Recommended Posts

Publicado

Comprei esta planta mas a informaçao sobre ela é pouca, que cuidados deverei ter com ela? assim como que tamanha atinge? ela necessita de muita luz?

Já pesquisei e li que ela nao é aquatica ? :)

Ps: comprei-a hoje nao resisti achei-a lindaaaa

Publicado:

Pequena correcção, o nome que o colega Artur colocou não está totalmente correcto. O nome correcto será Spathiphyllum wallisii.

 

http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=102

 

O colega [_GrEEn_gObLiN_] tem razão, veja-se esta referência:

 

(...)A terrarium plant sometimes used in aquariums and goldfish bowls(...)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Podes usá-la num paludário.

 

A minha sogra tem uma planta desta e tem mais de um metros de altura.

 

Nem penses que a consegues manter dentro de água.

26675160.img.jpg

Publicado:
Podes usá-la num paludário.  

 

A minha sogra tem uma planta desta e tem mais de um metros de altura.

 

Nem penses que a consegues manter dentro de água.

 

 

Resumindo, nao entendi ;)

Então esta planta é para por onde ? 8)

É uma planta de Vaso ?

Publicado:

comprei essa mesmaplanta a semana passada..como planta de aquario..e esta a dessenvolver...(comprei numa loja de animais..por isso penso que a senhora sabia o estava a vender).. nao pode haver duas "parentes" uma aquatica e outra não aquatica??? o

 

brigado!!

abraços!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Publicado:

tive a ver os sites k voces apresentam...o primeiro só se ve a flor..que a minha não possui (ou ainda não possui) e a foto de baixo apesar de ser desenho parece que tem as folhas mais pequenas que a minha... (nao tenho cam digital..senao postava) a minha tem folhas bem grandes.. não sei em relaçao a planta da pessoa k iniciou o post se se verifica a mesma coisa... abraços !!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Publicado:

A Spathiphyllum vende-se cá, num supermercado, como planta normal, para interior :(

 

Sera, que ele vai subreviver no meu aqua ?

Vale a pena tentar ? ;)8)

Publicado:
A Spathiphyllum vende-se cá, num supermercado, como planta normal, para interior  :(  

 

Sera, que ele vai subreviver no meu aqua ?

Vale a pena tentar ? ;)  8)

 

Aqui fica o Link dum video do meu aqua, a dita planta é a do meio do Aqua, as outras tao em recuperacao

http://www.angelfire.com/un/artur/video100...0072004_004.avi

Publicado:

Olá,

 

Essa planta é tão aquática como as anubias ou os fetos de java!!! :?8) (É melhor estudarem um pouco para quem não sabe)

 

É verdade, estas plantas gostam de grandes quantidades de humidade estilo beira rio em climas tropicais(até ao extremo de - submersa nas cheias) ;)

 

Tenho várias a crescer em aquário e fora também :( o unico problema que vejo é o facto de, em boas condições (como as minhas :oops: ) cresce para fora de água do aquário e ficam enormes.

 

Ah e outra coisa, as que estão fora de água gostam de ter sempre "os pés molhados" e bem longe da luz do sol directa.

 

Tenho trocado e vendido vários pés desta especie para aquário e até agora todos gostam, encontrei outra especie de "Spath" que a unica diferença são umas manchas esbranquiçadas nas folhas (infelizmente já não cabe na coleção) :cry:

 

Tem crescimento lento e acho a bem resistente (já mandei uns pés por correio e passado 2 semanas a encomenda foi devolvida, por erro na morada. Quando abri a encomenda, parecia que não tinha sido nada com elas e estavam fresquinhas!)

Publicado:

Bem uma coisa é a planta, devido a reservas que posui, crescer e outra é adaptar-se ao meio aquático. Isso não irá acontecer com esta planta, pode ser uma planta que retem muita água e por isso adapta-se a estar com as raizes submersas, agora que se consiga desenvolver e adaptar isso já é outra cantiga. As Anúbias são plantas anfibias e são capazes de fazer esta alteração nos seus tecidos, ao contrário para a Spathiphyllum terá de estar com as folhas emersas.

 

Peixe mário a tua planta aguenta-se porque cresce para fora da coluna de água, dúvido que a consigas manter totalmente submersa. Como é obvio ela não morre de um dia para o outro, trata-se de uma planta grande com muitas reservas.

 

Peço desculpa mas acho que estão enganados quanto a esta planta, ao contrário das anubias e dos fetos, essas duram anos, esta não durará mais do que 2 mês já com boa vontade.

26675160.img.jpg

Publicado:
esta não durará mais do que 2 mês já com boa vontade.

 

Tudo bem, que posso eu dizer perante tal sabedoria? :oops:

 

Tens alguma? :D ...eu tenho muitas!!!...e a bem mais que dois meses.

Publicado:

Bem até parece que estou aqui a aramar-me em esperto, se achas que não sei o que digo então vê o que diz o site da tropica:

 

A terrarium plant sometimes used in aquariums and goldfish bowls. Can be used as a decorative plant, but only lasts a few months. If you wish to keep a good balance in a normal aquarium this plant should not be allowed to dominate. Not eaten by herbivorous fish.

 

A parte do “balance” é quando a raiz começa a apodrecer, mas isso nota-se no cheiro da água.

Não é apenas por pertencer à mesma familia da anubia que faz dela uma planta aquática. Até ao momento és o primeiro que consegue mantê-las submersas e a ter bons resultados.

 

Por acaso não tenho nenhuma mas aceito de bom grado.

26675160.img.jpg

Publicado:

Não vou insistir mais!

 

Por acaso até tenho o livro da tropica, e conheço o site que diz o mesmo.

 

e por acaso também, tenho algumas noções de Marketing...

 

 

...Eu tenho varias a crescerem...

 

...tu é que sabes!

 

Por acaso só me chateia um pouco é ter o computador ao pé do aquário, escrever aqui sobre as minhas experiencias, e haver sempre alguem que diz que o que eu tenho em casa não existe.

 

Mas já estou um bocado habituado a isso aqui neste forum.

Publicado:

Há quanto tempo tens a planta submersa?

Não é verdade que a Spathiphyllum tenha os mesmos hábitos das Anubias ou dos Fetos de Java, talvês dois meses seja exagero, depende da condição da planta, mas o que é certo é que não aguenta viver constantemente submersa.

Aliás notas isso se para além de noções de marketing tiveres também algumas de botânica :) (de preferência melhores, até porque não entendo qual o interesse da tropica em reduzir o mercado alvo do seu próprio produto :), mas e daí eu não tenho noções de marketing para além das comuns e pode perfeitamente estar algo a escapar-me :)). Se reparares a Spathiphyllum tem apenas uma forma de reprodução (ao contrário das Anubias que têm duas e dos Fetos que Têm várias) que é florir (com uma flor bastante rudimentar por sinal). E as flores não funcionam debaixo de água.

Bem certo que isso não é razão suficiente para que não aguente debaixo de água, mas também é certo que são raros os relatos de sucesso com mais de um ano.

Boa sorte para as tuas. :)

 

PS: parto do princípio que falas de plantas totalmente submersas ou esta discussão nem teria razão de ser.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

:) Bem a minha tá completamente subemersa, em dois dias um folha que tava fechada que tinha de altura desde o solo ai uns 3 cm agora tem +- 10cm, acontece que ficou toda amarelada, e a planta tá cheia de furos no meio das folhas, ou seja mais uma que vai morrer :)

Quando esta for totalmente vou desistir das plantas :).

Publicado:

Epá não faças isso, quem não comprou ou teve plantas aquáticas, ou não, que morreram.

 

As primeiras plantas que tive morreram todas porque não eram aquáticas é obvio que isso só teve uma explicação, falta de conhecimento.

26675160.img.jpg

Publicado:

Realmente, desistir acho que não.

 

Aparecem casos pontuais de plantas que morrem, assim como os peixes.

É possivel que as plantas tenham já vindo fracas ou que se tenham ressentido com alterações das condições do local onde estão.

 

Parece-me importante estudar a estrutura completa, desde substrato até a mistura gasosa dissolvida, passando pela quimica da água no teu aquário.

 

Realmente noto que nestas plantas o crescimento é maior para plantas que têm partes das folhas ligeiramente fora de água, até em relação as totalmente emersas.

 

Contudo reafirmo que tenho alguns pés totalmente submersos a crescer em substrato fertil, totalmente submersas a algum tempo e aparentam boa saude.

 

Quanto à tropica, não nos podemos esquecer que esta planta é muito barata! É obvio que eles preferem vender plantas mais caras. Um pormenor interessante será reparar que todas as "terrarium plant" que eles lá têm, apresentam o mesmo texto explicativo, ou seja, nem sequer falam da planta em si(e têm várias deste tipo, o que é estranho para um livro sobre plantas de aquário).

Publicado:

Bem o livro da tropica não o é bem, é mais um catálogo e bem caro porque é publicidade, a info lá contida de pouco nos vale pois é muito vaga.

 

Existem muitos motivos para as plantas morrerem mesmo com condições pode acontecer, isto porque o que tentemos fazer é juntar muitas plantas que nunca estariam juntas na natureza. Na natureza as plantas dominam o mais que conseguem e é raro ver mais do que 3 a 4 especies numa determinada área, isto porque as plantas tem mecanismos de defesa, substâncias aleopáticas que impedem o crescimento de outras especies. No aquário estamos a potenciar isto com especies mais agressivas que outras.

 

Um exemplo que se passou comigo, tinha a Rotala wallichii a crescer bem, até certo ponto parou e apodreceu o meristema apical, ao lado tinha a Myriophyllum tuberculatum, um dia tive que fazer uma poda a esta planta qual foi o meu espanto que a R. wallichii veio agarrada. As raizes da M. tubercullatum estavam cravadas na R. wallichii noma posição parasita, a matar a planta.

26675160.img.jpg