Mudar O Areao


Recommended Posts

Boas,

 

Antes de mais nao entendo esse teu "antes de perguntar pesquisa"se esse é o teu lema devias pesquisar pois essa pergunta é obvia.

 

Para mudares o areão terás que tirar os peixes e as plantas, caso ainda nao tenhas o areão compra-o o mais rapidamente possivel de maneira a nao eixar os peixes e plantas de fora de água muito tempo pois precisam de oxisnaçao tudo o resto, esta é uma das hipoteses a outra é se tens mais algum aquário colocas la os peixes deixas as plantas numa bacia com agua e depois montas o aquario com o areao etc.. depois de deixares a funcionar o aquário durante algum tempo (2 a 3 dias om filtro e termostato) podes colocar lá os peixes.

 

Abraço

 

Bernardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é juntares as 2 coisas que o Miguel e o Bernardo te disseram.

 

Tiras os peixes e plantas, tiras a água e filtros sempre a trabalhar dentro da água do aquário, caso contrário falta oxigenação ás bactérias e puff meteu-se as unhas.

 

Depois tiras todo o areão antigo, e aproveitas para limpar o aquário (nada de detergentes), metes o substrato novo, fazes a plantação como queres e com o aquário vazio (é muito mais fácil).

Enches o aquário com a água que já tinha, metes o filtro que já tinha, e depois metes os peixes.

 

Isto convém ser muito rápido, para prevenir plantas secas, peixes sem oxigenação, grande arrefecimento da água, morte de bactérias, mas isso depende d forma como o vás fazer e das condições e disposição que tenhas.

 

Alguma coisa apita, que a malta está aqui para ajudar, perguntas básicas, olha para a tua assinatura e lembra-te que não é só para ficar gira e que muita malta tem.

 

Abraço :P

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

queria saber como se muda o areao com peixes ,plantas... no aquario

 

Bem, eu só para contrariar vou dizer que a pergunta não é assim tão tola.

É possível tirar o areão com a água e os peixes lá dentro se for daquela areia fininha, e se usares uma mangueira para a sugar.

 

Mas dá uma trabalheira, stressa os peixes e com plantas é impossível.

 

Só resulta em áreas pequenas.

 

Eu uso essa técnica num aquário em que tenho 2 zonas distintas de areia e a tal fininha tem a mania de se espalhar.

 

Resultado, é possível, mas pouco práctico e pouco aconselhável, impraticável para uma aquário completo.

 

Arranja um bom recipiente para por os peixes - por exemplo, uma mala térmica limpa, mas sem detergentes, põe lá o filtro se der, ou uma daquelas bombas de ar, assim já tens mais tempo.

 

Guarda toda a água do aquário e depois usa colónias de bactérias para encurtar ao máximo o tempo de voltar a por os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

- Guarda os peixes e as plantas num recipiente onde pões cerca de metade da água do aquário.

- Metes lá o filtro do aquário a trabalhar. Assim preservas as bactérias pois não lhes faltará alimento proveniente dos dejectos dos peixes. (Não tem a ver com oxigénio).

 

Depois fazes o que tens a fazer no aquário em termos de modificações e voltas a instalar tudo com a água onde tinhas guardado os peixes e água nova (isto corresponde a uma TPA de 50%, não é grave).

 

Resultado: preservaste os peixes numa água igual à que estavam habituados, preservaste as bactérias do filtro ao deixá-lo a trabalhar nesse recipiente e, depois das modificações fizeste o equivalente a uma TPA de 50%, para não haver um choque térmico e de pH muito grande.

 

Não serão precisos acrescentos de bactérias: ficaram vivas equanto o filtro circulava no recipiente provisório onde guardaste os peixes.

Cumps.

 

P.S.: o que interessa é preservar as bactérias do filtro. As que estão na água existem em número irrelevante.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

- Guarda os peixes e as plantas num recipiente onde pões cerca de metade da água do aquário.

- Metes lá o filtro do aquário a trabalhar. Assim preservas as bactérias pois não lhes faltará alimento proveniente dos dejectos dos peixes. (Não tem a ver com oxigénio).

 

Depois fazes o que tens a fazer no aquário em termos de modificações e voltas a instalar tudo com a água onde tinhas guardado os peixes e água nova (isto corresponde a uma TPA de 50%, não é grave).

 

Resultado: preservaste os peixes numa água igual à que estavam habituados, preservaste as bactérias do filtro ao deixá-lo a trabalhar nesse recipiente e, depois das modificações fizeste o equivalente a uma TPA de 50%, para não haver um choque térmico e de pH muito grande.

 

Não serão precisos acrescentos de bactérias: ficaram vivas equanto o filtro circulava no recipiente provisório onde guardaste os peixes.

Cumps.

 

P.S.: o que interessa é preservar as bactérias do filtro. As que estão na água existem em número irrelevante.

 

o meu filtro é uma biobox1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu filtro é uma biobox1

Boas,

O teu caso é ligeiramente diferente.

 

Sendo assim, mergulhas as massas filtrantes da Biobox (sobretudo as cerâmicas) na água do aquário onde puseste os peixes a aguardar as mudanças.

A amónia proveniente da respiração dos peixes e da decomposição dos dejectos dos peixes continuará a alimentar essas bactérias.

 

No entanto este fenómeno dá-se a um ritmo muito mais lento e é necessário acelerar as mudanças no aquário para preservar as bactérias e também para não intoxicar a água, pois o ciclo estará a dar-se muito mais devagar dado não haver movimento de água a passar pelas massas filtrantes e esta água pode ver os níveis de amónia subir perigosamente senão te despachares.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Metes lá o filtro do aquário a trabalhar. Assim preservas as bactérias pois não lhes faltará alimento proveniente dos dejectos dos peixes. (Não tem a ver com oxigénio).

 

P.S.: o que interessa é preservar as bactérias do filtro. As que estão na água existem em número irrelevante.

 

Granda garfada que eu estava a dar, não sabia que as bactérias nitrificantes eram anaeróbicas e que utilizavam os nitratos para "viver"

Mas acho que isto já não é para aqui chamado.

 

João, é como eu e o Tilapia dissemos, a excepção da falta de oxigenio ás bactérias.

 

Tilapia, obrigado pela correcção.

Uma pesquisa de 2 minutos e Desnitrificação

 

Abraços :Fade-color

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granda garfada que eu estava a dar, não sabia que as bactérias nitrificantes eram anaeróbicas e que utilizavam os nitratos para "viver"

Mas acho que isto já não é para aqui chamado.

 

João, é como eu e o Tilapia dissemos, a excepção da falta de oxigenio ás bactérias.

 

Tilapia, obrigado pela correcção.

Uma pesquisa de 2 minutos e Desnitrificação

 

Abraços :Fade-color

 

eu tenho uma bomba de ar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, faz como o membro Tilapia te disse, que é assim que deve ser feito.

 

:Fade-color Quantos de nós começamos a aquariofilia com 11 anos. banana rock

João estás lixado, com esta idade já andas nisto, quando fores da nossa, nem quero ver. :D

 

Abraço e força com isso

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece-me que ainda vai aí uma pequena confusão. Senão vejamos:

 

Existem 3 tipos de bactérias.

- As que consomem amónia e a transformam em nitritos que são aeróbias (precisam de oxigénio)

 

- As que consomem nitritos e os transformam em nitratos que são aeróbias (precisam de oxigénio)

 

- As que consomem nitratos e os desnitrificam, libertando N2 (azoto) na água ou na atmosfera, que são anaeróbias (não querem oxigénio) e quase não existem no aquário pois quase todo ele é oxigenado. Daí os nitratos se retirarem com TPAs.

 

Ao dizeres para pôr o filtro a funcionar senão as bactérias ficavam sem oxigénio eu corrigi-te, não porque não precisassem de O2, pelo contrário, mas porque ficavam sem os nutrientes amónia e nitritos.

 

Estas bactérias precisam tanto de oxigénio que se dão muito melhor no ar que na água. Só que no ar não têm NH3 e NO2 para se alimentarem. Por isso eu disse que pôr o filtro a funcionar na água com os peixes iria preservar as bactérias por causa do alimento dado pelos excrementos dos peixes e não por causa oxigénio.

 

Espero não ter barafundido muito a explicação. Qualquer dúvida apitem.

 

De qualquer forma isto foi apenas uma pequena achega. Mantenho o que disse acerca da forma como deves fazer todo o processo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.