Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Venho mostrar a calha que fiz para o meu novo projecto, com 204w. As lâmpadas são 4x39w T5 10000k, mais 2x24w T5 6500k. Para contornar o aspecto de ter de fazer apoios para ela decidi colocar a calha suspensa, por meio de dois cabos de aço 3mm.

Muito do material utilizado foi mais do estilo "chegar à prateleira e tirar", daí que a maior parte das fotos tem como pano de fundo a carpintaria do meu pai. Várias coisas utilizadas a nível de parafusos e metais, foram "pedidas emprestadas". :puppydogeyes:

Bom, passemos às fotos!

A régua de alumínio que serviu para fixar os balastros e os topos:

DSC01822.jpg

A chapa de alumínio branco polido, para servir de reflector:

DSC01823.jpg

Decidi usar esta chapa porque depois de retirado a película de protecção fica com um efeito espelhado, e foi bem mais barata do que os reflectores que teria de usar! Estou satisfeito com a capacidade de reflexão, não se perde muita luz.

Aqui já a chapa quinada:

Img037.jpg

A estrutura principal, com os topos em aluminio e nas laterais são tubos de inox 18mm:

Img031.jpg

Outra perspectiva:

Img030.jpg

A estrutura principal já com a régua de alumínio, e as cavidades para os balastros abertas:

Img036.jpg

A abrir os buracos para colocar os interruptores:

Img041.jpg

O primeiro teste:

Img042.jpg

Um pouco mais evoluída:

Img038.jpg

Pormenor dos topos na chapa de alumínio para cobrir o espaço que faltava:

Img039.jpg

Vista ao contrário:

Img040.jpg

A partir daqui esqueci-me de levar o telemóvel para a carpintaria para tirar fotos àcolocação das lâmpadas e balastros, de qualquer forma ficam as fotos da calha acabada de pintar:

DSC02125.jpg

DSC02126.jpg

DSC02127.jpg

Já em funcionamento, com 48w (2x24w 6500k):

48w.jpg

Com 87w (1x 39w 10000k + 2x 24w 6500k)

87w2.jpg

Com 156w (4x39w 10000k)

156w.jpg

Com o total, 204w (4x39w 10000k + 2x24w 6500k):

204w.jpg

Bom, está tudo! Espero que este DIY ajude alguém. :rainbowafro:

Abraço

Editado por Rui Granja
Publicado:

ola

esta bom sim

so tenho 2 cenas e reportar

em vez da chapa de aluminio porque nao meteste em inox polido ficava melhor em termos de luz e nao se ficava a ver as ondas na lateral

fica bem e continua a fazer diys

TOYOTA

Publicado:

Boas.

Pois, concordo contigo. As ondas foram por burrice minha aquando da moldagem da chapa aos contornos da calha. E depois não consegui arranjar aqui chapa de inox polido. :puppydogeyes:

Obrigado toyota!

Abraço

Publicado:

Obrigado mané!

Aproveito para dizer que há uns dois dias precisei de abrir a calha, e umas folgas que estavam nos topos, entre a chapa e o aluminio do topo já não existem, um ponto a favor da estética. Uma coisa boa que esta calha tem é que se precisar de a abrir é só começar a tirar parafusos que ela desmonta-se toda!

O pior é montar tudo outra vez... :puppydogeyes:

Publicado:
Boas.

Pois, concordo contigo. As ondas foram por burrice minha aquando da moldagem da chapa aos contornos da calha. E depois não consegui arranjar aqui chapa de inox polido. cabecadura

Obrigado toyota!

Abraço

ok

se nao ah por ai pela tua zona nao tem problema

desenrascaste-te e o que interessa

so que o aluminio tem um contra

com o tempo vai ficando basso como os refletores

fica bem

ah e como diz o membro João Lopes tambem quero ver esse filtro

TOYOTA

Publicado:

Olá de novo toyota.

Pois eu numa outra calha tenho alumínio normal e aquilo agora tá tudo baço. A ver vamos como vai ser com esta. Como é branco espelhado, pode ser que se aguente melhor.

Não si se vão querer ver o filtro, mas eu mostro... cabecadura

Ah! Parabéns pelo teu filho! bigsmile

Publicado:

Assim que comecei a ver este tópico pensei, “finalmente uma calha que promete”, mas a chapa que forra o candeeiro deixou muito a desejar.

Penso que começas-te bem mas que poderias ter feito muito melhor, poderias ter incorporado temporizadores digitais nos topos da calha não são caros e ocupam muito pouco espaço.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado:

Olá Daniel.

Quanto à chapa, que posso dizer? Está à vista, é o pior da calha. Tenho que ver se consigo remediar aquilo.

Quanto aos temporizadores, já tinha visto numa calha que um membro fez, parecida com a minha, aliás tirei várias ideias das dele. Não os usei por duas razões:

- Primeiro não tenho grandes conhecimentos de electrónica para os ligar lá dentro, nem uma pessoa conhecida que tivesse, ou pelo menos que tivesse disponibilidade para dar uma ajuda.

- Em segundo lugar, não sei que preços rondam por aí, mas por aqui não os arranjo por menos de 11€, e como tinha analógicos que chegasse não me apeteceu gastar mais 30€. :unsure:

A ver se dou um jeito na chapa. :D

Publicado:

Épa... quem a viu e quem a vê! Sim senhor!

Devo ter sido eu que te roubei o telemovel porque a partir do dia que passei ai a ver ja nao tirastes fotos nenhumas :D

Está boa biggrin.png' alt=':biggn:'> a chapa podia estar melhor dobrada e tal... mas quando for ai ver a "banheira" a ver se dou uns pontapés na calha que isso fica bom :unsure:

E olha que a calha está bem torta em relação ao aquario... além disso acho que fica melhor se fizeres passar o cabo de alimentaçao da calha por tras do aquario para o ocultares um pouco.

Abraço!

PS: Para quando o "tanque" cheio?

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Ainda não está tudo a 100%... :D A chapa, enfim... Já tanta gente falou nela que assim que possa vou emendar aquilo! Nem que tenha que fazer outra...

Estou a contar de o encher para a semana, terça feira já cá tenho as plantas.

Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Diogo, serviram para alimentar o gajo que andava na altura e por as coisas a jeito para colar o aquário em que se vê aí a ponta de um vidro. :lol:

José, o que hei-de dizer?! :mrgreen: Apanhaste-me... Realmente decidi-me por este modelo de calha após observar muitas vezes a tua, e deixa-me que te diga mas aquilo é uma verdadeira preciosidade! Desculpa lá as ideias tiradas. Depois adaptei às minhas necessidades e tal, mas tirei algumas ideias da tua. :D

Abraço!

Publicado:
Boas pessoal,

Diogo, serviram para alimentar o gajo que andava na altura e por as coisas a jeito para colar o aquário em que se vê aí a ponta de um vidro. :lol:

José, o que hei-de dizer?! :mrgreen: Apanhaste-me... Realmente decidi-me por este modelo de calha após observar muitas vezes a tua, e deixa-me que te diga mas aquilo é uma verdadeira preciosidade! Desculpa lá as ideias tiradas. Depois adaptei às minhas necessidades e tal, mas tirei algumas ideias da tua. :D

Abraço!

Não tens nada que pedir desculpas!

É um orgulho para mim, saber que a minha calha ainda está na moda!!!! :lol:

Se precisares de alguma coisa diz.

Cump.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

302.gif

Publicado:

Obrigado José! Assim como tirei ideias da tua, postei fotos da minha para ajudar quem precisasse, dá sempre jeito. Já fiz muita coisa à conta de ideias tiradas daqui e dali nesta secção, tem dado muito jeito.

Inicialmente era para fazer a calha com temporizadores electrónicos como os teus, mas aqui são carotes e eu tinha alguma urgência em ter a calha pronta, então foi por 3 fios a sair da calha e temporizadores analógicos nas tomadas.

Abraço

Publicado:

Jose gostava de ver a tua calha, mas as fotos ja não as consigo ver.

Consegues dar um jeito nisso? :-D

[url="http://www.neobux.com/?r=zykon"]http://www.neobux.com[/url]

Publicado:
Jose gostava de ver a tua calha, mas as fotos ja não as consigo ver.

Consegues dar um jeito nisso? :-D

Eu consigo ver zykon, deve ser problema teu.

Abraço

• 2 anos depois...
Publicado:

Boa noite

Vi o sei DIY da luminaria e gostaria de saber se nao houvesse problema quanto é que gastou nela?

Pois tenho uma regua de 2x39W e tenho uma luminaria que vinha com o aquario com 60W e eu queria juntar as duas numa só,o problemas é que para tirar as 3x20W=60W teria de desfazer a luminaria para fazer uma para as duas!

Isto porque nao percebo nada de electricidade!

obrigado