Lost Publicado Junho 28, 2008 Publicado Junho 28, 2008 Ola Tenho o meu aquario com um PH 7. A agua que sai da minha torneira tem 7.5 de PH. O minha duvida é: como fazer as TPAS??? se usar agua da torneira vou subir o PH e nao o queria fazer, queria mante lo nos 7. eu consegui chegar aos 7 ao fazer tpas com agua engarrafa. Sera que esta é a unica soluçao?? o que recomendam?? quimicos?? Quando faço o TPA devo fazer directo da torneira para o aquario? ou devo por num outro recepiente e tratar a agua?? Aguardo as vossas dicas Obrigado Citar
William Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 (editado) OlaTenho o meu aquario com um PH 7. A agua que sai da minha torneira tem 7.5 de PH. O minha duvida é: como fazer as TPAS??? se usar agua da torneira vou subir o PH e nao o queria fazer, queria mante lo nos 7. eu consegui chegar aos 7 ao fazer tpas com agua engarrafa. Sera que esta é a unica soluçao?? o que recomendam?? quimicos?? Quando faço o TPA devo fazer directo da torneira para o aquario? ou devo por num outro recepiente e tratar a agua?? Aguardo as vossas dicas Obrigado Boas, mas a agua que ja tens no aquario veio da torneira tb? se sim n ha problema pq tenderá a baixar pros 7 tb , mas tudo depende da percentagem de agua que mudes nas tpa, se trocares muita agua pode oscilar ligeiramente. Eu nas minhas tpas é directo da torneira para o aquario, encho devagarinho por causa das diferenças de temperatura, mas é directo! abraço William Editado Junho 28, 2008 por william Citar
nickunknown Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 (editado) Eu fui a um hipermercado e procurei um garrafão com o pH mais baixo que havia. e fiz um TPA com água de garrafão. Editado Junho 28, 2008 por nickunknown Citar Pedro Gomes
André29 Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 (editado) eu nao percebo muito disto mas li em alguns artigos que se deve deixar a água em "reposo" para os quimicos pesados evaporarem, de 1 a 3 dias acho (acho que e assim), logo nao deves por directamente da torneira se estiver errado agradeço que me corrijam ! banana rock cumps.André29 Editado Junho 28, 2008 por André29 Citar
Lost Publicado: Junho 28, 2008 Autor Publicado: Junho 28, 2008 eu queria mesmo uma alternativa aos garrafoes. pois estar a fazer tpa num aqiuario de 200L e complicado. o que queria mesmo era evitar usar sempre agua engarrafada. nem que para isso usa se alguns quimicos. agora se aos fazer as tpa directamente sei que o meu ph vai subir e ai vou ter problemas de certezas. acho eu... ou nao??? obrigado Citar
nickunknown Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 eu queria mesmo uma alternativa aos garrafoes. pois estar a fazer tpa num aqiuario de 200L e complicado. o que queria mesmo era evitar usar sempre agua engarrafada. nem que para isso usa se alguns quimicos. agora se aos fazer as tpa directamente sei que o meu ph vai subir e ai vou ter problemas de certezas. acho eu... ou nao??? obrigado pois, num aquário de 200l é complicado. mas há quimicos pra isso acho que. Deixa os veteranos responderem a isso, ou tenta fazer uma pesquisa aqui no forúm. De certeza que isso já foi aqui respondido. abraço Citar Pedro Gomes
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 eu vai da torneira directa para o aquario sai da torneira a 7.2 e o que tenho no aquario é 6.8 o volume da tpa não é suficiente para alterar o ph e com o tempo ele fica igual ao do aquario. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
MacLeod Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 Boas Eu tenho uns garrafões de agua que ficam 3/4 dias em repouso, como não chega ponho o resto da torneira, o PH não se altera. Os meus Tpa nunca são superiores a 25 litros num aquario por volta dos 200 litros. 1Abraço Citar 1Abraço
William Publicado: Junho 28, 2008 Publicado: Junho 28, 2008 (editado) eu vai da torneira directa para o aquario sai da torneira a 7.2 e o que tenho no aquario é 6.8 o volume da tpa não é suficiente para alterar o ph e com o tempo ele fica igual ao do aquario. foi exactamente isso o que eu lhe disse na minha resposta, como continua a perguntar nem a deve ter lido... Editado Junho 29, 2008 por william Citar
Lost Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 oi William de facto li o que tinhas escrito mas nao tinha percebido mto bem!! agora ja percebi num aquario e 200L devo fazer as TPAs de semana a semana?? 15 em 15 dias ou uma vez por mes?? ou so devo fazer qd tiver a amonia alta??? MacLeod tenho alguma vantagem em ter a agua ja engarrafada??? Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 oi William de facto li o que tinhas escrito mas nao tinha percebido mto bem!! agora ja percebi num aquario e 200L devo fazer as TPAs de semana a semana?? 15 em 15 dias ou uma vez por mes?? ou so devo fazer qd tiver a amonia alta??? tenho alguma vantagem em ter a agua ja engarrafada??? deves fazer semanalmente para evitar surpresas como a amonia como acabaste de referir. agua guardada poupas no condicionador, fica ao teu criterio. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
cristovao Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 podes sempre usar acido na agua antes de por no aqua! eu uso acido sulfurico a 13% e tenho tido optimos resultados Citar
Lost Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Aos mais entendidos pergunto uma coisa!!!!! Se antes de fazer uma TPA colocar a agua num garrafao de 20L e a deixar a repousar durante uma semana ajuda?? pergunto pois o bocal do garrafao e pequena! A nivel de temperatura?? como devo fazer para nao haver um choque termico? Cump. Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 não é necessario 1 semana basta 24 horas, quanto á temperatura coloca a agua devagar isso para 200l nem se nota. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Lost Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 mesmo tendo o garrafao um "gargal" pequeno 24h chegam para fazer evaporar o cloro e afins? Citar
Recommended Posts