Jamal Publicado Junho 27, 2008 Publicado Junho 27, 2008 Boas. Alguem me pode dizer se o PLANT NUTRITION liquido da TROPICA AQUACARE serve como fertilizante de micros? Estive a ler 1 topico do Zogli sobre fertilização e achei muito bom e de facil compreensão e vou tentar fazer a fertilização como ele explica,vou comprar na farmacia o Potassio,Nitrato e Fosfato,ele fala tb em Ferro e Magnesio mas o fertilizante da Tropica ja tem. O que eu queria saber é se o fertilizante da tropica for de micros se eu comprar os nutrientes na farmacia que são macros se posso fertilizar com tudo 1 vez que preciso de nutrientes macro e micro,e quais os testes que devo fazer? Desde ja agradeço a quem me puder ajudar,abraço.
João Teixeira Publicado: Junho 27, 2008 Publicado: Junho 27, 2008 Cada aquário é um aquário! No meu posso-te dizer que uso o Plant Nutrition da Tropica + o Ferro e o Potássio da Seachem. Nitratos e Fosfatos não preciso adicionar nenhum, se fosse o caso de precisar fazia a solução eu próprio. Optei por estes produtos porque como mantenho invertebrados e faço o doseamento diário em vez de semanal (reparto a dose semanal por pequenas quantidades diárias que equivalem ao montante semanal) mantenho os aquas equilibrados e sem problemas para os invertebrados. Em comparação com a mistura de farmácia reparei que os produtos da Seachem juntamente com o da Tropica dão um 'boost' às plantas como não tinha visto antes, é claro que pode ser impressão minha, mas que nunca cresceram tanto e com tão bom aspecto antes é um facto! Para testes deves efectuar regularmente os de nitratos, fosfatos, ferro, os níveis tidos como aceitaveis para a boa manutenção das plantas serão os seguintes : Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm Não faço testes de Magnésio nem de Potássio é a olho mediante a evolução das plantas e com base nas dosificações do fabricante e da calculadora de Chuck. Após a apuração dos consumos de cada aqua em função da flora, faço apenas verificações semanais. Espero que ajude. Abraço JT
Jamal Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Boas. Mas o fertilizante da Tropica ja tem ferro,pelo menos é o que diz a embalagem e se assim for não estas a fertilizar 2 vezes com ferro? O meu aqua é 1 plantado com Discus,achas que 1 fertilização como a que tu fazes dara resultado para alimentar as plantas e combater as algas filamentosas? Abraço.
Vasco Matos Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 Olá Jamal! As plantas precisam de Potassio (K), Ferro (Fe) Micros(incluindo Magnésio). Depois precisam também de Nitrato e Fosfato. Estes 2 ultimos o aquário produz naturalmente,portanto deves arranjar testes e verificar se necessitas. O Potassio recomendo mesmo comprares na farmácia,pois é o que se utiliza mais e é mais economico.Depois tens de ver se no teu fertilizante de Micros este traz Ferro. Contudo mesmo se trouxer,em aquas com boa luz e sistema de CO2 é recomendável a adição extra de um fertilizante só de Ferro. Tens muitas marcas de Ferro e Micros, SEACHEM, Horizonte Aquático,AZOO,etc. O que tens de fazer é ver que nutrientes é que tem o Plant Nutricion,eu penso que há um que tem Nitrogénio(Nitratos) e Fósforo (Fosfatos),e outro que tem apenas Micros e Ferro. Eu prefiro fertilizar com todos os Macro-nutrientes e o Ferro em separado,assim sei o que estou a colocar de cada coisa, e prefiro fertilizar diariamente,ou seja dividir a dose semanal em doses diárias. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Jamal Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Ola Zogli. Hoje fiz 1 tpa e fiz os testes de ferro que deu 0 mg/l e nitratos 25 mg/l valor muito alto o que devo fazer para baixar? Quanto a fertilizações o aquacare é rico em ferro mas não tem nitrogenio nem fosforo. Vou comprar 1 fertilizante so de ferro eu vi umas bisnagas da Tropical,sera bom? Estive a ver o teu artigo e corri diversas farmacias e casas que vendem produtos quimicos e so arranjo o potassio. Omeu aqua tem 4 fluorescentes de 30w cada,tem substrato fertil da Tropica e por cima a Aqua Soil da Ada e tenho 1 sistema de co2 de valvula externa da Sera. Tenho as luzes ligadas 10h e o filtro uv da meia noite as 7 da manhã. E 1 plantado com Discus e não me consigo ver livre das filamentosas. Eu estava a pensar em fertilizar todos os dias com o Potassio 1 vez que é o unico que consigo arranjar e com ferro,e o Aquacare dividia a dose semanal e tb fertilizava diariamente, as tpas faço semanalmente 25%,o aqua tem á volta de 250l. Que achas?Se me puderes dar a tua opinião se faço bem ou então qual é a melhor maneira de fazer a fertilização nestas condições agradecia. Abraço.
Vasco Matos Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Olha eu no teu lugar dava o Potassio diariamente,um pouco de Ferro 2 ou 3 x semana e arranjava um bom fertilizante de Micros,que tenha Magnésio.Esse da Aquacare não conheço,mas se viveres em Lisboa podes arranjar Micros da SEACHEM na Aquaplante. O teu aqua tem tudo para dar certo,tens um substrato fértil de qualidade(portanto não exageres na fertilização liquida),tens CO2 de botija.E quanta luz tens no aqua? E montaste o aqua à quanto tempo? Como tens Discus não te preocupes em fertilizar com os Nitratos e Fosfatos que devem estar sempre a um nivel alto,por causa da alimentação. Tens é de te certificar que fazes tpa's se for preciso até 2x por semana.Mas eu arranjava testes de Nitrato e Fosfato. Portanto eu fertilizava com Potassio diariamente,Ferro 2 ou 3 x semana e Micros (fertilização dependendo da marca). Certifica-te é que sabes a composição dos Micros,lê a embalagem.Vê se têm Magnésio e também se têm Ferro,para te regulares. O teu Potassio é KCl? Que diluição fizeste? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
kevin 69 Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 A composição desse tal fertilizante: K 0.80% Mg 0,39% S 0.91% B 0.004% Cu 0.006% Fe 0.07% Mn 0.04% Mo 0.002%, Zn 0.002%
Jamal Publicado: Junho 30, 2008 Autor Publicado: Junho 30, 2008 Ofertilizante que deste a composição é do da Tropica o que era conhecido por master grow é que é esse que eu tenho. A luz(aqua-glo,power-glo,flora-glo e sun-glo de 30w cada) e montei o aqua á cerca de 6 7 meses. Abraço.
Vasco Matos Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Esse fertilizante é de muito boa qualidade. Nele tens Micros,o Potassio e Ferro também. Porém podes adicionar diariamente um pouco mais de Potassio e 2x semana uma adição extra de Ferro. Depois então é arranjares os testes de Nitrato e Fosfato de modo a veres se o aqua tem necessidade ou não, de modo a fertilizares com Nitrogénio e Fósforo. Não sei se dissetes,mas qual a litragem do aqua? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
kevin 69 Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 depois passado algun tempo, se os valores de nitrato e fosfato estiverem baixo, poes o tropica nutri. liquid +.
Jamal Publicado: Junho 30, 2008 Autor Publicado: Junho 30, 2008 Boas. O aqua tem´á volta de 280l brutos. O teste de nitratos ja fiz 25mg/l. Quanto ao fertilizante eu estava a perguntar ao Kevin se ele estava a dar a composição do da Tropica mas parece que sim. Hoje fui á farmacia mas aqui em Viana so arranjo potassio,ja mandei vir e vou busca-lo amanhã depois faço como tu dizes Zogli 200g dissolvido em 1l de agua destilada.Quanto ao fosfato e nitratos não consigo arranjar em lado nenhum. Tambem ja comprei o Ferro mas so arranjei da Tropical(ferro-aktiv) vou ver se é bom. Pronto a partir de amanhã vou começar a fazer a fertilização como tu me aconselhas Zogli. So tenho 1 duvida é que o fertilizante da tropica diz para fertilizar 1 vez por semana,mas eu como tenho o filtro uv estava a pensar em dividir a dose e fazer a fertilização diaria junto com o potassio e fertilizava o ferro 2x por semana como tu aconselhas.Que achas? Muito obrigado a todos pela ajuda,abraço.
Vasco Matos Publicado: Julho 1, 2008 Publicado: Julho 1, 2008 Sim, uma fertilização diária é muito melhor,fazes muito bem em dividir a dose. Quanto ao Potassio,eu começava por colocar diariamente uns 10ml/dia dessa solução de KCl. Arranjava também os testes de Nitrato e Fosfato. O teu aqua tem 120W,eu para 280L colocaria mais uns 70W de luz.Com essa luz deves apostar mais em plantas que não sejam exigentes na luminosidade. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Jamal Publicado: Julho 1, 2008 Autor Publicado: Julho 1, 2008 O teste de nitratos ja tenho deu 25mg/l so falta arranjar o de fosfatos. Quanto á luz vou ver mas vai ser dificil Ja comecei a fertilizar mas o ferro tb dividi a dose e vou fertilizar diariamente. Agora é esperar para ver a evolução. Abraço.
Vasco Matos Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 Só nos resta pedir...umas fotos! :D Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
kevin 69 Publicado: Julho 2, 2008 Publicado: Julho 2, 2008 Só nos resta pedir...umas fotos! tambem acho.......
Jamal Publicado: Julho 2, 2008 Autor Publicado: Julho 2, 2008 Não sou grande fotografo mas vou ver o que se ar ranja.
Jamal Publicado: Julho 4, 2008 Autor Publicado: Julho 4, 2008 Boas.Então vamos la as fotos não são grande coisa mas foi o que se arranjou.
Vasco Matos Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Bem fixe o aqua! Selvagem e cheio de vegetação,bem como os Discus gostam! Pois esse aqua merece uma fertilização à séria,tens ai muita massa vegetal. Esse aqua merecia era umas fotos melhores.Tenta estabilizar a máquina,não colocar flash, apagar todas as luzes do quarto e colocar,se possivel, a imagem um pouco menos brilhante. Força com isso,tens ai um belo aqua plantado! Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
João Teixeira Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Sem dúvida que está bonito! A pensar num aqua deste tamanho segue o meu link do meu reply anterior para a a calculadora de Chuck e tenta arranjar os compostos quimicos na farmácia sai-te muito mais barato fazer a fertilização dessa forma.
Jamal Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 Aqui em Viana ja corri tudo e so arranjei Potassio. Neste momento estou a fertilizar diariamente com 10ml de potassio,2ml de ferro e 4ml de Tropica Aquacare,mas não estou a ver resultados mesmo com tpas não consigo baixar os nitratos,hoje fiz o teste e tinha 50mg/l o que acham que deva fazer? Abraço.
João Teixeira Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Arranja plantas de crescimento rápido como a Ceratophilum demersum, Cabomba, Lemna, Salvinia e entretanto faz TPA's !!
Vasco Matos Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Já mediste os Fosfatos? Vê isso que podem estar a zero.Se for o caso deves fertilizar com Fosfato também e depois o Nitrato vai baixando.Entretanto não pares com as tpa's,2x por semana se for preciso. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Jamal Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 Ja corri tudo e não arranjo fosfatos em lado nenhum que alternativas é que tenho? O tropica liquid + tem fosfatos mas tb tem nitratos por isso não é solução. Tenho fertilizado com ferro mas os valores estão sempre a zero acham que deva aumentar a dose? Abraço.
João Teixeira Publicado: Julho 5, 2008 Publicado: Julho 5, 2008 Ja corri tudo e não arranjo fosfatos em lado nenhum que alternativas é que tenho?O tropica liquid + tem fosfatos mas tb tem nitratos por isso não é solução. Tenho fertilizado com ferro mas os valores estão sempre a zero acham que deva aumentar a dose? Abraço. Sempre podes arranjar KH2PO4 (Fosfato monopotássico) e com este fertilizas fosfatos e potássio conjuntamente!
Jamal Publicado: Julho 5, 2008 Autor Publicado: Julho 5, 2008 E arranjo isso onde? Na farmacia? E em termos de doseamento diario como é?
Recommended Posts