa passar um aninho pelo menos, para passares para as outras diversas especies.

Espero ter ajudado, abraços.

Editado por Andre Paiva

.

Publicado:

Agora que o aquário está pronto, não vou tirar os peixes nem mudar a decoração, além de não ter sitio para meter os peixes a minha ideia nunca foi ter o mais natural possivel. Tudo bem que voces gostem deles assim, mas para mim é indiferente.

Colocar plantas dentro do aquário está fora de questão, ia dar mais algum trabalho, era preciso ter mais atenção ao aquario, quando o aquario foi comprado mais para servir de decoração.

Em relação aos peixes serem de várias especies, eu fui comprando os peixes que mais gostava dentro dos que se davam bem claro.

Portanto para resolver o problema das algas, sem usar plantas naturais, existe alguma coisa?

Publicado:
Agora que o aquário está pronto, não vou tirar os peixes nem mudar a decoração, além de não ter sitio para meter os peixes a minha ideia nunca foi ter o mais natural possivel. Tudo bem que voces gostem deles assim, mas para mim é indiferente.

Colocar plantas dentro do aquário está fora de questão, ia dar mais algum trabalho, era preciso ter mais atenção ao aquario, quando o aquario foi comprado mais para servir de decoração.

Em relação aos peixes serem de várias especies, eu fui comprando os peixes que mais gostava dentro dos que se davam bem claro.

Portanto para resolver o problema das algas, sem usar plantas naturais, existe alguma coisa?

descul+a estar a intrometerme, mas o aquarionao esta propriamente bonito para decoraçao! e muito menos esta de modo a ter os peixes durante muito tempo. neste momento, doute cerca de um mes para t começarem a morrer peixes... boa sorte, e quanto as algas, acho que para morrer nao vale a pena pores mais peixes... o melhor mm sera limpares a maozinha!

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Boas,

Em primeiro lugar houve membros que alertaram para o teu PH se era compativel com os peixes que puses-te e mais uma coisa já te chamaram à atenção dessa decoração, o dinheiro que gastas-te na decoração dava para comprares algumas plantas e depois ias cortando--as e replantavas outra vez e assim ias ficar com melhor aspecto e mais bonito.

Mas isto é só opinião minha.

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Publicado:
Boas,

Em primeiro lugar houve membros que alertaram para o teu PH se era compativel com os peixes que puses-te e mais uma coisa já te chamaram à atenção dessa decoração, o dinheiro que gastas-te na decoração dava para comprares algumas plantas e depois ias cortando--as e replantavas outra vez e assim ias ficar com melhor aspecto e mais bonito.

Mas isto é só opinião minha.

Boas

O PH da agua do aquario esta optima para peixes que tenho (7.2). Ja agora que especies de plantas me aconselham para o meu aquario em principio devo por plantas verdadeiras mas so depois ir de ferias e que materias presiso pra por plantas vivas ??

Cumpz

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!