Vasco Matos Publicado Julho 2, 2008 Publicado Julho 2, 2008 Em aquas com sistemas de CO2 caseiro,sistemas estes em que não podemos controlar o caudal da saida do CO2,e principalmente em aquários de pequeno porte,é necessário bastante cuidado de modo a que o CO2 não atinja niveis tóxicos para os peixes. Agora com a chegada do Verão principalmente,é necessário fazer com que haja movimentação da água do aquário,principalmente de noite,em que as plantas absorvem o Oxigénio (O2) e libertam o Dióxido de Carbono (CO2).É imprescindivel uma bomba de ar durante o periodo nocturno,ou em falta desta,subir a saida do filtro acima da superficie da água,de modo a fazer um efeito cascata,movimentando a água e produzindo O2. De dia a situação é inversa,as plantas absorvem CO2 e libertam O2,porém em aquas onde as plantas não estão muito saudáveis,ou ainda se estão a ambientar,ou mesmo aquas com muito poucas plantas, o nivel de absorção de CO2 não é o ideal e pode-se verificar excesso deste presente na água,o que é um perigo real para a Fauna. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Miguel Reis Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 Olá Zogli, Mais um excelente post. Apenas acho que poderias complementar mais e fazia-se um inamovível. Abraço Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 (editado) Olá Miguel Reis E obrrigado! Fiz este tópico porque já me aconteceu uma vez deparar-me com um dos meus Ancistrus literalmente a morrer,intoxicado pelo CO2,felizmente sobreviveu. Tinha feito uma remodelação ao aqua,as plantas tiveram um dia sem luz e quando as coloquei,no primeiro dia não absorveram o CO2 da melhor forma,e consequentemente não libertaram o O2 que os peixes necessitavam... Não nos podemos esquecer de uma coisa: O CO2 e o O2 são independentes um do outro,ou seja,pode haver uma grande quantidade de O2 e também de CO2 dissolvidas na água.Por ex. pelo facto de vermos as nossas plantas a fazer ''pearling'' não quer dizer que não haja uma grande concentração de CO2 na água. O ''pearling'' existe pelo facto do O2 já não se conseguir dissolver mais na água,visto ter chegado ao seu nivel maximo de dissolução.Porém se o CO2 libertado é muito e não houver plantas suficientes pode haver também excesso de CO2. Mas isto só poderá ocorrer em aquas mais pequenos,em nanos de 5L até 30L +- e é muito perigoso nos invertebrados.Uma garrafa de 2L ou mesmo duas a trabalhar num aqua de 100 ou mais e, principio não é o suficiente para uma intoxicação de CO2. Agora mudanças drásticas de PH isso pode acontecer em qualquer aqua: Quando colocamos um sistema de CO2 pela primeira vez num aquário,devemos colocar o difusor próximo da superficie,e todos os dias ir colocando o difusor um pouco mais fundo. Isto faz com que a mudança de PH não seja drástica. Quanto mais próximo da superficie o difusor estiver,mais CO2 se escapa para o ar,e consequentemente a descida do PH não é tão drástica. Quanto mais longe da superficie da água o difusor estiver,mais tempo percorrem as bolhas de CO2 até à tona de água,havendo assim uma maior dissolução. Editado Julho 2, 2008 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ervilhita Publicado: Julho 10, 2008 Publicado: Julho 10, 2008 Mt bom post. Estou a pensar em fazer co2 caseiro num aquario de 60l e estava-me a perguntar se haveria perigo de intoxicação, agora sei que devo colocar o filtro a fazer cascata de noite. Será melhor comprar um teste de co2 para ir controlando ou nao haver pergio algum? Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
João Teixeira Publicado: Julho 10, 2008 Publicado: Julho 10, 2008 Será melhor comprar um teste de co2 para ir controlando ou nao haver pergio algum? É sempre preferivel! :D Citar
Recommended Posts