Tudo Correcto !?


Brinca

Recommended Posts

Boa Noite pessoal, sou novato nestas andanças da Aquariofilia, mas já estive a ler vários tópicos para ficar bem informado antes de fazer asneira. :P

 

O áqua que tenho é 42x21x28 ou sejá leva 24 Litros brutos, mas á vontade á volta dos 20 L. Amanha em principio vou derigir-me á loja e comprar os seguintes produtos para me inicar. Como o meu aqua leva aproximadamente 20L tenho que obter um Filtro á volta de 5x, o L ou seja tenho que obter um de 100l/h certo !?

 

- Para inicar a Ciclagem é necessário comprar uns tais produtos chamados (Bácterias Nitrificantes /Acondicionador) e UM peixe bem resisteste. No que diz respeito ao peixe penso que a Coridora será o mais adequado, certo !?

Em relação ao alimento da coridora como sendo um peixe de fundo, terei que comprar alimento granulado(em pó), certo !?

 

- Tenho também que obter um Termostato e Material para fazer testes á água para saber os valores de amonia, nitritos, nitratos. Neste campo aqui até pesquisei e tentei perceber, mas vou ser sincero não consegui entender. alguem que tenha assim muita paxorrinha que possa dizer passo a passo que devo fazer para obter os testes da água !? Agradecia imenso. :o

 

- Ao nivel das plantas terei que arranjar: Valisnérias, elodeas ou musgo de java. certo !?

 

Tenho como grande Objectivo mais a frente após o processo de ciclagem por no áqua Guppys, 1 Macho e 3 Fêmeas, e obter criação ... que acham !?

ps: Se tudo correr bem e ficar entusiasmado com este meu novo hobby irei adiquirir um áqua com mais capacidade.

 

Penso que será tudo, acham estou preparado para me iniciar neste mundo, ou ainda não !?

Desde já um muito obrigado á quem ler este Tópico e ter vontade em ajudar. ;)

 

....

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas vou tentar ajudar no que poder e no baseado em que ja exprimentei e tenho depois esperas por mais opinioes.

 

Boa Noite pessoal, sou novato nestas andanças da Aquariofilia, mas já estive a ler vários tópicos para ficar bem informado antes de fazer asneira. :)

 

O áqua que tenho é 42x21x28 ou sejá leva 24 Litros brutos, mas á vontade á volta dos 20 L. Amanha em principio vou derigir-me á loja e comprar os seguintes produtos para me inicar. Como o meu aqua leva aproximadamente 20L tenho que obter um Filtro á volta de 5x, o L ou seja tenho que obter um de 100l/h certo !?

 

correcto. mas o ideal 150l/h a 300l/h com caudal regulavel.

 

por exemplo o Eheim Liberty 2040 de cascata para nao te tirar mais espaço ao aquario que já é pequeno.

 

- Para inicar a Ciclagem é necessário comprar uns tais produtos chamados (Bácterias Nitrificantes /Acondicionador) e UM peixe bem resisteste. No que diz respeito ao peixe penso que a Coridora será o mais adequado, certo !?

Em relação ao alimento da coridora como sendo um peixe de fundo, terei que comprar alimento granulado(em pó), certo !?

 

boas acondicionadores e bacterias nitrificantes sao uma mais valia mas penso que é dinheiro jugado á rua.

acho que so faz falta mesmo em casos extremos aonde por exemplo tens o aquario populado e por alguma desgraça ficas sem filtro durante um tempo e perdes uma grande parte dessas bacterias ou quase todas, aí ja é algo a recorrer por causa da fauna envolvente que já la está para tentar estabelizar ao maximo o aquario.

 

para iniciar um ciclo acho escusado.

 

a coridora nao acho nada bom peixe para iniciar o ciclo, alias eu nem sou apologista de iniciar o ciclo com peixes.

nao há peixes fortes nem peixes fracos, tudo depende do hambiente de aonde veêm e para aonde vão e do seu acondicionamento.

 

prefiro adicionar uns caracois e de dois em dois dias vou adicionando uns floquinhos na agua e umas verduras para os caracois , ao fim de 4 semanas da agua estar bem ambientada e com trocas de agua semanais a partir da 2 semana começo entao a adicionar os peixes moderadamente e intercalados uns dos outros seguindo os parametros da agua e tpás.

 

- Tenho também que obter um Termostato e Material para fazer testes á água para saber os valores de amonia, nitritos, nitratos. Neste campo aqui até pesquisei e tentei perceber, mas vou ser sincero não consegui entender. alguem que tenha assim muita paxorrinha que possa dizer passo a passo que devo fazer para obter os testes da água !? Agradecia imenso. ;)

 

ao nivel de testes penso que para o aquario em questao irias gastar um balurdio em testes escusadamente e sao carotes.

se fosse um grande aquario e tivesses intençoes de fazer um plantado sugeria os respetivos testes de gotas

 

mas para o aquario que é 20 litros um teste de fitas de marca conceituada serve perfeitamente e acabas por poupar alguma coisa.

 

na embalagem explica tudo é so ler um pouco com atençao.

 

 

- Ao nivel das plantas terei que arranjar: Valisnérias, elodeas ou musgo de java. certo !?

 

plantas devido há altura do aquario as valisnerias e as elodeas nem sao de todo as mais apropiadas.

 

tens o tropica muito bom para pesquisares as plantas ediais para o teu aquario.

na pesquisa avançada metes a altura do teu aquario, plantas pouco exigentes, e iluminaçao fraca ou media logo te aparecerá as mais indicadas.

 

Tenho como grande Objectivo mais a frente após o processo de ciclagem por no áqua Guppys, 1 Macho e 3 Fêmeas, e obter criação ... que acham !?

 

guppys é giro para nos iniciarmos e vermos mais depressa resultados de alevins mas muito depressa esse aquario se irá tornar pequeno :P

 

ps: Se tudo correr bem e ficar entusiasmado com este meu novo hobby irei adiquirir um áqua com mais capacidade.

 

:wink:

 

Penso que será tudo, acham estou preparado para me iniciar neste mundo, ou ainda não !?

 

claro que sim, se nao estamos, vamos-nos preparando aqui mesmo :o

 

Desde já um muito obrigado á quem ler este Tópico e ter vontade em ajudar. :P

 

de nada nao tinha mesmo nada para fazer lol bang

 

....

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krypticall, desde já um muito Obrigado pelas dicas, uma coisa o meu áqua tem tampa, não será melhor um interno ? sei que vai ocupar mais espaço, mas o áqua tem tampa :o

 

- a nivel da flora, quando comprar as plantas é só introduzilhas no aqua entre as rochas !? elas ficarão bem !? ou é necessário deitar algo na água !?

Editado por Brinca

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa,

Na aquariofilia há diversas maneiras de chegar a um mesmo objectivo. O Kripticall disse-te que as bactérias nitrificantes em frasco são escusadas a não ser em circunstâncias como por exemplo teres perdido as bactérias do filtro por que inadvertidamente o lavaste de alto a baixo,por exemplo. Isto não estará totalmente incorrecto e até resultará, com certeza.

 

Pela minha experiência digo-te que podes usar essas bactérias em frasco logo de início, já que na situação acima descrita e na do início de um aquário temos zero de bactérias no filtro.

Seguindo as instruções da marca à risca não terás problemas de maior e poderás desde início introduzir 3-4 peixes (para esse aquário) em vez de um só.

 

Atenção que os valores de amónia, nitritos (principalmente estes) e mais tarde os de nitratos têm sempre de ser acompanhados seja qual for a forma como optaste por iniciar o ciclo.

 

Os testes de fita que eu conheço não contêm teste de amónia. Esse é de gotas, é caro, mas serve para o futuro, pois a colónia de bactérias por vezes sofre oscilações e a amónia é a 1ª substância a surgir. Os outros testes podem ser de fita e a JBL é uma marca fiável na minha experiência.

Consoante os valores de amónia e nitritos terás de efectuar TPAs bastante regulares, o que não é complicado num aquário dessa dimensão e apenas numa fase inicial de 3-4 semanas, talvez menos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei hoje o áqua :D

 

07072008327lh8.jpg

42x21x28

 

Depois de ter o áqua cheio começei os testes do Ph (Sistema de Gotas) com os seguintes produtos, mas penso que tenho o ph ainda alto de mais ou será normal !? cá vão as fotos:

 

produtophwb4.jpg = rotulophzg2.jpg = frascophgz7.jpg = 7.5 ?!?!?!?! penso que sim... Como é que o consigo baixar !? algum produto !?

 

Pus tambem no áqua este Acondicionador após estar cheio:

 

acondicionadormr8.jpg

 

Sendo que no livro de instruções diz o Seguinte: "Dosagem: adiconar 10 ml (= 1 tampa cheia) a cada 40 litros de água. "

A minha dúvida é a seguinte: na dita Dosagem, está 10 ml é = a uma tampa cheia mas a tampa que vem no Acodicionardor é de 30 ml, agora fiquei com a duvida será mesmo a tampa cheia (30ml) ou simplesmente os tais 10 ml (que tambem tem marca na tampa ) !? o meu áqua é de 20l ou seja ou deito 5 ml ou deito 15 ml de Acondicionador sendo a metade de 10 ml e 30 ml. :D

 

Fotos do áqua como está de Momento:

 

aqua1ej2.jpg

 

aqua2gp6.jpg

 

aqua3ez6.jpg

 

Quanto á flora amanha ou mais tardar na segunda irei comprar. Na loja onde me dirigi hoje não havia plantas verdadeiras.

Gostaria de receber Opiniões.

Obrigado

 

...

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São 10 ml por 40 litros, ou seja 5 ml para o teu aquário que leva 20 litros. Esqueçe a tampa.

 

Quanto ao pH de 7,5 para que queres baixá-lo se pretendes introduzir guppys? Esse pH é ideal para eles.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São 10 ml por 40 litros, ou seja 5 ml para o teu aquário que leva 20 litros. Esqueçe a tampa.

 

Quanto ao pH de 7,5 para que queres baixá-lo se pretendes introduzir guppys? Esse pH é ideal para eles.

Cumps.

 

Inda bem que oiço isso !!! Muito Obrigado !! outra coisa a temperatura anda a rondar os 25/26, será mesmo necessário por a temp nos 27º ou posso deixar assim !?

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja agora para nao ficar um mal intendido.

 

as minhas frases anteriores.

 

boas acondicionadores e bacterias nitrificantes sao uma mais valia mas penso que é dinheiro jugado á rua.

 

jogado á rua porque ?? porque se consegue igual iniciar um ciclo sem ter que gastar dinheiro escusadamente nesses produtos e o aproveitando para outras coisas. para isso só é preciso ter um pouco mais de paciencia, que é o principal que este hobby requer.

 

acho que so faz falta mesmo em casos extremos aonde por exemplo tens o aquario populado e por alguma desgraça ficas sem filtro durante um tempo e perdes uma grande parte dessas bacterias ou quase todas, aí ja é algo a recorrer por causa da fauna envolvente que já la está para tentar estabelizar ao maximo o aquario.

 

e nao ter baixas ou tentar de tudo minimiza-las

 

abraços :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja agora para nao ficar um mal intendido.

 

as minhas frases anteriores.

 

boas acondicionadores e bacterias nitrificantes sao uma mais valia mas penso que é dinheiro jugado á rua.

 

jogado á rua porque ?? porque se consegue igual iniciar um ciclo sem ter que gastar dinheiro escusadamente nesses produtos e o aproveitando para outras coisas. para isso só é preciso ter um pouco mais de paciencia, que é o principal que este hobby requer.

 

acho que so faz falta mesmo em casos extremos aonde por exemplo tens o aquario populado e por alguma desgraça ficas sem filtro durante um tempo e perdes uma grande parte dessas bacterias ou quase todas, aí ja é algo a recorrer por causa da fauna envolvente que já la está para tentar estabelizar ao maximo o aquario.

 

e nao ter baixas ou tentar de tudo minimiza-las

 

abraços ;)

Boas Krypticall:

Não houve mal-entendido nenhum, apenas disee, e reitero, que nisto da aquariofilia há sempre mais que uma maneira de chegar a uma mesma meta sem prejudicar a flora e a fauna. Nós os 2 temos 2 maneiras, mais pessoas terão outras mais ainda. ;)

 

e a nivel do alimento deito 2 vezes ou 3 vezes ao dia !?

Boas,

2 a 3 vezes desde qu os peixes sejam capazes de fazer desaparecer a comida toda em 2-3 minutos.

Cumps a ambos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me disseram que aquelas rochas (substrato) que tenho no fundo não são as melhor devido a não ter varios espaços e por consequencia não consigo a ciclagem do áqua.

 

- Acham que devo mudar para um substrato melhor !?

 

- Devo adquirir um termostato para manter sempre uma temperatura exelente para a fauna e flora !?

 

Obrigado.

...

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me disseram que aquelas rochas (substrato) que tenho no fundo não são as melhor devido a não ter varios espaços e por consequencia não consigo a ciclagem do áqua.

Isso é um perfeito disparate. As bactérias do ciclo depositam-se em todo o lado sobretudo no filtro.

 

- Acham que devo mudar para um substrato melhor !?
NÂO!

 

 

- Devo adquirir um termostato para manter sempre uma temperatura exelente para a fauna e flora !?

 

Obrigado.

...

Claro se forem peixes de água quente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um perfeito disparate. As bactérias do ciclo depositam-se em todo o lado sobretudo no filtro.

 

NÂO!

 

 

 

Claro se forem peixes de água quente.

Cumps.

 

Vou ter principalmente Guppis.

- Mas do tipo eu quando montei o aqua consegui por a temperatura á volta dos 26/27 mas asseguir de dia para dia foi diminuindo sendo que agora ronda os 24/25. não está muito famoso ou deixo acabar o ciclo assim mesmo !?

 

- Sendo que como só tenho um guppy no aqua, não quero que ele morra em breve :D

 

- Já tirei as conchas devido ao ph. Será necessário comprar os testes para saber os nitratos, amonia e isso !? é mesmo urgente !?

 

Obrigado

...

## Assinatura removida por não cumprir as Regras ## --> Ok Obrigado !!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krypticall:

Não houve mal-entendido nenhum, apenas disee, e reitero, que nisto da aquariofilia há sempre mais que uma maneira de chegar a uma mesma meta sem prejudicar a flora e a fauna. Nós os 2 temos 2 maneiras, mais pessoas terão outras mais ainda. :wink:

 

 

Boas,

2 a 3 vezes desde qu os peixes sejam capazes de fazer desaparecer a comida toda em 2-3 minutos.

Cumps a ambos.

 

boas

e ambas elas funcionao na perfeiçao apenas quis esclarecer para o Brinca nao ficar confuso.

 

apesar que na minha poupo mais de 10€ no minimo em aconcicionadores e bacterias :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os primeiros testes mais importantes são os de amónia e nitritos, pois são substâncias tóxicas. O de Nitratos será preciso mais tarde. Isto a nível de ciclo.

 

O ciclo é independente da temperatura e do formato das pedras do sbstrato. Deixa estar assim. A baixa de temperatura pode ser um pequeno defeito do termostato ou alguma corrente de ar. Enfim, nada de importante.

As conchas sobem o pH e isso é bom para os guppies.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.