Nigrofasciatum Inchado


Tiagonv

Recommended Posts

Bom dia

Um vizinho meu, têm num dos seus aquarios alguns cicledeos Americanos, entre os quais nigrofasciatum, têm também um Tubarão martelo, 3 Pacus e um pleco.

Acontece que à sensivelmente um mês, me chamou para ver um peixe dele que estava estranho (um nigro).

Quando olhei para o peixe, este encontrava-se inchado e com as guelras todas abertas. (Todos os outros estavam normal). Esse peixe morreu no dia seguinte.

Passados mais uns dias, voltou a acontecer a outro. Os mesmos sintomas, e o mesmo final.

Ontem, voltou a chamar-me alarmado com o que estava acontecer aos peixes daquela especie, pois já tinha mais um nigrofasciatum (o utlimo) com os mesmos sintomas. Todos os outros peixes estão em perfeitas condições.

As minhas questões são:

-o que é isto?

-o que fazer para prevenir futuros casos?

-Já alguem teve, ou sabe de casos semelhantes?

Eu próprio tenho nigrofasciatuns há muitos anos, e nunca me aconteceu tal coisa.

Obrigado

Tiago

Editado por Tiagonv

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se todos os outros peixes estão bem então poderá tratar-se de um parasita que apenas atinge essa espécie.

 

Os sintomas que descreves fazem lembrar hidropsia. A hidropsia (ou ascite) não é uma doença em si mas um sintoma de doença. Doença esta "exclusiva" dos Nigrofasciatus.

 

Sem se saber o que está na origem desse sintoma não te posso recomendar tratamento nenhum. De qualquer modo, quando se chega à fase da hidropsia já pouco há a fazer.

 

Para prevenir estas situações é manter o sistema imunitário dos peixes o mais eficaz possível, dando alimentação própria e mantendo os valores da água nos níveis próprios.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se todos os outros peixes estão bem então poderá tratar-se de um parasita que apenas atinge essa espécie.

 

Os sintomas que descreves fazem lembrar hidropsia. A hidropsia (ou ascite) não é uma doença em si mas um sintoma de doença. Doença esta "exclusiva" dos Nigrofasciatus.

 

Sem se saber o que está na origem desse sintoma não te posso recomendar tratamento nenhum. De qualquer modo, quando se chega à fase da hidropsia já pouco há a fazer.

 

Para prevenir estas situações é manter o sistema imunitário dos peixes o mais eficaz possível, dando alimentação própria e mantendo os valores da água nos níveis próprios.

Cumps.

 

 

Obrigado Tilapia.

É uma boa possibilidade....só espero que nunca chegue aos meus peixes!

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais