Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, continuo com dificuldades em fazer crescer esta planta no meu aquario, no inicio tinha apenas 60W de iluminação, ja passei para 120W tenho CO2 caseiro, o aquario tem 100x40x50, fertilizo com Tropica uma tampinha de 2 em 2 dias, todas as plantas crescem bem excepto a Cuba, fui de férias esta semana quando cheguei já não via o tecto ao aquário lol mas a Cuba continua igualzinha :D as lampadas 1 é de 10 000K outra de 18 000K e tenho as 2 que vinham com o aquario original !!! Que poderei fazer mais ?? Meter mais 60W ??? Passar para 180W ???

Amanha meto fotos do aquario !!!

Publicado:

Viva!

18000ºk? Que côr é que tem essa lâmpada?

Que CO2 tens?

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado: (editado)

Boas! A H.C.''Cuba'' pode-se dizer que é uma planta exigente. Porque precisa de alguma luz,um sistema de CO2 obrigatoriamente a trabalhar e também de uma fertilização acertada.

O teu aqua terá uns 200L brutos.Diria que com 150/160W já poderias manter esta planta sem problemas,por isso o ideal seria aumentares mais um pouco a iluminação.

Depois a fertilização.Pelo que percebi não tens um substrato fértil,o que é uma grande desvantagem. No teu caso terás de fertilizar adequadamente. Esse fertilizante da Tropica qual é a sua composição? Terá Potassio e Ferro suficiente,ou será à base de Micros?

E quais os valores de Nitrato e Fosfato do teu aqua? De modo a saberes se necessitas de fertilizar com Nitrogénio e Fósforo também.

Quanto aos Kelvins das lâmpadas 18000K penso que será mais adequado para aquários de água salgada. Para aquas plantados eu penso que o ideal será espectros entre 4000K e 10000K.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)

A cor da lâmpada de 18 000K é uma mistura de roxa avermelhada (marca Aquaglow), o CO2 é caseiro mas estou a pensar meter comprar um como deve ser mas como ja gastei algum dinheiro com o aquario não queria agora gastar dinheiro a toa, em relação a tropica não sei qual é a composição mesmo mas é este que está neste link: ttp://www.tropica.com/article.asp?type=news&id=686

O proximo passo é comprar os testes para medir o fosfato e nitratos ?? Aumento a iluminação ??? Substituo as outras 2 lampadas de origem ?? Já estou a ficar lixado da vida cheers

Abraço

Editado por Psicadelic
Publicado:

Substituir as lâmpadas depende do tempo que elas tenham.Anualmente convém trocar. Se a de 18000K é recente deixa-a estar,em vez de trocá-la mete mais 40W no aqua.

Agora os testes de Nitrato e Fosfato é que são muito necessários,de modo saberes se o teu aqua produz em exagero um e outro nutriente,e ai terás de fazer tpa's,2x por semana se for preciso,ou por outro lado se tens os niveis a zero.Nos primeiros meses contudo,é necessário muito cuidado a adicionar estes 2 nutrientes.

Se o teu fertilizante era esse do link não tem Nitrato nem Fosfato incluido. É porque há 2 tipos deste fertilizante: um que tem K,Ferro,Micros, Nitrogénio(Nitrato) e Fósforo(Fosfato), e outro que não tem Nitrogénio nem Fósforo.

Faz toda a diferença saber qual deles é.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Substituir as lâmpadas depende do tempo que elas tenham.Anualmente convém trocar. Se a de 18000K é recente deixa-a estar,em vez de trocá-la mete mais 40W no aqua.

Agora os testes de Nitrato e Fosfato é que são muito necessários,de modo saberes se o teu aqua produz em exagero um e outro nutriente,e ai terás de fazer tpa's,2x por semana se for preciso,ou por outro lado se tens os niveis a zero.Nos primeiros meses contudo,é necessário muito cuidado a adicionar estes 2 nutrientes.

Se o teu fertilizante era esse do link não tem Nitrato nem Fosfato incluido. É porque há 2 tipos deste fertilizante: um que tem K,Ferro,Micros, Nitrogénio(Nitrato) e Fósforo(Fosfato), e outro que não tem Nitrogénio nem Fósforo.

Faz toda a diferença saber qual deles é.

O meu é o que não tem Fosfato nem Nitrato !!!!