Recommended Posts

Publicado

Alguém conhece alguma técnica para adicionar alguns cm's de substrato (idêntico ao que o aqua possui) a um aquário plantado com o menor impacto. Entenda-se impacto por:

- danificar os peixes (tipicos dos comunitários)

- danificar plantas

- equipamento (vou desligar os filtro durante a operação)

Estou a pensar usar um tubo para ir colocando o substrato desde a superfície até ao fundo e ir deitando pequenas quantidades. Oudaqueles sacos com zip que consiga abrir lá em baixo sem grande alarido. A visibilidade é importante para a operação e trata-se de akadama.

Leio o que escrevo e cheira-me a asneirada, ... mas estáme a dar umas ganas de elevar o nível do aqua lá de casa

Publicado:

Boas,

Eu quando adicionei substrato ao meu utilizei a técnica que referes do tubo, deu resultado, apesar dos Discus terem achado um pouco estranho o que seria aquilo.

Publicado:

Uma opcao pode ser a adicao de bolas revitalizadoras de substrato. E so enterra-las a espacos, segundo a indicacao do fabricante.

As q tenho parecem argila e dissolvem-se lentamente, com tendencia para ficar no fundo, mas secas sao suficientemente fortes para aguentar a manipulacao.

Para ai em 15-20min esta feito, a nao ser que seja um mega-aqua.

Publicado:
Jerboa

Podes indicar nomes? marcas?

Bom, recomendo um pesquiza na internet.

Tremendo (se calhar vou infringir mais uma regra qualquer e vem mais um bloqueio, mas es testemunha que foi sem querer):

as que eu uso sao 7 Boulettes da JBL, ProFlora. Como o nome indica veem em caixas de 7.

As instrucoes dizem "bolas de argila ... Renovam a capacidade do substrato em acumular nutrientes ... Para o abastecimento extra de plantas solitarias que necessitem de quantidades particularmente grandes de nutrientes..."

Claro que a seguir vem a propaganda para usar mais 4 ou 5 produtos da JBL, mas se e bom para recuperar substratos exaustos tambem e bom para activar um substrato pobre.

Publicado:

Esqueci-me de acrescentar que já adquiri a akadama com que quero reforçar a que já existe, pelo que a utilização de outros substratos ou equivalente, não dá para este caso. No entanto serve como informação para auxiliar quem partilha o mesmo problema e é um bocadinho mais paciente do que eu.

Pensei também usar uma garrafa de plástico como instrumento de transporte da akadama.

Obrigado a todos

Publicado:

Uma sugestão em vez do tubo pode ser usar uma garrafa de plástico transparente daquelas de 1,5 L. Cortas o fundo com um x-zato, tiras o rótulo e usas a garrafa como um funil, mergulhando a garrafa com o gargalo para baixo. É só por um pouco da akadama de cada vez e ir semeando por ali fora. A poeirada do akadama vai sobretudo para a coluna de água dentro da garrafa. Antes de retirar a garrafa da água não te esqueças de tapar com tampa ( o com os dedos) e depois vais rejeitando a água suja.... Já fiz a experiência no meu e parece ser a solução mais fácil e económica :crazyeyes: .

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:
Uma sugestão em vez do tubo pode ser usar uma garrafa de plástico transparente daquelas de 1,5 L. Cortas o fundo com um x-zato, tiras o rótulo e usas a garrafa como um funil, mergulhando a garrafa com o gargalo para baixo. É só por um pouco da akadama de cada vez e ir semeando por ali fora. A poeirada do akadama vai sobretudo para a coluna de água dentro da garrafa. Antes de retirar a garrafa da água não te esqueças de tapar com tampa ( o com os dedos) e depois vais rejeitando a água suja.... Já fiz a experiência no meu e parece ser a solução mais fácil e económica :crazyeyes: .

ola como dizes e fixe

so acrescento uma rede fina no gargalo e primeiro passo por agua corrente para tirar a maior depois e so mesmo espalhar pelo aqua

fiquem bem

TOYOTA

Publicado:
Uma sugestão em vez do tubo pode ser usar uma garrafa de plástico transparente daquelas de 1,5 L. Cortas o fundo com um x-zato, tiras o rótulo e usas a garrafa como um funil, mergulhando a garrafa com o gargalo para baixo. É só por um pouco da akadama de cada vez e ir semeando por ali fora. A poeirada do akadama vai sobretudo para a coluna de água dentro da garrafa. Antes de retirar a garrafa da água não te esqueças de tapar com tampa ( o com os dedos) e depois vais rejeitando a água suja.... Já fiz a experiência no meu e parece ser a solução mais fácil e económica :) .

Se a altura do aquário for inferior à garrafa :P

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!