Ajuda


Neyah

Recommended Posts

Bem, depois de a minha molly ter tido 16 alevins e depois mais 5, tudo no meu aqua estava a correr sobre rodas.

 

O problema e que de um momento para o outro a água do aqua começou a ficar turva e os peixes andam a nadar muito à superfície, mas não têm as guelras vermelhas como já li por aí num tópico sobre mollys. Não sei o que se passa, porque está tudo a funcionar. Contudo acho que o meu filtro parou por alguns momentos por maus contactos na ficha, que tive que religar. Terá alguma coisa a ver com isso, ou será algo mais "grave"?

 

Obrigado a todos.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto tempo esteve o filtro desligado? Pode bem ser disso.

Para já faz uma TPA de 30-40% e depois vê o que se passa.

 

Se tiveres testes de amónia, nitritos e nitratos seria bom ver esses níveis.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem o aquário? Quantos e que peixes tens? Está montado à quanto tempo?

 

As respostas a todas estas perguntas podem resolver o problema.

 

Cumps,

Miguel Reis

 

O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho.

 

Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia...

 

Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece...

 

Cumps.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho.

 

Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia...

 

Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece...

 

Cumps.

 

Obrigada

 

Tenho a dizer que devias estar a começar a pôr os primeiros peixes agora... mas para haver reprodução é porque as condições não era assim tão más.

 

No entanto a instabilidade reina nesse aquário.

 

Vai fazendo trocas e tenta que o filtro não volte a parar muitas vezes.

 

Que filtro é?

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho.

 

Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia...

 

Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece...

 

Cumps.

 

Obrigada

Boas,

Dás a entender que não fizeste o ciclo do azoto. Duas mollys talvez (mas só talvez) pudessem aguentar o pico de amónia inicial proveniente da decomposição dos seus dejectos.

 

Quando lhe acrescentas 16 alevins e paragem do filtro por 1/2 dia, então tens o caldo entornado.

 

Mede a amónia: deve estar em alta. As TPAs ajudam a manter esse valor baixo. Se quiseres adiciona bactérias vivas (JBL Denitrol, Sera Nitrivec, Tetra Safestart...) para dar uma ajuda a consolidar a colónia de bactérias.

Cumps.

 

edit: só agora vi a tua resposta MiguelSCosta. A Molly já devia vir grávida.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Dás a entender que não fizeste o ciclo do azoto. Duas mollys talvez (mas só talvez) pudessem aguentar o pico de amónia inicial proveniente da decomposição dos seus dejectos.

 

Quando lhe acrescentas 16 alevins e paragem do filtro por 1/2 dia, então tens o caldo entornado.

 

Mede a amónia: deve estar em alta. As TPAs ajudam a manter esse valor baixo. Se quiseres adiciona bactérias vivas (JBL Denitrol, Sera Nitrivec, Tetra Safestart...) para dar uma ajuda a consolidar a colónia de bactérias.

Cumps.

 

edit: só agora vi a tua resposta MiguelSCosta. A Molly já devia vir grávida.

 

Pois a molly já estava grávida e eu não reparei quando a comprei. Eu coloquei as mollys mesmo para ser mais rápido o ciclo, porque li que víviparos eram bons peixes para fazer o ciclo. Os peixes até aqui andaram por todo o aqua, estava tudo bem, pH estável, etc etc... por isso é que fiquei surpreendida com o que está a acontecer. Quando colocei os peixes coloquei também um produto da sera, o toxivec, que elimina o cloro, a amónia e o nitrato. Eu tenho a noção que o aqua ainda está a ciclar, mas nenhum dos alevins que nascem morreu até hoje. Estão todos vivos, bem como as mollys. Vou medir a amónia e ver o que se passa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.