Opinião


Murkas

Recommended Posts

Ola,

pretendia iniciar-me no Mundo dos salgados e pelo que tenhos visto por aqui um dos bons livros para iniciantes é este The Marine Aquarium Handbook...

 

O que gostaria de saber é se concordam que para iniciar e como introdução a alguns temas este livro é bom ou se seria de valor começar logo pelo volume I do The Modern Reef Aquarium do Nilsen e Fossa.

 

Para já aind só estou na fase de leituras (e assim vai continuar durante um bom período), mas gostava de ir começando a desmistificar um pouco o que é isso de manter um aqua de agua salgada (pelo menos para ter um ponto de comparação entre manter um plantado de agua doce).

 

Agradecia uma ajudinha.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mrukas

 

É bom ler ajuda em muitas partes e tira muita duvidas, mas atenção tem de se ler e perceber um pouco do que se esta a ler senão pode inda ser pior. Ambos os livros são bons e uteis mas tambem vai haver partes mais complicadas.

 

podes no forum ler umas coisa tambem engraçadas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção tem de se ler e perceber um pouco do que se esta a ler senão pode inda ser pior.http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568

 

Ola Hugo,

exactamente por causa disso é que meti este topico... dentro da aquariofilia de salgados tenho umas noções muiiiiiito basicas e queria arranjar um livro que servisse de introdução sem linguagem demasiado tecnica mas que fosse generalista o suficiente para ficar com umas ideias... depois entao vem o investimento num livro mais a serio :P

 

Por isso se houver outro que aches util para quem esta a iniciar agradecia... já agora o The Marine Aquarium Handbook achas que sera demasiado avançado como 1ª leitura?

 

O The Modern Reef Aquarium do Nilsen e Fossa sei que é um pouco mais completo e aprofunda mais alguns temas por isso acho que nao sera o ideal para 1ª leitura...

 

O que te parece?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sugiro o The Reef aquarium 3 do Sprumg e do Deelbek. Muito bom o livro

 

http://www.amazon.com/Reef-Aquarium-Scienc...l/dp/1883693144

 

abraço

 

Ola Luis,

obrigado pela sugestão ;)

entretanto continuo com o mesmo problema... será que este livro se adequará a um iniciante e como 1ª leitura?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Murkas o solução do Luis e boa não o li bem lido apenas na diagonal e de facto pareceu ser bom. Em questão de livros e dificil dizer este e o melhor!!!! existe muitos temas e uns estao melhor em certas partes que outros.

É leres e vais tirando duvidas/troca de ideas aqui no forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis,

obrigado pela sugestão :tongue:

entretanto continuo com o mesmo problema... será que este livro se adequará a um iniciante e como 1ª leitura?

 

Abraço

 

penso que sim

 

tu ja sabes o basico de aquariofilia ( e mais ;) ) e este livro cobre não so o inicio como tambem um pouco mais avançado. Recomendo sem duvida como 1ª leitura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Francisco,

Como ja foi dito anteriomente, existem varios livros onde podes tirar umas ideias. No entanto, ao leres um livro, estas apenas a obter uma opiniao do autor. Se leres varios livros, estas a obter varias opinioes, algumas, divergentes. Na minha opiniao, o melhor livro, e este Forum. Aqui podes consultar, pedir opinioes e obter varias respostas, sempre debatidas entre os membros, com mais ou menos experiencia. cada experiencia e uma experiencia, cada caso e um caso. Logo, tens aqui materia de sobra para montares um Reef de sucesso. Assim sendo, poupas uns trocos que custam o livros, para uns KGs de Rocha viva.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Francisco,

Como ja foi dito anteriomente, existem varios livros onde podes tirar umas ideias. No entanto, ao leres um livro, estas apenas a obter uma opiniao do autor. Se leres varios livros, estas a obter varias opinioes, algumas, divergentes. Na minha opiniao, o melhor livro, e este Forum. Aqui podes consultar, pedir opinioes e obter varias respostas, sempre debatidas entre os membros, com mais ou menos experiencia. cada experiencia e uma experiencia, cada caso e um caso. Logo, tens aqui materia de sobra para montares um Reef de sucesso. Assim sendo, poupas uns trocos que custam o livros, para uns KGs de Rocha viva.

Abraco,

Paulo

 

boas Paulo

 

eu aqui discordo um bocado de ti.

 

sem duvida que entre o forum e os seus membros a informação ta cá toda, mas um livro ajuda a organizar a mesma na nossa cabeça.

o livro que sugeri é bom tambem por isso. Explica varios processos de como montar o aquario, sendo o seguido pelos autores e outros.

 

aquele abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hugo Costa Coelho

obrigado pela opinião, pois se calhar invisto nesse e depois logo se ve como as coisas correm

 

Luis Rodrigues

Ok, fiquei esclarecido! como disse ao Hugo acho que vou investir mesmo no tal livro, depois se nao gostar venho ca pedir justificações :crazyeyes: banana rock banana rock

Obrigado pela ajuda banana rock

 

Paulo

Sim em parte concordo contigo (pelo menos em outras areas da aquariofilia de agua doce o forum foi sem duvida o meu melhor livro banana rock)

Mas para já é só para ir dando umas leituras porque ha muito tempo que estou a pensar dar o salto mas vida de estudante é complicado para manter um salgado pois e muito mais dispendioso do que um doce... e como o curso no minimo sao mais uns 2 anitos é tempo qu aproveito para ir aprendendo (e como o saber nao ocupa espaço vai-se adiantando trabalho).

 

Obrigado a todos pelas sugestões!!

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas, atira-te ao livro e estuda a coisa como deve de ser!

Depois tenho uma MP para te mandar, mais tarde!

 

Ola Pedro,

sim vou mesmo mandar-me ao livro :wink: ainda tenho e que descobrir como fazer uma encomenda no amazon :P lol

Fico entao a espera dessa mp (?)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro,

sim vou mesmo mandar-me ao livro biggrin ainda tenho e que descobrir como fazer uma encomenda no amazon :D lol

Fico entao a espera dessa mp (?)

 

Abraço

Para fazeres a compra no amazon necessitas de te registares e ter um cartão de crédito (para ser mais rápido).

Sobre a MP, adiantaste-te e mandaste tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fazeres a compra no amazon necessitas de te registares e ter um cartão de crédito (para ser mais rápido).

Sobre a MP, adiantaste-te e mandaste tu!

 

Pois... :)

 

A parte do cartao de creito é que vou ter que ir tratar... por isso ainda deve de demorar um pouco ate encomendar o livro.

 

Obrigado pela ajuda

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais