Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

tenho um aquario comunitário de 84lt +/- Tenho 2 guppys (tinha 8 mas tem vindo a morrer, não sei porque? :silly: ), um limpa-fundos ( tinha 2, mas tb morreu um ontem nyah ), 5 neons e no sábado comprei dois molly lyra Negros.

hoje reparei que a molly femea esta a ter filhotes. :)

tenho algumas plantas no aquario, posso deixá-los á solta ou é melhor colocar uma maternidade e ir apanhando-os conforme vão nascendo? o que comem? quantos vão nascer?

tenho o aquario á +/- dois meses (setup a 18/5), portanto estou a iniciar-me ainda... se puderem ajudar?

parametros medidos ontem

PH : 6,7

NO2: 0

NO3: 1

temp: 27

cumps

Publicado:

Podes com pletar um pouco mais o setup do aqua, como tamanho e litragem efectiva?

Parabéns pelos filhotes, se tiveres uma quantidade razoavel de plantas eles safam-se, embora em menor quantidade do que os salvares e colocars numa maternidade. Se quiseres salvar muitos, como é a 1ª vez e isso, vai apanhando-los e coloca-os na maternidade (dá trabalho mas é melhor do que lá meter a fêmea). Acerca de quantos vão nascer é imprevisivel, depende da idade, do tamanho da fêmea, do macho, enfim muitas coisas. Poem nascer 50 como podem só nascer uns 20 como podem também nascer 100. Quanto à comida podes dar-lhe a dos grandes bem desmagada, até ficar em pó, ou podes comprar comida específica para eles, como por exemplo o sera mikropan. Eles tabém gostam de comida viva omo artémia recém eclodida. Dá-lhes de comer várias vezes ao dia, tipo 2 ou 3, pouco de cada vez.

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:

oi, já agora durante qt tempo é que demora ter todos os filhotes....

:silly:

jinhos

Publicado:

O tempo pode variar de umas horas até um dia ou mais, tudo depende da fêmea, da quantidade de alevins que vai ter, etc.

Publicado:

Bom dia,

A minha molly teve 14 alvins e hoje de manhã estava morta... é normal isto acontecer? porque será? :D

Publicado:

Dizes que te têm morrido peixes, poderá ser da Amónia! Não tens o teste da Amónia?

Ou então se a puseste na maternidade ela poderá ter ficado stressado e morreu!

Enquanto não sabes o valor da Amónia faz TPA's dia sim dia não, ai de 20%.

Cumps

Jaime Dias

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

oi,

A molly não nunca esteve na maternidade.... nem sabia que ela estava grávida

conforme ia vendo os alevins apanhava-os e ponha na maternidade. os ultimos 5 até ficaram á solta no aquario...

Não tenho o teste da amonia.... deveria comprar? como os niveis de nitritos e nitratos estão bons... nunca pensei na amonia.....

mas ainda voltando á molly, o que eu notei foi que a cauda dela (ela era uma molly lira) a ponta superior estava descaida e parecia que el não tinha força para ficar direita....mas até lhe dei comida e ela comeu bem....

Publicado:

Pois, teste de amónia é essencial! Tenta pedir emprestado a alguém que tenha.

Jaime Dias

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado: (editado)

Não pode haver morte de uma gravida sem por logo culpa nas maternidades ... lol... valá não foi o caso... se não se sabe, passa-se a saber apesar do aspecto negativo do stress que é ultrapassado rapidamente pelo bicho em questão a maternidade oferecê descanso para as fêmeas repousarem e terem os filhos sem estarem os machos por perto a tentar fecundá-las a toda a hora!!! Claro se houver um espaço maior, um mini-aquario ou algo do género para o bicho repousar após o parto ainda melhor, mas para os nascimentos recomendo vivamente o uso de maternidade, pois mesmo num plantado as mães comem crias e é do instinto delas o fazerem, não tem nada a haver com o stress do espaço reduzido da maternidade. As maternidades têm se relevado o método mais eficaz para um nascimento a 100 %, contudo é certo que as fêmeas so lá devem ser colocadas perto do parte pois ninguém merece estar vivo e não se puder quase mexer!! Por isso por tempo determinado e temporário é um método viável. Até agr por experiência própria tenho-me dado bem e não tenho nada de mau a dizer. Relativamente aos testes da água acho importante faze-los embora pessoalmente não me preocupe com isso, pois o único teste que faço é ao ph, e tento indo fazer algumas tpas de vez de enquanto, limpar smp os filtros, ter smp bastante ar na água e ter carvão activado e cerâmicas no filtro. Só as vezes me aparecem algumas algas castanhas... mas tb rapidamente desaparecem... quando puder irei também ter os tais testes para ter maior precisão sobre a água e a sua qualidade.

Já vos passou pela cabeça que a morte tlv fosse provocada por fadiga do parto?? ou por um parto difícil? muitos peixes gravidas morrem no parto... de vez de enquando...

Editado por kardo

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Publicado:
Boa tarde,

tenho um aquario comunitário de 84lt +/- Tenho 2 guppys (tinha 8 mas tem vindo a morrer, não sei porque? :D ), um limpa-fundos ( tinha 2, mas tb morreu um ontem :wink: ), 5 neons e no sábado comprei dois molly lyra Negros.

hoje reparei que a molly femea esta a ter filhotes. :P

tenho algumas plantas no aquario, posso deixá-los á solta ou é melhor colocar uma maternidade e ir apanhando-os conforme vão nascendo? o que comem? quantos vão nascer?

tenho o aquario á +/- dois meses (setup a 18/5), portanto estou a iniciar-me ainda... se puderem ajudar?

parametros medidos ontem

PH : 6,7

NO2: 0

NO3: 1

temp: 27

cumps

apesar de vc ter neon no aqua deixa pelo menos o ph neutro....

como vc num tem mais peixes no aqua dexa eles tdos nascerem e depois tira,a não ser que vc veja que esão comendo os filhotes.

Publicado:

A molly pode ter morrido por causa da gravidez é normal, infelizmente. Pode no entanto também ter sido outra causa, peço-te outra vez para colocares um setup mais completo: ph, temperatura, nitratos, etc. O mais completo possivel.

Cumps

Publicado:

ola minha moly ja deu cria e ocorreu tudo bem em uma criadeira e acho melhor separar por que vao servir de petisco :)

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá

PH 6.7 está ácido e não ideal para Molly/Guppy, elas precisam no mínimo 7.2

Para os Neons está certo... então decida o que criar, somente neons ou corrigir o PH e ficar com Molly e Guppy