i980311 Publicado Julho 11, 2008 Publicado Julho 11, 2008 Já consegui colocar em funcionamento a minha 1ª Aventura Malawi. Já vai algum tempo que tenho recolhido informação sobre este tipo de aquários e finalmente decidi montar o meu. Para já é um aquário mais pequeno do que seria desejável mas também é para alojar poucos peixes e depois pode ser que dê o salto para um maior. Já chega de conversa passemos à descrição. Dimensões (CxLxA): 100 x 30 x 40 cm Volume: 100 L Filtragem: Eheim 2222 (500 l/h) Aquecimento: AquaClear (100 W) Iluminação: 1x T5 39W Substrato: Areia da praia de Miramar em Gaia Decoração: Rocha calcárea da praia de Miramar em Gaia Cenário: Papel preto Parâmetros da Água: Temperatura: 26º C pH: 8 Flora: Vallisneria Fauna: 4x Pseudotropheus saulosi Juvenis 2x Ancistrus Notas: 1. A Iluminação vai passar para 2xT5 39W assim que chegar um balastro electronico que está encomendado. 2. A filtragem também vai ser alterada para um filtro Eheim 2327 já comprado e que será montado a curto prazo. 3. O objectivo final de Fauna é um trio (1M+2F) de Pseudotropheus saulosi e um casal (1M+1F) de Iodotropheus sprengerae. Como ainda não consegui encontrar quem tenha Iodotropheus no Porto vou esperar mais uns tempos a ver se encontro. Fotografias: Aquário Pseudotropheus saulosi Juvenis Espero que gostem e agradeço todos os comentários, críticas e sugestões. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Nuno Correia Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 Boas, Deves pensar colocar aí mais um filtro, de preferência um filtro interior, por exemplo o Fluval 3 Plus. Quanto às rochas, acho que estão muito arrumadinhas, devias dar-lhes um toque mais natural. Um abraço http://tropheu.blogspot.com
compoc05 Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 Boas! Deduzo que vais ficar com os 2 filtros a funcionar, o que é de todo aconselhável. Em relação à disposição das pedras, concordo com o Nuno, dá uma disposição mais natural às mesmas! Vai actualizando, e aviso-te... não vai demorar muito tempo a não pensares noutra coisa que num aqua maior... conheço alguém a quem assim sucedeu!!! Abraço, LUIS ALMEIDA
Bernardo Galiza Publicado: Julho 15, 2008 Publicado: Julho 15, 2008 Boas! gosto do teu aquario mas uma opinião mete as predas assim mais separadas mais soltas para dar um ar mais natural e nao estarem todas arrumadinhas parecem parteleiras xD Da-lhe um ar solto e de liberdade abraço
i980311 Publicado: Julho 16, 2008 Autor Publicado: Julho 16, 2008 Quero agradecer a todos os comentários dados. Quanto às pedras eu também sou um adepto de ter as pedras mais desorganizadas, mas neste caso e como é a primeira vez que tenho Mbunas e como o aquário não é muito grande decidi-me por colocar para já as pedras mais arrumadas, até para ver qual o comportamento dos peixes no áqua. Com o passar do tempo e com o crescimento dos peixes haverão algumas pedras que serão retiradas e outras recolocadas. Com o tempo e a observação de comportamentes vou alterando. Quanto à filtragem não irei colocar nenhum filtro interior pois penso que os 2 filtros já terão capacidade mais do que suficiente para a filtragem da água, isso será sempre validado com os testes regulares à agua que vou efectuando. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
i980311 Publicado: Agosto 20, 2008 Autor Publicado: Agosto 20, 2008 A aventura continua. As Valisnérias já cresceram imenso e assim já deu para fazer uma reformulação no hardscape. Os Saulosi também já cresceram bastante e alguns já começam a apresentar a coloração azul nas barbatanas. Parecem leões a comer, como o aquário está à entrada de casa, quando chego a casa do emprego eles já sabem que lhes vou dar de comer e é uma azafama à superfície à espera que caia a comida. Aguardo comentários sobre o estado actual. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
João Magalhães Publicado: Agosto 20, 2008 Publicado: Agosto 20, 2008 Está com muito bom aspecto. A saída da água num dos topos do aquário e saída única (sem chuveiro) para que a corrente seja mais forte e assim a limpeza seja mais eficaz. abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
jotta25 Publicado: Agosto 22, 2008 Publicado: Agosto 22, 2008 a única coisa que mudava agora era meter mais uns peixinhos ... de resto acho que esta muito bem
AGA Publicado: Agosto 22, 2008 Publicado: Agosto 22, 2008 Está agradável, continua. Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
i980311 Publicado: Setembro 13, 2008 Autor Publicado: Setembro 13, 2008 Já entraram mais alguns peixes. Após muita pesquisa e depois de falar com várias pessoas a opção foram os Cynotilapia Afra Cobwe (1M+2F) e Cynotilapia Sp. Lions ( Lions Cove ) (1M+3F). Para já são todos juvenis, alguns maiores que os outros mas para já tudo corre bem. O Cobwe Macho é o Alfa do aquário, esse estatuto foi conseguido apenas pelo seu tamanho uma vez que é ligeiramente maior que os outros, e apenas por isso, porque todos se afastam quando ele passa, ainda não o vi a correr atrás de ninguém. Quando o adquiri estava com as barbatanas com algumas falhas mas não consegui resistir ao aspecto brilhante do bicho. Acredito que vai ficar um Sr. Peixe, a ver vamos se tenho razão. Os Cynotilapia Lions para já são muito pacíficos e não atacam ninguém nem defendem nenhum território. Mas já chega de conversa, deixo-vos as primeiras fotos dos peixes actuais. Saulosi juvenis Cynotilapia Afra Cobwe Macho Cynotilapia Afra Cobwe Fêmea Cynotilapia Sp. Lion (Lions Cove) juvenis O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Casa Publicado: Setembro 13, 2008 Publicado: Setembro 13, 2008 se precisares tenho pseudotropheus elongatus.PM
i980311 Publicado: Outubro 16, 2008 Autor Publicado: Outubro 16, 2008 Já algum tempo que não actualizava o tópico por isso cá vai. As valisnérias têm crescido imenso ainda ontem retirei 15 pés porque já eram demais. Os peixes estão a desenvolver-se bem e um dos saulosi já está a mudar de cor. Fauna actual: 2 Ancistrus 4 Pseudotropheus Saulosi (1M+3F?) 3 Cynotilapia Afra Cobwe ( 1M + 2F) 4 Pseudotropheus sp. "Elongatus Usisya" (4M?) Mas o que mais interessa aqui são sempre as fotos por isso cá vai. Aquário Cynotilapia Afra Cobwe Pseudotropheus sp. "Elongatus Usisya" O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
luis_pedro_sato Publicado: Outubro 16, 2008 Publicado: Outubro 16, 2008 Boas. As tuas plantas crescem imenso.. adicionas algum tipo de fertelizante, co2 ? As minhas frontosas
Junior Gorski Publicado: Outubro 16, 2008 Publicado: Outubro 16, 2008 :D Caraca que lindos peixes, Cara parabéns pelo aquario e peixes esta muito lindos perfeito! Babaei nos peixes! Abraços
i980311 Publicado: Outubro 17, 2008 Autor Publicado: Outubro 17, 2008 Boas.As tuas plantas crescem imenso.. adicionas algum tipo de fertelizante, co2 ? Bom dia, Não adiciono nada, só o fertilizante natural produzido pelos peixes . :D icon_eek.gif icon_eek.gif Caraca que lindos peixes, Cara parabéns pelo aquario e peixes esta muito lindos perfeito!Babaei nos peixes! Abraços Obrigado pelo elogio aos peixes. Eu também acho isso, mas a maioria ainda é juvenil pelo que espero que ainda cresçam mais e fiquem bem mais apelativos aos olhos, principalmente o saulosi macho que está a mudar de cor que não se quis mostrar para as fotografias, só se consegue ver na geral do aquário que é o que está com as riscas mais escuras. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Nuno Dinis Publicado: Outubro 19, 2008 Publicado: Outubro 19, 2008 Desculpa a Minha Ignorancia, Mas não estarás a colocar peixes a mais no aqua? isso são 100lts... só os saulosi já era risco com os afra e elongatus... Eu não arriscaria muito. De todas as formas , boa sorte para o projecto. Abraço, Nuno Dinis. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
i980311 Publicado: Outubro 19, 2008 Autor Publicado: Outubro 19, 2008 Desculpa a Minha Ignorancia, Mas não estarás a colocar peixes a mais no aqua? isso são 100lts... só os saulosi já era risco com os afra e elongatus... Eu não arriscaria muito. De todas as formas , boa sorte para o projecto. Abraço, Nuno Dinis. Para já ainda são quase todos juvenis e quando ficarem adultos haverá reduções na quantidade de peixes. Neste momento ainda não há qualquer problema, é tudo uma questão de realizar testes regulares e trocas de água. Há também quem defenda que a melhor maneira de reduzir a agressividade entre mbunas é aumentar as populações, é tudo uma questão de observação regular. Obrigado pelo comentário. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
i980311 Publicado: Janeiro 2, 2009 Autor Publicado: Janeiro 2, 2009 Já se passaram vários meses desde que iniciei esta aventura com Mbunas e é com grande satisfação que digo que estou fascinado com estes peixes. O comportamento que eles têm entre-espécie e intra-espécie é sempre algo de diferente entre cada espécie. Ver que quem manda não é o maior mas sim o que tem os maiores dentes. Por tudo isto considero que esta aventura tem sido um grande sucesso. Desde o meu último post houve algumas alterações a nível de material. Saiu o termostato e entrou um novo filtro Eheim 2327. As plantas crescem imenso no meu aquário, já quando tinha o aquário como plantado isso acontecia, suponho que seja da luminária que tenho. Os peixes têm crescido em tamanho e em comportamento. Os Saulosi (2M+2F) já estão a começar a chegar à idade adulta, um dos machos já começou a transformação para azul. :fish_blue O Afra Cobue macho é o Macho Alfa do aquário. Ele definiu vários locais como sendo seus e escavou tocas enormes, com aquela boca enorme consegue escavar os buracos com uma rapidez impressionante. Mesmo sendo o Macho Alfa não faz grandes perseguições, deixando até por vezes que os outros peixes permaneçam junto a si e também nas suas tocas. Só quando está-se a abanar para as fêmeas é que lá vai uma corrida de meio aquário atrás de alguém. Os Usisya(4M) são um espectáculo. Mesmo sendo o macho maior o peixe de maior porte actualmente no aquário não é ele o Macho Alfa, pois os dentes do Cobue são maiores do que os dele. São peixes muito pacíficos, os juvenis são muito calmos, até por causa do seu tamanho, e o adulto muito raramente persegue alguém. As cores do adulto são excelentes. Os lábios azuis, então, são algo de completamente diferente e de uma beleza extraordinária. Bem, ficam estes meus comentários e fico a aguardar os vossos. :thumb Cynotilapia Afra Cobwe Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
i980311 Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Tinha reparado à uns dias que o meu macho Afra Cobué andava, estranhamente, demasiado agressivo com os restantes habitantes do aquário. Até que no passado dia 4 vi uma foto aqui no fórum de uma fêmea em que o dono dizia que a fêmea estava prestes a ter os ovos, e reparei que ele referia-se que no ânus a fêmea estava dilatada e com uma cor branca. Surpresa das surpresas quando cheguei a casa à noite reparei que a minha fêmea Cobué maior também apresentava esse aspecto. Em tom de brincadeira comentei com a minha esposa que no dia seguinte quando chegássemos a casa provavelmente teríamos a surpresa de ter a menina de boca cheia. Qual não é o nosso espanto quando no dia seguinte verificamos que realmente a menina lá anda de boca cheia e o macho lá voltou a ser calminho como de costume. Também no dia 6, já depois das luzes se apagarem, introduzi no aquário 2 fêmeas Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya porque achei que deveria possibilitar ao macho, que já é bem grande, a possibilidade de ter uma fêmea para futuras posturas. O macho aparentemente adorou a ideia pois anda a fazer marcação cerrada à fêmea, que até é maior do que ele, e assim mostra todas as suas cores e barbatanas exuberantes. Pena é que não pare quieto um segundo para poder tirar umas fotos decentes. Bem, como o discurso já vai longo, vou colocar umas fotos a mostrar o aqui relatado. Peço desde já um desconto para a qualidade das fotos que não são nada de especial mas mesmo assim achei que valeria a pena partilhar convosco. Cynotilapia Afra Cobwe Fêmea de boca cheia (até se vê os ovos) Cynotilapia Afra Cobwe Macho - o Papá Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Fêmeas Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Juvenis Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Macho Pseudotropheus Saulosi Fêmea Pseudotropheus Saulosi Macho em transformação O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Nuno Correia Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Boas, Acho que tens a fauna um pouco esticada para o aquário. O layout está bem conseguido. Os peixes deviam estar um pouco mais magritos, andas a dar-lhe muita comida Um abraço Nuno http://tropheu.blogspot.com
i980311 Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Boas, Acho que tens a fauna um pouco esticada para o aquário. O layout está bem conseguido. Os peixes deviam estar um pouco mais magritos, andas a dar-lhe muita comida Um abraço Nuno Os peixes não estão gordos, eu é que costumo tirar as fotos depois de lhes dar de comer, porque assim sempre estão mais calmos. Daí fica a impressão que eles estão "gordos". Para terem uma ideia só lhes dou de comer uma vez por dia durante a semana. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Marco Monteiro Publicado: Janeiro 23, 2009 Publicado: Janeiro 23, 2009 Boas, concordo na integra com o Nuno Correia, tens uma fauna muito esticada para esse aquário..... Por outro lado, mesmo tendo alimentado os peixes antes de os fotografares também os acho demasiado gordinhos. Que alimentação estás a fornecer? Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
i980311 Publicado: Março 5, 2009 Autor Publicado: Março 5, 2009 Boas, Já houveram algumas novidades por aqui, passo a dizer quais: 1. Sairam um trio de Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya. 2. Da incubação da Afra Cobué não vi nenhum alevim novo no aquário, e até já era de esperar visto que não separei a fêmea dos restantes habitantes. No entanto quando fui limpar o filtro mais pequeno encontrei lá um alevim ainda vivo. Tentei passar para um recipiente à parte mas o alevim acabou por não sobreviver. Penso que no filtro maior possivelmente estarão lá mais alguns mas também agora não vou lá ver porque pode ser q lá pelo menos sobrevivam mais uns tempos. 3. Agora a fêmea voltou a embocar, e como se não chegasse uma das fêmeas Saulosi também embocou. Tive o prazer de ver ao vivo o rito de acasalamento dos Saulosi e ver os ovos a sair e a fêmea a coloca-los na boca e tudo mais e posso dizer que fiquei maravilhado. Como vêm tudo parece correr bem cá por casa. Alterei um pouco o layout para ficarem com mais algum espaço de areia livre para poderem escavar. Agora queria pedir-vos ajuda sobre uma possível creche para os frutos destas duas fêmeas. Só tenho um aquário muito pequeno 40x25x20. Acham que este aquário dá para durante algum tempo? Ou é melhor outro tipo de aquário? Pensei em algo do tipo um cubo mas com que dimensões deveria ser? E a filtragem? Peço-vos ajuda para este meu imbróglio porque como nunca tive alevins de mbunas não sei quais as reais necessidades, mesmo porque terá que ter espaço para crescerem até chegarem a um tamanho aceitável para os juntar aos restantes. Para já é tudo, as fotos ficarão para o fim de semana. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Devilmaniat Publicado: Março 6, 2009 Publicado: Março 6, 2009 Boas, Já houveram algumas novidades por aqui, passo a dizer quais: 1. Sairam um trio de Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya. 2. Da incubação da Afra Cobué não vi nenhum alevim novo no aquário, e até já era de esperar visto que não separei a fêmea dos restantes habitantes. No entanto quando fui limpar o filtro mais pequeno encontrei lá um alevim ainda vivo. Tentei passar para um recipiente à parte mas o alevim acabou por não sobreviver. Penso que no filtro maior possivelmente estarão lá mais alguns mas também agora não vou lá ver porque pode ser q lá pelo menos sobrevivam mais uns tempos. 3. Agora a fêmea voltou a embocar, e como se não chegasse uma das fêmeas Saulosi também embocou. Tive o prazer de ver ao vivo o rito de acasalamento dos Saulosi e ver os ovos a sair e a fêmea a coloca-los na boca e tudo mais e posso dizer que fiquei maravilhado. Como vêm tudo parece correr bem cá por casa. Alterei um pouco o layout para ficarem com mais algum espaço de areia livre para poderem escavar. Agora queria pedir-vos ajuda sobre uma possível creche para os frutos destas duas fêmeas. Só tenho um aquário muito pequeno 40x25x20. Acham que este aquário dá para durante algum tempo? Ou é melhor outro tipo de aquário? Pensei em algo do tipo um cubo mas com que dimensões deveria ser? E a filtragem? Peço-vos ajuda para este meu imbróglio porque como nunca tive alevins de mbunas não sei quais as reais necessidades, mesmo porque terá que ter espaço para crescerem até chegarem a um tamanho aceitável para os juntar aos restantes. Para já é tudo, as fotos ficarão para o fim de semana. Eu costumo colocar a femea num aquario a parte de 60l com filtro em cascata(aqules dos centros comercias), quando a femea larga os ovos, espero um dia e volto a colocar a femea no aqua principal(caso nao esteja magra de mais) e corre sempre tudo bem. Se a femea não levar a incubação até o fim , não faz mal muito mais vão vir..... Na questão da sobrepovoção acho que resulta, pela minha experienca tambem tenho a certeza que as medidas do teu aqua não sã suficentes para isso, medidas sim ideias para um aqua de crescimento que para mim são os mais empolgantes. Vê-los crescer e a iniciar os rituais. Ter um aqua com muitos Mbunas adultos é lindo mas aconselho um aqua desde 1,50m. Alfredo Teixeira Procuro femea Black Tanzania adulta.
i980311 Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 Pois é, a promiscuidade continua. Cá em casa os machos não perdoam. Não se contentaram em encher a boca a uma fêmea cada e vai de encher a mais uma cada e o Usisya que não quis ficar atrás também encheu a boca à fêmea mais nova. Já montei um aquário pequeno para receber a pequenada, espero eu. Já chega de conversa, cá vão as fotos para mostrar o estado dos meus meninos e meninas. A foto da geral do aquário e do mais pequeno fica para mais tarde. Cynotilapia Afra Cobwe Pseudotropheus Saulosi Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Fico aguardar comentários aos meus bichinhos, e como podem ver mesmo com um aquário pequeno é possível ter um ambiente saudável e sadio. O meu início... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220621
Recommended Posts