PIRANHA Publicado Julho 6, 2008 Publicado Julho 6, 2008 Boas pessoal Só queria mostra-los o meu novo hobbie..... Plantas Carnivoras. Sarracenia Drosera capensis Cephalotus follicularis Dionaea Muscipula Nephentes Comentem à vontade ou perguntem alguma coisa. Um abraço a todos Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 Olá Piranha! Bem,excelente,adoro estas plantas! Tenho uma Dionaea e uma Sarracenia. A Sarracenia está bem,agora a Dionaea à coisa de 2 meses para cá começou a ficar com as folhas pretas, parece que se queimam. E é depois de apanharem uma presa,fecham e alguns dias depois começam a escurecer... Eu tenho ambas as plantas num sitio onde apanham com algum sol directo durante o dia e outra parte do dia sombra.Isto porque nas minhas pesquisas aprendi que terra elas gostam mas alguns sites dizem que a Dionaea gosta de Sol directo,noutros que não... Sabes do que se trata? Podes dar dicas de como manter,quais as condições ideais e onde adquirir mais espécies? Obrigado! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
PIRANHA Publicado: Julho 7, 2008 Autor Publicado: Julho 7, 2008 (editado) Boas Uns dos segredos das plantas é o Substrato Na maior parte dos casos, a turfa acída é o ingrediente principal das misturas para plantas carnívoras. Cuidado no entanto as turfas enriquecidas com adubos, que podem causar danos ou mesmo por vezes a morte das plantas. O mal é que a turfa tem tendência a compactar-se e a asfixiar as raízes das plantas, para isso utiliza-se perlite. Fundamental é nunca fertilizar-se e regar sempre com agua destilada ou agua da chuva. Quando a tua planta, começa a escureçer e as armadilhas a apodroçer é sinal de agua a mais . Utiliza o metodo de colocar um prato por baixo do vaso com 25ml de agua. E rega só quando o prato estiver seco. É aconselhavel, teres também musgo ou Esfagno no vazo para manter sempre a terra húmida. Em relação à iluminação, durante o dia estão com luz do sol não directa, nas ultimas 3 h de sol do dia , coloca-las à janela. No IZZI Forúm Montijo ou na MaxGarden Moita, têm plantas à venda. Preços: Sarracenia , Drosera capensis e Dionaea Muscipula - » 4.95€ Nephentes - » 15 € Se precisares de mais alguma coisa , avisa. Um abraço Olá Piranha! Bem,excelente,adoro estas plantas! Tenho uma Dionaea e uma Sarracenia. A Sarracenia está bem,agora a Dionaea à coisa de 2 meses para cá começou a ficar com as folhas pretas, parece que se queimam. E é depois de apanharem uma presa,fecham e alguns dias depois começam a escurecer... Eu tenho ambas as plantas num sitio onde apanham com algum sol directo durante o dia e outra parte do dia sombra.Isto porque nas minhas pesquisas aprendi que terra elas gostam mas alguns sites dizem que a Dionaea gosta de Sol directo,noutros que não... Sabes do que se trata? Podes dar dicas de como manter,quais as condições ideais e onde adquirir mais espécies? Obrigado! Editado Julho 7, 2008 por PIRANHA Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 11, 2008 Publicado: Julho 11, 2008 Obrigado Piranha! Na Luso-Bonsai parece que também vendem alguns tipos de plantas carnivoras,tenho de lá dar um salto,nunca fui lá. Vou seguir o teu conselho da água,não sabia que o escureciemento das folhas se devia a isso. Sabes o que era fixe? Era quando tivesses tempo fazeres uma lista de cuidados sobre cada planta,o que cada uma precisa,etc. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Djizaz Publicado: Julho 11, 2008 Publicado: Julho 11, 2008 Boas, Comecem é a planear como as encaixar num paludário. Cumps Citar
PIRANHA Publicado: Agosto 15, 2008 Autor Publicado: Agosto 15, 2008 Obrigado Piranha! Na Luso-Bonsai parece que também vendem alguns tipos de plantas carnivoras,tenho de lá dar um salto,nunca fui lá. Vou seguir o teu conselho da água,não sabia que o escureciemento das folhas se devia a isso. Sabes o que era fixe? Era quando tivesses tempo fazeres uma lista de cuidados sobre cada planta,o que cada uma precisa,etc. Boas Zogli Então como estão as tuas plantas ? Desculpa não ter respondido ao teu pedido , mas tive ausente. Se não fôr tarde de mais aqui vai. Eu aconselho-te a visitar este site para te ajudar as tuas questões http://www.karnivoras.com/articles/32/1/Sarracenia http://www.karnivoras.com/articles/10/1/Dionaea-muscipula Mais alguma questão apita Citar
PIRANHA Publicado: Agosto 15, 2008 Autor Publicado: Agosto 15, 2008 Boas, Comecem é a planear como as encaixar num paludário. Cumps Boas Djizaz Eu bem queria e tenho um cubo 50X50X50 que servia para isso mesmo. Só não o faço, porque não me sinto à vontade para o fazer por falta de conhecimentos técnicos. Se alguém quiser ajudar , apitem Citar
testum Publicado: Outubro 2, 2009 Publicado: Outubro 2, 2009 E já viste alguma das plantas em acção? Txam na mosca! ou melga! Citar
Ruben 13 Publicado: Janeiro 24, 2010 Publicado: Janeiro 24, 2010 (editado) Boas pessoal, eu também sou um grande adepto de Plantas Carnívoras, esta é a minha lista: - Cephalotus Follicularis - Darlingtonia Californica - Dionaea Muscípula 'Típica' - Dionaea Muscípula 'Red Piranha' - Drosera Capensis 'Típica' - Drosera Capensis 'Alba' - Droseras Pygmys ou Gemmae: - Drosera allantostigma - Drosera barbigera - Drosera 'Carabup' - Drosera Roseana - Drosera Scorpioides - Drosera Stelliflora - Nepenthes x Ventrata - Nepenthes 'Rebecca Soper' - Nepenthes Sanguínea - Nephentes x hookeriana (rafflesiana x ampullaria) - BREVEMENTE - Nepenthes Miranda - Pinguicula x Tina - Sarracenia Farhamii - Sarracenia Purpurea ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Pessoal estas plantas são muito belas mas também muito exigentes. Umas têm período de dormência e outras não. O desrespeito deste acto natural da planta poderá levar á sua morte progressiva. O solo básico e adequado para este tipo de plantas, é turfa loira + perlite..embora isto seje algo muito abstracto pois cada criador faz a sua própria mistura levando sempre turfa loira se possível. Algo muito importante nunca colocar as plantas carnívoras num substracto com um pH superior a 6. Elas gostam de terras ácidas e pobres em nutrientes, logo o substracto indicado será um com pH entre os 3.5 e 4.5 . Musgo sphagnum é o único musgo que pode ser utilizado no cultivo e reprodução destas plantas. Se precisarem de adquirir substracto avisem-me.. pois devo informar que não existe este tipo de substracto em Portugal. Este tipo de substracto é importado da Alemanha, do Báltico, etc. Apenas algumas lojas relacionadas com a Agricultura e o Jardim é que o vendem e eu conheço algumas.. A água a utilizar é água pura ou água destilada ou então água da chuva, embora se viverem em cidades que poluem ainda bastante ou se viverem ao pé de fábricas, a água da chuva poderá estar poluída.. Uma outra maneira de poder usar a água das nossas torneiras é comprar um aparelho de Osmose Inversa e um Medidor de TDS para controlar melhor a qualidade da água. Podem também usar a água que se obtem nos desumificadores.. :D ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Bate-Papo : Vasco Matos..a tua Dionaea Muscípula se estás a usar substracto adequado..só há duas opções para isso acontecer às armadilhas dela.. Ou uma armadilha já dirigiu pelo menos 2 vezes e agora esta apodrece para ser substítuida por outra ou muito natural nesta época é ela estar a entrar em dormência. E se assim for, ela parará de crescer e as suas armadilhas morreram quase todas e na Primavera voltará a renascer com toda a força PIRANHA..gostei muito de ver as tuas fotos, tão bonitas as tuas meninas, Parabéns Uma curiosidade, onde arranjas-te a tua Cephalotus??? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ IMPORTANTE: Antes de adquirirem qualquer planta carnívora tenham atenção aos cuidados dela, pesquisem na Net e informem-se, pois cada carnívora tem as suas exigências em termos de clima e substracto.. E certifiquem-se sempre se têm condições para as ter..pf.. Aguardo comentários e resposta ansiosamente .. Cumprimentos, Ruben Editado Janeiro 24, 2010 por Ruben 13 Citar
PIRANHA Publicado: Janeiro 27, 2010 Autor Publicado: Janeiro 27, 2010 Boas Ruben A minha Cephalotus , foi adquirida num site de vendas ou forúm qualquer que eu já nem me lembro. Talvez o OLX. Tu tens uma bela colecção , não há dúvida. Se puderes, posta umas fotos. Já agora , onde costumas comprar o substrato e as plantas? Porque eu tenho que mudar o substrato das minhas todas, porque eu nunca o fiz até agora. E para isso vou precisar de ajuda. Um abraço Citar
Ruben 13 Publicado: Janeiro 27, 2010 Publicado: Janeiro 27, 2010 (editado) A Liscampo vende.. Olha curtia falar contigo pelo Hotmail é mais fácil e é sempre bom partilhar a experiência..se quiseres falar melhor lá manda uma MP para mim com o teu mail ou pede-me, caso queiras claro Já agora como manténs a tua Cephalotus que condições?? Editado Janeiro 27, 2010 por Ruben 13 Citar
RicardoMiranda Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 (editado) Tens aqui indicações sobre locais de venda da turfa loira em todo o país na CPPC, Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras. http://plantascarnivoras.forumr.net/produt...-venda-t107.htm Para quem se quer iniciar neste mundo do cultivo de plantas carnívoras pode sempre contar com o apoio da CPPC, tem disponibilizada toda a informação sobre o cultivo destas plantas, bem como a oferta de sementes aos seus membros, tanto para aumentar as suas colecções como para se iniciar no cultivo. Aproveito e deixo aqui umas fotos das minhas plantas: Editado Fevereiro 22, 2010 por RicardoMiranda Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras > http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM
Arianita Publicado: Fevereiro 22, 2010 Publicado: Fevereiro 22, 2010 uau simplesmente lindas! parabéns Citar <span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>
RicardoMiranda Publicado: Fevereiro 23, 2010 Publicado: Fevereiro 23, 2010 Obrigado São plantas fáceis de cuidar na sua maioria, depois de lhe apanhar o jeito, até podem ser plantas mais fáceis de cuidar do que as comuns Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras > http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM
RicardoMiranda Publicado: Março 17, 2010 Publicado: Março 17, 2010 Deixo aqui mais umas fotos recentemente tiradas das minhas plantas: Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras > http://plantascarnivoras.forumr.net - VISITEM
norby Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 Boas Ricardo, A tua colecçao é algo de extraordinario! Muito bonitas as plantas. Abraço, Norberto Citar
Arianita Publicado: Março 18, 2010 Publicado: Março 18, 2010 Olá!!! parabéns são lindas vê-se mesmo que tem muito gosto nelas e muita dedicação!! parabéns abraços 1 Citar <span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>
Albertorodriguez Publicado: Junho 21, 2010 Publicado: Junho 21, 2010 É com muito prazer que também partilho o gosto pelas carnívoras, não é um hobby tão antigo como aquariofilia mas já tenho carnívoras a alguns anos e acho-as muito interessantes, droseras, sarracenias e nepentes, etc...faço parte do fórum CPPC (Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras), encontrei varias pessoas muito experientes e dispostos a partilhar a sua sabedoria. Ainda ontem semeei umas 200 sementes, são tão pequenas que o vento leva. Ricardo, tens uma pinguicula de flor vermelha muito bonita, essa está na minha lista de aquisição. Abraço, Alberto. Citar
MrJonhyG Publicado: Setembro 21, 2014 Publicado: Setembro 21, 2014 Olá, muito boa noite. Sou uma pessoa muito interessada neste tipo de plantas e já tenho corrido uma data de lojas à procuras destas pequenas preciosidades, mas com o meu maior azar, o mais perto que já estive de uma foi numa loja que entrei e quando perguntei se a tinham me disseram que tinham vendido a ultima no dia anterior... Para além dessa já fui a pelo menos mais 5 lojas mas todas me dizem que de momento não têm e não sabem quando vêm a ter. Ando cheio de vontade de ter uma mas não a encontro, e é aqui que eu peço a vossa ajuda. Parecem perceber bastante destas plantas, e eu gostaria de saber se conhecem alguma loja em Lisboa que venda este tipo de plantas. Peço em Lisboa por ser o unico sitio onde me posso deslocar. Agradecia imenso a vossa ajuda. Muito obrigado desde já. Abraço Citar
luisrr Publicado: Dezembro 24, 2014 Publicado: Dezembro 24, 2014 Procura em viveiros e em superfícies comerciais como o leroy, aki, agriloja..etc Já agora deixo-te aqui o link da associação portuguesa de plantas carnivoras , caso tenhas interesse em aprender mais sobre estas plantas ou mesmo conseguires que alguém te venda o que queres. Link: http://forum.appcarnivoras.org/index.php Citar
luisrr Publicado: Agosto 19, 2016 Publicado: Agosto 19, 2016 Deixo aqui um vídeo de ontem de parte da minha colecção que se encontra numa estufa: Citar
testum Publicado: Setembro 27, 2016 Publicado: Setembro 27, 2016 Deixo aqui um vídeo de ontem de parte da minha colecção que se encontra numa estufa: Muito boa a tua colecção! Tens de pôr um video é de acção, de uma mosca a ser apanhada! Citar
luisrr Publicado: Dezembro 23, 2016 Publicado: Dezembro 23, 2016 Já tinha feito um há uns tempos.. Já agora deixo aqui o meu novo canal e a minha página de facebook: https://www.youtube.com/channel/UCWgDMeolTedNGCOm31DJe8Q https://www.facebook.com/Werds-Plantas-Carn%C3%ADvoras-365789677118623/ Citar
Recommended Posts