Hugo_Cruz12 Publicado Julho 3, 2008 Publicado Julho 3, 2008 (editado) Boas, Preciso urgentemente de ajuda. Estive a trocar a areia do meu Aqua, tirei todos os peixes do aqua para uma bacia e depois de trocar a areia do aquario coloquei a agua que estava na bacia junto com os peixes novamente no aqua e enchi o resto com agua nova (um erro:não esteve em repouso a agua). Acabei de fazer isto à 20 minutos e qual o meu espanto, neste espaço de tempo morreram os unicos 2 neons que tinha no aqua e vejo as mollys à superficie e uma espada que já tenho à bastante tempo pousada no fundo. Todos os peixes parecem estar com uma respiração ofegante, como se estivessem com dificuldades em respirar. Que faço??? Sejam rápidos a responder... Cmpts Hugo Editado Julho 4, 2008 por Hugo_Cruz12 Citar
Jerboa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 (editado) Acabei de fazer isto à 20 minutos e qual o meu espanto, neste espaço de tempo morreram os unicos 2 neons que tinha no aqua e vejo as mollys à superficie e uma espada que já tenho à bastante tempo pousada no fundo. Sao sintomas de envenenamento da agua. Nao pode ser amonia produzida localmente porque isso demoraria dias. Se o filtro e o mesmo, entao a unica explicacao e a introducao de toxicos com a agua nova ou decoracoes; e relativamente frequente com troncos novos. Editado Julho 3, 2008 por Jerboa Citar
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 3, 2008 Autor Publicado: Julho 3, 2008 Sao sintomas de envenenamento da agua. Nao pode ser amonia produzida localmente porque isso demoraria dias.Se o filtro e o mesmo, entao a unica explicacao e a introducao de toxicos com a agua nova ou decoracoes; e relativamente frequente com troncos novos. Mas não foi introduzido nada novo... O filtro bem como a decoração são os mesmos e foram lavados com a água antiga. A água introduzida veio do mesmo lugar de sempre e nunca tive problemas. Que posso fazer???? Mudar a água não é solução, porque iria sair do mesmo lugar. Preciso de respostas, estou a ficar sem tempo. Obrigado pela ajuda Jerboa. Citar
Jerboa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Mas não foi introduzido nada novo... O filtro bem como a decoração são os mesmos e foram lavados com a água antiga. A água introduzida veio do mesmo lugar de sempre e nunca tive problemas. Preciso de respostas, estou a ficar sem tempo. Condicionador nas doses do fabricante. TPA 50%. Carvao no filtro. Observar se o comportamento dos peixes normaliza ate ao dia seguinte. Citar
MeMySelfAndI Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Pode ser tanta coisa. Pode ser uma diferença de temperatura brusca. Podes ter metido os peixes numa bacia que tivesse sido lavada com detergentes. Podes ter feito uma tpa enorme e destabilisado todo o eco-sistema. O melhor que agora podes fazer é meter uma bomba de ar, pois os peixes á toda da água, pode significar falta de o2, mas também pode ser envenenamento. Mais que isto, com os dados que metes-te é complicado, e uma solução mágica penso que não há. Boa sorte Citar Ilídio Cruz The Dream One
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 3, 2008 Autor Publicado: Julho 3, 2008 Pode ser tanta coisa. Pode ser uma diferença de temperatura brusca. Podes ter metido os peixes numa bacia que tivesse sido lavada com detergentes. Podes ter feito uma tpa enorme e destabilisado todo o eco-sistema. O melhor que agora podes fazer é meter uma bomba de ar, pois os peixes á toda da água, pode significar falta de o2, mas também pode ser envenenamento. Mais que isto, com os dados que metes-te é complicado, e uma solução mágica penso que não há. Boa sorte Já coloquei o condicionador... A bomba de oxigénio está a trabalhar no máximo e claro que a temperatura ainda não está estável. Vou esperar para ver o que acontece, penso que uma nova TPA não será a melhor solução. Agora não existe nada que se possa colocar na areia e ou no filtro que possa devolver algumas bactérias que possam estar em falta com a introdução da nova areia??? Citar
Aqua T Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Eu também me viro mais para um choque de temperatura ou que a bacia tivesse detergentes. Passas-te a bacia por água quente antes de lá colocares os peixes? Cumps Citar
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 3, 2008 Autor Publicado: Julho 3, 2008 Eu também me viro mais para um choque de temperatura ou que a bacia tivesse detergentes. Passas-te a bacia por água quente antes de lá colocares os peixes? Cumps Pouco, mas passei por agua. Citar
zecacpinto Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 (editado) Pouco, mas passei por agua. Boas!!! A agua que introduziste nova tinha algum Anti-Cloro?! um envenenamento por cloro nao esta muito fora da situaçao. pois a Amónia e o Nitrito nao e facil obter doses toxicas em tao pouco tempo. so se for o caso da agua que veio da bacia que esteve algum tempo parada ( pois penso que nao deves ter la posto o filtro), tivesses os niveis altos. mas mesmo assim so esotu a ver mesmo Cloro, ou algum detergente que ande por aí a mais. cumps Editado Julho 3, 2008 por zecacpinto Citar FEEDBACK
Jerboa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Sao sintomas de toxicidade, isso nao ha duvidas, seja qual for a origem. A TPA seria essencial, mais do que qq outra medida. Citar
njribeiro Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 Meu Primeiro Calma, Ok. Na minha opinião deves stressar o menos possivel os peixes. Em primeiro Lugar Apaga luzes e coloca Condicionador em Dose dupla, espera umas 2 horas, após isso coloca bactérias, Stress Zyme também em dose dupla. Dá-lhe ar, isto é destapa o aqua e poe a agua a mexer, bomba de ar ou filtro, é preciso é uma pequena trepidação da água para oxigenar. Nada de exageros. Evita mexer no aqua, mais que isto, não vai adiantar nada. Amanhã de manhã (12horas depois), TPA 10% e tanta tirar água mais junto ao fundo e mesmo processo condicionador dose dupla e 2 a 3 horas depois bactérias, stress zyme. Manténs a oxigenação. Eu já tive um problema parecido, fiz uma cena, mas fica ao teu critério, comigo correu bem, antes de fazer isto coloquei um pouco de Sal grosso marinho, para o meu aqua de 200 l coloquei uma colher de sopa bem cheia, e depois fiz todo o processo que acima te descrevi. um abraço e fica calmo, não stresses. Citar
fjabrantes Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 com a muda total devias ter colocado um condicionante da agua como sera aquatam, passado uma hora as bacterias o nitrivec, eu utilizo sera. eu sempre apos a muda de agua 30 litros num aqua de 120 , vai directo da torneira pro aqua e coloco o que disse atras. e nunca tive problemas. Citar
delio costa Publicado: Julho 3, 2008 Publicado: Julho 3, 2008 (editado) com a muda total devias ter colocado um condicionante da agua como sera aquatam, passado uma hora as bacteriaso nitrivec, eu utilizo sera. eu sempre apos a muda de agua 30 litros num aqua de 120 , vai directo da torneira pro aqua e coloco o que disse atras. e nunca tive problemas. Boas Mesmo assim é um risco a água deve ser acondicionada antes de ser intruduzida no aqua Porque o tempo que demoras desde que coloca a água até colocares o condicionador e este se dissolver totalmente na água já os peixes respirarão uma pequena quantidade de cloro que lhes pode causar lesões graves nas guelras Editado Julho 3, 2008 por delio costa Citar Cumps Délio Costa
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 3, 2008 Autor Publicado: Julho 3, 2008 Obrigado a todos pela ajuda, Não tenho tido muito tempo para a aquariofilia e por isso e que tive este grande problema. Já não fazia uma TPA à mais de um mês, deixei de ter tempo para o fórum e agora queria compensar a falta de TPA's com um erro que nem um principiante comete. Quando cheguei à pouco a casa vi aquilo que muito temia ver, morreram as 2 viúvas que as mantinha a cerca de 2 anos, elas que resistaram a picos de amónia, fungos, sei la ja tive de tudo neste aqua mas é preciso muito mais para desistir. Nem sei como contar ao meu pai, ele adorava os peixes e olha ele que descubra porque não lhe vou dizer nada e claro que não vou comprar 2 iguais para ele não descobrir. Não tenho tempo para fazer aquilo que me disseram para fazer, vou trabalhar o fim de semana inteiro e são doze horas por dia, o aqua ainda está longe de estar estável e penso que as duas mollys e o espada também não vão resistir, já para não falar do Pleco, do CAE e das corys, mesmo assim os de fundo e vidros parecem os que estão em melhores condições. Durante a proxima semana vou começar uma remodelação no aqua, vou tentar fazer muitas TPA's para ver se as coisas esabilizam e vou fazer um aqua so de guppies como ja tinha tentado mas eles morriam sempre sem motivo (diziam aqui que podiam ser atacados pelas viuvas). Desculpem o longo texto mas tinha de desabafar, parece incrível ser possível estes animaisinhos mexerem tanto connosco mas fizeram e passa tudo pela nossa cabeça até desistir mas isso não vou fazer... Cmpts Hugo Citar
krypticall Publicado: Julho 4, 2008 Publicado: Julho 4, 2008 boas acho que fazes bem em nao desistir é pena mas sao com os erros que a gente aprende. agora só uma coisa que nao se falou foi qual foi o areao que adicionaste novo ao aquario ??? tanto podia ser um areao neutro como outros que acidificao a agua no seu inicio ou vice verça. Citar
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 4, 2008 Autor Publicado: Julho 4, 2008 boas acho que fazes bem em nao desistir é pena mas sao com os erros que a gente aprende. agora só uma coisa que nao se falou foi qual foi o areao que adicionaste novo ao aquario ??? tanto podia ser um areao neutro como outros que acidificao a agua no seu inicio ou vice verça. Areia vulcanica e areão do rio... Cmpts Hugo Citar
krypticall Publicado: Julho 4, 2008 Publicado: Julho 4, 2008 Areia vulcanica e areão do rio... Cmpts Hugo sendo assim penso que nao tenha nada haver. lavaste bem e ferveste o areao ??? Citar
Hugo_Cruz12 Publicado: Julho 4, 2008 Autor Publicado: Julho 4, 2008 sendo assim penso que nao tenha nada haver. lavaste bem e ferveste o areao ??? Lavei muito bem com água fria mas não fervi o areão. As coisas parece que melhoraram, liguei a luz mas não lhes dei de comer e não morreu mais nenhum peixe. Na 2ª vou fazer uma TPA de 10% mais ou menos e vou tentar fazer mais algumas se tiver tempo durante a semana. Agora penso que é a melhor altura para fazer aquilo que apenas queria fazer nas férias, plantar plantas naturais que ainda não tenho. Vou aproveitar este tópico para pedir ajuda para o que quero fazer. Aqui vai: Quero plantar as plantas neste areão, não quero colocar substrato, sei que existem umas pastilhas que se coloca no areão que ajuda as plantas a crescerem mas não sei o nome nem como se usa. A ideia é comprar as plantas aqui no fórum, ah e não quero colocar CO2, quero uma coisa simples para começar. Agradeço a ajuda para poder esquecer mais um triste episódio da minha "carreira" como projecto de aquariofilista... Cmpts Hugo Citar
Recommended Posts