Ramos Publicado Junho 23, 2008 Publicado Junho 23, 2008 Boa tarde, Como já ninguem se deve lembrar de mim, eu vou apresentar-me. Sou o Pedro Ramos, um aquariofilista que deichou o hobbie devido a uma falha de um filtro num aquario de 100Lts durante as férias, e que matou todos os peixes do aquario excepto alguns guppies... Pois é, foi o que aconteceu e me levou a abandonar o hobbie por alguns anos... Mas agora estou interessado em recomeçar! O aquario de 100Lts já não é hipotese, porque está ocupado com anfibios, mas tenho um pequeno aquario de aprox. 35Lts (45x35x35 panorâmico à frente), e estava interessado em trasformalo num nano de tanganyika. Será que é possivel? Nunca tive experiencia com ciclideos africanos, mas sempre me fascinaram, e gostava de saber as vossas opinioes quanto à possibilidade de ter um aquario deste tamanho com ciclieos africanos do lago tanganyika. Se realizavel, que especies aconselhariam... E dado a minha água ser ligeiramente ácida, que conselhos para a tornar mais alcalina e mais dura? Não estou interessado em ter um aquário a abarrotar, se de-se para ter 2 casais de 2 especies seria já excelente. E estou interessado em tentar a reproduçao de futuro, por isso se puderem ter isso em conta nos conselhos, fico muito agradecido. Desde já um obrigado, Pedro Ramos
Diogo Lopes Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Olá, Em 35 litros só vais conseguir manter uma espécie de conchiculas e neste caso aconselho-te a colocares apenas aqueles que formem colónias. Não vais conseguir manter mais que um casal de conchiculas que se agrupem em pares como os Ocellatus e os Brevis. Aconselho-te a pensares em Multies ou Similis. Abraço, Diogo
Hassaias Publicado: Junho 23, 2008 Publicado: Junho 23, 2008 Boas,se nao quizeres conchas ,mas xistos podes por um casal de julidochromis transcriptus "gombi" que sao as mais pequenas e tambem formam "colonia"
Ramos Publicado: Junho 24, 2008 Autor Publicado: Junho 24, 2008 Boas. Obrigado pelas prontas respostas. Depois de me informar (ainda muito vagamente) sobre as especies que me sugeriram, decidi-me a seguir em frente com o meu "nano" tanganyika. Agora chega a parte das decisões... E para isso se fosse possivel, gostava que me dessem umas dicas. 1º que espécie escolher? -Sugeriram-me dois tipos, sendo que um é conchicula, e outro nececita de um aquário com muitas rochas. Não existem mais alternativas? Alguma especie adequada que faça o ninho numa cova na areia? -Confirmam portanto que as especies sugeridas são de colonia, ou seja, arranjo um casal e posso deichar reproduzir e crescer os filhotes, que não vai haver problema, não vai haver um novo casal a querer montar casa, certo? -Quanto ao numero de especies, têm alguma sugestão que dê para ter uns ciclídeos de fundo, e outros, ou outro tipo de peixes mais para o topo do aquario? Conhecem algum loricarideo que se dê em água alcalina e dura? -por fim um site bom sobre ciclideos de tanganyica era uma grande ajuda, dado que os livros que tenho são todos demasiado generalistas para ficar a conhecer bem as caracteristicas e espécies do Tanganyica 2º água... -aqui para alem do estudo "intensivo" que vou fazer com base principalmente no forum, gostaria que me dessem umas dicas de como criar e manter a água dura e alcalina, dado que sempre tive aquarios ácidos e macios, que é como tenho a água da torneira... 3ºdecoração -onde arranjar as conchas para os conchiculas -algumas dicas da disposição da decoração tanto dos conchiculas como dos de "calhaus" -plantas compativeis com a água... Peço desculpa pelo "interrogatorio"... Vou agora dedicar-me aqui a ler o forum, e quando me surgirem mais duvidas que não consiga desobrir a resposta, já acrescento à lista... Muito agradecido pelas respostas!!! Abraço, Pedro Ramos
João Nuno Cruz Publicado: Junho 24, 2008 Publicado: Junho 24, 2008 Boas, 1º que espécie escolher? -Sugeriram-me dois tipos, sendo que um é conchicula, e outro nececita de um aquário com muitas rochas. Não existem mais alternativas? Alguma especie adequada que faça o ninho numa cova na areia? Para essa dimensão só consegues manter mesmo uma espécie e nenhuma das chamadas Sand dwellers (ninhos na areia). A melhor opção será um conchicula de colónia como os similis ou os multifasciatus. Os Julidochromis não formam verdadeiras colónia pois à medida que os peixes se tornam adultos começam a ser expulsos da colónia e começa a haver alguma agressividade entre eles. -Confirmam portanto que as especies sugeridas são de colonia, ou seja, arranjo um casal e posso deichar reproduzir e crescer os filhotes, que não vai haver problema, não vai haver um novo casal a querer montar casa, certo? Vê a resposta anterior -Quanto ao numero de especies, têm alguma sugestão que dê para ter uns ciclídeos de fundo, e outros, ou outro tipo de peixes mais para o topo do aquario? Conhecem algum loricarideo que se dê em água alcalina e dura? Como disse anteriormente... uma só espécie e esquece os loricarideos pois apesar de se poderem dar bem por aí algumas espécies, crescerão em demasia para esse aquário. -por fim um site bom sobre ciclideos de tanganyica era uma grande ajuda, dado que os livros que tenho são todos demasiado generalistas para ficar a conhecer bem as caracteristicas e espécies do Tanganyica Vê ... este 2º água... -aqui para alem do estudo "intensivo" que vou fazer com base principalmente no forum, gostaria que me dessem umas dicas de como criar e manter a água dura e alcalina, dado que sempre tive aquarios ácidos e macios, que é como tenho a água da torneira... Antes de mais é importante ressalvar que é preferível ter a água ligeiramente fora dos parâmetros mas manter uma grande estabilidade do que criar grandes variações. Para ajudar a criar e manter os parâmetros deverás escolher areia e rochas de origem calcária. Depois podes optar pela utilização de um buffer para melhorar a estabilidade química da água. Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Ramos Publicado: Junho 27, 2008 Autor Publicado: Junho 27, 2008 Bom dia, mais uma vez obrigado pela ajuda. Depois de muito bem pensar, acabei por me decidir a ter antes um casal de Ramirezis e uns Tetras... Tendo um aquario deste tamanho mais vale esperar e quando arranjar um maior logo construo um tanganyika. Muito obrigdo pela ajuda, daqui a uns tempos talvez volte a vir a este subforum pedir conselhos. Abraços, Pedro Ramos
Recommended Posts