koyodu Publicado Junho 23, 2008 Publicado Junho 23, 2008 Boas... Eu apesar do que leio, confesso que não consigo entrar neste tema de plantas... Estou a tentar criar um aquario plantado mas faz já um mês que o mesmo se encheu de algas e mais algas, atrofiando o crescimento das plantas... Tenho um aqua de 220L, com Co2 pressurizado que só ligo de dia, e calha de 3x54W, 10 caridinas japonicas, 1 Lda25 + 5 corydoras. Já tentei identificar as algas mas as fotos q vejo é sempre de algas já mt desenvolvidas o q acaba por me baralhar imenso, dá a sensação que tenho todo o genero de praga de algas no meu aquario. Pelo que tenho lido é necessário fazer um teste de PO4, o meu deu 0,1 mg/l (penso que é bom) Neste momento ainda não tenho teste para NO3. Faço TPAs regulares de 2x2 dias e fertilização 2xs semana com Flourish trace, parei fertilização à mais ou menos duas semanas para ver se as ditas não se desenvolviam. O que raio se passa, estou farto deste verdete todo, limpo o vidro do aqua e passado 2 dias está igual, que seca. Deixo as fotos, para que vejam o tipo de alga e se possivel para que me tentem ajudar... Obrigado CumprimentosRui Alves
zlatan9 Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Deves ter aí vários tipos de algas. Tenta urgentemente arranjar os testes de NO3 e Fe, caso contrário dificilmente controlarás isso. As algas no vidro provavelmente serão as GDA, digo provavelmente devido à concentração que tens de PO4. Que plantas tens? O PO4 está baixo, devia estar entre 0.5 e 1 ppm, pelo menos agora podes tentar apontar para estes valores. Basicamente falta-te 1 coisa: fertilização. Esse flourish trace como o nome indica deve só conter elementos-traço. Julgo que seria mais adequado teres um fertilizante com micros e outro com ferro. Para os macros podes comprar separadamente os compostos para fertilizares com nitratos, fosfatos e potássio. Construíste e recheaste a casa de uma forma adequada mas esqueceste-te de encher o frigorífico quando foste para lá viver. LoL! Falta o alimento para as plantas. Não vale a pena neste momento adiantar muito. Tens que comprar testes e fertilizantes. One Fish Standing Kurichiba
Bernardo Galiza Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Posso fazer uma pergunta? onde tens o aquário ao pe de uma janela?
konq Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 li algures que podes tentar tapar as partes laterais do aquario para nao passar luz e reduzir bastante a luz...passar para 6 a 8 horas no maximo mas não sei...é melhor esperar por alguem que percebe o assunto a fundo. For the Alliance! Konqueror
koyodu Publicado: Junho 23, 2008 Autor Publicado: Junho 23, 2008 Deves ter aí vários tipos de algas. Tenta urgentemente arranjar os testes de NO3 e Fe, caso contrário dificilmente controlarás isso. As algas no vidro provavelmente serão as GDA, digo provavelmente devido à concentração que tens de PO4. Que plantas tens? O PO4 está baixo, devia estar entre 0.5 e 1 ppm, pelo menos agora podes tentar apontar para estes valores. Basicamente falta-te 1 coisa: fertilização. Esse flourish trace como o nome indica deve só conter elementos-traço. Julgo que seria mais adequado teres um fertilizante com micros e outro com ferro. Para os macros podes comprar separadamente os compostos para fertilizares com nitratos, fosfatos e potássio. É que eu não queria investir muito nas plantas... tenho basicamente echinodorus, anubias, cuba, rotala rotundifolia, pogostemon helferi, e mais umas poucas... Então o que está em falta é fertilização? Pensei que tinha de deixar de fertilizar para não propagar mais as algas... Se eu comprar fertiliznte com ferro e potassio consigo aumentar os valores de PO4? Posso fazer uma pergunta? onde tens o aquário ao pe de uma janela? Não... n está nada perto de uma janela... CumprimentosRui Alves
zlatan9 Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Só tens que acertar a concentração dos nutrientes e para isso vai ser preciso algum investimento. Cada nutriente tem uma concentração recomendável e tu para lá chegares tens que fertilizar. Há nutrientes que dependem de outros para serem assimilados. Como já disse eu se fosse a ti comprava os compostos em pó e diluíria para adicionares nitratos, fosfatos e potássio. Para os micros e para o ferro compraria líquido. Ou seja, cinco fertilizantes. E os testes de ferro e nitratos. Penso que seja indispensável se quiseres manter esse aquário com esse setup. One Fish Standing Kurichiba
Luis saleiro Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Eu tenho uma opinião um pouco contrária: Mete bastantes plantas flutuantes , limpa as algas, faz umas TPAs bastante fortes e não fertilizes com nada durante uns tempos. Esta foi a minha receita para um aqua de 120 litros que estava sempre com surtos de algas. Depois de fazer isto e mais algumas coisas (Plantas do tipo Higrophilas também são boas) agora só lhe adiciono 1 ml de Ferropol a cada 3 dias. Queres ver uma foto? Mas cada cabeça sua sentença...
joao_martins Publicado: Junho 24, 2008 Publicado: Junho 24, 2008 Bom dia, a minha experiência pode parecer um pouco parva, mas depois do surto de algas que também tive quando me iniciei nos plantados tem resultado. depois de ter o meu aquario repleto de algas, onde a akadama mais parecia um tapete compacto, coberto por um lençol verde, o que fiz foram TPA's bem fortes e continuei a fertilizar com PlantaMin um produto que continuo a usar da TetraTec se n estou em erro. Mas isto não resultou, apenas reduziu as algas, mas não as devastou. Para as devastar por completo, e ainda hoje quando elas começam a aparecer é o que faço é REDUZIR A TEMPERATURA. assim que as algas começam a espreitar novamente, e agora com a subida da temperatura tive que o fazer, reduzo a temperatura 2-3ºC. Neste momento tenho as minhas plantas a crescer a um ritmo alucinante e super verdes, tenho o aqua a 21-22ºC e apenas umas greenspots que vao aparecendo de vez em quando mas a equipa de limpeza dá conta delas! é uma sugestão... baixa a temperatura e reduz o numero de horas de luz, e vais ver que as algas vao desaparecer!!!!
zlatan9 Publicado: Junho 24, 2008 Publicado: Junho 24, 2008 (editado) Eu tenho uma opinião um pouco contrária: Mete bastantes plantas flutuantes , limpa as algas, faz umas TPAs bastante fortes e não fertilizes com nada durante uns tempos. Esta foi a minha receita para um aqua de 120 litros que estava sempre com surtos de algas. Depois de fazer isto e mais algumas coisas (Plantas do tipo Higrophilas também são boas) agora só lhe adiciono 1 ml de Ferropol a cada 3 dias. Queres ver uma foto? Mas cada cabeça sua sentença... Sem testes é mais difícil dizer seja o que for. Deverá haver pelo menos dois nutrientes que estão em falta: Po4 e K. Ora deixar de fertilizar e fazer grandes TPA´s só vai piorar a situação. Reduzir ao máximo os nitratos e os fosfatos só resulta em aquários não plantados. Bom dia,a minha experiência pode parecer um pouco parva, mas depois do surto de algas que também tive quando me iniciei nos plantados tem resultado. depois de ter o meu aquario repleto de algas, onde a akadama mais parecia um tapete compacto, coberto por um lençol verde, o que fiz foram TPA's bem fortes e continuei a fertilizar com PlantaMin um produto que continuo a usar da TetraTec se n estou em erro. Mas isto não resultou, apenas reduziu as algas, mas não as devastou. Para as devastar por completo, e ainda hoje quando elas começam a aparecer é o que faço é REDUZIR A TEMPERATURA. assim que as algas começam a espreitar novamente, e agora com a subida da temperatura tive que o fazer, reduzo a temperatura 2-3ºC. Neste momento tenho as minhas plantas a crescer a um ritmo alucinante e super verdes, tenho o aqua a 21-22ºC e apenas umas greenspots que vao aparecendo de vez em quando mas a equipa de limpeza dá conta delas! é uma sugestão... baixa a temperatura e reduz o numero de horas de luz, e vais ver que as algas vao desaparecer!!!! Reduzindo a temperatura estás a reduzir o metabolismo. Editado Junho 24, 2008 por zlatan9 One Fish Standing Kurichiba
koyodu Publicado: Junho 24, 2008 Autor Publicado: Junho 24, 2008 Não percebo nada de fertilizantes em pó, se não estou em erro são carissimos... eu vou continuar a fertilizar com o actual fertilizante e vou colocar tb ferro e potassio ao mesmo tempo (talvez 1a x por semana seja suficiente espero) e fazer TPAs regulares de 50%... Quanto á temperatura não posso baixar tenho discus no aquario e o bem estar deles está primeiro que tudo. Vamos ver no que vai dar... Neste momento só me apetece é desistir, tanto investimento inicial para isto... CumprimentosRui Alves
William Publicado: Junho 24, 2008 Publicado: Junho 24, 2008 (editado) antes de fazeres o teste de NO3 em pouco te podemos ajudar, os macros têm de ser mantido numa proporçao correcta entre uns e outros (1 para 10 no caso do po4 e no3), se desrespeitas mt esse intervalo o resultado é o que vês.... compra o teste e depois falamos, ate la so te posso aconselhar a fazer tpa's (muitas) e suspender qq tipo de fertelização mas trabalhar no "escuro" é complicado... abraço William Editado Junho 24, 2008 por william
zlatan9 Publicado: Junho 24, 2008 Publicado: Junho 24, 2008 (editado) Não percebo nada de fertilizantes em pó, se não estou em erro são carissimos... eu vou continuar a fertilizar com o actual fertilizante e vou colocar tb ferro e potassio ao mesmo tempo (talvez 1a x por semana seja suficiente espero) e fazer TPAs regulares de 50%... Quanto á temperatura não posso baixar tenho discus no aquario e o bem estar deles está primeiro que tudo. Vamos ver no que vai dar... Neste momento só me apetece é desistir, tanto investimento inicial para isto... :D Acaba por sair mais barato comprares em pó e depois diluires mas tu é que sabes. Sem testes e sem fertilização separada dificilmente conseguirás ultrapassar o problema, só mesmo com muita sorte. Devias ter recolhido informações primeiro e só depois montares um plantado. Com discus no aquário a dificuldade é maior. Editado Junho 24, 2008 por zlatan9 One Fish Standing Kurichiba
William Publicado: Junho 26, 2008 Publicado: Junho 26, 2008 Com discus no aquário a dificuldade é maior. eu que o diga!!!! :-D banana rock
koyodu Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Fiz hoje o teste de NO3... o resultado é de 10mg/l Alto não? Daí as algas, o q devo fazer? CumprimentosRui Alves
Godlike Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 Fiz hoje o teste de NO3... o resultado é de 10mg/l Alto não? Daí as algas, o q devo fazer? O NO3 está dentro dos valores (5 a 10ppm) mas o PO4 tens de elevar para 0.5 a 1ppm. O potássio ajuda na assimilação do NO3 e PO4! CO2 injectas, quantos W/L tens? Cumps
tuning_sound Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 Como é k é feita a medição dos valores fisicamente quando queremos elevar os valores de nitratos, fostatos etc.... Abraços www.reef4life.com
William Publicado: Junho 29, 2008 Publicado: Junho 29, 2008 Fiz hoje o teste de NO3... o resultado é de 10mg/l Alto não? Daí as algas, o q devo fazer? Agora tens duas hipoteses, ou sobes o PO4 para 1 ou entao tens que baixar bastante o NO3 se fosse comigo subia o PO4 para 0,25 e baixaria o NO3 para 5 mas antes disso era uma limpeza radical, vidros, plantas etc e uma tpa de 50%, depois faria de novo os testes para saber em que mexer. abraço William
koyodu Publicado: Junho 29, 2008 Autor Publicado: Junho 29, 2008 Agora tens duas hipoteses, ou sobes o PO4 para 1 ou entao tens que baixar bastante o NO3 se fosse comigo subia o PO4 para 0,25 e baixaria o NO3 para 5 mas antes disso era uma limpeza radical, vidros, plantas etc e uma tpa de 50%, depois faria de novo os testes para saber em que mexer. abraço William Qual entao a forma mais correcta e subir o Po4 e descer o NO3?? Faço fertilização? e TPAs diárias? CumprimentosRui Alves
tuning_sound Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Eu também tinha dessas algas à bem pouco tempo , aumentei-lhe o CO2, e começaram a não crescer ao ponto de ficarem a flutuar no aqua... Abraços www.reef4life.com
William Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Qual entao a forma mais correcta e subir o Po4 e descer o NO3?? Faço fertilização? e TPAs diárias? sim, primeiro fazes umas tpa's para baixar o no3, quando descer para onde queres fazes o teste novamente ao po4 e logo vez como esta para fertelizar como deve ser
koyodu Publicado: Julho 1, 2008 Autor Publicado: Julho 1, 2008 Obrigado, vou fazer isso entao... CumprimentosRui Alves
ecavaco Publicado: Julho 1, 2008 Publicado: Julho 1, 2008 estou com problemas de algas são filamentos verde escuros agarradas a valisnérias e anubias. O aqua e da minha filha e este fim de semana fiz TPA e cortei as valisnerias. Ela não tem fertilizado será por isso???? que recomendam???
Recommended Posts