Tedj Publicado: Março 27, 2005 Publicado: Março 27, 2005 boas, no meu aqua as minhas plantas estão a ficar cheias de algas..... não sei porquê.... acham que isto fará mal aos peixes ? por acaso ate acho que da um certo estilo ao aqua e os peixes parecem gostar porque andam sempre no meio delas ....como se se estivessem a esconder ou a brincar e de noite depois de desligar a luz vejo-os todos no meio das plantas..... :D as algas que as plantas tem sao verdes escurase muito pequenas.... inda n tenho foto porque a camara avariou-se mas daqui a um dia ou assim já meto aqui foto.... cumps
KoL Publicado: Junho 19, 2005 Publicado: Junho 19, 2005 Boas, tb sou iniciante nisto mas nunca tive algas. Tenho um aquário(230l) com bastantes peixes e plantas, só noto alguma dificuldade em algumas plantas evoluirem isto porque os peixes já traçaram o caule de 2 delas, no entanto tenho uam mto bonita e com um caule forte que penso que irá desenvolver-se. Só queria dizer que é mto fácil trocares a água de um áquario de 200 300 ou 400 litros bastando para isso uma mangueira. Metes uma ponta no aquário e outra na bacia (por exemplo) e fazes uma sucção na ponta da mangueira da bacia e vais ver a água do aquário esvaziar rapidamente. O mesmo poderás fazer para inserir água no aquaário, mas desta vez metes a mangueira na torneira e já está! Uma dúvida, eu tenho um fundo de areia e por baixo tenho fertilizante para plantas, como sei quando será necessário pôr mais fertilizante?
Taintedlove Publicado: Junho 20, 2005 Publicado: Junho 20, 2005 Tenho um aqua plantado de 80 litros, há mais de 2 anos e começaram-me a aparecer sobre uma coluna de pedra, umas algas verdes filamentosas, que a estão a cobrir na totalidade. Tambem um tronco que possuo, parece coberto como que por um tapete de musgo. E as Anúbias começaram a aparecer com as pontas cobertas por algas pretas. Iniciei um processo de substituição da água, ao ritmo de aproximadamente 10-15% por dia, e introduzi "Phosphate Remover" no filtro (Eheim 2213) e 2 Ottocinclus + 2 Neocaridina sp. "Red Crystal" no aquário. Alguém tem opinião se este procedimento é o mais correcto?
Travancas Publicado: Agosto 8, 2005 Publicado: Agosto 8, 2005 Boa tarde, Este post até seria bem porreiro se desse para ver as imagens. Pelo menos no meu browser não abre nenhuma imagem. cumps Travancas
Darkon[PT] Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 Boas , estou a ter probelemas com umas algas pretas ... que cobrem as folhas das plantas ..... ja não sei como resolver o problema ... Setup : Aqua : 60Lt Luz : 2X15 Daylight + Flora - 8H de luz Filtro : ehein aquaball 650 TPA : 10 % de 8 em 8 dias . Assim que nascem folhas novas , a dita alga aparece logo passado uns dias , começa nas pontas ate cobrir a folha toda ...
mariamena Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 "Citação: eu costumo mudar 15% da agua do aquario todas as semanas e uso um produto para por no filtro que se chama GRENN-X da Hagen que me dá grandes resultados no combate as algas. " "Não aconselho!!! Nem este produto, nem qualquer outro! As algas só aparecem se o aquariofilista não der às plantas o que elas precisam." Afinal do que é que as plantas precisam ??????? Faço trocas parciais 2 vezes por semana , tenho o aqua adubado ( não sei que marca foi, mas foi comprado numa loja de aquariofilia ) , comecei a usar, hoje, o GRENN - X , tenho ottos , limpa algas , plattys e mollys , e pelo que vejo todos gostam de depenicar as algas, exposição à luz 12h , todos os parâmetros estão estáveis, excepto os fosfatos , em cada TPA adiciono "Ferropol" , e no entanto está infestado de algas , ainda há bocado deitei fora duas plantas , pois não tive paciência para limpá-las . O que falta ????? Obrigada mena
SaFaRi Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 E as algas de vidro? Já alguém aqui conseguiu combater as algas de vidro? eu tenho feito trocas semanais de 10% de água e limpei o vidro com um pano já por duas vezes, mas as maganas continuam a voltar! E não queria nada ter que usar químicos nem prejudicar as minhas plantas. Utiliza um raspador magnético Tenho um que custou cerca de 6 euros e para já tem dado resultado Cumprimentos, Carlos Dias
André Silvestre Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 Olá. Só para dizer que este tópico será renovado por outro mais actualizado e mais completo, igualmente com imagens. Está para breve...
Michael Publicado: Janeiro 5, 2006 Publicado: Janeiro 5, 2006 eu kria ver isso das algas mas nao vejo as fotos Michael Almeida
Graça Guerreiro Publicado: Abril 11, 2006 Publicado: Abril 11, 2006 olá amigos aqui vai uma sugestão :D www.estanques-plus.com/estanques/c15.html "O passado é só prática!"
cris Publicado: Maio 19, 2006 Publicado: Maio 19, 2006 Olá a todos. Eu tenho uma luta com a alga 5, alguem me pode ajudar. Disseram-me que era falta de O2. Já redusi o apareçimento com o aumento do fluxu, instalando uma bomba. Será que deveria por ar durante a noite, depois de desligar o CO2? Obrigado.
ruymar Publicado: Novembro 12, 2006 Publicado: Novembro 12, 2006 tive mesmo agora a ler uma coisa muito interessante num livro de aquarofilia: se interrompermos a luz do aquario uma hora no meio das 12 horas de luz normais, nao prejudicamos as plantas e eliminamos as algas indesejaveis. ainda nao exprimentei e nao sei se vou exprimentar, pois estraga-se mais depressa as lampadas ( desligam-se e ligam-se mais uma vez por dia) mas se alguem souber se isto resulta diga por favor. a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!
ANTONIO SILVA Publicado: Dezembro 12, 2006 Publicado: Dezembro 12, 2006 Caro amigo a meu ver o teu aquario ou o solo do teu aquario deve de estar com substrato em demasia ou de fraca qualidade a meu ver como uma possivel soluçao deverias fazer mudas de aguas frequentemen-te e reduzires ha quantidade de luz , como tambem teres em conta que deverias de ter uma boa parte de plantas de crescimento rapido para poderem tirar ou roubarem o maximo de nutrientes as algas. Pensa nisso. UM ABRAÇO........
ANTONIO SILVA Publicado: Dezembro 12, 2006 Publicado: Dezembro 12, 2006 Caro amigo a meu ver o teu aquario ou o solo do teu aquario deve de estar com substrato em demasia ou de fraca qualidade a meu ver como uma possivel soluçao deverias fazer mudas de aguas frequentemen-te e reduzires ha quantidade de luz , como tambem teres em conta que deverias de ter uma boa parte de plantas de crescimento rapido para poderem tirar ou roubarem o maximo de nutrientes as algas. Pensa nisso. UM ABRAÇO........
magnolia Publicado: Janeiro 22, 2007 Publicado: Janeiro 22, 2007 Bom dia a todos! Desde Novembro que tenho um aquário de 80 litros, água quente, com alguns peixes (6+3. 1 limpa fundos e 1 llimpa vidros) e algumas plantas. Tenho seguido as indicações que me foram dadas pela loja. Já tive algas castanhas que depois desapareceram e agoram tenho algas filamentosas iguais à da foto 3, mas mais compridas (não chega à foto 4). Faço as medições e tudo parece bem. Preciso de ajuda pois não sei o que fazer!
TomasSilva Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 boas tenho as algas das imagens 5 e 6, que fazer? como é que as elimino de vez? obg
Telmalf Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 boas.. confesso que apenas vi as imagens. e não encontrei nada parecido com o que se passa no meu aqua.. alias eu nem sei se são algas.. o que acontece é que as minha plantas tema as folhas acastanhadas.. e aquilo não sai se esfregar.. elas continuam a crescer bastante por isso penso que não é falta de nutrientes mas não sei.. os vidros também ficam castanhos.. por mais que limpe volta sempre no espaço de 1 semana.. o que pensao ser? www.meusoliloquio.blogspot.com www.contosemsoliloquio.blogspot.com
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 Olá. Telma... se os vidros também ficam castanhos, e é a mesma coisa que fica sobre as plantas, só poderão ser algas, e não carências por parte das plantas... se assim fosse, os vidros também teriam carências de nutrientes banana rock Com apenas essa informação é complicado diagnosticar o que quer que seja. Tens de ser mais completa nos dados que forneces. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Telmalf Publicado: Fevereiro 16, 2007 Publicado: Fevereiro 16, 2007 ok obrigada.. eu vou tentar postar umas fotos.. www.meusoliloquio.blogspot.com www.contosemsoliloquio.blogspot.com
Cacau Publicado: Março 5, 2007 Publicado: Março 5, 2007 Boas fotos! E esclarecedoras tambem. Agradeço com a convicção de que o faço por todos nós. Gostaria de dizer um pouco mais acerca dos algicidas..., em casos isolados e desesperados, em conjunto com TPA´s, adição de fertilizante, etc. e desde que nas doses correctas este são de grande eficácia visto que complementam as outras medidas com resultados bem rápidos. Vão por mim, tive um surto deste mal (filamentosas) e de um dia para o outro quase desapareceram. Foi tão rápido que os peixes e as plantas nem sequer se ressentiram...
André Costa Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 Boas, Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer?
NarG Publicado: Abril 16, 2007 Publicado: Abril 16, 2007 Boas, Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer? André com 176 W de luz 9 horas por dia, eu reduziria uma hora, e tentava acertar a fertilização dos macros, com luz co2, etc se as plantas não consumirem o NPK o que fica em excesso é para criar algas ... Parava com o TMG, media os nitratos e fosfatos e conforme os teste fertelizava com fosfatos e potassio, nitratos normalmente existem em bastante quantidade no aqua. Deixo aqui uma duvida a quem perceber, eu tenho a minha agua da torneira a sair com 20mg/l nitratos e gostaria de reduzir o valor dos mesmos no aqua até 10 o que se torna impossivel pois quando faxo uma TPA os nitratos continuam na mesma .. ou seja tiro nitratos do aquario e meto nitratos ... 240Lts Plantado
Cacau Publicado: Abril 18, 2007 Publicado: Abril 18, 2007 Boas, Tenho o aquario (200L) montado à cerca de 11 dias... Usei AKADAMA no fundo com tropica aquacare. tenho 36X4 (compactas) e 1x32 (t8) e injecção de co2. estou a ter um "boom" de algas filamentosas... primeiro no vidro e agora nas plantas. No aquario tenho apenas pogostemon helferi, Vesicularia dubyana, Glossostigma elatinoides e Hemianthus callitrichoides. faço 9 horas de luz e tenho feito 1 TPA semanal de 50%, como tive medo que me estivesse a faltar algum nutriente experimentei fertilizar com 2ml de TMG, mas parece-me que piorou... ahh entretanto comprei 4 SAE 4 red cherrys e 5 camarões amano. Alguém tem alguma sugestão do que deva fazer? Olá amigo André... Na minha modesta opinião acho que tens cometido vários erros, a saber... 1º - podes ter 9 horas de luz diárias mas não com demasiada intensidade. Repara, o pico de intensidade deve durar 2 ou três horas, não mais. Como é dificil fazer isto aconselho menor intensidade e menor duração (apenas 7 a 8 horas diárias). 2º - Pára com o CO2 durante alguns dias e verás resultados mais rápidos que o TGV. 3º - Faz TPA's de apenas 20% dia sim, dia não caso contrário não permites o desnvolvimento das colónias de bactérias em quantidades suficientes já que ao substituir 50% da água estás a eliminar muito do poder regenerativo dessas colónias. 4º - Calminha com os nutrientes. Com tão poucos dias de montagem as plantas ainda podem subreviver com aquilo que os peixes lhes oferecem e com restos de comida que se vão decompondo... Experimenta e depois diz coisas...
André Costa Publicado: Abril 19, 2007 Publicado: Abril 19, 2007 Olá amigo André...Na minha modesta opinião acho que tens cometido vários erros, a saber... 1º - podes ter 9 horas de luz diárias mas não com demasiada intensidade. Repara, o pico de intensidade deve durar 2 ou três horas, não mais. Como é dificil fazer isto aconselho menor intensidade e menor duração (apenas 7 a 8 horas diárias). Sim... Já tinha entretanto redudzido para 8 horas diarias... 2º - Pára com o CO2 durante alguns dias e verás resultados mais rápidos que o TGV. Tanto quanto pensava saber o uso de CO2 ajuda a inibir o crescimento de algas, mas corrijam-me se estiver errado. De qualquer das formas, com a redução das horas de luz e TPA's as melhorias têm sido grandes 3º - Faz TPA's de apenas 20% dia sim, dia não caso contrário não permites o desnvolvimento das colónias de bactérias em quantidades suficientes já que ao substituir 50% da água estás a eliminar muito do poder regenerativo dessas colónias. tenho feito TPA's de 30% todos os dias... até agora tem resultado bem, e penso que não afecto em muito o ciclo do Azoto. 4º - Calminha com os nutrientes. Com tão poucos dias de montagem as plantas ainda podem subreviver com aquilo que os peixes lhes oferecem e com restos de comida que se vão decompondo... ...sim, a minha ideia ao dar 2,5ml de TMG era só dar um pequeno toque de nutrientes (a medida recomendada para a minha litragem é (salvo erro) 20ml) por forma a compensar um eventual desiquilibrio que estivesse a permiter às algas desenvolverem-se. Quanto à comida que se decompõe isso ainda não existe visto eu so ter camarões e SAE's a passarem fominha para comerem algas! banana rock Experimenta e depois diz coisas... Obrigado pela ajuda! André
jvidia Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Alguém sabe que tipo de alga é esta ? Vieram inicialmente num musgo oferecido e que me levaram a retira-lo por não vir tb de saúde. São filamentos enormes e que saem muito bem quando puxados. Parecem uma fibra sintéctica grande e verde ! Alguém sabe como acabar com elas ? É que estão sempre a voltar ! Será muita luz (estou com 8h diárias), falta de CO2 ( tenho DIY ), micros a mais (tenho Aquasoil Amazónica) ou falta de macros (fertilizo com Po4 e K da HA ) ?
Recommended Posts