João Pedro Palma Publicado Julho 1, 2008 Publicado Julho 1, 2008 (editado) Boas, o meu aquario tem 100/30/40 80W, um areao de pedrinhas pretas e como vou mudar de casa vou aproveitar para colocar mais um saco de fertilizantes solidos e colocar CO2. Eu tenho tenellus mas neste aquario apenas com os 80W ela nao se desenvolveu, cresceu mas nao reproduziu. Gostava de saber qual a planta de tapete mais indicada para o meu aquario e que se desenvolva bem. Outra pergunta, ja que vou ter de comprar um saco de fertilizantes, qual acham melhor para esta situaçao? ou deveria optar por outra forma de fertilizaçao? como comprimidos ou fertilizantes liquidos Obrigado, João Pedro Palma Editado Julho 1, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
João Pedro Palma Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 (editado) Ninguem tem uma ideia? Editado Julho 5, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Arlindo Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Ninguem tem uma ideia? Viva João, "...o meu aquario tem 100/30/40 80W, um areao de pedrinhas pretas e como vou mudar de casa vou aproveitar para colocar mais um saco de fertilizantes solidos e colocar CO2." Descontando o a altura do areão e a que vai da superficie da água até ao topo do aquário, deves ter cerca de 100 litros de água. Com 80 watts é excelente; dá 0,8 w por lt. Quantos kelvins tens nas lâmpadas? Elas têm muito tempo de uso? Quantas horas "dás" de luz? Tens plantas a fazerem sombra as tenellus? "Eu tenho tenellus mas neste aquario apenas com os 80W ela nao se desenvolveu, cresceu mas nao reproduziu. Gostava de saber qual a planta de tapete mais indicada para o meu aquario e que se desenvolva bem. Outra pergunta, ja que vou ter de comprar um saco de fertilizantes, qual acham melhor para esta situaçao? ou deveria optar por outra forma de fertilizaçao? como comprimidos ou fertilizantes liquidos" Nunca tive sorte com essa planta....mas na altura que a tive não tinha as melhores condições para a ter... Tens substrato fértil? Pelo que percebi não tens... Com que frequência costumas fertilizar com Micros, ferro, potássio? Se calhar falta-te cuidados que são essenciais...se não deres água a uma planta emersa, ela provavelmente, irá morrer, a não se que não precise muito de água, esteja num clima húmido em que a ocasional água da chuva seja suficiente... Está quase tudo ao nosso alcance, depende daquilo que podemos dispender monetaria e temporalmente que gostamos. Cumprimentos. Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
João Pedro Palma Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 pois, eu tenho fertilizantes, tinha aquasoil mas nao sei se ja foi consumido, macros ponho apenas de vez em quando, eu vou desmontar o aquario e so ai vou começar a por mais fertilizantes, liquidos e aquelas pastilhas e bolas de argila. As lampadas sao novas, tem cerca de 2/3 meses ma so kelvins nao sei... sao 3, 2 de 30 e uma de 25 (acho). O tempo de luz varia um pouco, depende da hora que acordo, escola e ferias... agora acendo por volta das 13 e desligo quando me vou deitar. Como vou mudar de casa e ter de desmontar o aquario, queria fazer lhe um upgrade, ja tenho 80W e fertilizantesa liquidos da JBL Ferropol w JBL FerroTabs e Boulettes, que penso que serao para enterrar e deitar no aquario. Agora quero introduzir CO2. A parte onde as tenellus esta esta desprotegida, apanhando mais luz, embora eu tivesse plantas flutuantes, ja tirei a camada que tinha. Arlindo, o que achas mais correcto fazer ou comprar? abraço 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Vasco Matos Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Boas Jpp! O aqua tem 120L ,com esses 80W podes manter uma grande variedade de plantas. Claro que se resolvesses colocar mais 20W seria perfeito. Com um sistema de CO2,com 90 ou 100W de luz e se deres às plantas nutrientes (Potassio,Micros e Ferro primeiro e depois caso necessário Nitrogénio/Nitrato e Fósforo/Fosfato), podes ter virtualmente qualquer planta de tapete.Depois depende do teu gosto,tens a Glossostigma, Marsileia Hirsuta,Lilaeopsis Brasiliensis e a H.C.''Cuba'' por ex. Se vais montar tudo de novo,como eu parece que percebi,fazia tudo de raiz,colocava um substrato fértil,que dependendo do dinheiro que queiras gastar podes comprar desde o Floredepot aos substratos ADA, e por cima uma camada de Akadama. Se guardares a água que tens agora e manteres o filtro a trabalhar dentro do recipiente que guarda a água(e os peixes),podes fazer o upgrade sem precisar de fazer o ciclo de novo,basta reutilizar essa água. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
João Pedro Palma Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 (editado) pois lol so 2 problemas... e que primeiro, a minha tampa nao suporta mais uma calha... e das de plastico e ja nao cabe la nenhuma e segundo, tava a pensar em utilizar o mesmo substrato... nao queria mudar porque eu gosto do substrato preto... Mas se for necessario, muda se. Editado Julho 6, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
pee Publicado: Julho 6, 2008 Publicado: Julho 6, 2008 Tenho um aqua com as mesmas dimensões e tenho para fazer tapete a "Cuba" e ela desenvolve-se sem problemas... So nao tenho uma grande tapete, porque pus muito pouca (era o que tinha) e ela então não se espalha pelo aqua todo... Ve as coisas assim, tens um aqua de 100x40x30, mas isso sao as medidas exteriores, tira a grossura dos vidros, depois tira a altura do substrato e mais a altura que sobra por cima... Ou seja, tira as medidas ao aqua onde tens realmente agua, e deves ficar com mais ou menos... 99x35x29 que te vai dar 100L brutos, mas tirando as decorações e assim deves ficar com cerca de 90L reais...e se tens 80W serve perfeitamente... Ficas com um racio de 0.8888W/L... que já é considerada luz forte... Abraço [color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url] [/size][/font][/color][/font][/color][/size]
João Pedro Palma Publicado: Julho 7, 2008 Autor Publicado: Julho 7, 2008 pois tens razao, o substrato deve ter uns 7 cm, as plantas, troncos e pedras... deve dar um 99x29x32 (100x30x40)... Entao como o amigo me disse, vou substituir o areao por Akadama e substrato fertil da JBL, adicionar CO2 e fertilizantes solidos e liquidos... com os 80W deve dar para qualquer planta certo? A Marsileia Hirsuta, tenho e ate se desenvolveu bem, pena ter sido em linha recta... Depois gostava de ter Glossostigma elatinoides ou Echinodorus tenellus (que tenho e pouco se desenvolveu, porque tambem tinha plantas flutuantes que tapavam a luz) Acham que da? Qual e que aconselham para o meu caso? 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
pee Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 pois tens razao, o substrato deve ter uns 7 cm, as plantas, troncos e pedras... deve dar um 99x29x32 (100x30x40)... Entao como o amigo me disse, vou substituir o areao por Akadama e substrato fertil da JBL, adicionar CO2 e fertilizantes solidos e liquidos... com os 80W deve dar para qualquer planta certo? A Marsileia Hirsuta, tenho e ate se desenvolveu bem, pena ter sido em linha recta... Depois gostava de ter Glossostigma elatinoides ou Echinodorus tenellus (que tenho e pouco se desenvolveu, porque tambem tinha plantas flutuantes que tapavam a luz) Acham que da? Qual e que aconselham para o meu caso? Acho que consegues desenvolver qualquer uma, convém teres um substrato fértil, fertilizares depois com líquidos e teres o Co2 a bombar... Depois é só escolheres aquela que mais gostas e que achas que fica melhor no teu aqua... [color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url] [/size][/font][/color][/font][/color][/size]
João Pedro Palma Publicado: Julho 7, 2008 Autor Publicado: Julho 7, 2008 ok. Eu como substrato fertil vou por o da JBL e akadama por cima. Depois dou novidades entao! Obrigado a todos! 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
ruiseta Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 Eu tenho tenellus num aqua de 80 litros com 20 watts e ela multiplica-se normalmente! :/ pode não ser o verde mais intenso que existe mas multiplica-se já a cuba, é dificil de manter é presiso muita luz e Co2, fertilizantes e substrato fertil
João Pedro Palma Publicado: Julho 7, 2008 Autor Publicado: Julho 7, 2008 pois obrigado 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Vasco Matos Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 (editado) Eu disse Akadama,mas desde que tenhas um substrato fértil por baixo e por cima se colocares um substrato com uma boa granulametria,pode ser qualquer coisa,não é necessáiro ser Akadama. O que colocamos em cima do substrato fértil é mais ao nosso gosto.Claro que convém ter uma granulametria do tipo da Akadama,ou semelhante. Aliás uma das principais virtudes d um substrato é o tamanho dos seus granulos,de modo a que a água circule as raizes ''respirem''. Editado Julho 7, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Jatbas Publicado: Julho 7, 2008 Publicado: Julho 7, 2008 Antes de te meteres a fazer seja o que for, perde um pouco de tempo a pesquisar pela informação boa que o fórum possui, estuda e depois sim avanças, senão vais estar apenas a adiar o inevitável, o insucesso. Falhas logo em sectores muito importantes e, pelas respostas que dás ainda dás mais razão ao que estou a dizer. Não tens noção do que as plantas precisas e dai fazer uma boa fertilização, não sabes a luz que tens e, até me pareces que não tens um temporizador para a luz! Estou correcto?! Pesquisa e estuda, estuda para cada vez mais gostares deste mundo e cada vez mais teres vontade de realmente ter um aquário e saber minimamente o que se passa com o mesmo. É a melhor critica construtiva que te posso dar AquaWizard
João Pedro Palma Publicado: Julho 8, 2008 Autor Publicado: Julho 8, 2008 (editado) Antes de te meteres a fazer seja o que for, perde um pouco de tempo a pesquisar pela informação boa que o fórum possui, estuda e depois sim avanças, senão vais estar apenas a adiar o inevitável, o insucesso. Falhas logo em sectores muito importantes e, pelas respostas que dás ainda dás mais razão ao que estou a dizer. Não tens noção do que as plantas precisas e dai fazer uma boa fertilização, não sabes a luz que tens e, até me pareces que não tens um temporizador para a luz! Estou correcto?! Pesquisa e estuda, estuda para cada vez mais gostares deste mundo e cada vez mais teres vontade de realmente ter um aquário e saber minimamente o que se passa com o mesmo. É a melhor critica construtiva que te posso dar Boas. Como podes ver, eu tenho 16 anos e o dinheiro que tenho, é aquele que vou juntando ao longo do ano, e podes ter a certeza que devido à aquariofilia muito pouco é o que sobra, e como tal apenas tento gastar o que tenho naquilo que é mais necessário, como 3 lampadas, e como acordo por volta das 13 e me deito depois das 24, há mais de 11 horas de luz no aquario, mas como tinha uma camada espessa de plantas flutuantes era muito pouca a luz que passava. Tirei a e como nao estou sempre na casa onde tenho o aquario peço a minha mae que lique as luzes quando amanha, e as desligue quando anoitece. Quando dizes que nao sei o que as plantas precisam, até sei, porque o meu aquario é composto maioritariamente por anubias, anubia barteri normal, barteri nana, barteri gigantea, hastipholia, heterophyla e por ai fora... E sei que as anubias sao plnatas que nao necessitam de grandes qualidades de fertilizantes e luz. Como vou mudar de casa, e ter de desmontar o aquario, embora queira manter as anubias porque sao as plantas que mais gosto, gostava tambem de por um tapete para tapar as zonas a que as anubias nao chegam. Como sei que uma planta de tapete precisa de uma boa quantidade de luz e fertilizantes, fiz este topico para perguntar qual a planta de tapete que melhor resultaria no meu aquario, e quais as condiçoes que eu tinha de proporcionar para haver o desenvolvimento desta. Assumo que nao sei quais as condiçoes necessarias para o desenvolvimento de uma Glossostigma elatinoides mas daí a nao saber o que tenho no aquario... é um pouco diferente. Como além de montar o aquario de novo, vou montar um outro de 60cm apenas para os red cherries quis puxar a conversa para quais os melhores substratos fertilizantes, trocando o substrato actual do meu aquario pelo fertil que usaria nos 2. Apenas achei a crítica um pouco repressiva e arrogante, mas talvez nao tenha sido a tua intençao ou eu tenha percebido mal... Outra coisa, ao fim de um semana sem a camada de plantas flutuantes, reparei que a minha Echinodorus tenellus desenvolveu folhas vermelhas um pouco violetas e tem uns mini runners a criarem se à sua volta. Mas continua com as folhas muito fininhas e compridas... Jatbas, a minha ideia agora é comprar um saco de substrato JBL e outro de Akadama, e se possivel, dividi los num aquario de 100x30 e um de 60x40, embora ache que nao chega apenas um saco de akadama. Comprar ainda CO2 e juntar os fertilizantes liquidos e solidos ao aquario com 80W. Achas que com estas condiçoes consigo uma Glossostigma elatinoides ou mesmo a minha Echinodorus tenellus? Fico à espera de mais críticas... João Pedro Editado Julho 8, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Jatbas Publicado: Julho 8, 2008 Publicado: Julho 8, 2008 (editado) Percebeste mal Tens o mesmo problema de toda a gente €€€, mas no entanto digo eu que consegues juntar 3 euros para comprares um temporizador para as lâmpadas só te poupa trabalho e as plantas agradecem terem um horário certo. Simplesmente é a minha opinião que antes de avançares e antes de gastares dinheiro que devias de estudar mais um pouco de forma a quando o gastares não teres a mínima duvida de que é mesmo aquilo que queres e que precisas. É que uma coisa é teres equipamento, seres vivos e "alimento" para os mesmos, outra coisa é saber conjugar os três para obteres os resultados que queres. A aquariofilia é assim mesmo, o ter é apenas um inicio o saber manter é outro e é nisso que a leitura do fórum te pode ajudar. Abraços. Editado Julho 8, 2008 por Jatbas AquaWizard
Recommended Posts