Recommended Posts

Publicado

Boas... Eu apesar do que leio, confesso que não consigo entrar neste tema de plantas... Estou a tentar criar um aquario plantado mas faz já um mês que o mesmo se encheu de algas e mais algas, atrofiando o crescimento das plantas... Tenho um aqua de 220L, com Co2 pressurizado que só ligo de dia, e calha de 3x54W, 10 caridinas japonicas, 1 Lda25 + 5 corydoras.

Já tentei identificar as algas mas as fotos q vejo é sempre de algas já mt desenvolvidas o q acaba por me baralhar imenso, dá a sensação que tenho todo o genero de praga de algas no meu aquario.

Pelo que tenho lido é necessário fazer um teste de PO4, o meu deu 0,1 mg/l (penso que é bom) Neste momento ainda não tenho teste para NO3. Faço TPAs regulares de 2x2 dias e fertilização 2xs semana com Flourish trace, parei fertilização à mais ou menos duas semanas para ver se as ditas não se desenvolviam.

O que raio se passa, estou farto deste verdete todo, limpo o vidro do aqua e passado 2 dias está igual, que seca.

Deixo as fotos, para que vejam o tipo de alga e se possivel para que me tentem ajudar...

IMGP0455.jpg

IMGP0457.jpg

IMGP0459.jpg

IMGP0458.jpg

Obrigado

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Deves ter aí vários tipos de algas. Tenta urgentemente arranjar os testes de NO3 e Fe, caso contrário dificilmente controlarás isso. As algas no vidro provavelmente serão as GDA, digo provavelmente devido à concentração que tens de PO4.

Que plantas tens? O PO4 está baixo, devia estar entre 0.5 e 1 ppm, pelo menos agora podes tentar apontar para estes valores.

Basicamente falta-te 1 coisa: fertilização. Esse flourish trace como o nome indica deve só conter elementos-traço. Julgo que seria mais adequado teres um fertilizante com micros e outro com ferro. Para os macros podes comprar separadamente os compostos para fertilizares com nitratos, fosfatos e potássio.

Construíste e recheaste a casa de uma forma adequada mas esqueceste-te de encher o frigorífico quando foste para lá viver. LoL! Falta o alimento para as plantas.

Não vale a pena neste momento adiantar muito. Tens que comprar testes e fertilizantes.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

li algures que podes tentar tapar as partes laterais do aquario para nao passar luz e reduzir bastante a luz...passar para 6 a 8 horas no maximo

mas não sei...é melhor esperar por alguem que percebe o assunto a fundo.

For the Alliance!

Konqueror

Publicado:
Deves ter aí vários tipos de algas. Tenta urgentemente arranjar os testes de NO3 e Fe, caso contrário dificilmente controlarás isso. As algas no vidro provavelmente serão as GDA, digo provavelmente devido à concentração que tens de PO4.

Que plantas tens? O PO4 está baixo, devia estar entre 0.5 e 1 ppm, pelo menos agora podes tentar apontar para estes valores.

Basicamente falta-te 1 coisa: fertilização. Esse flourish trace como o nome indica deve só conter elementos-traço. Julgo que seria mais adequado teres um fertilizante com micros e outro com ferro. Para os macros podes comprar separadamente os compostos para fertilizares com nitratos, fosfatos e potássio.

É que eu não queria investir muito nas plantas... tenho basicamente echinodorus, anubias, cuba, rotala rotundifolia, pogostemon helferi, e mais umas poucas...

Então o que está em falta é fertilização? Pensei que tinha de deixar de fertilizar para não propagar mais as algas... Se eu comprar fertiliznte com ferro e potassio consigo aumentar os valores de PO4?

Posso fazer uma pergunta? onde tens o aquário ao pe de uma janela?

Não... n está nada perto de uma janela...

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Só tens que acertar a concentração dos nutrientes e para isso vai ser preciso algum investimento. Cada nutriente tem uma concentração recomendável e tu para lá chegares tens que fertilizar. Há nutrientes que dependem de outros para serem assimilados.

Como já disse eu se fosse a ti comprava os compostos em pó e diluíria para adicionares nitratos, fosfatos e potássio. Para os micros e para o ferro compraria líquido. Ou seja, cinco fertilizantes. E os testes de ferro e nitratos. Penso que seja indispensável se quiseres manter esse aquário com esse setup.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Eu tenho uma opinião um pouco contrária:

Mete bastantes plantas flutuantes , limpa as algas, faz umas TPAs bastante fortes e não fertilizes com nada durante uns tempos.

Esta foi a minha receita para um aqua de 120 litros que estava sempre com surtos de algas.

Depois de fazer isto e mais algumas coisas (Plantas do tipo Higrophilas também são boas) agora só lhe adiciono 1 ml de Ferropol a cada 3 dias.

Queres ver uma foto?

Mas cada cabeça sua sentença...

Publicado:

Bom dia,

a minha experiência pode parecer um pouco parva, mas depois do surto de algas que também tive quando me iniciei nos plantados tem resultado.

depois de ter o meu aquario repleto de algas, onde a akadama mais parecia um tapete compacto, coberto por um lençol verde, o que fiz foram TPA's bem fortes e continuei a fertilizar com PlantaMin um produto que continuo a usar da TetraTec se n estou em erro.

Mas isto não resultou, apenas reduziu as algas, mas não as devastou. Para as devastar por completo, e ainda hoje quando elas começam a aparecer é o que faço é REDUZIR A TEMPERATURA.

assim que as algas começam a espreitar novamente, e agora com a subida da temperatura tive que o fazer, reduzo a temperatura 2-3ºC. Neste momento tenho as minhas plantas a crescer a um ritmo alucinante e super verdes, tenho o aqua a 21-22ºC e apenas umas greenspots que vao aparecendo de vez em quando mas a equipa de limpeza dá conta delas! ;)

é uma sugestão... baixa a temperatura e reduz o numero de horas de luz, e vais ver que as algas vao desaparecer!!!!

Publicado: (editado)
Eu tenho uma opinião um pouco contrária:

Mete bastantes plantas flutuantes , limpa as algas, faz umas TPAs bastante fortes e não fertilizes com nada durante uns tempos.

Esta foi a minha receita para um aqua de 120 litros que estava sempre com surtos de algas.

Depois de fazer isto e mais algumas coisas (Plantas do tipo Higrophilas também são boas) agora só lhe adiciono 1 ml de Ferropol a cada 3 dias.

Queres ver uma foto?

Mas cada cabeça sua sentença...

Sem testes é mais difícil dizer seja o que for. Deverá haver pelo menos dois nutrientes que estão em falta: Po4 e K. Ora deixar de fertilizar e fazer grandes TPA´s só vai piorar a situação. Reduzir ao máximo os nitratos e os fosfatos só resulta em aquários não plantados.

Bom dia,

a minha experiência pode parecer um pouco parva, mas depois do surto de algas que também tive quando me iniciei nos plantados tem resultado.

depois de ter o meu aquario repleto de algas, onde a akadama mais parecia um tapete compacto, coberto por um lençol verde, o que fiz foram TPA's bem fortes e continuei a fertilizar com PlantaMin um produto que continuo a usar da TetraTec se n estou em erro.

Mas isto não resultou, apenas reduziu as algas, mas não as devastou. Para as devastar por completo, e ainda hoje quando elas começam a aparecer é o que faço é REDUZIR A TEMPERATURA.

assim que as algas começam a espreitar novamente, e agora com a subida da temperatura tive que o fazer, reduzo a temperatura 2-3ºC. Neste momento tenho as minhas plantas a crescer a um ritmo alucinante e super verdes, tenho o aqua a 21-22ºC e apenas umas greenspots que vao aparecendo de vez em quando mas a equipa de limpeza dá conta delas! :P

é uma sugestão... baixa a temperatura e reduz o numero de horas de luz, e vais ver que as algas vao desaparecer!!!!

Reduzindo a temperatura estás a reduzir o metabolismo.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Não percebo nada de fertilizantes em pó, se não estou em erro são carissimos... eu vou continuar a fertilizar com o actual fertilizante e vou colocar tb ferro e potassio ao mesmo tempo (talvez 1a x por semana seja suficiente espero) e fazer TPAs regulares de 50%... Quanto á temperatura não posso baixar tenho discus no aquario e o bem estar deles está primeiro que tudo.

Vamos ver no que vai dar... Neste momento só me apetece é desistir, tanto investimento inicial para isto... :)

Cumprimentos

Rui Alves

antes de fazeres o teste de NO3 em pouco te podemos ajudar, os macros têm de ser mantido numa proporçao correcta entre uns e outros (1 para 10 no caso do po4 e no3), se desrespeitas mt esse intervalo o resultado é o que vês....

compra o teste e depois falamos, ate la so te posso aconselhar a fazer tpa's (muitas) e suspender qq tipo de fertelização mas trabalhar no "escuro" é complicado...

abraço

William

Editado por william
Não percebo nada de fertilizantes em pó, se não estou em erro são carissimos... eu vou continuar a fertilizar com o actual fertilizante e vou colocar tb ferro e potassio ao mesmo tempo (talvez 1a x por semana seja suficiente espero) e fazer TPAs regulares de 50%... Quanto á temperatura não posso baixar tenho discus no aquario e o bem estar deles está primeiro que tudo.

Vamos ver no que vai dar... Neste momento só me apetece é desistir, tanto investimento inicial para isto... :D

Acaba por sair mais barato comprares em pó e depois diluires mas tu é que sabes. Sem testes e sem fertilização separada dificilmente conseguirás ultrapassar o problema, só mesmo com muita sorte.

Devias ter recolhido informações primeiro e só depois montares um plantado. Com discus no aquário a dificuldade é maior.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Fiz hoje o teste de NO3... o resultado é de 10mg/l

Alto não? Daí as algas, o q devo fazer?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

O NO3 está dentro dos valores (5 a 10ppm) mas o PO4 tens de elevar para 0.5 a 1ppm. O potássio ajuda na assimilação do NO3 e PO4!

CO2 injectas, quantos W/L tens?

Cumps

Publicado:

Agora tens duas hipoteses, ou sobes o PO4 para 1 ou entao tens que baixar bastante o NO3

se fosse comigo subia o PO4 para 0,25 e baixaria o NO3 para 5

mas antes disso era uma limpeza radical, vidros, plantas etc e uma tpa de 50%, depois faria de novo os testes para saber em que mexer.

abraço

William

Publicado:
Agora tens duas hipoteses, ou sobes o PO4 para 1 ou entao tens que baixar bastante o NO3

se fosse comigo subia o PO4 para 0,25 e baixaria o NO3 para 5

mas antes disso era uma limpeza radical, vidros, plantas etc e uma tpa de 50%, depois faria de novo os testes para saber em que mexer.

abraço

William

Qual entao a forma mais correcta e subir o Po4 e descer o NO3??

Faço fertilização? e TPAs diárias?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Qual entao a forma mais correcta e subir o Po4 e descer o NO3??

Faço fertilização? e TPAs diárias?

sim, primeiro fazes umas tpa's para baixar o no3, quando descer para onde queres fazes o teste novamente ao po4 e logo vez como esta para fertelizar como deve ser

Publicado:

Obrigado, vou fazer isso entao...

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

estou com problemas de algas são filamentos verde escuros agarradas a valisnérias e anubias. O aqua e da minha filha e este fim de semana fiz TPA e cortei as valisnerias. Ela não tem fertilizado será por isso???? que recomendam???