Primeiro Aqua...


xpto_n

Recommended Posts

Boa noite...

 

ja a algum tempo que penso em montar um aquario...

e penso que chegou a altura...

 

O aquário tem capacidade de 90L...

E ficou assim do tipo....

 

img0108pc7.th.jpg

 

Sei que não da para perceber muito bem...e desde ja lanço a minha primeira duvida...

 

Porque tantas bolhinhas em todas as superfícies??

 

Ainda não fiz nenhum controlo da qualidade da agua (amanha testo)

Melhores especificações ficam para amanha...

[]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem deixo aqui mais umas fotos do meu aqua...

 

img0123be1.th.jpg

img0124xh3.th.jpg

 

Descrição tecnica:

 

Aqua:

 

80x30x40cm

96L

 

Filtro:

 

img0119wb3.th.jpg

 

Eheim 500L/h

 

Aquecedor:

 

img0120jj3.th.jpg

 

Jager 100W

 

 

 

 

Para testar a aqua tenho testes de da Sera de No3 e Ph...

Segui as instruções que vem dentro da caixa e os resultados que obtive hoje foram...

 

No3-25mg/l

ph-7.5

 

O que acham dos resultados do aqua...

O que devo mudar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já começaste a fazer o ciclo? Vê ESTE LINK, para o caso de não estares familiarizado.

 

Aconselhava-te a teres também testes de amónia, nitritos e KH (estabilizador do pH, conforme podes ver AQUI.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...ja tenho o aquário a ciclar desde sexta...

tenho usado Sera nitrivec para ajudar no ciclo da agua...

no primeiro dia deitei 5 ml por cada 20L de agua...

e nos restantes dias adicionei 10ml...

 

o que devo fazer mais para ajudar no ciclo??

amanha ou na 4a vou comprar o resto dos testes e levar um pouco de agua para ser testada na loja...para comparar os resultados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Sera Nitrivec já contém as bactérias que actuam no ciclo. Sendo assim já estás a fazer o ciclo, visto que fazer o ciclo consiste em provocar o aparecimento dessas bactérias.

 

Não te adianta fazeres testes à água agora quando ainda não tens peixes pois são os dejectos deles e os restos de comida que, ao decompor-se, vão provocar o aparecimento de amónia, depois, de nitritos, e finalmente de nitratos.

 

É portanto necessária a introduçaõ de peixes (poucos) para iniciares a produção das substâncias que compõem o ciclo e alimentares essas bactérias que tens vindo a acrescentar.

 

É após a introdução de peixes que deves medir a amónia, nitritos e nitratos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Sera Nitrivec já contém as bactérias que actuam no ciclo. Sendo assim já estás a fazer o ciclo, visto que fazer o ciclo consiste em provocar o aparecimento dessas bactérias.

 

Não te adianta fazeres testes à água agora quando ainda não tens peixes pois são os dejectos deles e os restos de comida que, ao decompor-se, vão provocar o aparecimento de amónia, depois, de nitritos, e finalmente de nitratos.

 

É portanto necessária a introduçaõ de peixes (poucos) para iniciares a produção das substâncias que compõem o ciclo e alimentares essas bactérias que tens vindo a acrescentar.

 

É após a introdução de peixes que deves medir a amónia, nitritos e nitratos.

Cumps.

 

 

Entao sendo assim devo ja introduzir peixes??

que peixes devo colocar??

 

estou a pensar agora para o inicio ter alguns neons e guppys...

 

qual o passo que devo tomar agora??

o que devo fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu aconcelhava-te a esperar mais 1 semana coloca pequenas quantidades de comida dentro de agua para dares alimento as bacterias, depois então coloca no maximo dois peixes e ao fim de uma semana mais alguns nunca muitos de uma só vez.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As instruções que li acerca do nitrivec são:

 

1)- Introduzir 20 ml por 100 litros de água no 1º dia.

 

2)- 24 horas depois introduzir os primeiros peixes

 

3)- Acrescentar 10 ml por 100 litros de água nos 10 dias que se seguem.

 

O ponto 2 é importante pois é aquando da introdução dos peixes que estarás a introduzir os nutrientes para as bactérias do ciclo que estão contidas no Nitrivec.

O que fizeste foi desperdiçar Nitrivec matando as bactérias à fome.

 

Mas nada está perdido: as que acrescentaste da útima vez ainda estão vivas e podes agora por os peixes. Por comida não te permite saber quantas bactérias estás a alimentar e quantas estão a morrer. Põe os peixes e:

 

Não percas nunca de vista os valores de amónia e nitritos! Estes produtos contendo bactérias servem precisamente para não termos de esperar tanto tempo, ou com 1 só peixe para ciclar ou com introdução de comida. É assim que tenho feito e com bons resultados.

 

Quanto a misturares neons com guppies, hás-de reparar que são peixes de pHs diferentes. Para pH 7,5, guppies é o mais indicado, para além de serem mais resistentes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou comprar amanha os peixes...

para ja estou a pensar em guppys pela sua fácil reprodução...

que mais tipos de peixes aconselham para os meus parâmetros de agua??

 

 

com o ph a 7.5 podes por gupys sem problema, o no3 é que me parece mt alto, tens certeza que fizeste bem o teste?

 

 

abraço

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho peixes no aqua...

5-neons

3- molly's

 

fiz testes a agua e o resultado foram:

pH - 7.5/8

kH - 8ºdkH

NO2 - 0mg/l

NH3 - 0mg/l

NO3 - 25mg/l

Temperatura - 27º

Editado por xpto_n
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para já preocupa-te só com a amónia (NH3) e os nitritos (NO2).

Se for necessário baixar-lhes os valores faz TPAs e acrescenta mais Nitrivec.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro impacto com os peixes...

Os neons nadam pelo aqua todo uns atrás dos outros...

As mollys e que são um pouco mais paradas...normalmente estão sempre por cima do filtro como podemos ver na imagem...

 

img0194rr6.jpg

 

também notei que elas tem nadado muito a superfície...poucas vezes vão ao fundo...

 

talvez ainda seja cedo para apontar problemas pois os peixes ainda estão no aqua a poucas horas...

outra coisa e que não consigo distinguir o macho das fêmeas...na loja o senhor disse-me que eram 2 fêmeas e 1 macho...

 

vou esperar por amanha para ver como correm as coisas...

 

obrigado a todos pela ajuda ate agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia XPTO_N,

 

Como estão as Mollys hoje???

 

Já tratas-te da TPA como te disse o Tilápia???? Controla todos os dias esses niveis e faz TPA's sempre que preciso.

 

Tem cuidado porque no meu aqua quando os peixes pairavam por cima do filtro era mau sinal. Se não tivesses esses valores até poderia apenas ser stress da mudança de aqua e tal, mas com esses valores se não te puseres fino perdes os peixes.

 

Só mais uma coisa, lamento mas tenho que o dizer, para qué vir cá pedir conselhos ao pessoal experiente para depois fazer o que te dá na gana????? Esse Ph não dá para os peixes que queres, o mais certo é morrerem alguns, outros até podem sobreviver mas será apenas isso, sobreviver, é como pegar num esquimo e força-lo a viver em plena Africa, até pode aguentar, mas vai penar imenso.

 

Como iniciante que sou, entendo perfeitamente a tua ansia de ver o aqua com montes de peixes, de todas as cores, ter bebés e tudo, mas tens de parar um pouco para pensar, contar até 10, lembrar-te daquilo que o pessoal te disse e ponderar bem aquilo que vais fazer. Custa esperar, mas acredita que custa muito mais ver os peixes a morrerem sem saber o que fazer para os ajudar (infelizmente falo por experiência)

 

Dá tempo ao tempo, lembra-te que foram preciso 9 meses para nasceres e mesmo assim não és perfeito.

 

Boa sorte!

 

Isabel "Zabou"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia...

 

pelo que ja vi das mollys, hoje ja andam um pouco mais cá por baixo, os neons continuam a passear livremente pelo aqua...

quanto aos valores de pH ja tenho 'Sera pH minus' isto vai ajudar a baixar o pH...Hoje vou fazer a TPA e voltar a testar a agua...

 

alguma dica em especial para a TPA??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Muda cerca de 1/3 da água de cada vez tentando não deixar a amónia e os nitritos ultrapassar os 0,2 mg/l, embora este valor não seja rígido.

 

Uma vez que tens peixes de águas alcalinas e ácidas em simultâneo, tenta apontar o pH para o neutro. Muitas vezes é precisamente esse o pH usado em lojas: a rondar o 7.

Tem em atenção também que quanto mais alto for o pH mais tóxica se torna a amónia.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.