Neyah Publicado Julho 1, 2008 Publicado Julho 1, 2008 Bem, depois de a minha molly ter tido 16 alevins e depois mais 5, tudo no meu aqua estava a correr sobre rodas. O problema e que de um momento para o outro a água do aqua começou a ficar turva e os peixes andam a nadar muito à superfície, mas não têm as guelras vermelhas como já li por aí num tópico sobre mollys. Não sei o que se passa, porque está tudo a funcionar. Contudo acho que o meu filtro parou por alguns momentos por maus contactos na ficha, que tive que religar. Terá alguma coisa a ver com isso, ou será algo mais "grave"? Obrigado a todos. Cumps. Citar
João Faria Publicado: Julho 1, 2008 Publicado: Julho 1, 2008 Boas, Quanto tempo esteve o filtro desligado? Pode bem ser disso. Para já faz uma TPA de 30-40% e depois vê o que se passa. Se tiveres testes de amónia, nitritos e nitratos seria bom ver esses níveis. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Miguel Reis Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 Quantos litros tem o aquário? Quantos e que peixes tens? Está montado à quanto tempo? As respostas a todas estas perguntas podem resolver o problema. Cumps, Miguel Reis Citar
Neyah Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 Quantos litros tem o aquário? Quantos e que peixes tens? Está montado à quanto tempo? As respostas a todas estas perguntas podem resolver o problema. Cumps, Miguel Reis O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho. Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia... Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece... Cumps. Obrigada Citar
MiguelSCosta Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho. Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia... Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece... Cumps. Obrigada Tenho a dizer que devias estar a começar a pôr os primeiros peixes agora... mas para haver reprodução é porque as condições não era assim tão más. No entanto a instabilidade reina nesse aquário. Vai fazendo trocas e tenta que o filtro não volte a parar muitas vezes. Que filtro é? abraço Citar Cumprimentos, Miguel Costa
João Faria Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 (editado) O aqua tem 96 L, esteve 3 dias só a filtrar e depois coloquei um casal de mollys. Passados 3 dias a molly teve 16 alevins e passado mais uns dias teve mais 5. O aqua esta montado desde dia 16 de junho. Não tem mais nenhuns peixes para além das mollys e dos filhotes. O filtro deve ter estado desligado cerca de meio dia... Vou fazer a Tpa de 30 a 40% então, medir valores e ver o que acontece... Cumps. Obrigada Boas, Dás a entender que não fizeste o ciclo do azoto. Duas mollys talvez (mas só talvez) pudessem aguentar o pico de amónia inicial proveniente da decomposição dos seus dejectos. Quando lhe acrescentas 16 alevins e paragem do filtro por 1/2 dia, então tens o caldo entornado. Mede a amónia: deve estar em alta. As TPAs ajudam a manter esse valor baixo. Se quiseres adiciona bactérias vivas (JBL Denitrol, Sera Nitrivec, Tetra Safestart...) para dar uma ajuda a consolidar a colónia de bactérias. Cumps. edit: só agora vi a tua resposta MiguelSCosta. A Molly já devia vir grávida. Editado Julho 2, 2008 por Tilapia Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Neyah Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 Boas,Dás a entender que não fizeste o ciclo do azoto. Duas mollys talvez (mas só talvez) pudessem aguentar o pico de amónia inicial proveniente da decomposição dos seus dejectos. Quando lhe acrescentas 16 alevins e paragem do filtro por 1/2 dia, então tens o caldo entornado. Mede a amónia: deve estar em alta. As TPAs ajudam a manter esse valor baixo. Se quiseres adiciona bactérias vivas (JBL Denitrol, Sera Nitrivec, Tetra Safestart...) para dar uma ajuda a consolidar a colónia de bactérias. Cumps. edit: só agora vi a tua resposta MiguelSCosta. A Molly já devia vir grávida. Pois a molly já estava grávida e eu não reparei quando a comprei. Eu coloquei as mollys mesmo para ser mais rápido o ciclo, porque li que víviparos eram bons peixes para fazer o ciclo. Os peixes até aqui andaram por todo o aqua, estava tudo bem, pH estável, etc etc... por isso é que fiquei surpreendida com o que está a acontecer. Quando colocei os peixes coloquei também um produto da sera, o toxivec, que elimina o cloro, a amónia e o nitrato. Eu tenho a noção que o aqua ainda está a ciclar, mas nenhum dos alevins que nascem morreu até hoje. Estão todos vivos, bem como as mollys. Vou medir a amónia e ver o que se passa. Cumps Citar
Recommended Posts