jmnduarte Publicado: Maio 31, 2009 Publicado: Maio 31, 2009 Olá Sim, entre o amarelo e o branco. As tuas já começaram a pôr ovos? É normal que o façam, pois já têm o tamanho certo. Se tudo correr bem, dentro de 3 a 4 semanas os ovos devem eclodir. Podes pôr os parâmetros do aquário em que as mantêns? Abraço, Rui Olá E como é que são os ovos? isolados ou em cacho? há fotos deles? Cumprimentos João
freesoul Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 (editado) Boas, depois de o Egnom me enviar alguns exemplares dos caracois que descreve, algum tempo depois fui apanhar alguns Atyaephyra desmaresti e encontrei Theodoxus fluviatilis, mas o padrão não é igual a foto que o Egnom descreve, deixo umas fotos tiradas da net, http://www.gastropods.com/Shell_Images/T/T...uviatilis_1.jpg http://pagesperso-orange.fr/perche.nature/...sq/theodoxu.jpg Estes são em tudo iguais a nivel de comportamento do que já foi descreito. A nível de algas, iliminam as green spot como foi dito, mas também outros tipos de algas. A sua reprodução também é conseguida no aqua, pois já tenho imensos recem nascidos. A nivel de fotos não é facil, os recem nascidos sao tão pequenos que as maquinas cá de casa não sao uma especialidade!!! editado : A apanha realizou-se no Rio Douro (Zona Norte) Os ovos destes são brancos/beje e soltos por todo o aquario Cumps Editado Julho 2, 2009 por freesoul
celsoslec Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 Boas, depois de o Egnom me enviar alguns exemplares dos caracois que descreve, algum tempo depois fui apanhar alguns Atyaephyra desmaresti e encontrei Theodoxus fluviatilis, mas o padrão não é igual a foto que o Egnom descreve, deixo umas fotos tiradas da net, http://www.gastropods.com/Shell_Images/T/T...uviatilis_1.jpg http://pagesperso-orange.fr/perche.nature/...sq/theodoxu.jpg Estes são em tudo iguais a nivel de comportamento do que já foi descreito. A nível de algas, iliminam as green spot como foi dito, mas também outros tipos de algas. A sua reprodução também é conseguida no aqua, pois já tenho imensos recem nascidos. A nivel de fotos não é facil, os recem nascidos sao tão pequenos que as maquinas cá de casa não sao uma especialidade!!! editado : A apanha realizou-se no Rio Douro (Zona Norte) Os ovos destes são brancos/beje e soltos por todo o aquario Cumps Boas, sempre conseguiste reprodução dos indivíduos? De facto são bons limpadores, na quarta à noite meti algum dos que recolhemos no meu aquário e no da minha namorada... ontem à noite fui a casa dela e perguntei-lhe se tinha limpo os vidros do aquário (coisa que praticamente nunca faz...e por sinal estavam bem sujos quando meti os caracóis). Fiquei espantado com o resultado...praticamente todas as algas dos vidros foram-se... abraço Como Tudo Começou Nano 18l Invertebrados - Desactivado Novo Projecto 162l Duplo Cubo
freesoul Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 Boas, sempre conseguiste reprodução dos indivíduos? De facto são bons limpadores, na quarta à noite meti algum dos que recolhemos no meu aquário e no da minha namorada... ontem à noite fui a casa dela e perguntei-lhe se tinha limpo os vidros do aquário (coisa que praticamente nunca faz...e por sinal estavam bem sujos quando meti os caracóis). Fiquei espantado com o resultado...praticamente todas as algas dos vidros foram-se... abraço Sim, segunda-feira estava a olhar a bixarada do aqua quando vejo os caracois com uns 2mm a 3mm, com as cores das carapaças exactamente iguais a dos pais!!! Já não acreditava que os ovos fossem eclodiar, mas foi como referido a cima, cerca de um mês. Cumps
tiago rocha Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 Mais algums informações: O sitio onde recolhi estes caracóis situa-se no rio Guadiana, num antigo moinho de água, próximo de Mértola. Uma vez que estou a revelar o sitio exacto onde é possivel apanhar estes caracóis, apesar de estes existirem em grande número neste sitio, peço que tenham a consciência de não apanharem muitos animais para preservarmos este local. Ficam algumas imagens do sitio: E a localização: em relação aos caracois nao m pronuncio muito. Mas o vale do Guadiana é lindissmo, será que tens mais fotos que possas compartilhar conosco? observas la alguma especie de rapinas de grande porte? um abraço
freesoul Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 (editado) Aqui deixo uma foto(má qualidade) de um recém nascido, a melhor que consegui... o animal tem uns 2mm como já referi cumps Editado Julho 2, 2009 por freesoul
papillon Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 E aqui na zona de Sintra existe algum sitio onde se possa encontrar? 96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden - Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"
Egnom Publicado: Agosto 29, 2009 Autor Publicado: Agosto 29, 2009 Na zona de sintra não conheço nenhum sitio ainda. Freesoul, era muito porreiro se conseguissemos enviar uns quantos exemplares desses que encontraste para análise.
Egnom Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 Freesoul, era muito porreiro se conseguissemos enviar uns quantos exemplares desses que encontraste para análise. Ora bem, de facto eu e o Freesoul enviamos alguns exemplares de Mértola e do Douro para análise. Finalmente chegaram os resultados e são estes: Os exemplares de Mértola (Theodoxus guadianensis) são geneticamente relacionados com a espécie "Theodoxus baeticus" e "T. valentinus/T. velascoi". Assim, o grupo constituido por estas três espécies é endémica das regiões do sul da Peninsula Ibérica. Descrição (em alemão...) do Theodoxus guadianensis: ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299746#24 ) E os desenhos (fig. 1357, 1358): ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299939#217 ) Os exemplares recolhidos pelo Freesoul no Douro indicam que se trata da espécie Theodoxus fluviatilis s. str. Tratam-se aparentemente, dos exemplares seguramente identificados desta espécie, que se localizaram mais a ocidente até agora.
Recommended Posts