Recommended Posts

Publicado

o n03 dos meus aquas nao baixam

ja limpei o areao ja tou farto de mudar aguas ja adicionei um produto que é o cycle e nada

ja estou farto de gastar dinheiro em medicamentos e nao consigo baixar a agua q eu tenho tem cerca de 20 mg/l de no3

estou seriamente a pensar acabar com tudo tenho 5 aquas so um é q tem peixes e cada vez menos

estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro

ja nao sei o que fazer

Publicado:

Olá Pestynha

Em principio os Nitratos deveriam baixar com as trocas parciais.

Por isso o meu conselho é que teste a agua de reposição, sendo que pode ser que os reagentes do produto tambem possam não estar em condições.

O Facto de usar o Cycle não mudará nunca o valor de NO3 pois ele é o resultado do metabolismo das (nitrosomas e nitrobacter) que contém o Cycle.

O Mais que pode experimentar depois de verificar o que lhe disse anteriormente são as resinas de diminuição de NO3, mas verifique antes.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Olá,

Pois... :D

Da última vez que falaste do NO3 o pessoal deu umas dicas...

O problema está na tua água...

Sendo assim acho que não tens muitas hipóteses... ou começas a ir a uma fonte buscar água para as TPA's ou então tens de investir num aparelho para "tratar" essa água.

É capaz é de ficar um pouco caro. A Sera tem um desses aparelhos que removem os nitratos da água (http://www.sera.de/English/autoframe.htm?u...-Denitrator.htm).

Ou optas por um aparelho de osmose... São sempre investimentos algo caros... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Coloquei o post sem ver o do Hugo...

Hugo:

O problema já está na água de reposição pois já leva um valor de NO3 elevado.

Já dissemos ao Pestynha para recorrer a essas resinas... não sei se já o fez...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva Pestynha

De qualquer forma , eu não acho que um nível de nitratos de 20 mg/l num aquário de água doce seja problemático . O nitrato é muito pouco tóxico para os peixes (ao contrário da amonia e nitritos ) e eu só me preocuparia com concentrações acima dos 50 mg/l.

Se tens peixes a morrer crónicamente ,de certeza qua não se deve ao teu nível de nitratos. Terás que buscar outras causas, nomeadamente amonia, nitritos, baixa concentração de O2 dissolvido, cloro/cloramina na água ,parasitas etc.

Quais os peixes que morrrem e quais os sintomas que apresentam ?

Cump.

Rui

Publicado:

20 mg ja e bastante.

e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc.

tb tive o mm problema

ve se os teus filtros estao com o debito bom. no meu caso foi mm ma filtragem mecanica que o meu filtro estava a debitar metade do que devia. devia fazer 300 reais e estava a fazer 140 para ai.

usa carvao activo que ajuda bastante.

tb m safou uma vez que ocmeçaram a subir no aqua hospital. assim que usei o carvao baixou de um dia para o outro e foi baixando ate estabilizar

agora esta optimo

smflogo.gif
Publicado:
20 mg ja e bastante.

e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc.

20mg/l não é suficiente para alimentar as plantas.

Pessoalmente não me preocupo com menos de 150mg/l e começo a perder o sono a partir do 300mg/l, mas como isso nunca aconteceu...

Publicado:
Quais os peixes que morrrem e quais os sintomas que apresentam ?

Responde a isto, sff. :wink:

Pode ser que ajude a descobrir o problema...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Oi

300mgl?!?!?!

Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco.

Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário.

Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas.

Não me vou alongar mais pois acho que é mesmo um equivoco...

Pestinha, os 20mg não são de facto o problema das tuas mortes, mostra até que o aqua está cuidado.

Tenta sempre ter o mais baixo possivel com Tpa´s frequentes e ainda que esse Valor não suba as 50mgl.

Mesmo assim em peixes amazónicos (em todos :wink: ) o teor deve ser mais baixo, pois atrofia o crescimento e provoca patologias crónicas devido à constante presença de excesso de Nitratos.

Mas, dá-nos mais informação :lol:

Abraço

frame.jpg

Publicado:

bem os valores sao

no2 0.3 mg/l min

no3 10mg/l

kh 4ºdKH

gh 5ºdGH

ph 6.5

Nao tenho mais testes a nao ser este mas penso que estes sao os essenciais

o que acham dos valores??????

Publicado:

Olá

NO3 está optimo pois dificilmente conseguirás abaixo dos 10 (a não ser que tenhas muitas plantas).

NO2 está um pouco alto. Se calhar é por teres andado a mecher demais no aquário. Faz apenas mudas e não andes a remexer o areão nem a colocar produtos.

Brotas

Publicado:

ya

mas o no2 era o minimo q estava na escala

e as plantas a morrerem? podera ter sido por ter limpo o areao??????

nao posso por comprimidos para as plantas?

Publicado:

Oi

Pestinha, dá-me a sensação que o teu aquário tem um problema que de facto é criado por ti, repara, os peixes estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados.

Mas o problema não será o excesso de Cycle?

O excesso de bactérias, leva à morte de muitas, por falta de amónio para consumirem no seu metabolismo , por consequência essa pode ser a causa da doença das plantas a falta de amónio!

Bem esta é a minha interpretação pelos dados que deu.

Espere que ajude a compreender talvez uma das causas do problema.

Mas especialmente para que não desistas deste Hobbie! :) :D

Abraço e boa sorte!

frame.jpg

Publicado:

Quais as espécies de peixes que tens?

Quais os que morrem ?

Quais os sintomas?

Qual o valor de O2 dissolvido?

Tamanho do aquário ?

Filtração ?

O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ?

Cump.

Rui

Publicado:
Oi

300mgl?!?!?!

Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco.

Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário.

Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas.

Tens razão, a documentação dos meus testes de NO3 é um bocado duvidosa, a dose máxima segura de NO3 é de 100mg/l para água doce tropical. Embora para quem tenha uma quantidade mínima é complicado lá chegar...

No meu caso nunca passa dos 60 mg/l mesmo que tente, as elódeas não deixam 8)

Publicado:
Quais as espécies de peixes que tens?

Quais os que morrem ?  

Quais os sintomas?

Qual o valor de O2 dissolvido?

Tamanho do aquário ?

Filtração ?

O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ?

Cump.

Rui

guppys mollys platys

sintomas sao começam a emagreçer e as barbatanas a ficar esfarripadas

o valor do 02 nao sei ;(

60x30x30

tpas e lavo o filtro e por vezes aspiro o areao

uso agua de uma fonte perto de casa e nao uso anti-cloro pq a fonte nao tem agua tratado axo nao sei necessario

como lavo o filtro ???? com agua da torneira

filtro interior

Publicado:

Acho que estás a cometer alguns erros:

O filtro não deve ser limpo com água da torneira. Deve ser lavado (a esponja) num pouco de água retirada do aquário. Deves limpar a esponja de modo a que retires a maior parte da sujidade. Não convém esfregar em demasia.

Já agora, qual é o débito do filtro que tens?

estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados.

Hugo, já pusemos esta hipótese noutro post. No entanto, segundo sei, este é o valor mínimo na escala que o Pestynha tem.

Se o valor for inferior (mesmo que seja 0) penso que a cor continua a ser igual... não achas/acham? 8)

estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro  

ja nao sei o que fazer

Tens certos aspectos que deves corrigir. Se quiseres tornas a começar do 0!. Não desistas porque com o tempo e calma vais lá. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Julgo que aqui podera estar um problema

Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao....

Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa?

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Viva Pestynha

Penso que o mistério está resolvida : é suicidio tentar manter vivíparos com um pH de 6,5 e com um Kh de 4 . Eles adoram aguas duras e até ligeiramente salobras. De outro modo andam sempre doentes com Columnaris .Sobe o Kh até 10 -12 º e coloca o pH entre 7 e 8 , com um aditivo à base de bicarbonato de sódio e junta 1 gr por litro de sal para lago ou para aquário e vais ver que deixas de ter problemas com os vivíparos.

Escolhe plantas que gostem de águas duras como Microsorum e valisnérias .

De resto faz o que o Nuno disse em termos de manutenção.

Cump.

Rui

Publicado:
]

Julgo que aqui podera estar um problema

Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao....

Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa?

sim ao lavar o filtro a agua fica turva a agua com q lavo o filtro é agua do poço e n tem cloro

se a esponja do filtro esta suja e natural q a agua fique suja ou tou enganado

ja agora explica la como lavo um filtro int e um ext