Ratoeira De Caracóis Sera

Recommended Posts

Boa tarde.

Em tempos li algures no fórum a existência destas ratoeiras de caracóis, tentei procurar o tópico mas não o encontrei.

A minha pergunta é a seguinte... tenho Red´s pequenos, será que eles também não ficam lá dentro presos? Como funciona aquilo?

Obrigada

Bjx**

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Partilhar nas redes sociais

Olá Ritaz! Sim,devem ficar... E também um aquário e uma ratoeira...não combinam lá muito...

Sabes,a maior parte dos caracois não come plantas saudáveis,só as que caiem no solo e eles limpam. Ajudam també, a comer os restos de comida e a oxigenar o areão,o que é optimo para as raizes das plantas.

Dos caracois que normalmente encontramos nos nossas aquários,apenas o Physa e os Melanoides Tuberculata são bastante prolíficos,e se tiverem muita comida disponivel.Portanto excesso destes caracois indica que há excesso de comida no aqua.Nenhum deles toca nas plantas.

Depois há os Planorbis Corneus que se multiplicam muito menos,os Lymaneas sp. quase nada.

O unico caracol que queremos ver fora de um aqua plantado é o Marisa Cornuarietis. Come plantas. Mas esse não aparece dentro dos nossos aquas,temos de comprá-lo...

Por tudo isto os caracois são muito mais uma ajuda que outra coisa. E que não os gosta de ver esteticamente é porque ainda não viram um aquário infestado de sanguessugas...

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

depende do tipo de peixes que tens , pois eu tenho essa ratoeira, experimentei e com viviparos nao dá,

como tenho peixes tipo molys,guppys, platys, e de varios tamanhos, aconteceu que quando fui ver tinha a ratoeira

cheia de peixes, além do caracois.

Funciona se for aqua de peixes grandes (ciclideos) entran os caracois e eles nao cabem

''aconteceu que quando fui ver tinha a ratoeira cheia de peixes, além do caracois.''

:) Se a SERA tivesse quietinha e tentasse ajudar, informando as pessoas realmente é que fazia bem...Em vez de fazer diaparates como essas ''ratoeiras''. O problema é que põe os caracois ao mesmo nivel de algas e outras coisas indesejadas e isso é mentira!

Temos é de perceber e aproveitar as vantagens que os caracois dão ao aqu´rio,isto se queremos ter realmente um ecossistema o mais parecido possivel com a Natureza,

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Olá Ritaz! Sim,devem ficar... E também um aquário e uma ratoeira...não combinam lá muito...

Sabes,a maior parte dos caracois não come plantas saudáveis,só as que caiem no solo e eles limpam. Ajudam també, a comer os restos de comida e a oxigenar o areão,o que é optimo para as raizes das plantas.

Dos caracois que normalmente encontramos nos nossas aquários,apenas o Physa e os Melanoides Tuberculata são bastante prolíficos,e se tiverem muita comida disponivel.Portanto excesso destes caracois indica que há excesso de comida no aqua.Nenhum deles toca nas plantas.

Depois há os Planorbis Corneus que se multiplicam muito menos,os Lymaneas sp. quase nada.

O unico caracol que queremos ver fora de um aqua plantado é o Marisa Cornuarietis. Come plantas. Mas esse não aparece dentro dos nossos aquas,temos de comprá-lo...

Por tudo isto os caracois são muito mais uma ajuda que outra coisa. E que não os gosta de ver esteticamente é porque ainda não viram um aquário infestado de sanguessugas...

Sim... eu sei disso e concordo com tudo mas é que a praga está-se a tornar incontrolável...

Comida a mais não me parece, ontem vim de férias (estive 3 dias fora) pensei que os caracóis se iriam controlar quando olho para o aquário parece que triplicaram... Cada vez que abro o filtro só encontro caracóis, caracóis, caracóis...

Não me fazem comichão nenhuma, até gosto de ver os desgraçados com as antenas minúsculas de fora... mas tão-se a tornar demais... :)

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Sim... eu sei disso e concordo com tudo mas é que a praga está-se a tornar incontrolável...

Comida a mais não me parece, ontem vim de férias (estive 3 dias fora) pensei que os caracóis se iriam controlar quando olho para o aquário parece que triplicaram... Cada vez que abro o filtro só encontro caracóis, caracóis, caracóis...

Não me fazem comichão nenhuma, até gosto de ver os desgraçados com as antenas minúsculas de fora... mas tão-se a tornar demais... bang

Pois,eu compreendo,o que é demais também chateia. Por vezes estamos a alimentar demais os nossos peixes e nem damos conta disso. Eles não precisam de comer muito,aliás devem comer pouco mas bem.

Ou seja,o ideal é diversificar a alimentação.Ter pelo menos 2 tipos de comida seca,uma à base de vegetais e outra com materia animal (peixe,crustaceos,etc) incluida. E depois ter uma comida congelada, artemia ou larvas de mosquito vermelhas por ex.

Dar pouco mas com qualidade.

É que os caracois se não tiverem o que comer reproduzem-se muito menos.Tens Corydoras no aqua? É que elas são boas a limpar o fundo o que faz com que não sobre nada para aos caracois.

Zog Li

Eu costumo dar flocos e larvas de mosquito vermelhas, de vez em quando dou tubifex. Dou comida 3 vezes ao dia em quantidades que eles devoram em 2, 3 minutos...

Tenho 3 corydoras bronze mas parece que não são suficientes... bang

Não sei se tente a folha de alface, o que eu queria mesmo não era exterminá-los de vez mas sim controlar um pouco a população... quando tenho mais paciência ponho-me lá com o braço dentro a dar caracóis esmagados aos peixes mas o tempo para isso é escasso.

Olá,

Eu tive uma praga "faraonica" no meu aqua e só consegui resolver o problema com um Botia Palhaço!

O único problema que podes ter é que há situações em que estes peixes também gostam de camarão...

Eu neste momento tenho 16 camarões na engorda para introduzir no aqua, mas só o vou fazer quando estiverem grandinhos.

Depois posso dizer-te como a coisa correu...

Um abraço,

MS

Eu costumo dar flocos e larvas de mosquito vermelhas, de vez em quando dou tubifex. Dou comida 3 vezes ao dia em quantidades que eles devoram em 2, 3 minutos...

Tenho 3 corydoras bronze mas parece que não são suficientes... :roll:

Não sei se tente a folha de alface, o que eu queria mesmo não era exterminá-los de vez mas sim controlar um pouco a população... quando tenho mais paciência ponho-me lá com o braço dentro a dar caracóis esmagados aos peixes mas o tempo para isso é escasso.

Olá Ritaz

Parece-me definitivamente comida a mais.

O aconselhável é 2 vezes por dia e a comida ser consumida em 30s.

Pelo menos no meu comunitário, são bastantes simples de manter sobre controle.

Por outro lado, também não quero que desaparecam, para além da sua presença ser benéfica, completam mais o aquário em minha opinião.

Experimenta andar uma semana a dar só comida uma vez por dia e vais ver que controlas isso.

1 Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!