Broa Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 (editado) Boas novamente, Sei que pareço uma matraca a fazer perguntas, mas surgiu-me uma nova questão. Ontem depois de uma TPA de cerca de 65% a 70%, de retirar o que conseguia de BGA, de fertilizar com potássio e micros, parece que as BGA não apareceram com tanta força, as que apareceram ao cimo do areão acho que foi o que não consegui retirar aquando da TPA. A minha duvida á a seguinte, hoje passadas cerca de 24h voltei a fazer os testes de NO3 e PO4 antes de voltar a por o potássio e por encrivel que pareça (a mim!!!!) os valores são os mesmos, 25 mg/l de PO4e um valor tão alto que nem consigo medir, de NO3. Isto é normal? ou quer dizer que as plantas ainda não estão a consimir estes dois componentes? O que fazer para resolver este problema? Todos os outros valores estão normais: Amónia a 0 Nitritos a 0 PH 6.8-7.0 Desculpem-me lá tantas perguntas mas isso de plantados e algas está a por-me doido... Só me vem uma pergunta á cabeça: Como é que na natureza todas as plantas e peixes vivem bem?! A natureza é mesmo perfeita!!!! Cumprimentos, toda a ajuda é bem vinda... Um abraço Editado Julho 6, 2008 por Broa João Sousa
Broa Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 (editado) Alguém podia dar umas dicas?? Editado Julho 5, 2008 por Broa João Sousa
Broa Publicado: Julho 9, 2008 Autor Publicado: Julho 9, 2008 Boas, Ora bem, como estamos num forum, quero contribuir com a minha experiência, neste caso sobre a BGA... Pois é, problema resolvido :D , e mais fácil do que pensei... Como podem ver pelo setup no primeiro post, tenho um aquario de 100cm e posso vos dizer que tinha cerca de 70% do fundo com a dita, até parecia um tapete, mas não muito giro... Então cá vamos: 1º- Comprar os testes de NO3 e PO4, como me foi aconselhado. 2º- Começar com a fertilização de potássio. 3º- Como utilizava CO2 caseiro, voltar a fazer a mistura, para que o fluxo fosse maior. 4º- Muito importante TPA´s de dois em dois dias (acho que o segredo esteve aqui), em que na primeira foi cerca de 70%. 5º- Retirar o máximo de BGA´s de trocos, vidro, plantas e areão. 6º- Aumentar o fluxo de corrente e de O2. Esta dica foi-me dada por um colaborador da AVIPEIXE (sem querer fazer publicidade) e penso que ajudou em muito. 7º- Durante o dia da 1º TPA e no dia seguinte reduzi a iluminação, não em tempo, mas em quantidade de lampadas acesas, segundo me aconselharam, se o problema persistisse, deveria de fazer tudo o descrito atrás e durante três dias manter todas as luzes apagadas. Mas o problema resolveu-se restando apenas pequenas BGA´s que ainda não consegui retirar aquando das TPA´s, mas mal se vêem. Desde já o meu muito obrigado, a todos os que me ajudaram a ultrapassar este problema, e espero que este tópico sirva para os proximos... Um abraço João Sousa João Sousa
zecacpinto Publicado: Julho 9, 2008 Publicado: Julho 9, 2008 Boas novamente, Sei que pareço uma matraca a fazer perguntas, mas surgiu-me uma nova questão. Ontem depois de uma TPA de cerca de 65% a 70%, de retirar o que conseguia de BGA, de fertilizar com potássio e micros, parece que as BGA não apareceram com tanta força, as que apareceram ao cimo do areão acho que foi o que não consegui retirar aquando da TPA. A minha duvida á a seguinte, hoje passadas cerca de 24h voltei a fazer os testes de NO3 e PO4 antes de voltar a por o potássio e por encrivel que pareça (a mim!!!!) os valores são os mesmos, 25 mg/l de PO4e um valor tão alto que nem consigo medir, de NO3. Isto é normal? ou quer dizer que as plantas ainda não estão a consimir estes dois componentes? O que fazer para resolver este problema? Todos os outros valores estão normais: Amónia a 0 Nitritos a 0 PH 6.8-7.0 Desculpem-me lá tantas perguntas mas isso de plantados e algas está a por-me doido... Só me vem uma pergunta á cabeça: Como é que na natureza todas as plantas e peixes vivem bem?! A natureza é mesmo perfeita!!!! Cumprimentos, toda a ajuda é bem vinda... Um abraço Boas!! Eu estive a ler o topico, e pareceu-me ter escapado uma coisa. Por acaso ja mediste o PO4 a tua agua da rede, nao a do aquario mas sim a agua que usas para fazer TPA's, pois quase que garanto que grande parte do PO4 que te aparece ja vem das TPA's, pois a mim ja me aconteceu ter o PO4 alto ( nunca tao alto ), e so dps reparei por que podia fazer TPA de 100% que ia dar no mesmo, poiso PO4 vinha da agua da rede. cumps FEEDBACK
Broa Publicado: Julho 9, 2008 Autor Publicado: Julho 9, 2008 Boas!! Eu estive a ler o topico, e pareceu-me ter escapado uma coisa. Por acaso ja mediste o PO4 a tua agua da rede, nao a do aquario mas sim a agua que usas para fazer TPA's, pois quase que garanto que grande parte do PO4 que te aparece ja vem das TPA's, pois a mim ja me aconteceu ter o PO4 alto ( nunca tao alto ), e so dps reparei por que podia fazer TPA de 100% que ia dar no mesmo, poiso PO4 vinha da agua da rede. cumps Boas, Obrigado pelo interesse, pela questão, mas não me parece que esse seja o problema. Já fiz testes de PO4 e NO3 e parecem-me normais, PO4=0 ou quase e de NO3 é que me me dá alguma coisa, mas agora deixaste-me na dúvida, já não sei se estou a trocar o valor dos testes. Mas amanhã confirmo, é dia de TPA, mas tenho a certeza que o resultado do teste azul (testes da Sera) e o teste laranja dá um valor intermédio. Amanhã tiro as dúvidas, é que ainda não estou muito familiarizado com estes testes. Obrigado pela dica e espero que este tópico não acabe e que se continue a complementar com experiências de cada um... Um abraço a todos e amanhã cá estarei a confirmar os resultados dos testes... João Sousa
Broa Publicado: Julho 10, 2008 Autor Publicado: Julho 10, 2008 Boas, Como prometido, depois de uma noite de trabalho cheguei a casa e fui fazer os testes, tanto á agua de TPA como é do aqua. Então é assim: Água de TPA: PH-7.0 Nitritos-0 Amonia-0 NO3-5mg/l PO4-0.25mg/l Água aqua: PH-7 Nitritos-0 Amónia-0 NO3-10ml/l PO4-10 ou mais mg/l Se alguém me puder explicar estes valores agradecia... Cumprimentos João Sousa João Sousa
Recommended Posts