Recommended Posts

Publicado:
Boas,

Troquei a Bomba q debita 1200 lt/h do eheim 2250 pela 1060 eheim q debita 2400 lt/h e as melhoras são significativas - água muito mais cristalina e menos acumulação de detritos.

Estou a pensar em adquirir uns peixes vulgarmente chamados "barbos do Sião" - Puntius denisoni, q pensão destes peixes neste aqua?

Espero pelas vossas opiniões,

Abraços

Ricardo

Boas, antes de mais nada parabéns pelo teu aquário está espectacular.

Quanto á manutenção se no meu com 500lt sei o que é, no teu faço ideia.

Quanto ao peixe que mencionas, tenho dois e posso dizer que é muito bonito e social,

Não ataca ninguém excepto os camarões, se forem a nadar perto dele, adeus engole-os

Inteiros, mas por serem peixes pouco comuns desperta interesse a quem vai lá a casa ver

O aquário.

Deixo aqui uma foto de um para apreciares.

Fica bem!!!

img4773xk7.jpg

• Replies 309
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)
Boas, antes de mais nada parabéns pelo teu aquário está espectacular.

Quanto á manutenção se no meu com 500lt sei o que é, no teu faço ideia.

Quanto ao peixe que mencionas, tenho dois e posso dizer que é muito bonito e social,

Não ataca ninguém excepto os camarões, se forem a nadar perto dele, adeus engole-os

Inteiros, mas por serem peixes pouco comuns desperta interesse a quem vai lá a casa ver

O aquário.

Deixo aqui uma foto de um para apreciares.

Fica bem!!!

Buááááááá,

Tb quero!!!!! :D

Obrigado pela força tb, sim a litragem é grande e a manutenção tb custa, umas vezes mais q outras :D - especialmente devido à sua altura 80cm - tenho de colocar o escafandro e lá vou eu.

Estou à espera q a NATURLINE (pq foi lá q m apaixonei por eles) ou alguma loja aqui em Lisboa (AQUAPLANTE) q os tenha em boas condições.

Esse teu exemplar está muito bonito!

Boa sorte e abraço.

Ricardo

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Ricardo, o teu aquário está muito giro...tantos Discus!! :cool2:

Eu tb tenho 3 Barbos do Sião e são muito engraçados. Os meus já têm 11cm de comp e 3cm de altura...estão enormes e são umas verdadeiras balas pois andam sempre a abrir de um lado para o outro e estão sempre com um ar bem disposto e saudável...mas aviso já q todos os cherries q mexem, eles comem!! :D

Também comprei os meus na Naturline. Pena q são caríssimos mas 3 já me chegam.

Cá vão umas fotos q não estão muito nítidas pq eles são muito rápidos e não consegui apanhá-los a jeito...no entanto, achei imensa graça ao emplastro amarelo de uma das fotos!! :shock:

imag0189pv7.th.jpgthpix.gif

imag0188gx0.th.jpgthpix.gif

Publicado:

Olá Carla,

Ainda não conseguir encontrá-los à venda outra vez...

Qd vir e se esteverem de boa saúde de certeza q arranjaram novo lar aqui neste aqua... até tenho de esperar.

Muito bonitos os teus barbos! :wink: :D:

Abraço

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas! Ao olhar para o teu aqua penso: ''se um dia tiver Discus é um gigante destes que eu quero!''

Isto é um aquário para albergar Discus! Espaço,possibilidade de fazer um bom cardume,plantas.

Belo trabalho Ricardo,continua, e força para manter esse ''bicho'' em condições!

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Boas! Ao olhar para o teu aqua penso: ''se um dia tiver Discus é um gigante destes que eu quero!''

Isto é um aquário para albergar Discus! Espaço,possibilidade de fazer um bom cardume,plantas.

Belo trabalho Ricardo,continua, e força para manter esse ''bicho'' em condições!

Obrigado Vasco,

Estou a tentar fazer um tapete c echinodorus tenellus mas c as cory e a altura da água torna-se difícil... hei de lá chegar.

Estou a planear uma TPA p breve e depois coloco actualizações fotográficas.

Estou ansioso de encontrar as afamadas BARBAS DE ANCIÃO (vulgo barbos do Sião) - a ver se p breve...

Que achas das Lotús a crescerem num plano frontal? - estranho no mínimo, não? Neste momento têm bastantes folhas superficiais e estão mto maiores. Não sei se as deva tirar e colocá-las mais a trás...

Abraços a todos

Ricardo

Publicado:

Boas a todos,

Tenho estado a fazer uma experiência...

Já não faço uma TPA à praticamente um mês, os valores estão normais e estáveis.

Adiciono KCl e às vezes flourish excel devido à BBA quase erradicada - reponho com água de osmose e alguma da torneira.

Quero saber pq qt tempo consigo manter este sistema sem prejudicar a fauna nem a flora. Como disse os valores mantém-se normais e os peixes bem tranquilos.

Q acham disto, opiniões?

Ricardo

• 3 semanas depois...
Troquei a Bomba q debita 1200 lt/h do eheim 2250 pela 1060 eheim q debita 2400 lt/h e as melhoras são significativas - água muito mais cristalina e menos acumulação de detritos.

Ricardo

Boas,

Eu também comprei uma bomba 1260 para substituir a do filtro igual ao seu, mas não sei como fazer a ligação pois a medida da rosca da curva do filtro é mais pequena do que a da bomba.

Pode dar-me umas dicas de como fez com o seu? :arrow:

Cumps.

Ana Paula

Editado por Paula Castanheira

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Espero q seja hoje q faça a actualização até pq dois dos discus pequenos q comprei ao Cipridiscus já acasalaram várias vezes e agora têm filhotes - ficam as fotos p a posteridade....

Em relação à troca da bomba nada mais simples:

Tens de comprar o cotovelos adequado à medida da bomba - compras como peça suplente (+/- 15/18€). Podes encontrar AQUI - o q tens de comprar é o conjunto 7675950 - Suction elbow set - pedes numa loja e eles encomendam à MilAquários (importador EHEIM).

Eu tive de comprar tb O-ring para a saída da turbina pq a bomba estava parada à mais de um ano e ficou ressequido a deixar passar água p fora.

Espero ter ajudado.

Abraço e boa sorte

Até logo a todos então,

Ricardo

Olá a todos,

Resolvi colocar este post para dar notícias a nível de desenvolvimento da fauna e da flora.

Qt à flora ando a tentar equilibrar os nutrientes mas torna-se difícil com a alimentação dos discus - estes crescem a cada dia notavelmente.

O q tenho reparado é q após serem sujeitos a situações de stress alguns discus apresentam fezes gelatinosas e esbranquiçadas e um comportamento apreensivo.

Não faço a desparasitação, pois sei q o aqua tem condições para os manter saudáveis e felizes (se assim se pode chamar...), passados 2/3 dias apresentam fezes e sintomas normais.

Se os sintomas se mantiverem mais tempo e não vir melhoras - o q recentemente ainda não aconteceu - tenho de tomar medidas drásticas e medicar.

A base da alimentação é o granulado da SERA alternado 2/3 vezes por semana com a mistura da papa caseira - receita bastante completa.

Não consegui tirar fotos dos alevins visto estarem debaixo de uma folha da lótus - mudaram-nos de sítio no dia fotográfico... hoje já tinham desaparecido...

Espero q gostem!

Um camarão de entre as centenas q andam por lá...

AQU_0198.jpg

As ampulárias a desenterrarem-me as Blixas

AQU_0201.jpg

O Heckel melhorou bastante e já dá um ar da sua graça - passava os dias escondido e stressava c qualquer tipo de movimento... (andou uns tempos mal).

AQU_0207.jpg

A fêmea mais bonita de sempre

AQU_0208.jpg

O trio amoroso, um dos red melon q o membro NCR2007 me vendeu anda a tentar roubar o macho à outra fêmea mas acho q não tem sorte nehuma...

AQU_0206.jpg

Os dois red melon q o membro NCR2007 me vendeu - às "beijocas".

AQU_0189.jpg

Vista lateral

AQU_0199.jpg

Por agora chega, depois posto mais - abraços :animal_fish:

Ricardo

Publicado:

Este ficou c ciúmes de não ter aparecido...

AQU_0194.jpg

;)

Publicado:

Boas!

Excelente as tuas fotos e os discus parecem estar 5*.

Com que tamanho estão os teus discus? Como o teu aquario é gigante devem estar a crescer a uma boa velocidade!!

abraço

Cumps

Publicado:
Boas!

Excelente as tuas fotos e os discus parecem estar 5*.

Com que tamanho estão os teus discus? Como o teu aquario é gigante devem estar a crescer a uma boa velocidade!!

abraço

Obrigado Tiago,

Em relação às fotos a máquina e as lentes tb ajudam muito. Os discus estão de saúde e recomendam-se.

Na outra falei-te q tinha de tratar uns dois ou três mas afinal não foi preciso como acima expliquei.

Quanto ao tamanho dos peixes fica o testamento:

Os vermelhos (filhos de solid red fire - com aprox. 7 meses) têm uns valentes 10/12cm, estão gordos e já formaram 2 casais - um já com várias desovas e alevins (sem vingar),

Os brancos têm aprox. 8/10cm

Os red melon mais pequenos devem estar com uns 12/13cm e o casal maior deve ter 16/17cm macho e 15cm fêmea.

O heckel tem por volta de 15cm mas é um pouco maior q a fêmea do outro.

Como o aqua é grande nas fotos os peixes parecem mais pequenos.

Depois tiro uma foto c alguém ao lado do aqua para comparação (e com o jornal do dia - :D - só um à parte, não me levem a mal).

Abraços

Ricardo

Publicado:
Realmente cresceram bastante :D!!

Então e o que achaste da calha que tens??

abraço

3 palavras....

EX - CE - LENTE!!!!!

:(

Só as sombras e a naturalidade q dá ao aqua, parece mesmo o sol a penetrar pelas águas entreas folhas... digno de se ver!

Publicado:

Boa noite

Só agora vi sua resposta ao meu pedido. Obrigada pela ajuda este fds vou tentar pôr a bomba no filtro, os discus são mesmo muito porquinhos!

Tenho acompanhado o evoluir do seu aqua com muito interesse e esses discus estão lindos :( .

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Publicado:

Fica só um aparte:

Quem quiser vir ver o aqua é só fazer o pedido q tenho portas abertas para todos os amantes deste hobby, fico muito contente em mostrar e tentar transmitir o pouco q sei.

Paula, qualquer problema ou dúvida em relação à montagem não hesites...

Abraço para todos

Ricardo

boas Ricardo

o aquario é excelente! fazer TPA´s a um monstrinho :shock: desses é que não deve se fácil. tens algum sistema de reposição?

Obrigado Nuno, o teu Nano tb está muito bonito, posso dizer-te,

Estou a ponderar a hipótese do sistema de reposição, visto ter de fazer obras na canalização de casa - assim junto o útil ao agradável...

Tenho um reservatório de 65 lts para Osmose Inversa com uma powerhead 800 dentro q utilizo para reposição de parte da água evaporada.

Para o restante utilizo um reservatório de 220 lts onde, 2 dias antes coloco a água da torneira repousar e depois a transfiro para o aqua.

Antes fazia reposição directamente da torneira eachava q era "mariquice" os demais sistemas mas tenho notado grande diferença desde q comecei a usar este sistema. Os peixes aceitam a água nova muito mais calmamene e não ficam stressados durante quase um dia como antes - quase q lhes é indiferente...

Além deste aqua tenho um de 60lts com "tigers" e outro com 20 lts com tylomelanias.

Tenciono montar mais 3 com diferentes espécies, logo postarei notícias em tópico apropriado. Existem camarões mesmo muito bonitos...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Tens uns Discus muito bonitos e cheios de saúde.

O teu aquário é de assustar pela largura que tem e altura.

Continua assim que esses Discus agradecem.

Visite a nossa comunidade

Publicado:

Boas Ricardo,

antes de mais parabéns pelo aquário, está excelente.

Agora gostava de saber que tipo de calha é essa e que lampadas usas?

Cumprimentos e obrigado.

Jorge Cunha

Jorge Cunha