Recommended Posts

Publicado

Boas,

Fala-se por aqui muito em desparasitantes. E quase imediatamente no Flagyl.

Ora o que tento perceber é que sendo o Flagyl um medicamento para humanos essencialmente com propriedades antiparasitas/antibacterianas vaginais e intestinais e com um rol elevado de contra-indicaçoes o estarmos a admnistrar na comida ou na agua sem conta nem medida rigorosa aos peixes, nao lhes ira afectar a sua saude a medio/longo prazo.

Nao existirao no mercado aquariofilo produtos com essas propriedades destinados a combater esses maleficios ?

mts cumprimentos,

jamartins

Publicado:

Eu pensava que não, mas se queres prevenção, as folhas de amendoeira da Índia são do melhor. Só agora comecei a usá-las, mas a pessoa a quem as comprei já não desparasita os dele há um bom tempo!

Abraço

Publicado:

ola a todos mas em relação as folhas de amendoeira so queria alertar que elas tanto tem de bom como de mau...isto é todos sabemos e ouvimos falar da parte benefica que eles trazem aos nossos aquarios...mas pouca ou nenhuma gente fala dos perigos, isto é, nunca deixar apodrecer as folhas dentro de agua....isto pq a fim de 10 a 12 dias folha ja passou tudo para a agua que é necessario ao fim deste tempo começa a apodrecer sinceramente apos algumas experiencias com estas folhas o que notei foi peixes a começarem a apresentar parasitas ao fim de dois meses...isto so porque nao as retirei em tempo util...12 dias...por isso o que vos posso dixer e que acho que devem usar pq ajuda bastante mas...respeitem esta regra e nao a exedam...abraço a todos joao ferreira

ps...so falo por experiencia propria :mrgreen:

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:
Se não for um caso extremo podes tentar usar Alho, bem cortado e esmigado misturado com a comida.

O alho, na minha opinião, é excelente....para afastar vampiros.

Curiosamente é bom para misturar na comida, como atractivo mas........outro efeito....

No mercado existem produtos para "os efeitos"....Esha Hexamita, Esha2000, Tremazol....e outros.

Mas....como os € estão dificeis e há por aqui uns engenhocas.....

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
O alho, na minha opinião, é excelente....para afastar vampiros.

Curiosamente é bom para misturar na comida, como atractivo mas........outro efeito....

Encontras diversas referências ao alho e no seu uso não só como atractivo para estimular a alimentação, mas igualmente para prevenção de certos parasitas.

Só neste forum dou como exemplo:

Basta efectuares uma pesquisa na net para verificares os beneficios do mesmo em detrimento da utilização constante e repetitiva de medicamentos, mas apenas como factor preventivo, como por exemplo aqui :

http://www.advancedaquarist.com/issues/feb2004/mini4.htm

Não vou afirmar que o alho é melhor que a medicação, pois de facto esta foi desenhada especificamente para tratar problemas especificos, mas a titulo preventivo é sempre uma boa adicção em vez da medicação.

Publicado:

Por curiosidade, as folhas de amendoeira como sao utilizadas ?

suponho q se juntem algumas e se intercalem entre uma das camadas do filtro ?

mts cumprimentos,

jamartins

Publicado:
já agora para que serve as folhas da amendoeira? que vantagens trás?

Alho: afasta vampiros (como ja foi - e muito bem - dito)

Folhas de Amendoeira: afasta zombies; pendurado a janela tb afasta as moscas.

Publicado:

Viva

Aminha experiência com as folhas de Amendoeira da India, tem sido bastante positiva.

Por coincidência ou não, dois casais que não "atavam nem desatavam", um ou dois dias depois de colocar as folhas, tiveram cada um a sua postura com sucesso.

Quanto a desparasitar ou não com flagyl, etc..... desde que uso as folhas, não tenho visto fezes brancas ou transparentes, por isso não vejo necessidade de estar a sobrecarregar os peixes com medicamentos, claro que estou atento aos sinais, e não acho que as folhas façam milagres mas que estão a ajudar estão.

De facto o único inconveniente , é a durabilidade das mesmas, no meu caso 2 semanas, mas faço muitas TPA's, acho que para quem tenha aquários menos povoados, logo com menos necessidade de TPA's, as folhas podem durar até umas 3 semanas.

Não deixei de ter os medicamentos normais cá em casa, pois de certeza que serão necessários para eventuais casos que surjam.

Não há nada como experimentar, mas atenção que a água fica com côr de chá, e pode haver quem não goste.

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg