Pestynha Publicado Julho 8, 2004 Publicado Julho 8, 2004 o n03 dos meus aquas nao baixam ja limpei o areao ja tou farto de mudar aguas ja adicionei um produto que é o cycle e nada ja estou farto de gastar dinheiro em medicamentos e nao consigo baixar a agua q eu tenho tem cerca de 20 mg/l de no3 estou seriamente a pensar acabar com tudo tenho 5 aquas so um é q tem peixes e cada vez menos estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro ja nao sei o que fazer
Hugo Santos Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 Olá Pestynha Em principio os Nitratos deveriam baixar com as trocas parciais. Por isso o meu conselho é que teste a agua de reposição, sendo que pode ser que os reagentes do produto tambem possam não estar em condições. O Facto de usar o Cycle não mudará nunca o valor de NO3 pois ele é o resultado do metabolismo das (nitrosomas e nitrobacter) que contém o Cycle. O Mais que pode experimentar depois de verificar o que lhe disse anteriormente são as resinas de diminuição de NO3, mas verifique antes. Abraço
nunomiguel Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 Olá, Pois... :D Da última vez que falaste do NO3 o pessoal deu umas dicas... O problema está na tua água... Sendo assim acho que não tens muitas hipóteses... ou começas a ir a uma fonte buscar água para as TPA's ou então tens de investir num aparelho para "tratar" essa água. É capaz é de ficar um pouco caro. A Sera tem um desses aparelhos que removem os nitratos da água (http://www.sera.de/English/autoframe.htm?u...-Denitrator.htm). Ou optas por um aparelho de osmose... São sempre investimentos algo caros... Cumprimentos, Nuno
nunomiguel Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 Coloquei o post sem ver o do Hugo... Hugo: O problema já está na água de reposição pois já leva um valor de NO3 elevado. Já dissemos ao Pestynha para recorrer a essas resinas... não sei se já o fez... Cumprimentos, Nuno
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 Viva Pestynha De qualquer forma , eu não acho que um nível de nitratos de 20 mg/l num aquário de água doce seja problemático . O nitrato é muito pouco tóxico para os peixes (ao contrário da amonia e nitritos ) e eu só me preocuparia com concentrações acima dos 50 mg/l. Se tens peixes a morrer crónicamente ,de certeza qua não se deve ao teu nível de nitratos. Terás que buscar outras causas, nomeadamente amonia, nitritos, baixa concentração de O2 dissolvido, cloro/cloramina na água ,parasitas etc. Quais os peixes que morrrem e quais os sintomas que apresentam ? Cump. Rui
Esgalha Publicado: Julho 8, 2004 Publicado: Julho 8, 2004 20 mg ja e bastante. e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc. tb tive o mm problema ve se os teus filtros estao com o debito bom. no meu caso foi mm ma filtragem mecanica que o meu filtro estava a debitar metade do que devia. devia fazer 300 reais e estava a fazer 140 para ai. usa carvao activo que ajuda bastante. tb m safou uma vez que ocmeçaram a subir no aqua hospital. assim que usei o carvao baixou de um dia para o outro e foi baixando ate estabilizar agora esta optimo
tafinho Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 20 mg ja e bastante.e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc. 20mg/l não é suficiente para alimentar as plantas. Pessoalmente não me preocupo com menos de 150mg/l e começo a perder o sono a partir do 300mg/l, mas como isso nunca aconteceu...
nunomiguel Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Quais os peixes que morrrem e quais os sintomas que apresentam ? Responde a isto, sff. Pode ser que ajude a descobrir o problema... Cumprimentos, Nuno
Hugo Santos Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Oi 300mgl?!?!?! Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco. Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário. Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas. Não me vou alongar mais pois acho que é mesmo um equivoco... Pestinha, os 20mg não são de facto o problema das tuas mortes, mostra até que o aqua está cuidado. Tenta sempre ter o mais baixo possivel com Tpa´s frequentes e ainda que esse Valor não suba as 50mgl. Mesmo assim em peixes amazónicos (em todos ) o teor deve ser mais baixo, pois atrofia o crescimento e provoca patologias crónicas devido à constante presença de excesso de Nitratos. Mas, dá-nos mais informação Abraço
Pestynha Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 estive agora a mudar 1/3 de agua e vou fazer os testes agora ja digo algo
Pestynha Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 bem os valores sao no2 0.3 mg/l min no3 10mg/l kh 4ºdKH gh 5ºdGH ph 6.5 Nao tenho mais testes a nao ser este mas penso que estes sao os essenciais o que acham dos valores??????
Visitante Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Olá NO3 está optimo pois dificilmente conseguirás abaixo dos 10 (a não ser que tenhas muitas plantas). NO2 está um pouco alto. Se calhar é por teres andado a mecher demais no aquário. Faz apenas mudas e não andes a remexer o areão nem a colocar produtos. Brotas
Pestynha Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 ya mas o no2 era o minimo q estava na escala e as plantas a morrerem? podera ter sido por ter limpo o areao?????? nao posso por comprimidos para as plantas?
Hugo Santos Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Oi Pestinha, dá-me a sensação que o teu aquário tem um problema que de facto é criado por ti, repara, os peixes estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados. Mas o problema não será o excesso de Cycle? O excesso de bactérias, leva à morte de muitas, por falta de amónio para consumirem no seu metabolismo , por consequência essa pode ser a causa da doença das plantas a falta de amónio! Bem esta é a minha interpretação pelos dados que deu. Espere que ajude a compreender talvez uma das causas do problema. Mas especialmente para que não desistas deste Hobbie! :D Abraço e boa sorte!
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 Quais as espécies de peixes que tens? Quais os que morrem ? Quais os sintomas? Qual o valor de O2 dissolvido? Tamanho do aquário ? Filtração ? O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ? Cump. Rui
tafinho Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 Oi 300mgl?!?!?! Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco. Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário. Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas. Tens razão, a documentação dos meus testes de NO3 é um bocado duvidosa, a dose máxima segura de NO3 é de 100mg/l para água doce tropical. Embora para quem tenha uma quantidade mínima é complicado lá chegar... No meu caso nunca passa dos 60 mg/l mesmo que tente, as elódeas não deixam
Pestynha Publicado: Julho 10, 2004 Autor Publicado: Julho 10, 2004 Quais as espécies de peixes que tens?Quais os que morrem ? Quais os sintomas? Qual o valor de O2 dissolvido? Tamanho do aquário ? Filtração ? O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ? Cump. Rui guppys mollys platys sintomas sao começam a emagreçer e as barbatanas a ficar esfarripadas o valor do 02 nao sei ;( 60x30x30 tpas e lavo o filtro e por vezes aspiro o areao uso agua de uma fonte perto de casa e nao uso anti-cloro pq a fonte nao tem agua tratado axo nao sei necessario como lavo o filtro ???? com agua da torneira filtro interior
nunomiguel Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 Acho que estás a cometer alguns erros: O filtro não deve ser limpo com água da torneira. Deve ser lavado (a esponja) num pouco de água retirada do aquário. Deves limpar a esponja de modo a que retires a maior parte da sujidade. Não convém esfregar em demasia. Já agora, qual é o débito do filtro que tens? estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados. Hugo, já pusemos esta hipótese noutro post. No entanto, segundo sei, este é o valor mínimo na escala que o Pestynha tem. Se o valor for inferior (mesmo que seja 0) penso que a cor continua a ser igual... não achas/acham? estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro ja nao sei o que fazer Tens certos aspectos que deves corrigir. Se quiseres tornas a começar do 0!. Não desistas porque com o tempo e calma vais lá. Cumprimentos, Nuno
Antonio DSM Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 como lavo o filtro ???? com agua da torneira Julgo que aqui podera estar um problema Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao.... Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa? Cumprimentos Ex green goblin
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 Viva Pestynha Penso que o mistério está resolvida : é suicidio tentar manter vivíparos com um pH de 6,5 e com um Kh de 4 . Eles adoram aguas duras e até ligeiramente salobras. De outro modo andam sempre doentes com Columnaris .Sobe o Kh até 10 -12 º e coloca o pH entre 7 e 8 , com um aditivo à base de bicarbonato de sódio e junta 1 gr por litro de sal para lago ou para aquário e vais ver que deixas de ter problemas com os vivíparos. Escolhe plantas que gostem de águas duras como Microsorum e valisnérias . De resto faz o que o Nuno disse em termos de manutenção. Cump. Rui
nunomiguel Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 com um aditivo à base de bicarbonato de sódio Cumprimentos, Nuno
Pestynha Publicado: Julho 10, 2004 Autor Publicado: Julho 10, 2004 ]como lavo o filtro ???? com agua da torneira Julgo que aqui podera estar um problema Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao.... Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa? sim ao lavar o filtro a agua fica turva a agua com q lavo o filtro é agua do poço e n tem cloro se a esponja do filtro esta suja e natural q a agua fique suja ou tou enganado ja agora explica la como lavo um filtro int e um ext
Pestynha Publicado: Julho 10, 2004 Autor Publicado: Julho 10, 2004 com um aditivo à base de bicarbonato de sódio onde compro isso??????? como se chama o produto ?????????
Recommended Posts