Psicadelic Publicado Julho 7, 2008 Publicado Julho 7, 2008 Boas pessoal, continuo com dificuldades em fazer crescer esta planta no meu aquario, no inicio tinha apenas 60W de iluminação, ja passei para 120W tenho CO2 caseiro, o aquario tem 100x40x50, fertilizo com Tropica uma tampinha de 2 em 2 dias, todas as plantas crescem bem excepto a Cuba, fui de férias esta semana quando cheguei já não via o tecto ao aquário lol mas a Cuba continua igualzinha :D as lampadas 1 é de 10 000K outra de 18 000K e tenho as 2 que vinham com o aquario original !!! Que poderei fazer mais ?? Meter mais 60W ??? Passar para 180W ??? Amanha meto fotos do aquario !!!
Fernando Freire Publicado: Julho 8, 2008 Publicado: Julho 8, 2008 Viva! 18000ºk? Que côr é que tem essa lâmpada? Que CO2 tens? Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Vasco Matos Publicado: Julho 8, 2008 Publicado: Julho 8, 2008 (editado) Boas! A H.C.''Cuba'' pode-se dizer que é uma planta exigente. Porque precisa de alguma luz,um sistema de CO2 obrigatoriamente a trabalhar e também de uma fertilização acertada. O teu aqua terá uns 200L brutos.Diria que com 150/160W já poderias manter esta planta sem problemas,por isso o ideal seria aumentares mais um pouco a iluminação. Depois a fertilização.Pelo que percebi não tens um substrato fértil,o que é uma grande desvantagem. No teu caso terás de fertilizar adequadamente. Esse fertilizante da Tropica qual é a sua composição? Terá Potassio e Ferro suficiente,ou será à base de Micros? E quais os valores de Nitrato e Fosfato do teu aqua? De modo a saberes se necessitas de fertilizar com Nitrogénio e Fósforo também. Quanto aos Kelvins das lâmpadas 18000K penso que será mais adequado para aquários de água salgada. Para aquas plantados eu penso que o ideal será espectros entre 4000K e 10000K. Editado Julho 8, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Psicadelic Publicado: Julho 8, 2008 Autor Publicado: Julho 8, 2008 (editado) A cor da lâmpada de 18 000K é uma mistura de roxa avermelhada (marca Aquaglow), o CO2 é caseiro mas estou a pensar meter comprar um como deve ser mas como ja gastei algum dinheiro com o aquario não queria agora gastar dinheiro a toa, em relação a tropica não sei qual é a composição mesmo mas é este que está neste link: ttp://www.tropica.com/article.asp?type=news&id=686 O proximo passo é comprar os testes para medir o fosfato e nitratos ?? Aumento a iluminação ??? Substituo as outras 2 lampadas de origem ?? Já estou a ficar lixado da vida Abraço Editado Julho 8, 2008 por Psicadelic
Vasco Matos Publicado: Julho 9, 2008 Publicado: Julho 9, 2008 Substituir as lâmpadas depende do tempo que elas tenham.Anualmente convém trocar. Se a de 18000K é recente deixa-a estar,em vez de trocá-la mete mais 40W no aqua. Agora os testes de Nitrato e Fosfato é que são muito necessários,de modo saberes se o teu aqua produz em exagero um e outro nutriente,e ai terás de fazer tpa's,2x por semana se for preciso,ou por outro lado se tens os niveis a zero.Nos primeiros meses contudo,é necessário muito cuidado a adicionar estes 2 nutrientes. Se o teu fertilizante era esse do link não tem Nitrato nem Fosfato incluido. É porque há 2 tipos deste fertilizante: um que tem K,Ferro,Micros, Nitrogénio(Nitrato) e Fósforo(Fosfato), e outro que não tem Nitrogénio nem Fósforo. Faz toda a diferença saber qual deles é. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Psicadelic Publicado: Julho 9, 2008 Autor Publicado: Julho 9, 2008 Substituir as lâmpadas depende do tempo que elas tenham.Anualmente convém trocar. Se a de 18000K é recente deixa-a estar,em vez de trocá-la mete mais 40W no aqua. Agora os testes de Nitrato e Fosfato é que são muito necessários,de modo saberes se o teu aqua produz em exagero um e outro nutriente,e ai terás de fazer tpa's,2x por semana se for preciso,ou por outro lado se tens os niveis a zero.Nos primeiros meses contudo,é necessário muito cuidado a adicionar estes 2 nutrientes. Se o teu fertilizante era esse do link não tem Nitrato nem Fosfato incluido. É porque há 2 tipos deste fertilizante: um que tem K,Ferro,Micros, Nitrogénio(Nitrato) e Fósforo(Fosfato), e outro que não tem Nitrogénio nem Fósforo. Faz toda a diferença saber qual deles é. O meu é o que não tem Fosfato nem Nitrato !!!!
Recommended Posts