Recommended Posts

Publicado:

Olá colega...

Estive vendo teu aqua e realmente está ficando fabuloso! Parabéns... eu tenho um bem parecido em fauna, flora e tamanho: 200 X 70 X 70.

Quanto ao tapete que alguns colegas sugeriram, que tal utilizares hemianthus micranthemoides? Sob iluminação intensa (de 0,75 a 1,0 W/L) ela apresenta uma extraordinária ramificação, formando densas e baixas moitas. Em meu aqua fiz um belo tapete com esta espécie...

Assim que eu aprender um pouco mais sobre o fórum (este é meu primeiro post) postarei algumas fotos do mesmo.

Abraço,

Carla

• Replies 309
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)
Olá colega...

Estive vendo teu aqua e realmente está ficando fabuloso! Parabéns... eu tenho um bem parecido em fauna, flora e tamanho: 200 X 70 X 70.

Quanto ao tapete que alguns colegas sugeriram, que tal utilizares hemianthus micranthemoides? Sob iluminação intensa (de 0,75 a 1,0 W/L) ela apresenta uma extraordinária ramificação, formando densas e baixas moitas. Em meu aqua fiz um belo tapete com esta espécie...

Assim que eu aprender um pouco mais sobre o fórum (este é meu primeiro post) postarei algumas fotos do mesmo.

Abraço,

Carla

Obrigado Carla,

Também gostaria mto de ver o teu aquário.

Qt à iluminação estou à espera de uma solução um pouco mais forte com HQI e T5 de 80w tb, espero não atrofiar os discus c excesso de luz... ficaria mais próximo de 0,68w/L.

Estive ontem a tratar do Aquário dos "tiger" (camarões) q vieram do André Silvestre - mto bonitos e boa saúde - até altas horas da manhã.

Isto a propósito q finalmente chegou o controlador de pH da American Marine e estive tb a montá-lo e a calibrar a sonda - uma maravilha de equipamento.

Chegou tb uma mala com testes da SERA q os resultados efectuados passo a citar:

pH - 6,0

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

nO3 - +/- 5 mg/L devo fertilizar?

PO4 - 0,25 mg/L devo fertilizar?

Fe - 0 mg/L sei q este é um valor a modificar visto ser um plantado

Cu - 0 mg/L

Quais os elementos a fertilizar c maior brevidade sem esquecer q é um aquário principalmente com DISCUS.

Mais tarde posto fotos das prometidas STERBAI. O tempo não abunda para estes lados.

Abraços a todos :D :D

PS - Qt às Lilaeopsis Brasiliensis sugeridas pelo Zogli tenho apenas um pequeno tufo q apresenta crescimento em largura e altura, sei q foi mal plantada de inicio mas na altura nao sabia

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Tens aí uma turma jeitosa com dois professores, com o tamanho desse aquário deve dar um gozo do caraças ver os pequenotes de um lado para o outro, belo cardume, agora é dar tempo, boa comidinha e aguinha da boa.

Francisco Ramalho

Publicado:
Tens aí uma turma jeitosa com dois professores, com o tamanho desse aquário deve dar um gozo do caraças ver os pequenotes de um lado para o outro, belo cardume, agora é dar tempo, boa comidinha e aguinha da boa.

Francisco Ramalho

Obrigado Francisco,

Agora começam-se a notar as maiores disparidades de tamanhos, nem parecem da mesma ninhada.

Existem discus q têm metade do tamanho dos irmãos.

Abraços

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:
Obrigado Carla,

Também gostaria mto de ver o teu aquário.

Qt à iluminação estou à espera de uma solução um pouco mais forte com HQI e T5 de 80w tb, espero não atrofiar os discus c excesso de luz... ficaria mais próximo de 0,68w/L.

Estive ontem a tratar do Aquário dos "tiger" (camarões) q vieram do André Silvestre - mto bonitos e boa saúde - até altas horas da manhã.

Isto a propósito q finalmente chegou o controlador de pH da American Marine e estive tb a montá-lo e a calibrar a sonda - uma maravilha de equipamento.

Chegou tb uma mala com testes da SERA q os resultados efectuados passo a citar:

pH - 6,0

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

Cu - 0 mg/L

Quais os elementos a fertilizar c maior brevidade sem esquecer q é um aquário principalmente com DISCUS.

Mais tarde posto fotos das prometidas STERBAI. O tempo não abunda para estes lados.

Abraços a todos :laugh: :D

PS - Qt às Lilaeopsis Brasiliensis sugeridas pelo Zogli tenho apenas um pequeno tufo q apresenta crescimento em largura e altura, sei q foi mal plantada de inicio mas na altura nao sabia

Ninguém com respostas para estes parametros?

Obrigado

Publicado:

Olá Ricardo...

Andava um pouco sem tempo para responder pois estou tendo graves problemas com meus discos... há 15 dias eu tinha 12 lindos e saudáveis discos adultos (inclusive dois casais que seguido reproduziam dentro do próprio aquário comunitário) tudo ia muito bem... e foi então que tudo virou caos. Um dia quando acordei e fui alimentar os peixes um dos discos (azul brilhante) estava com 80% do corpo sem cor... tudo branco, e quase morto junto a entrada do filtro! Percebi que outros 5 estavam esquisitos e meio ofegantes, não vieram comer e estavam escondidos atras do tronco e das plantas. Quase fiquei doente tambem e corri a fazer todos os testes para saber se havia acontecido algo com a agua. NADA! Tudo normal e praticamente igual aos parametros de sempre.

Separei os 6 no aquario hospital e fiquei a observa-los com maior atencao. Bom, para resumir, no fim deste dia o azul brilhante morreu e os outros 6 que ainda estavam no aquario comecaram tambem a apresentar sinais anormais e foram todos para o hospital. Nas últimas duas semanas realizei tratamento intensivo para parasitas, bacterias, fungos e protozoarios... Por fim na sexta passada identifiquei a doenca do buraco na cabeca, que eu acredito que deva ter aparecido devido aos mesmos estarem debilitados...

Virei a cidade toda (e depois o pais) atras do Sera Med Professional Flagellol (pois o importador "esqueceu" de incluir no pedido este medicamento)

... o tratamento é mais rápido (3 dias) que o metronidazol que leva de 10 a 15 dias;

e por sorte o lojista onde montei meu aquario tinha o medicamento no seu estoque pessoal e me emprestou alguns mls...

Bem... para finalizar minha saga, o resultado é que de 12 discos, restaram apenas 5 dos quais um ainda se recusa a comer... mandei um dos mortos para análise para descobrir o que houve de fato com eles e estou aguardando os resultados. Ah, e no aquario principal esta tudo bem, meus cardumes de neons e rodostomos nao sofreram nenhuma baixa.

Enfim, sao coisas que inevitavelmente acontecem vez ou outra...

Quanto a minha iluminacao, tenho dois sistemas distintos e que funcionam em paralelo:

- um com 3 HQIs que geram aproximadamente 0,85 W/L e que fica ligado por 1h 30m por dia (para atingir o solo do aquario).

- quando as hqis desligam, o outro sistema é ligado: é composto por 12 lampadas economicas que nao sei quanto de w/l geram; este fica ligado por mais 7 horas - alem de ser melhor para os discos, tb economiza energia pois as hqi... gastam que só!

Quanto a fertilização que vc citou os parametros, eu nao faço a menor ideia dos meus e tambem nao faço nunca fertilização.

Optei em gastar um pouco mais e utilizar um substrato que nao precisasse de fertilizacao.

Tenho uma mistura de:

- cascalho grosso e fino

- laterita

- e o principal item: Azoo Plant Grower Bed - Substrato para plantas aquáticas.

Caracteristicas: Fertilização de longa duração: Provê todos os nutrientes necessários por periodos de 12 a 16 meses. Descoloração: Adsorve e retém os pigmentos liberados por troncos decorativos, por 12 a 16 meses. Estabilização do Ph: Mantém o Ph entre 6,5 e 6,8, faixa em que as plantas aquáticas se desenvolvem adequadamente. Ideal para os Discos, tetras e peixes que habitam ambientes com Ph levemente ácido. Substrato saudável: A estrutura granular e porosa deste material facilita o enraizamento das plantas. Aparência natural: Adequado, tanto estética quanto funcionalmente, a qualquer esquema de plantação.

Ainda hoje adiciono algumas fotos..

Abraco, Carla.

Publicado:

Olá! Conforme prometido seguem as fotos...

Aquário com dois dias - 01 Outubro de 2005

IMG_1838.JPG

Aquário com um mês - 29 Outubro de 2005

IMG_1850.JPG

Aquário com 1 ano e 3 meses - 17 Dezembro de 2006

HPIM0030.JPG

Detalhe dos Discos fazendo seu "ninho" - 17 Dezembro de 2006

HPIM0047.JPG

Aquário com 2 anos - Outubro de 2007

IMG_2436.JPG

Não tenho boas fotos deste ano... algumas plantas já não tenho mais, outras estão em locais diferentes e tem algumas novas... (sem falar na população, principalmente de discos, que diminuiu... ) assim que consertar minha máquina adiciono novas fotos.

Abraço,

Carla

Olá Carla,

Está muito boa/bonita a evolução do teu aquário - pensei q fosse mais rápida.

Tenho pena do q tenha acontecido aos teus peixinhos.

Por momentos ainda pensei em envenenamento, assim de um dia para o outro c parametros normais...

No principio da montagem do meu tinha ligado 24/24h o filtro UV de 36w para evitar qq constrangimento de maior envergadura - crescimento excessivo de alguma bactéria/micróbio... agora só o ligo esporádicamente.

Eu já mudei a minha iluminação e de momento uso T5 fluorescentes (2) 80W e HQI (2) de 150W. - é mesmo bonita este tipo de iluminação, nunca pensei - os discus não se queixam e habituaram-se bem (5/6 horas diárias).

Ainda não tive cabeça de postar as prometidas fotos mas hoje vou tentar faz^-lo, até pq a nova iluminação assim o convida.

Grande abraço Carla e as melhoras para os teu disquinhos.

Editado por Ricardo.Fonseca

Publicado:

Aqui ficam umas fotos de actualização, desculpem o fotógrafo mas o tempo e as capacidades são reduzidas.

Aqui ficam as corydoras sterbai, novas inquilinas.

46_organizar---fotos-aqua.jpg

48_organizar---fotos-aqua-1.jpg

51_organizar---fotos-aqua.jpg

Uma das peckoltias vittata residentes do aqua anterior.

1_organizar---fotos-aqua.jpg

O cardume de discus e as sterbai sem os vermelhos/laranja adultos, ainda num aqua hospital de quarentena - desculpem o reflexo no vidro mas é das HQI q estão um pouco elevadas visto ainda ser adaptação para os discus.

45_organizar---fotos-aqua.jpg

49_organizar---fotos-aqua.jpg

Meu velho amigo de sempre.

41_organizar---fotos-aqua.jpg

Um traquina...

67_organizar---fotos-aqua.jpg

68_organizar---fotos-aqua.jpg

Depois qd tiver mais tempinho coloco os vermelhos no aqua principal e actualizo as fotos.

Abraços a todos q contribuem p q este aqua ande para a frente e fique uma coisita mais bonita.

Ricardo Fonseca

PS - Q me aconselham para p fazer um tapete à maneira? Já me aconselharam umas qts coisas mas gostava de mais opiniões - obrigado.

Qt aos parametros gostaria de saber o q fertilizar e q produtos utilizar, de momento utilizo o HORTRILON q é para plantas terrestres - corrector de carências.

Boas Ricardo

em relaçao ao tapete não vai ser muito facil com essas corydoras

podes tentar com tenelus ou lilaeopsis brasiliensis que é uma planta um pouco mais resistente, mas so a fertelizares com o hortilon fica complicado

tens de começar a fertelizar com NPK se possivel tudo em separado, e o co2 ja montaste?

quanto tiveres todos os peixes no aquario posta aqui uma foto panoramica para vermos o aspecto geral do bicho :D

abraço

William

Editado por william
Publicado:
Boas Ricardo

em relaçao ao tapete não vai ser muito facil com essas corydoras

podes tentar com tenelus que é uma planta um pouco mais resistente mas so a fertelizares com o hortilon não vais la

tens de começar a fertelizar com NPK se possivel tudo em separado, e o co2 ja montaste?

quanto tiveres todos os peixes no aquario posta aqui uma foto panoramica para vermos o aspecto geral do bicho :D

abraço

William

Oi,

Q produtos/qmarca m aconselhas?

Sim tenho CO2 da aquaristic.net com o controlador de pH visto ter turfa no filtro (q achas da turfa e CO" - não combina mto bem visto ambos m baixarem significativamente o pH).

Tb já tinha pensado nas Tenelus ou nas Brasiliensis mas ainda não decidi, estava à espera q alguma força...

Terei muito gosto em postar qd estiver tudo sobre rodas,

Obrigado e abraço

Ricardo

Publicado:
Q produtos/qmarca m aconselhas?

aconselho-te a fazeres tudo em separado, po4, no3 e K e tb alguns micros

os que eu utilizo sao da horizonte aquatico, por vezes tb se arranjam na farmacia

Sim tenho CO2 da aquaristic.net com o controlador de pH visto ter turfa no filtro (q achas da turfa e CO" - não combina mto bem visto ambos m baixarem significativamente o pH).

isso ja depende da dureza da tua agua, tens que fazer testar e fazer medições

abraço

Publicado:
aconselho-te a fazeres tudo em separado, po4, no3 e K e tb alguns micros

os que eu utilizo sao da horizonte aquatico, por vezes tb se arranjam na farmacia

isso ja depende da dureza da tua agua, tens que fazer testar e fazer medições

abraço

Vou fazer agora e já posto os resultados,

Aproveito p limpar o filtro e se preciso retirar a turfa em vez de a trocar.

Vou ver os preços d horizonte e logo faço o meu juízo.

Obrigado

Publicado:

Aqui ficam os resultados da análise d água da torneira:

gH - 5º dgH

kH - 3º dkH

pH - 7,4

tudo ok

mas tens que medir como fica no aquario

primeito so com o co2, deixas estabilizar e logo ves se ainda necessitas da turfa ou n

mas com o ph e a dureza que tens provavelmente vais ter de continuar a usar turfa tb :D

Editado por william
Publicado:
Quantos litros de turfa usas??

Mais ou menos 400grs - compro daquelas p lagos da SERA de 2Kg.

Eu pergunto pq a injecção de CO2 no aqua através do controlador de pH é muito pouca, devido ao pH do aqua.

Publicado:
tudo ok

mas tens que medir como fica no aquario

primeito so com o co2, deixas estabilizar e logo ves se ainda necessitas da turfa ou n

mas com o ph e a dureza que tens provavelmente vais ter de continuar a usar turfa tb :D

Estão como no post acima q passo a copiar:

pH - 6,0 - agora c o controlador a 6,3

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

Cu - 0 mg/L

Estão como no post acima q passo a copiar:

pH - 6,0 - agora c o controlador a 6,3

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

Cu - 0 mg/L

Penso que a turfa já deve estar a mais, se o CO2 injectado é pouco retira pelo menos metade da turfa... e passado alguns dias deves notar uma injecção de CO2 em maior quantidade... senão for suficiente retira a turfa toda..

O NO3 tem de estar proporcionalmente ao PO4, vê qual destes consegues manipular melhor, mas de qualquer forma estão os dois baixos..

EX: NO3- 5ppm para PO4- 0.5ppm ou NO3- 10ppm para PO4- 1ppm

O Fe se adicionas e o teste está a dar zero, pode muito bem ser do teste não ser o adequado.. sei que testes como o da sera não conseguem nos mostrar valores correctos devido ao composto do ferro, ex: fertilizantes de Ferro da Horizonte aquatico e da Seachem não são detectados.

De resto está excelente, :D

Abraço, e mete fotos :D

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:
Penso que a turfa já deve estar a mais, se o CO2 injectado é pouco retira pelo menos metade da turfa... e passado alguns dias deves notar uma injecção de CO2 em maior quantidade... senão for suficiente retira a turfa toda..

O NO3 tem de estar proporcionalmente ao PO4, vê qual destes consegues manipular melhor, mas de qualquer forma estão os dois baixos..

EX: NO3- 5ppm para PO4- 0.5ppm ou NO3- 10ppm para PO4- 1ppm

O Fe se adicionas e o teste está a dar zero, pode muito bem ser do teste não ser o adequado.. sei que testes como o da sera não conseguem nos mostrar valores correctos devido ao composto do ferro, ex: fertilizantes de Ferro da Horizonte aquatico e da Seachem não são detectados.

De resto está excelente, ;)

Abraço, e mete fotos :)

Obrigado,

Vou fazer isso, reduzir a turfa e constatar os resultados e depois fazer o q m disseste.

Ferro não adiciono, aliás só adiciono mesmo o HORTRILON q é um corrector de carências p plantas terrestres.

Fui procurar os fertilizantes da Horizonte Aquático mas estão com o site em manutenção, log se vê...

Obrigado a todos pelas ajudas

Ricardo :D :D :D :D :D

Publicado:
é o q dá ser magalómano... :) brincadeira...acho

o aquário em si foi gratuito, foi só ir arquitectando o resto, com calma acredito q será um bom investimento a longo prazo.

com a ajuda de amigos tudo é possível e é assim q isto anda para a frente.

ñ tenham receio/vergonha de dar o seu bitate - nunca levarei a mal - tou aqui para aprender e espero aprender mto

abraços a todos

Descupa lá , tens Discus com 11 anos???? é obra!!!

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:
Descupa lá , tens Discus com 11 anos???? é obra!!!

Foram dos meus primeiros discus juvenis comprados na TROPICAL ao Sr. Fernandes e à Dn. Orlanda.

Mtos viveram tb muito tempo e este era uma fêmea q sobreviveu a tudo - Teve uma postura q vingou em 98 com outro snakeskin da mm ninhada.

Morreu faz quase um mês, fiquei mesmo triste mas mto aliviado pq o peixe não me parecia muito bem e tb já não tinha idade para muitos tratamentos (os quais fiz - hexamita).

A vida segue e agora omais velhinho tem p volta de 8 anos - é o Heckel.

Os restantes são novinhos comprados ao Cipriano.

Velhas memórias surgiram ao escrever este post,

OBRIGADO

Ricardo

Publicado:

sim os valores estao baixos mas a proporçao entre eles esta correcta (1/10), se os deve subir ou não agora depende do tipo de plantas (exigencias) que ele queira manter no aquario

digo eu...lol

abraço

William