burriex Publicado Julho 6, 2008 Publicado Julho 6, 2008 Boas Uma dúvida, num aquário em que um aquário de 75W seja suficiente um de 100W gasta o mesmo? ou seja, compensará a potência despendida com horas em stand by, ou outra coisa qualquer? Pergunto isto porque comprar um termoestato de 75 ou 100 o preço por vezes é o mesmo. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
João Faria Publicado: Julho 6, 2008 Publicado: Julho 6, 2008 Boas, Se o termostato de 75 W é suficiente para que queres o de 100 W, mesmo sendo ao mesmo preço? Respondendo à tua pergunta, o de 100 W passará menos tempo ligado pois atingirá a temperatura escolhida mais depressa. Se isso compensa o dispêndio de energia extra enquanto está ligado já não te sei dizer mas estou em crer que será uma diferença mínima a favor do de 75 W. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Jerboa Publicado: Julho 6, 2008 Publicado: Julho 6, 2008 (editado) Uma dúvida, num aquário em que um aquário de 75W seja suficiente um de 100W gasta o mesmo? ou seja, compensará a potência despendida com horas em stand by, ou outra coisa qualquer? Litros do aqua? Vou dar a minha opiniao Teoricamente: E exactamente igual, o mais potente vai aquecer mais depressa, mas estara ligado menos tempo, o consumo seria +- o mesmo. O mais potente vai condicionar mudancas mais bruscas de temperatura. Na - minha e so minha - experiencia pessoal (na pratica) O termostato mais potente vai ser mais dificil de estabilizar para uma dada temperatura, dependendo da temp ambiente e vol de agua. Nao sei porque, mas depois do termostato disparar o calor gerado pode ser de mais para o volume de agua, causando um hiperaquecimento. Na pratica e so baixar o termostato e esquecer a escala, ate se obter a temp pretendida; geralmente regular 3-5 graus abaixo chega. Eu, para um aqua de 70L reais colocaria um termostato de 50W. Para 90L colocaria um de 75W. Neste momento tenho um Hydor de 150W para 120L reais e penso reduzir para 100W, se conseguir vender este. Editado Julho 6, 2008 por Jerboa Citar
burriex Publicado: Julho 7, 2008 Autor Publicado: Julho 7, 2008 Ainda não sei os litros do aqua. Eu apenas queria saber isto porque se tivesse um aqua de 90L podia pôr um termoestato de 100w ou 75w, se depois comprasse mais um aqua de 120L poderia usar um de 100w ou 150w, ou seja, o termoestato de 100w poderia ser o mesmo se desse baixa do aqua de 90L. Era só para ficar mais informado, mas também concordo com vocês, o consumo deve ser o mesmo. Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
Recommended Posts