Recommended Posts

Publicado (editado)

Filmado à instantes com a máquina fotográfica, a qualidade é fraca mas permite ter ideia das espécies, em particular das adições recentes, as paratilapias:

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado:

Muito giros os teus peixes. Com comidinha é mais fácil. Há aí uns azuis muito rápidos.

O meu problema com os lagos é o reflexo, e só ver os bichos de cima. :wub: Dá-me sempre vontade que haja uma cave com um vidro para o lago :):mrgreen:

( o meu verdadeiro problema é que não tenho um quintal desse tamanho).

Cumps,

João

Publicado:
Quais são os Azuis?

Pseudotropheus socolofi. Parecem ter cor muito intensa? São simplesmente de um azul claro, palido.

O ano passado mantive fryeris - estes são de ferir a vista. O azul metálico, com o reflexo do sol é um espectaculo. O problema é que os fryeri são predadores e comiam-me as criações todas.

Para conseguir bastantes reproduções é necessário evitarem-se peixes predadores, especialmente se são aerodinamicos. Especies como as paratilapias ou os australoherus, apanham tudo o que lhes passar ao alcance da boca mas não conseguem caçar em velocidade. Só peixinhos totós é que se aproximam tanto. Um peixe que goste da sua pele nunca se irá aproximar mais de 20 cm de uma paratilapia.

Paratilapias e australoherus são incapazes de apanhar um peixinho a 20 cm, porque este é muito mais manobrável e geralmente mais rapido. Pelo contrário, para um fryeri e outros predadores que mantive, incluindo grande parte dos victorias, apanhar um peixinho assim é canja.

Há outros ciclideos do malawi tão ou mais coloridos que os fryei, e que não são demasiados predadores, incluindo aulonocaras e algumas protomelas. Muitos mbunas, como os saulosi, também são extremamente coloridos, dão nas vistas e são inofensivos para as criações.

De facto, acho que os ciclideos do malawi são os peixes que conheço que mais vistosos ficam em lagos de jardim. É pena não aguentarem o inverno (no continente).

Miguel