Recommended Posts

Publicado

Qual a melhor luz para as plantas?? a branca ou a amarela?? quantos watts? quero tirar o melhor aprtido...

Alguém sabe como se aplica (quantidades) o PlantaMin da TetraPlant ?

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Publicado:

Coloca o setup do teu aqua para podermos ajudar em relação à Luz.

Isso dos produtos da Tetra não sei.

Jaime Dias

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Qual a melhor luz para as plantas?? a branca ou a amarela?? quantos watts? quero tirar o melhor aprtido...

Alguém sabe como se aplica (quantidades) o PlantaMin da TetraPlant ?

À primeira pergunta, só sabendo o setup. À segunda, geralmente no frasco ou na caixa do frasco tem as indicações de uso, procura lá bem. (a menos que tenhas arrancado o rótulo)

Cumps

Publicado:

***Setup:

Aquario de 54 lts, 60 cm

Actualmente tem uma lampada amarela de 15w das economizadoras.

fauna

1 ciclideo africano

3 discus - Red Scribble

1 rasbura harlequim

1 Guppys

3 neon cobre

2 neon

1 neon preto

1 tetra pinguim

1 tetra imperador

2 colisa lalia

3 espadas

2 molly balao dourada

2 molly preta

2 serpae (tetra sangue)

flora

feto de java

riccia

uma parecida a cabomba

e o resto nao sei de momento

tenho umas de caule e outras 2 diferentes de tapete a supreficie e em breve gostava de ter um lindo relvado...

***PlantaMin:

O rotulo perdeu-se... foi por isso que perguntei.

Pbrigado pela ajuda rapazes.

Abraços, Ricardo.
HUNF !! (Marrões!!)

Publicado:

Tanto a luz branca como a amarela são importantes. Se apenas podes colocar 1 Lâmpada, aconselho a amarela. Se podes colocar duas, mete as duas diferentes. Enriqueces o espectro.

Quanto à potência ideal, é impossível responder... depende das plantas!

Para as plantas que tens, 1 lâmpada chega. Atenção é à Riccia...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Luz amarela,mas cuidado...aquela luz amarela que usamos na sala de janter não serve.

A Luz apropriada para plantas tem de ter no minimo 4000K. Ainda tem uma 'nuance' amarela,mas não é como as de 2000K por ex. que são amarelas mesmo.

Basicamente qualquer espectro entre 4000K e 10000K é bom para as plantas.Temos é de ponderar bem antes de comprar a lâmpada.Temos de ver por ex. a altura do nosso aquário. Lâmpadas com 8000 ou 10000K penetram melhor na coluna de água que as de 4000K ou 6500K,chegando mais facilmente às plantas de tapete,por ex.

Se o aqua não for muito alto,fica ao gosto de cada um.Eu pessoalmente gosto de misturar lâmpadas de 6500K com as de 8000K,colocando sempre a de 8000K na parte da frente.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
...mas não é como as de 2000K por ex. que são amarelas mesmo.

2000ºk - 3000ºk são já vermelhas, são óptimas como complemento de espectro. Por norma apenas aconselho como 3ª lâmpada, depois de uma amarela e outra branca (por ex. 5500ºk e 8000º, ou 6500ºk e 8000ºk)

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Eu pessoalmente acho que menos de 4000K não fica bem esteticamente,para além de que esse espectro pouco trará de vantajoso para as plantas.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

amarela, branca vermelha ou preta, nao sei. So quero deixar um pequeno off topic:

Aquario de 54 lts, 60 cm

fauna

1 ciclideo africano

3 discus - Red Scribble

1 rasbura harlequim

1 Guppys

3 neon cobre

2 neon

1 neon preto

1 tetra pinguim

1 tetra imperador

2 colisa lalia

3 espadas

2 molly balao dourada

2 molly preta

2 serpae (tetra sangue)

Isto nao é demasiado para um aquario de 54 litros?? 3 discus em 60 cm com mais 21 peixes, entre eles um ciclideo africano...

Nem é preciso pensar na diferença de parametros que estas especies necessitam, basta pensar no numero, espaço e agressividade que certas especies nesse aquario tem, para perceber que estao demasiados peixes nos mesmo 54 litros...

Eu sei que as condições económicas diferem em cada pessoa, mas tambem nao e caso para juntar todos os peixes que achamos bonitos no unico local que temos para os colocar. Acho importante o membro kardo importar se na escolha da melhor lampada para o crescimento saudavel das plantas, mas a saude dos peixe tambem devia ser levada em conta.

kardo, nao há hipotse de arranjar um aquario maior para esses peixes? ou tentar reduzir a populaçao?

Cumprimentos,

João Pedro Palma

Publicado:
Eu pessoalmente acho que menos de 4000K não fica bem esteticamente,para além de que esse espectro pouco trará de vantajoso para as plantas.

Sim e não:

Não é estético, porque é vermelho. No entanto é a 3ª lâmpada que aconselho, logo a sua côr não será tão notória.

Trás muita coisa de boa ás plantas, Enriquecimento de espectro, quanto mais completo (variado, entenda-se) melhor.

Publicado:
Sim e não:

Não é estético, porque é vermelho. No entanto é a 3ª lâmpada que aconselho, logo a sua côr não será tão notória.

Trás muita coisa de boa ás plantas, Enriquecimento de espectro, quanto mais completo (variado, entenda-se) melhor.

no meu ver a unica coisa que tem de bom é fazer realçar mais as cores vivas porque de resto nao vejo grandes melhorias no que toca as plantas.

Publicado: (editado)
Boas jpp,

Essa questão que levantas (e muito bem) está a ser discutida noutro tópico: Comunitario, polemico.

Eu que até sou um observador razoável,quando passei os olhos pela lista da Fauna deste aqua só reparei que haviam peixes que pelas suas caracteristicas,devem viver em cardume.Logo Kardo,tens ai pelo menos 3 peixes que se devem sentir muito sozinhos,logo stressados,e o stress leva a que as defesas do organismo fiquem mais fracas e as doenças ataquem.

1 Néon Preto ; 1 Tetra Pinguim, 1 Tetra Imperador. Eu pessoalmente acho que ficaria muito mais natural se em vez dessas espécies todas tivesses apenas um cardume de Néons Cobre por ex.

Mas agora notei...no ciclideo Africano e nos 3 Discus. É um claro exemplo que compraste o aquário antes de ler primeiro muito sobre as caracteristicas de cada peixe. Os aquários comunitários só podem existir se no minimo as espécies envolvidas pertençam à mesma...comunidade,dai o nome,comunitário. Ou seja as espécies têm de viver no minimo no mesmo PH.

Ou o Ciclideo Africano e talvez o Guppy está meramente a tentar sobreviver nesse aquário,ou então estão os outros todos.Aconselho-te a repensar totalmente esse aquário,a dar ou vender alguns(muitos) desses peixes.

Porque depois vêm outros problemas...é que estão muitos( mas mesmo muitos,muitos) peixes nesse aquário.Só para veres num aqua de 54L nem serve para um Discu sequer viver em minimas condições.

Neste tópico perguntaste por espectros,quando as tuas perguntas deviam ser outras.Mas estou esperançado que retifiques o quanto antes esse aqua e possas sentir-te orgulhoso do pedaço de Natureza que tens em casa.Só tens de admitir os teus erros.E todos erramos. :snipersmile:

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:

Obrigado pelo comentário zogli és uma das poucas pessoas que existe por aqui e são inteligentes... sim esses 3 peixes que mencionas tenciono da-los ou coloca-los noutro aquario com mais membros da sua espécie... os discos como ja disse muitas vezes sao para irem para um aquario maior... e quanto aos restantes por agora tenciono manter...ja agr aqui estas em offtopic isso está a ser debatido em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98631

onde muita gente intervém de forma errada...

Abraços, Ricardo.
HUNF !! (Marrões!!)

Publicado:

Deixa lá isso,o pessoal se calhar não faz por mal,a maior parte do pessoal não se conhece pessoalmente,não sabemos em que tom escrevemos! :snipersmile:

Fico contente por reformulares o aqua,é que precisa mesmo. Pode demorar tempo (eu pelo menos não nado em dinheiro),mas se fizeres pequenas alterações estratégicas,tudo se vai compor.

Olha esse Ciclideo (a não ser que queiras ter um aqua com Ciclideos) podes dá-lo a alguém que tenha um aqua com peixes do género,estou convicto que se o deres amanhã já tens quem lhe dê uma casa nova. Depois é veres quais podes mesmo ter e quais são incompativeis.

Zog Li