Aqua filtrado para CA's (post grande!)


Recommended Posts

Ando aqui a matutar sobre o meu aqua futuro de CA's.

Todos sabemos que os CA's produzem uma carga biológica jeitosa e gostam de aquas grandes.

 

Ora então pensei num aqua de 200L... as medidas convencionais de um aqua destes seriam 1m*40*50. (C*L*A). Mas para 200L o filtro deveria ter "no minimo" 5X a litragem do aqua.

Depois os Ca's gostam de cavernas e rochas logo é preciso espaço para meter cavernas e ter água livre.

Tendo um aqua com 30CM de largura bem vejo o problema que é conciliar estas necessidades.

Assim pensei em conjugar tudo num aquário muito especial e é sobre isto que pergunto a opinião aos experts.

 

Dimensões do aqua previsto:

1M+10cm*50*40 (C*L*A) ( 50CM de largura dá para meter rochas e ter espaço de água livre em frente delas )

Capacidade bruta: 200L + 20L

 

Explicando os +10cm e os +20L:

Já que preciso de um filtro pensei em usar uma das paredes laterais do áqua para construir um filtro DIY! Mas como quero 200L a opção é fazer um aqua um pouco mais comprido e retirar o extra para fazer o filtro.

A área do filtro seria 10*50*40 o que me dá 20L brutos.

Tinha pensado em dividir o filtro em 4 ou 5 secções, formando colunas de filtragem de 4 ou 5L brutos.

A ideia do filtro seria esta (assumindo 5 secções):

Seccção 1:

10*10*40 - Zona de admissão de água. Colocaria aqui uma bomba submersa ou deixaria apenas uma admissão normal de água (um buraco).

Secção 2:

10*10*40- Filtragem mecânica. Diversos meios de filtragem de granularidade decrescente.

Secção 3:

10*10*40- Filtragem biológica (4L de filtragem biológica parece-me muito bom)

Secção 4:

10*10*40- Aquecimento! Em vez de andar a meter o termo dentro do aqua metia-o aqui levando a que a água fosse para o aqua já aquecida. Poderia ter o problema de me empobrecer os niveis de O2.

Secção 5:

10*10*40- Bombagem de saída. Não colocando uma bomba na entrada teria que inventar uma forma de nunca ter esta bomba em seco.

 

Vantagens deste sistema:

Em caso de falta de luz as bombas não ficam a trabalhar em seco e não há o problema de sifões.

Manutenção fácil

 

Desvantagens:

Perde-se uma parede lateral.

vibração das bombas poderá ser má para os peixes.

Duas bombas de 1000L/h ficam... caras! Usar apenas uma implicará uma forma de tornar o sistema estanque o que dificultará de imediato a manutenção.

 

Digam o que acham desta ideia marada... teria pernas para andar? Ou não faz qualquer tipo de sentido?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius.

 

Dá gosto ver assim uma dedicação tão grande extrapolada para ideias.

 

Desculpa o meu comentário redutor...mas já pensaste em aplicar uma Sump no teu futuro aquário? Para além de estéticamente mais bonito que a ideia que apresentas (a não ser que conseguisses esconder essa lateral numa black box) é também mais funcional penso eu.

 

Tinhas era que colectar água através de um furo ou de um overflow para a sump e ter uma bomba de retorno. Podias aplicar diversos compartimentos filtrantes com esponjas, perlon, bio balls e colocar também o termostato entre outros equipamentos. Penso que deverias ponderar também esta hipótese.

 

Quanto às rochas tudo depende da forma como as dispões. Podes perfeitamente conjugar uma zona de open water com uma zona de cavernas com 30 cm de profundidade. É uma questão de criar um género de orla costeira como se vê no lago. Uma parede em um pouco mais de metade do aquário e o resto livre.

 

Bom agora desejo-te boa sorte independentemente de qual for a tua escolha. Se precisares de ajuda apita

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o meu comentário redutor...

Redutor? Porque haveria de ser?

É uma ideia que quero ver se tem pernas ou não para andar mas como a experiência não é muita nada como perguntar antes de me por a gastar $$$$ :)

 

Em relação à sump... na prática acaba por ser quase a mesma coisa (embora a sump leve mais litros), com a diferença que a sump fica normalmente por baixo do aqua e este sistema marado ficaria realmente dentro do aqua tipo filtro biologico.

Quanto a esconder o mesmo é muito fácil... basta meter o empilhado de pedras na parede do lado do sistema :wink: como os tubos colectores podem vir de qualquer lado não tem crise (os tubos podem passar por debaixo das pedras e areão e irem colectar água no canto oposto).

Para esconder o lado de fora visivel para nós... cartolina preta ou pelicula aderente preta.

 

As vantagens que vejo em relação à sump:

-No caso de faltar a luz não terei um sifão...e isso é muito importante pois na minha zona falta a luz de forma mais ou menos regular.

-As bombas dão mais rendimento porque não têm uma coluna de água muito elevada (quanto maior a altura a que as bombas têm que puxar água menor o débito conseguido)

-Não tenho furos feitos no aqua principal (embora aqui também existam alternativas).

 

A super vantagem.... se não funcionar... retira-se o vidro e ganha-se mais 20L de água para os peixolas :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius,

Vantagens deste sistema:  

Em caso de falta de luz as bombas não ficam a trabalhar em seco e não há o problema de sifões.  

Manutenção fácil

Não percebi....quando falta a luz não é suposto as bombas pararem? :wink:

Quanto às tuas ideias....na minha opinião há duas soluções menos más: a 1ª é comprares um filtro exterior de 1500lts/h (a "melhor" e mais simples) e a 2ª é colocares uma sump à parte do aquário como o Shiva sugeriu (solução talvês mais cara, mas não quer dizer que não seja melhor que a primeira).

Pelo que tenho visto à cerca de sumps no próprio akua, 1º não gostei do aspecto tens aquele espaço ocupado quando o podias aproveitar para os peixitos.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius,
Vantagens deste sistema:  

Em caso de falta de luz as bombas não ficam a trabalhar em seco e não há o problema de sifões.  

Manutenção fácil

Não percebi....quando falta a luz não é suposto as bombas pararem? :D

Ermmmm pois :)

Queria dizer ficarem a trabalhar em seco quando a luz voltar de novo. um bomba a trabalhar em seco não é muito bom pois pode queimar.

 

O problema do filtro exterior que referes é só um... o custo! Um filtro de 1500 l/h custa balurdios (a não ser que seja de cascata mas aí temos o problema da menor eficiencia). É certo que também não sei quanto custaria este sistema que estava a pensar... até pode ficar bem mais caro.

 

A sump pelo que me parece é uma solução intermédia mas preocupa-me a possibilidade de numa falha ter um sifão... e 200L de água numa sala não é algo que queira ver acontecer.

 

Já agora...e metendo o feioso à parte... um filtro deste genero seria eficaz? (4L de filtragem mecânica + 4L filtro biológica com 1000L/h de caudal)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Darius,

 

eu tenho um aquário de 200L com Mbunas, e optei por um sump e um overflow.

Com o Overflow deixas pura e simplesmente de ter problemas de inundações.

 

Tenho uma bomba de 1700L/h submersa (está dentro do sump).

quando eu desligo tudo para manutenção ou falta luz, a água desce para o sump, até atingir o nível do tubo de retorno do aquário, e pára. logo não há perigo de inundações.

 

Quando se liga tudo, o ciclo de circulação de água é retomado de imediato, e os niveis restabelecidos.

 

Não foi uma solução que possa considerar cara.

O sump é um Marineland Tidepool II. Comprei-o juntamente com o overflow e tubagens, no site Ebay e apesar de ter vindo dos USA, custou apenas 180€, já com todos os portes e impostos incuidos.

 

Depois comprei uma Sacem submersível com 1700L/h de capacidade, por cerca de 25€.

 

Para já está a fazer o que lhe compete, mas pretendo substitui-la por outra mais potente.

 

Quanto ao sump da Marineland, este tem uma zona com gavetas para os meios de filtragem, que funciona como filtro seco/húmido e usa uma Bio-Wheel, num ambiente seco-húmido também, onde reside a principal colónia de bactérias.

 

Dê uma vista de olhos no site da Marineland para ver ao que me refiro (www.marineland.com)

 

Saudações

 

E tem toda a razão em extrapolar agora, antes de gastar dinheiro. Eu fiz exactamente o mesmo durante um ano. 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm

 

Já vi que todos acham a ideia da sump superior e mais eficiente.

Irei ver isso com cuidado, incluindo o sistema da Marineland :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

oi

tou a montar um aquario de 150 e fiz a mesma coisa que o darius esta (quer) a fazer.no lado esquerdo do aquario roubei 10cm e fiz aquilo a que chamo uma sump interior.essa sump apanha 10 cm do lado esquerdo e mais 50 da parte de tras, fazendo assim um canto.foi toda feita em vidro, o que não foi muito dificil (mesmo para mim que foi a 1ª vez que trabalhei com vidro), e para as materias filtrantes não se verem estou a optar por construir um fundo tridimensional.tou a tirar fotografias do passo a passo do fundo para postar brevemente, tambem tenho da sump, mas ja completa, da montagem não.em termos de custos a quantidade de vidro era minima, a bomba eu ja tinha em casa e apesar de secalhar ter que comprar outra, apenas são precisas cabeças motorizadas que não são muito caras.

vantagens: o equipamento fica barato(eu só tenho que comprar a boba, porque o resto ja tinha)

desvantagens: rouba espaço ao aquario

ainda não experimentei para saber se funciona

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também ando a pensar num projecto para o meu futuro aquário de CAs.

 

Ando a estudar as várias opções e cada vez mais me inclino para a sump. A capacidade de filtragem é incomparável com qualquer outro sistema e é muito mais fácil de fazer upgrades no futuro.

 

Darius,

Já que vais montar um aqua do início, podes poupar alguns trocos se optares por furar o aquário (poupas na overflow) e se aproveitares o aqua pequeno para construir a sump.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

 

Para já optei por um filtro externo da Fluval (304- 1000 L/h).

 

Houve diversas razões para o fazer mas deixo aqui algumas:

 

1- A sump tem optima filtragem biológica sim, mas na filtragem mecânica deixa algo a desejar devido à forma como a água é enviada para lá.

2- Em caso de falha de corrente convém pensar num sistema de retenção de águas ou corre-se o risco de termos uma sala inundada e um aqua vazio em muito pouco tempo. (não se esqueçam que a sump é alimentada por sifão a não ser que furem o aqua claro)

3- O preço da bomba + vidro + matérias filtrantes ficava perto do preço do filtro externo (o fluval vem com matérias filtrantes) e além disso teria que compensar a filtragem mecânica de alguma forma.

 

Por uma questão de segurança e comodidade preferi trabalhar assim.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

A sump tem optima filtragem biológica sim, mas na filtragem mecânica deixa algo a desejar devido à forma como a água é enviada para lá

 

Confesso que não percebo... Numa sump podes reservar o espaço que quiseres para a filtragem mecânica (e para as outras também). Tudo depende da forma como esta é desenhada.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em primeiro lugar devo dizer que a minha experiência com sumps é "0".

Em segundo e pelo que tenho visto e observado, o Darius poderá não estar totalemente errado cheers , já que como a saída da água do akua para a sump é feita à tona da água, na minha opinião em termos de limpeza dos detritos que se encontram +- no fundo do akua, a sump não será muito eficaz, a não ser que se reforce a circulação com uma bomba para o efeito.

Como a saída da água para o filtro externo pode ser feita praticamente no fundo do akua o arrasto das particulas que se encontram junto ao fundo será feita com mais eficácia.

No entanto num caso ou noutro aconselho a que se coloque uma bomba de circulação ou mesmo um filtro inerno (este terá 2 funcões benéficas) para haver uma boa circulação de aguá e assim diminuir a reposição de particulas no fundo do akua. Isto principalmente quando falamos em akuas de biotopos de ciclideos africanos.

Alguém que tenha outro tipo de experiências que se manifeste e que ajude o pessoal a poderar estas situações e soluções. Já que poupar algum e ainda por cima ter uma boa solução...isso é que importa. :D

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"... já que como a saída da água do akua para a sump é feita à tona da água, na minha opinião em termos de limpeza dos detritos que se encontram +- no fundo do akua, a sump não será muito eficaz, a não ser que se reforce a circulação com uma bomba para o efeito."

É exactamente por isto que digo que a filtragem mecânica na sump deixa um pouco a desejar.

É que para teres alguma segurança em casos de falhas de corrente a captação da água é feita de facto bem perto da superficie. Ora os detritos por serem mais pesados ficam no fundo e a não ser que exista algo que os obrigue a sair do fundo eles também não vão sair de lá por vontade própria.

 

As sumps pelo que sei são mais usadas nos salgados mas penso que as correntes geradas nos salgados trazem os detritos mais para a superficie fazendo com que a sump também efectue alguma filtragem mecânica.

No caso da água doce normalmente não temos correntes fortes pois arrancariam plantas do sitio, etc e por esse motivo os detritos tendem a permanecer no fundo do aqua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius,

Andas a ler umas coisas... :arrow:

De qualquer maneira, nos meus aquas de CAs tenho correntes fortíssimas e não arrancam as plantas....não as tenho :arrow:

Depende dos CAs, mas parece-me que não tens muitas hipóteses de teres um lameiro no akua...

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua actual nem parece um aqua de CA's mas os meus CA's do lago vitória adoram a paisagem :arrow:

 

Tenho um tronco muito porreiro com buracos e eles divertem-se à brava e até descobriram que por baixo do tronco há um bom esconderijo (eles têm que entrar de lado lá para dentro mas lá se acertam).

 

De resto em breve vão mudar de instalações pois começam a crescer bastante e já quase não têm espaço para andarem à vontade o que leva a que o maiorzito domine tudo e dê pancada no colega.

 

Só estou à espera que chegue a silicone preta que encomendei para dar inicio ao novo aqua com 200L brutos.

 

Só não sei é que tipo de peixes vou colocar em conjunto com os do lago vitória.

Estou indeciso entre lago malawi e tanganika, pois lago vitória é quase impossivel de encontrar e corria o risco de hibridações (para já não falar que as espécies estão quase todas extintas no lago :arrow: )

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As espécies do vitoria estão extintas no lago, mas tb não são todas... :arrow:

De qualquer maneira ainda se encontram muitas espécies no mercado, infelismente não no português, aqui poderás encontrar umas 3 ou 4 espécies na melhor das hipóteses. Eu tenho três espécies de vitórias, cada uma delas separadas em akuas diferentes e a conviverem com m'bunas, penso que de entre as espécies do grandes lagos serão as mais compatíveis em termos de comportamento e agressividade.

Haplochromis sp. red fire;

Pundamilia nyererei;

Haplochromis sp. CH44.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu problema com os mbunas é a alimentação deles depois.

 

Actualmente tenho 2 haplochromis obliquidens (também referidos como astatotilapia latifasciata em muitos sites) e são omnivoros.

Alem deles tenho 2 peckoltias vitata que são a equipa de limpeza de algas.

 

Os mbunas tanto quanto já andei a ler são herbivoros o que representa um problema dado serem susceptiveis a malawi bloat se forem alimentados com a comida que dou aos haplochromis.

Daí o meu problema. Claro que podia alimentar os haplochromis com comida "verde" e por vezes até faço isso mas já notei que eles comem a comida à base de carne com muito mais vontade. A comida "verde" eles comem mas por vezes simplesmente rejeitam.

Mudar-lhes o esquema de alimentação também não me parece acertado dado já estarem habituados à comida à base de carne.

 

Lago vitória só poderia colocar mais haplochromis obliquidens (dificeis de encontrar) pois os outros haplochromis são muito identicos e corria o risco de hibridações.

 

Tanganika pensei em brichardis ou daffodils

Malawi tinha pensado na espécie aulonocara (o que conseguir arranjar desde que não sejam listados para não ter problemas)

 

Poderei ainda "migrar" os peckoltias pois são nocturnos e não comem a comida dos haplochromis pois estes não deixam nada no fundo do aqua :)

 

No máximo a população do aqua seria

2 haploschromis.

1 trio (malawi ou tangs)

2 peckoltias (mais tarde ou mais cedo terão que migrar para o aqua de 200L pois atingem 10 cm)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais