Recommended Posts

Publicado

Olá !

Tenho um aquário de 60 litros, com 14 tetra cardinais, 7 tetras paraguaiencis, 1 peixe gato, 3 guppys (2 fêmeas e 1 macho) e 7 platys (5 fêmeas e 2 machos).

Eu gostava de saber se alguem tem problemas com aquelas maternidades de plastico que se põe dentro do aquário, porque sempre que eu ponho lá as minhas platys grávidas, elas morrem sem ter os alevins. Eu acho que é por causa do stress porque quando eu as ponho lá dentro elas nao param quietas e andam sempre a tentar sair da maternidade.

Eu ontem comprei uma maternidade de rede e duas fêmeas super cheias, e uma pus na maternidade de rede e a outra na maternidade de plastico, mas estao as duas muito calmas e eu queria saber se é normal.

Se interessar sao platys variatus.

Agradeço desde já a quem responder. :snipersmile:

• 1 mês depois...
Publicado:
Olá !

Tenho um aquário de 60 litros, com 14 tetra cardinais, 7 tetras paraguaiencis, 1 peixe gato, 3 guppys (2 fêmeas e 1 macho) e 7 platys (5 fêmeas e 2 machos).

Boas, para 60 Lts. parece ser muito peixe heheheh.Tenta respeitar a regra de 1 cm de peixe por litro de agua, podes tentar vender/trocar os peixes aqui no forum ou trocar por alguma coisa numa loja de aquariofilia perto de ti.

Com menos peixes e algumas plantas para os alevins se esconderem nem vais precisar de maternidades(que strssam os peixes).

Publicado: (editado)
Olá !

Eu gostava de saber se alguem tem problemas com aquelas maternidades de plastico que se põe dentro do aquário, porque sempre que eu ponho lá as minhas platys grávidas, elas morrem sem ter os alevins. Eu acho que é por causa do stress porque quando eu as ponho lá dentro elas nao param quietas e andam sempre a tentar sair da maternidade.

Eu ontem comprei uma maternidade de rede e duas fêmeas super cheias, e uma pus na maternidade de rede e a outra na maternidade de plastico, mas estao as duas muito calmas e eu queria saber se é normal.

Se interessar sao platys variatus.

Agradeço desde já a quem responder. ;)

Acho que já foi tudo dito, tens excesso de peixes no teu aquário. É verdade que os peixes cabem todos nesse aquário e ainda sobra espaço, mas mais peixes consomem mais oxigénio e a água pode não ter assim tanto oxigénio livre para esses peixes todos. para além do problema do oxigénio esses peixes produzem muita "porcaria" e os níveis de amónia (substância muito tóxica para os peixes) vão subindo. Muitas vezes nestes casos os peixes não morrem instantaneamente, mas tudo isso debilita o seu sistema imunitário e eles apanham doenças que os matam com mais facilidade. Para um aquário desse tamanho os platis e os guppies chegavam perfeitamente, os tetras já estão a mais. Em relação ao peixe-gato, é uma corydora? elas gostam de viver em grupinhos ;)

Falando agora nas polémicas maternidades de plástico: Elas provocam imenso stress nas fêmeas, principalmente quando as colocam lá demasiado cedo. Para além de serem um espaço muito pequeno, a circulação da água é muito fraca, acumulam-se muitos detritos no fundo da maternidade e a oxigenação da água também é muito má. Todos estes factores debilitam mais a fêmea, como se já não bastasse o parto para o fazer. Nalguns casos as maternidades não dão problemas (pelo menos as fêmeas não morrem) mas quando elas já lá estão há mais de dois ou três dias e elas estão sucessivamente a tentar sair o caso já pode mudar de figura. Depois do que escrevi já deves ter percebido que não sou muito a favor do uso de maternidades.

As maternidades são boas para salvarem alevins, mas no teu caso o que iria fazer com mais 30 ou 40 peixes nesse aquário se ele já etá demasiado populado? se os mantesses no teu aqua até crescerem com todos esses peixes o mais provável é que fossem todos morrendo aos poucos. não te esqueças que iriam nascer uns 30 peixes de cada fêmea todos os meses. o que ias fazer com 210 peixes todos os meses se usasses maternidade? :) isto é só uma remota possibilidade lol

Eu prefiro "a lei dos mais fortes", basta colocar algumas plantas no aquário que formem pequenos arbustos onde os alevins se possam esconder e também agumas plantas flutuantes e safa-se sempre uma boa quantidade de alevins, apesar de alguns serem comidos (se tirares os tetras do aqua tens mais sucesso com este método). vantagens: torna-se mais difícil ficares com excesso de alevns no aqua, as tuas fêmeas não morrem e os alevins crescem mais rapidamente e de uma forma mais saudável do que numa maternidade.

Falando dessas maternidades de rede, não te esqueças de que como aquilo não tem uma divisao no fundo para os alevins "cairem" a fêmea pode comer facilmente os seus filhotes todos.

Desculpa-me por ter-te dado uma explicação tão longa e talvez maçadora, mas hoje estou com vontade de escrever :D

Editado por Marta Silva