Macmasteri E Vieijita


Recommended Posts

Boas pessoal...

É assim.. li a ficha dos vieijita aqui no fórum, e li que todos os vieijita comercializados são na realidade macmsteris..

Agora a minha dúvida: se eu juntar p. exemplo uma femea "viejita" com um macho macmasteri, há alguma coisa?

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

É assim.. li a ficha dos vieijita aqui no fórum, e li que todos os vieijita comercializados são na realidade macmsteris..

Agora a minha dúvida: se eu juntar p. exemplo uma femea "viejita" com um macho macmasteri, há alguma coisa?

Abraço

 

Não é verdade que os viejita sejam comercializados como mc masteri nem vice versa. São diferentes. O que iria passar não sei, provavelmente nada, mas o hibridação não é para nada aconselhavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade que os viejita sejam comercializados como mc masteri nem vice versa. São diferentes. O que iria passar não sei, provavelmente nada, mas o hibridação não é para nada aconselhavel.

Exacto, quero a todo o custo evitar hibridação, foi mesmo só por curiosidade..

Obrigadão

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, quero a todo o custo evitar hibridação, foi mesmo só por curiosidade..

Obrigadão

Abraço

 

Duvido que exista possibilidades de gerar hibridos, de qualquer forma se misturares espécies diferentes tem mais atenção ao tamanho do aquario e cria vários esconderijos.. São peixes muito conflituosos especialmente na altura das posturas..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade que os viejita sejam comercializados como mc masteri nem vice versa. São diferentes. O que iria passar não sei, provavelmente nada, mas o hibridação não é para nada aconselhavel.

 

Os viejita e os macmasteri dão duas espécies muito proximas e oriundas da mesma origem geográfica. Existem distições entre viejita e macmasteri - para tanto consultar Uwe Römer - mas são ténues. Contudo a maioria dos viejitas do mercado dificilmente podem ser identificados como viejitas, já que ou são demasiado apurados para olhar para as marcas distintivas, ou são, na realidade, macmasteris. Pelas descrições do Römer ainda só vi uma foto de um verdadeiro viejita pertencente a um português, nas outras fotos que tenho visto ou são apuramentos ou são macmasteris.

 

Quanto à possibilidade de hibridação, em espécies muito próximas do mesmo complexo acredito que exista, pelo que convém não arriscar...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quase todos os viejita vendidos nas lojas são na realidade macmasteris, eu tenho um casal de viejitas (pelos menos assim os comprei) mas já fiz várias pesquisas e acho que o meu casal na verdade é um tipo de macmasteri, é muito dificil encontrar viejitas verdadeiros á venda nas nossas lojas.

Pelo que eu pesquisei algumas das diferentes colorações presentes nos macmasteri começaram a ser vendidas como viejita fabform I e fabform II.

 

Boas pessoal...

É assim.. li a ficha dos vieijita aqui no fórum, e li que todos os vieijita comercializados são na realidade macmsteris..

Agora a minha dúvida: se eu juntar p. exemplo uma femea "viejita" com um macho macmasteri, há alguma coisa?

Abraço

 

 

Eu não juntava os dois, podes correr o risco de nascerem hibridos e como tu não tens a certeza que sejam 2 macmasteri é melhor não correres esse risco.

Podes sempre tentar na net e trocar um dos deles por um parceiro correcto

 

Sabes ao menos que tipo de viejita é essa fêmea?

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quase todos os viejita vendidos nas lojas são na realidade macmasteris, eu tenho um casal de viejitas (pelos menos assim os comprei) mas já fiz várias pesquisas e acho que o meu casal na verdade é um tipo de macmasteri, é muito dificil encontrar viejitas verdadeiros á venda nas nossas lojas.

Pelo que eu pesquisei algumas das diferentes colorações presentes nos macmasteri começaram a ser vendidas como viejita fabform I e fabform II.

 

 

 

 

Eu não juntava os dois, podes correr o risco de nascerem hibridos e como tu não tens a certeza que sejam 2 macmasteri é melhor não correres esse risco.

Podes sempre tentar na net e trocar um dos deles por um parceiro correcto

 

Sabes ao menos que tipo de viejita é essa fêmea?

 

Hugo.

Nop. n sei..

Os q eu tenho é um casal de macmasteris, do JPM, n tenho vieijitas..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim.. li a ficha dos vieijita aqui no fórum, e li que todos os vieijita comercializados são na realidade macmsteris..

Agora a minha dúvida: se eu juntar p. exemplo uma femea "viejita" com um macho macmasteri, há alguma coisa?

 

Nop. n sei..

Os q eu tenho é um casal de macmasteris, do JPM, n tenho vieijitas..

 

 

Pela tua questão inicial pensei que tivesses uma fêmea viejita e um macho macmasteri e estivesses a pensar em juntar os dois.

 

Se tens um "verdadeiro" casal então é dar-lhes a condições certas e venham lá essas criações.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais